MichaelAndrews Publicado 20 Fevereiro 2024 Citação de Modulor, há 58 minutos: Como replicariam uma táctica à la Xabi no Leverkusen? Estou um bocado fartito dos 4-3-3 e 4-2-3-1, gostava de experimentar uma coisa diferente antes do update. Necessariamente com uma intensidade mais controlada para dar tempo à equipa de ir subindo. Tenho dúvidas na combinação entre o Avançado Interior (Wirtz/Hoffmann) e o Ala Completo (Grimaldo). Gostava de experimentar o Raumdeuter, até porque em teoria deixará bastante a posição o que poderá favorecer o "deambular da posição" do Grimaldo e do volante, que aproveitariam esses espaços mais adiantados. Que experimentariam? Recreating Xabi Alonso's Bayer Leverkusen tactic. Tactic & importantly discussion? Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 20 Fevereiro 2024 Citação de MichaelAndrews, há 2 horas: Recreating Xabi Alonso's Bayer Leverkusen tactic. Tactic & importantly discussion? Thanks! mas parece-me mais exploit (apesar de ele começar por aí…) do que outra coisa. O Leverkusen do Xabi é a segunda equipa com mais dribles da liga e ele usa o “driblar menos”. Tens o Xhaka + Palacios e Wirtz + Hoffmann a fazerem papeis bem distintos dentro da equipa e ele usa só dois Volantes e dois Pivots. Até acredito que a coisa no ME funcione, mas não era bem por aqui que queria ir. Compartilhar este post Link para o post
Danskin Publicado 20 Fevereiro 2024 Citação de Modulor, há 1 hora: Thanks! mas parece-me mais exploit (apesar de ele começar por aí…) do que outra coisa. O Leverkusen do Xabi é a segunda equipa com mais dribles da liga e ele usa o “driblar menos”. Tens o Xhaka + Palacios e Wirtz + Hoffmann a fazerem papeis bem distintos dentro da equipa e ele usa só dois Volantes e dois Pivots. Até acredito que a coisa no ME funcione, mas não era bem por aqui que queria ir. https://www.viewfromthetouchline.com/2024/02/09/alonso-leverkusen-fm24-tactical-recreation/ Tens aqui inspiração do Cleon e do resto da malta do costume! Pelo que vi, não andas muito longe, não. Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 20 Fevereiro 2024 (editado) Citação de Danskin, há 1 hora: https://www.viewfromthetouchline.com/2024/02/09/alonso-leverkusen-fm24-tactical-recreation/ Tens aqui inspiração do Cleon e do resto da malta do costume! Pelo que vi, não andas muito longe, não. Ahhhh era mais por aqui, sim. Obrigado! Vou ler com atenção. EDIT: não faço ideia de como funciona no ME, mas era muito isto que imaginava. Muito agradável de ler a análise ainda por cima. Comentando aqui só porque FM »»»» tudo, a única coisa que me faz hesitar ali é o posicionamento da linha defensiva (ele deixa no máximo, mas eventualmente é isso que permite o counter-press eficaz e manter a % de posse de bola por consequência); o contra-ataque acionado (eu pensei em deixar em branco e ir usando conforme o adversário/momento do jogo. Mas acaba por ser um bocado o que ele faz, verdade seja dita) e o posicionamento dos dois homens atrás do Boniface. Pareceu-me bastante interessante a dinâmica AP no Wirtz e AI no Hoffmann, mas continuo com vontade de experimentar funções mais agressivas. Gostei muito das pequenas variações que ele pensou para ir mudando a equipa e carregar mais o lado direito vs lado esquerdo e, também, o ir baixando a linha de pressão in game para ir convidando o adversário a subir para, depois, voltar a carregar. Pareceu-me bastante personalizado e fiel, pelo menos em termos de ideia de jogo, ao que tem feito o Xabi. Editado 20 Fevereiro 2024 por Modulor 1 Compartilhar este post Link para o post
Modulor Publicado 20 Fevereiro 2024 Citação de Danskin, há 1 hora: https://www.viewfromthetouchline.com/2024/02/09/alonso-leverkusen-fm24-tactical-recreation/ Tens aqui inspiração do Cleon e do resto da malta do costume! Pelo que vi, não andas muito longe, não. E deduzo que tenhas reparado que ele também fez o mesmo trabalho com o Ipswich do Mackenna! 1 Compartilhar este post Link para o post
