Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 10 Época 2037/38 - Arouca A época 2037/38 marcou o regresso do Arouca a um campeonato que ninguém gosta de frequentar, mas que todos acabam por conhecer demasiado bem. A Segunda é ingrata, longa, e não perdoa distrações, sobretudo a quem entra com o rótulo de candidato. O objetivo era simples de escrever e difícil de executar: subir. Sem foguetes, sem promessas exageradas, sem discursos de campeão em agosto. Ao longo da época houve momentos em que parecia tudo controlado, outros em que parecia que estávamos a inventar dificuldades onde elas não deviam existir. Mas isso faz parte. Uma época não se resume a resultados, resume-se a processos, decisões, e à capacidade de continuar quando as coisas deixam de fluir. Este é o espelho de uma temporada vivida com calma qb, alguma teimosia à mistura, e sempre com a ideia de que, no fim, o importante era estar no sítio certo. Calendário & Resultados A Taça da Liga tem corrido "tão bem" que nesta nem participamos. Na Taça de Portugal aquecemos com o Torres Novas, encontrei o ex Leiria, também o Vitória SC da Primeira Liga e o Fafe da nossa. O jogo mais complicado foi contra o Vitória SC, claro. Mas sem sobressaltos. Na Liga tivemos uns ótimos primeiros meses, mas vai muito renhido. E duas derrotas nos últimos três jogos podiam ser um sinal de falta e gás. Comecemos pela Liga: Apenas 3 vitórias em 4 meses. O mesmo número de derrotas. E mais de metade dos jogos (7) empatados. Não foi uma questão de gestão, não foi uma questão de lesões. Tínhamos uma ou outra. Em janeiro saíram jogadores que queriam mais minutos. Mas não responde a tudo. Por vezes as coisas simplesmente não saíam. Pelo contrário, na Taça era diferente. Aquele jogo contra o FC Porto foi o mais fácil da época (eles estavam muito mal na liga, na segunda metade da tabela. Acabaram em 3º lugar). E é por estes momentos que estamos cá, a nossa Liga dos Campeões. O Santa Clara bem tentou dar uma boa réplica na segunda mão, mas os dois golos de vantagem da primeira-mão fizeram a diferença. A final é sempre aquela questão. Muito feliz por chegar, mas sonhamos em vencer. O Benfica é muito melhor e marcou ao 4º minuto. Depois bem tentamos, mas marcaram o segundo ao cair do pano. Mas fizemos uma campanha muito boa para um clube da Segunda. E devo ter tido mesmo muita sorte nas quatro Taças que venci no passado. Acho que o segredo foi ir jogando e não a viver a pensar por esses momentos. 📊 Classificação, Dados & Recordes A subida nunca esteve em risco. A subida direta sim. Nunca descemos do primeiro lugar, mas só porque o Farense quando nos igualou nos pontos decidiu fazer o que fazíamos. Sempre que empatava ou perdia, ele fazia igual ou pior. Se foi justo? Estivemos muito bem na primeira metade e muito mal na segunda. O Farense fez o oposto. Se tivesse de ir ao playoff, ia. Mas o importante é subir, e esta época poderia ter corrido menos bem. 🎖️ Prémios da Liga & Melhor XI da equipa van Zwam foi muito importante nas Taças. Na Liga toda a equipa teve uma final de época penoso. Mas resumidamente o Romeo foi o matador da equipa, Di Natale o assistente de serviço e o Ibagaza foi "O" jogador (bateu o recorde de mais vezes melhor em campo na Taça de Portugal). De resto, Josemi apareceu muito bem na Taça. Vranjes foi chamado ao Mundial pela Croácia. Ah, o Jarolim aparece nos jogadores com melhor média da Liga, mas não entra no nosso XI. Passou 5 meses lesionado. Compartilhar este post Link para o post