Vision Publicado 26 Fevereiro 2024 (editado) Tem testado assim: A colocaçao do central do meio como Libero, dá para ele subir como terceiro médio e libertar os dos MDC. Provavelmente vou ter de trocar os outros dois DC para DCB em vez de CD, para nao abrirem tanto com a subida do libero. Edit: Que jogaço do Bah, 3 golos e 1 assistencia Editado 26 Fevereiro 2024 por Vision Compartilhar este post Link para o post
Retontook1 Publicado 30 Maio 2024 Citação de Luis7amado, Em 13/12/2023 at 23:54: Boas Mourinhos, Que tácticas vos tem dado mais sucesso até agora neste FM? Para mim, até agora tem sido um 4231 do Zims, com algumas pequenas modificações que eu fiz. No entanto, muito inconsistente... Ganhei tudo com o Benfica na 2ª época e na 3ª com algumas contratações de topo, que supostamente faria melhorar qualquer equipa, parece que não ganho a ninguém na Champions. Chamem-me de Schmidt 😂 Além disso, de vez em quando gosto de dar uma olhada na plataforma commonwealthwalkway.com, onde jogo minijogos interessantes com a ajuda de depósitos grátis, ganhando assim um bom dinheiro. Olá Schmidt e todos os outros, No mundo do FM, encontrar a tática perfeita pode ser um verdadeiro desafio, especialmente com a inconsistência que muitos de nós enfrentamos ao longo das temporadas. Eu também passei por altos e baixos com diferentes formações. Atualmente, estou tendo bastante sucesso com uma variação do 4-2-3-1 que combina solidez defensiva e uma abordagem ofensiva equilibrada. Aqui estão alguns ajustes que têm funcionado bem para mim: Defesa: Uso laterais ofensivos que apoiam o ataque, mas também são rápidos para voltar à defesa. Os centrais são fortes no jogo aéreo e bons na saída de bola. Meio-Campo: Jogo com um médio defensivo e um box-to-box. O médio defensivo protege a defesa e distribui a bola de forma simples, enquanto o box-to-box é mais dinâmico, contribuindo tanto na defesa quanto no ataque. Ataque: Os extremos jogam bem abertos, proporcionando largura ao ataque. O meia ofensivo central tem liberdade para criar jogadas, enquanto o avançado é um finalizador nato. Além disso, prestar atenção à motivação e ao estado físico dos jogadores é crucial. Rodar a equipa nas competições menos importantes pode manter os jogadores-chave frescos para os grandes jogos. Espero que isso ajude! Boa sorte a todos nas vossas campanhas e que venham os troféus! Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 30 Maio 2024 442 Sérgio Conceição e 343 Rúben Amorim Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 1 Setembro 2024 Alguém pode testar e dar feedback? Táctica extremamente vocacionada para posse de bola. Juego de Posicion.fmf Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 8 Setembro 2024 (editado) Para quem quiser testar 424 Sérgio Conceição 433 Thiago Motta - ter em atenção o seguinte: dado que os laterais vão fazer de centrais, convém utilizar laterais que não tenham o movimento chegar à frente sempre que possível; dado que os centrais vão fazer de médios, convém que não tenham o movimento preferido Fica sempre Atrás. Resumindo, ter sempre em atenção os movimentos preferidos dos jogadores para evitar conflitos de instruções. 424Mar_Azul.fmf 433ThiagoMotta.fmf Editado 13 Setembro 2024 por MichaelAndrews Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 9 Setembro 2024 Citação de IsaacLopes, há 3 horas: 4-4-2 ???⁉️ hã Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 6 Março 2025 Alguém é adepto da posse de bola ? Fica a táctica para quem quiser testar. Juego de Posicionv4.fmf Compartilhar este post Link para o post