BisDost Publicado Fevereiro 11 Mais uma voltinha, mais uma conquista. Visto que já atingiste os objetivos do save não pensas em ficar numa das equipas e lutar pela primeira liga? Ps: qual é esse mod que estás a usar para ter alguns desses jogadores mais antigos? 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 11 (editado) Citação de cadete, Em 09/02/2026 at 09:36: E continua a travessia do país... União Desportiva de Santarém 📍 Santarém Para provar isso mesmo, pela primeira vez na carreira vou treinar no distrito de Santarém. O destino é o União Desportiva de Santarém, o clube da cidade, num distrito onde o futebol nunca foi propriamente protagonista. Na Primeira Liga, só o União de Tomar lá andou, e apenas durante seis épocas. Aqui respira-se mais Ribatejo do que futebol mediático. Santarém, capital do Ribatejo, terra de lezírias, campinos, toiros e vista privilegiada sobre o Tejo nas Portas do Sol. Cidade de tradição, do Festival Nacional de Gastronomia, e de um orgulho muito próprio. Os naturais da terra são os Scalabitanos, e fazem questão que os outros saibam isso. Pode não ser um distrito com grandes feitos no topo do futebol português, mas tem identidade. E isso conta. O União de Santarém nasce da fusão de clubes locais no final dos anos 60 e assume-se como o símbolo desportivo da cidade. O Campo Chã das Padeiras é a casa de um clube que vive muito da comunidade e da proximidade. Não há luxos, não há holofotes, mas há ambição. Nesta nova etapa volto a trabalhar com vários jogadores que já passaram pelas minhas equipas noutras paragens. O N’Doye foi aposta minha na Académica, o Amado Areias trabalhou comigo no Chaves e também na Académica, o Sérgio Conceição fez parte do meu Rio Ave, o Josemi cresceu comigo no Arouca e o Leonardo Paulin integrou o meu plantel no Nacional. São reencontros que dão sempre outro sabor ao início de projeto, porque já conhecem as ideias, as exigências e o que espero deles. Novo distrito, nova camisola, mas o mesmo objetivo: competir e fazer crescer um clube que quer afirmar-se. PLANTEL Nome Posição Idade A Jov Emprestado por 🇵🇹 Gerson Fernandes GR 23 – – 🇦🇷 Pablo Cavallero GR 27 1 – Man Utd 🇪🇸 Josemi D (D) 21 – 8 PSG 🇵🇹 João Pinto D (C) 28 – – 🇷🇺 Sergey Ignashevich D (DC) 22 – – Inter 🇦🇷 Juan Manuel Herbella D (C) 23 – – Chelsea 🇪🇸 Joan Capdevila D (EC) 23 – 15 Newcastle 🇵🇹 Manu Baião D/DA (D) 27 – – 🇵🇹 Marinho D (DC), MD, M (C) 28 – – 🇵🇹 Mykhaylo Chaus D (C), MD 27 – – 🇬🇳🇵🇹 Seco Jaló D/DA (E) 22 9 – 🇧🇷 Renato MD 22 7 4 Man Utd 🇵🇹 Amado Areias DA/M (D), MO (DC), PL (C) 29 – – 🇵🇹 Nuno Leão MD, M (C) 27 – – 🇵🇹 Mamede MD, M (C) 27 2 17 Eintracht Frankfurt 🇫🇮 Rafael Capitão M/MO (D), PL (C) 23 19 2 Aston Villa 🇸🇳🇵🇹 Ousmane N'Doye M/MO (C), PL (C) 23 1 6 🇵🇹 Leonardo Paulin M (D), MO (DE) 31 – 2 🇵🇹 Sérgio Conceição MO (D) 26 3 21 Chelsea 🇵🇹 Moreira MO (C) 23 4 13 Rennes 🇧🇷 Jorge Wágner MO (E) 22 – – Inter 🇵🇹 Natércio Paquete PL (C) 24 – 14 🥇 Jorge Wágner Já tinha sido meu jogador no Estoril (5 golos, 17 assistências, média 7,35) e volta para ser decisivo. Parte da esquerda, joga sempre de cabeça levantada, procura o passe antes do drible e dá critério ao último terço. Não é espalhafatoso, mas é constante. Na altura, acabou por ficar um pouco na sombra do Riquelme em termos mediáticos, mas é ele quem dá largura, qualidade na bola parada e equilíbrio ofensivo. Sempre ligado ao jogo. 🥈 Renato Outro ex-Estoril (4 golos, 10 assistências, média 7,25). O meu médio defensivo de confiança. Joga simples, ocupa bem os espaços, limpa segundas bolas e inicia construção sem complicar. É a base da equipa. Quando a equipa oscila, ele mantém o nível. Dá estabilidade e permite que os da frente arrisquem. 