vtrodriguess Publicado 7 Julho 2025 (editado) Citação de MichaelAndrews, Em 06/03/2025 at 18:28: Alguém é adepto da posse de bola ? Fica a táctica para quem quiser testar. Juego de Posicionv4.fmf 45.19 kB · 34 downloads Consegue falar mais sobre o que precisa em um jogo de posição? Tenho algumas dúvidas sobre, principalmente na mentalidade da equipe e nas instruções... eu uso: Gk liberado lateral invertido - zag - zag - ala completo medio defensivo apoiar mezzala atacar - mc apoiar extermo invertido apoiar - segundo atacante apoiar ponta de lança 4123 eu usava dois mezzala atacar no Bahia, time brasileiro, e deu certo, mas fui para o united e a tatica ficou exposta, ai precisei tentar equilibrar mais ganhei 3 campeonatos brasileiros seguidos, 1 libertadores, 2 copa do brasil, mas n consegui manter um bom futebol na europa depois de conseguir equilibrar a tatica, terminei em 2° na PL na primeira temporada, mas caí nas quartas da ucl para o atletico de madrid Editado 7 Julho 2025 por vtrodriguess Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 7 Julho 2025 Citação de vtrodriguess, há 35 minutos: Consegue falar mais sobre o que precisa em um jogo de posição? Tenho algumas dúvidas sobre, principalmente na mentalidade da equipe e nas instruções... eu uso: Gk liberado lateral invertido - zag - zag - ala completo medio defensivo apoiar mezzala atacar - mc apoiar extermo invertido apoiar - segundo atacante apoiar ponta de lança 4123 eu usava dois mezzala atacar no Bahia, time brasileiro, e deu certo, mas fui para o united e a tatica ficou exposta, ai precisei tentar equilibrar mais ganhei 3 campeonatos brasileiros seguidos, 1 libertadores, 2 copa do brasil, mas n consegui manter um bom futebol na europa depois de conseguir equilibrar a tatica, terminei em 2° na PL na primeira temporada, mas caí nas quartas da ucl para o atletico de madrid A mentalidade funciona apenas como um fator de risco nas decisões dos jogadores, quanto mais alta, mais riscos os jogadores assumem. (Não sei qual a correspondência para Segundo Atacante). A nível de instruções é importante manter os jogadores juntos, portanto, largura mais baixa, promover o passe curto em detrimento do drible. Daí que quanto mais jogadores tiveres em apoio, menos a equipa vai apostar em explorar a profundidade, nem sequer é isso que se pretende. No entanto, com equipas que se fecham muito podes notar dificuldades em furar a muralha defensiva e os jogadores optarem por remates de longe, portanto, a instrução do passe para o espaço vazio ser importante. Compartilhar este post Link para o post
vtrodriguess Publicado 7 Julho 2025 Citação de MichaelAndrews, há 2 horas: A mentalidade funciona apenas como um fator de risco nas decisões dos jogadores, quanto mais alta, mais riscos os jogadores assumem. (Não sei qual a correspondência para Segundo Atacante). A nível de instruções é importante manter os jogadores juntos, portanto, largura mais baixa, promover o passe curto em detrimento do drible. Daí que quanto mais jogadores tiveres em apoio, menos a equipa vai apostar em explorar a profundidade, nem sequer é isso que se pretende. No entanto, com equipas que se fecham muito podes notar dificuldades em furar a muralha defensiva e os jogadores optarem por remates de longe, portanto, a instrução do passe para o espaço vazio ser importante. segundo atacante eu me referia ao avançado interior, acabei trocando minha ideia ate aqui, foi reproduzir um pouco do city... saída em 3-1 e 2 jogadores bem abertos criando mais largura ao time, tambem estava pedido a extremo invertido para manter posição eu tava usando mentalidade equilibrada + razoavelmente largo, com a ideia de que o time de guardiola tem esses 2 jogadores mais abertos Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 7 Julho 2025 Citação de vtrodriguess, há 6 minutos: segundo atacante