🥉 Moreira Podia ter escolhido Sérgio Conceição, mas aposto no Moreira. Formado no Boavista, talento natural, joga entre linhas e decide no último passe. Tem criatividade e imprevisibilidade. Quando recebe, algo pode acontecer. É aquele jogador que desbloqueia jogos fechados e muda o ritmo quando é preciso. Editado Fevereiro 11 por Vítor Manuel Oliveira 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 11 Citação de BisDost, há 25 minutos: Mais uma voltinha, mais uma conquista. Visto que já atingiste os objetivos do save não pensas em ficar numa das equipas e lutar pela primeira liga? Ps: qual é esse mod que estás a usar para ter alguns desses jogadores mais antigos? Enquanto me sentir bem, ficarei por aqui. Tentarei ganhar Taças, mas parece que quando não pensava nelas era mais fácil. Também existem alguns clubes que gostaria de subir. Leixões seria um clássico, e muito importante na carreira do Vítor Oliveira. E espero ansiosamente que um Beira-Mar, Salgueiros consigam subir para a Segunda. Ou treinar num distrito novo (o Covilhã bem tenta subir, mas está difícil). Em cada clube encontro coisas diferentes. Clubes grandes com problemas financeiros, clubes menores com estrutura e ambiente para fazerem algo maior. Creio que consigo ter save para várias épocas. Para quem vê pode ser sempre a mesma coisa. E, na teoria, é. Mas conseguir que venham nomes conhecidos (mesmo que regen) ajudam sempre a ganhar aquele "bichinho". Há formas de eu saltar da Segunda: Proposta por clubes de divisões superiores. Tenho tido propostas de clubes que lutam por não descer em Espanha, mas não me apela. Se fosse um Celta... Treinar o Boavista. Era para fazer o Boavistão. Ando com uma fome de bola no Bessa... nem um ano passou e parece que é algo que aconteceu há imenso tempo. Parece, e é, passado. Chegar aos dias de hoje. Como assim? Bem, o Mbappé tem 27 anos (sim, é verdade). Quando ele aparecer no jogo e fizer 27 anos está na hora de "começar" o meu save. E aí serei livre. Por último, e nada menos importante, o mod; Tu aqui tens a base de dados para o FM24 da época 1986/87. Eu comecei com os jogadores reais, mas apenas coloquei o ficheiro dos retro regen do MrTini23. É pago, mas vale a pena. As faces também entram automaticamente. (Não tem todas, mas tem as mais conhecidas). Assim consigo jogar no futuro mais facilmente. Aparece um Roberto Carlos rápido (porque é lateral), mas provavelmente com remate e livres fraco. Tem a sua graça. É um "se". Por exemplo, neste momento o Ronaldo Nazário tem 24 anos e está no Nancy. Alegadamente tem imenso potencial, não é mau, mas basta ter aparecido com um CA baixo, não jogar, e fica estagnado. Aliás, ter um Conceição de 26 anos na Segunda Liga... algo se passa (não joga. A última vez que jogou a sério foi comigo no Rio Ave. Pelo meio foi transferido do Newcastle para o Chelsea, mas para não jogar. Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Fevereiro 11 Mais uma bela aventura com estrelas por todo o lado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 12 Citação de cadete, há 16 horas: Mais uma bela aventura com estrelas por todo o lado. Com os emprestados fica muito mais fácil! O primeiro ano correu bastante mal por sermos precocemente eliminados da Taça de Portugal. No último... foi até à última. Isto porque a equipa fica muito desequilibrada. Há os titularíssimos, os que eram titulares na época anterior ficam desanimados