eu me referia ao avançado interior, acabei trocando minha ideia ate aqui, foi reproduzir um pouco do city... saída em 3-1 e 2 jogadores bem abertos criando mais largura ao time, tambem estava pedido a extremo invertido para manter posição eu tava usando mentalidade equilibrada + razoavelmente largo, com a ideia de que o time de guardiola tem esses 2 jogadores mais abertos Acho que é contraditório, por um lado estás a pedir aos jogadores que estejam mais afastados, por outro lado pedes para utilizarem um passe mais curto. Nesse caso, usa o passe normal. Por outro lado, a largura também é alcançada por instruções aos jogadores, podes pedir aos teus extremos para se manterem abertos. Compartilhar este post Link para o post
vtrodriguess Publicado 7 Julho 2025 Citação de MichaelAndrews, há 27 minutos: Acho que é contraditório, por um lado estás a pedir aos jogadores que estejam mais afastados, por outro lado pedes para utilizarem um passe mais curto. Nesse caso, usa o passe normal. Por outro lado, a largura também é alcançada por instruções aos jogadores, podes pedir aos teus extremos para se manterem abertos. entendi, minha ideia é realmente ter os jogadores mais proximos, mas com essa largura citada vindo atraves dos extremos vou seguir a dica Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 8 Julho 2025 Citação de vtrodriguess, há 10 horas: entendi, minha ideia é realmente ter os jogadores mais proximos, mas com essa largura citada vindo atraves dos extremos vou seguir a dica A ideia passa por criares superioridade numérica no centro, a largura mais estreita facilita e potencia isso, assim como ajuda às triangulações. Pretende-se atrair o adversário ao centro e no momento oportuno, surgindo o espaço, explorar o flanco. Daí que pode ser benéfico a utilização do passe para o espaço vazio. Compartilhar este post Link para o post
vtrodriguess Publicado 8 Julho 2025 Citação de MichaelAndrews, há 5 horas: A ideia passa por criares superioridade numérica no centro, a largura mais estreita facilita e potencia isso, assim como ajuda às triangulações. Pretende-se atrair o adversário ao centro e no momento oportuno, surgindo o espaço, explorar o flanco. Daí que pode ser benéfico a utilização do passe para o espaço vazio. muito obrigado, deu pra ter mais clareza em relação a isso to sentindo dificuldade no inicio da temporada, eu não consegui chegar a uma conclusão se usar um lateral invertido é melhor ou pior para um sistema de posse, já que eu sinto que perco 1 jogador que poderia jogar no meio como (ala invertido) ou dando largura como um lateral simples, mas tambem sinto que possa ajudar na saída de 3 e defensivamente também sigo em duvida nas funções dos dois meias, por ser um sistema de posse, fico pensando que o mezzala-atacar tire um pouco desse sistema, criando um vazio na posição dele no meio campo e por ultimo, a posição do centroavante, um ponta de lança na minha visão não faz sentido pq ele n baixa pra receber bola e fazer triangulações, mas tbm acho que o jogo faz ele render melhor pra mim, o ideal seria um avançado recuado, mas acho que perco "força" ofensiva... enfim, tenho algumas (varias) duvidas hahaha Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 8 Julho 2025 Citação de vtrodriguess, há 4 horas: muito obrigado, deu pra ter mais clareza em relação a isso to sentindo dificuldade no inicio da temporada, eu não consegui chegar a uma conclusão se usar um lateral invertido é melhor ou pior para um sistema de posse, já que eu sinto que perco 1 jogador que poderia jogar no meio como (ala invertido) ou dando largura como um lateral simples, mas tambem sinto que possa ajudar na saída de 3 e defensivamente também sigo em duvida nas funções dos dois meias, por ser um sistema de posse, fico pensando que o mezzala-atacar