por não jogarem, em janeiro saem, e temos de recorrer aos miúdos. E com a carga de jogos em cima é normal faltarem sempre um ou dois titularíssimos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 12 Época 2038/39 - Santarém Há épocas em que sentimos que estamos a construir qualquer coisa. E depois há épocas em que sentimos que estamos a roubar qualquer coisa ao destino. Esta foi um bocadinho das duas, onde já não era só resultados, era identidade. Esta foi, sem margem para dúvida, a melhor época em termos de futebol jogado. Intensidade alta, pressão coordenada, largura, golos atrás de golos. Uma equipa que sufoca, que acelera quando quer, que decide jogos cedo Mas houve uma altura em que não foi bem assim. Um sorteio pesado. Um adversário gigante. E aí não houve romantismo. Houve bloco baixo, linhas juntas, relógio a correr devagarinho e uma frieza quase cínica. Não fomos melhores. Eles também não. Mas fomos mais inteligentes. Uma vez chegou. E quando o apito final soou, ficou aquela sensação desconfortável para quem perde: “como é que isto aconteceu?” No meio das lezírias, dos campinos e do orgulho scalabitano, o União de Santarém voltou a pôr o Ribatejo no mapa futebolístico. Não por tradição, não por passado, mas por aquilo que fez dentro de campo. Calendário & Resultados Mais uma vez, não participamos na Taça da Liga, ficando somente a Liga dos Campeões Taça de Portugal no que toca a provas a eliminar. Na Taça de Portugal apanhamos o Angrense dos escalões inferiores, mas depois o Vitória FC e Santa Clara, da Primeira e nossos conhecidos. Jogos bem disputados, mas acabamos por ter um Jorge Wagner e Mamede inspirados. Na Liga fomos com o turbo ligado. Ora empatamos com a Académica num jogo durinho, ou perdemos contra o Leixões sem grandes motivos para tal. Fora isso era sempre vitória por mais de 2 golos. Tivemos bastante sorte no sorteio da Taça. Portimonense está na Liga 3 e o Atlético no Campeonato de Portugal. Poderia ter calhado um adversário mais acessível nas meias-finais, mas fomos para os jogos fresquinhos. Ganhamos pela margem mínima, não merecemos nada (o Porto também não) mas conseguimos o nosso objetivo. Na final cilindramos o Académico, da nossa divisão. Sim, dois clubes da Segunda. O Académico teve um percurso bastante nobre, eliminando o São Martinho da distrital, o Aves, da Segunda, no prolongamento. Pelo desempate por grandes penalidades com o Famalicão da Primeira, ou com o terceiro da classificação final da segunda: o Vizela. Contra o Braga, na meia-final, empatou fora e ganhou em casa pela margem mínima. 📊 Classificação, Dados & Recordes Não fui verificar, e apesar de não ter batido recorde algum, creio que foi a época cujo fiz mais pontos. Não há assim grandes destaques. Apenas para a caminhada da Académica, que sempre andou por perto, mesmo connosco a ganhar por muitos. 3 pontos são 3 pontos. Torreense e Estoril, dois antigos clubes, desceram. E o Estoril mais depressa do que pensava: subiu da Terceira, peguei neles e subimos à Primeira, desce logo, e agora desce outra vez. Nunca vi uma ascensão e queda tão rápida. 