tire um pouco desse sistema, criando um vazio na posição dele no meio campo e por ultimo, a posição do centroavante, um ponta de lança na minha visão não faz sentido pq ele n baixa pra receber bola e fazer triangulações, mas tbm acho que o jogo faz ele render melhor pra mim, o ideal seria um avançado recuado, mas acho que perco "força" ofensiva... enfim, tenho algumas (varias) duvidas hahaha Isso de ser lateral invertido ou não ser lateral invertido não é melhor, nem é pior. Não jogas só com 2 laterais invertidos, certo?! Jogas com 11 jogadores, portanto, depende do que pretendes e seja o que for convém que haja equilíbrio nas opções. Os laterais invertidos fazem diagonais interiores e/ou ocupam zonas centrais. O que não deve acontecer é 2 jogadores ocuparem o mesmo espaço, portanto é uma opção que te permite libertar mais os médios para outras zonas. Para que zonas? Pois, depende dos restantes. Por outro lado, a opção de dois laterais a oferecer largura também é válida, não convém é ter os médios a ir para outros espaços. Certo, o Mezzala (atacar) pode criar o vazio, mas se for compensado pelo lateral... O mesmo para o avançado, ou seja, tens de pensar no que pretendes que os jogadores façam / executem em campo. Queres um avançado que seja um criador de jogo? ou queres um finalizador? E se for um criador, quem é que vai ter a tarefa de finalizar mais? Quem e quantos, claro! Compartilhar este post Link para o post
vtrodriguess Publicado 8 Julho 2025 Citação de MichaelAndrews, há 3 horas: Isso de ser lateral invertido ou não ser lateral invertido não é melhor, nem é pior. Não jogas só com 2 laterais invertidos, certo?! Jogas com 11 jogadores, portanto, depende do que pretendes e seja o que for convém que haja equilíbrio nas opções. Os laterais invertidos fazem diagonais interiores e/ou ocupam zonas centrais. O que não deve acontecer é 2 jogadores ocuparem o mesmo espaço, portanto é uma opção que te permite libertar mais os médios para outras zonas. Para que zonas? Pois, depende dos restantes. Por outro lado, a opção de dois laterais a oferecer largura também é válida, não convém é ter os médios a ir para outros espaços. Certo, o Mezzala (atacar) pode criar o vazio, mas se for compensado pelo lateral... O mesmo para o avançado, ou seja, tens de pensar no que pretendes que os jogadores façam / executem em campo. Queres um avançado que seja um criador de jogo? ou queres um finalizador? E se for um criador, quem é que vai ter a tarefa de finalizar mais? Quem e quantos, claro! obrigado, michael ajudou bastante a clarear as ideias e a forma de como quero que o time jogue Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 18 Julho 2025 O que vale é já não faltar muito para o próximo Football Manager, isto já é desesperante!!! Primeira época no FC Porto, com o plantel atual e início de save na época 2025/2026, limpou-se tudo com o 433 do Farioli. Segunda época, mudei para o 433 da época 2010-2011 do AVB, continuamos a limpar tudo. Na 2.ª feira, deixo aqui ambas as tácticas para quem quiser experimentar. Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 20 Julho 2025 Aqui estão ambas 433VillasBoas.fmf433Farioli.fmf Compartilhar este post Link para o post
joaofcf Publicado 5 Agosto 2025 Citação de MichaelAndrews, Em 20/07/2025 at 21:32: Aqui estão ambas 433VillasBoas.fmf 41.75 kB · 7 downloads 433Farioli.fmf 42.55 kB · 9 downloads como sempre impecável ! já estava a espera que criasses uma com farioli de quem sou muito fã ! vai dar cartas !! Compartilhar este post Link para o post
MichaelAndrews Publicado 5 Agosto 2025 Citação de joaofcf, há 2 minutos: como sempre impecável ! já estava a espera que criasses uma com farioli de quem sou muito fã ! vai dar cartas !! Experimentaste ambas? que tal? Compartilhar este post Link para o post