🎖️ Prémios da Liga & Melhor XI da equipa Não foi o meu melhor plantel, na prática. Em nomes também não. Sabemos que o Conceição não é o "nosso" Conceição. Neste cenário foi um dos jogadores mais importantes, como o foi da última vez. Tem 27 anos, mais de 10 épocas de profissionalismo e fez 178 jogos. Comigo, em duas épocas, fez 77 jogos. Pelo Standard, clube onde apareceu no início da carreira, fez 57 jogos. Sobram 44 jogos repartidos entre Newcastle, Milan e Chelsea em 8 épocas. Se ficasse num dos três grandes a carreira dele poderia ter tido outro rumo. Será que é a última vez que o vemos? Capdevilla bateu o recorde de assistências numa época a contar para a Liga, e o Cavallero bateu o recorde de jogos sem sofrer golos a contar para a Taça. O Capitão, que não tem ascedência nenhuma lusófona (nem é capitão), cumpriu a sua missão ao marcar 23 golos. Mas os rapazes da frente tiveram números muito bons. É normal quando se ganha por muitos. Moreira foi o jogador com melhor média, mas na posição dele já costuma ser assim. Para mim, o jogador que foi mais útil, foi o Wágner. O rapaz é um abre-latas autêntico. Os outros também marcam, mas ele marcava primeiro. Quando se ausentava notava-se logo na perfomance. O Ignashevich aparece sem avaliação porque teve uma lesão grave no final da época e foi chamado de volta. Mas os números dele são 33 (1) jogos, 4 golos, 3 assistências, 7,31 de média. Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 13 (editado) Académico de Viseu Futebol Clube 📍 Viseu Há uns meses estava do outro lado, na final da taça, contra a minha nova equipa. "Se os consegues vencer... junta-te a eles". Hoje entro pela porta principal. O futebol tem destas ironias bonitas ou perigosas, depende do ponto de vista. O novo capítulo escreve-se no Académico de Viseu FC, um clube fundador em 1914, com peso histórico nas divisões nacionais e uma identidade muito própria no centro do país. Joga no Estádio do Fontelo, encaixado no meio de um parque florestal. Provavelmente dos estádios mais “fora do sítio” no bom sentido. Futebol rodeado de verde, quase como se a cidade estivesse sempre a ver. Uma espécie de mini-Jamor. E que cidade. Viseu é consistentemente apontada como uma das melhores cidades para viver em Portugal. História, vinho do Dão, Sé Catedral, centro histórico compacto mas cheio de carácter. Fria no inverno, mas quente quando se fala de futebol. Aqui o Académico não é só um clube, é parte da identidade local. Para mim há um detalhe extra: é a minha segunda equipa no distrito. Já estive no CD Tondela, grande rival do Académico. Ganhei uma Taça da Liga por lá. Era querido. Ao atravessar esta fronteira invisível dentro do mesmo distrito, deixo automaticamente de ser. E isso faz parte. No futebol as memórias são curtas… mas as rivalidades são eternas. Trago comigo algumas caras conhecidas. Ignashevich, ainda lesionado, acredita no projeto ao ponto de me acompanhar. Volto a cruzar-me com Basílio Tasca e Wilson Mendes. Há também o “levezinho”, que no mundo real explodiu tarde mas aqui não estou a contar esperar tanto. O homem da camisola infinita, V E N N E G O O R O F H E S S E L I N K. Um Luis García que me faz lembrar Anfield. Um Mancini que me puxa memórias da Roma. E um Donovan que, apesar do nome criativo, aqui é médio defensivo polivalente. Mas mais do que nomes, importa o contexto. O Académico tem ambição. Tem massa associativa exigente. Tem memória de dias grandes e fome de os voltar a viver. E eu chego depois de os ter vencido numa final. Agora a missão é diferente: transformar essa dor em combustível. PLANTEL Nome Posição Idade A Jov Emprestado por 🇵🇹 Nuno Santos GR 24 - 3 🇧🇷 Cássio GR 22 - - Chelsea 🇮🇪 John O'Shea D (D) 21 4 15 Man Utd 🇦🇷 Pablo Quatrocchi D (DC) 28 - - Marseille 🇵🇹 Abel D (DC) 23 - - 🇷🇺 Sergey Ignashevich D (DC) 23 - - Inter 🇸🇳🇵🇹 Ousseynou Diouf D (EC) 25 22 9 🇳🇱 Wilfred Bouma D (EC) 24 - 17 Liverpool 🇺🇾 Pablo Lima D (E) 21 - 5 🇵🇹 Basílio Tasca D (C), MD, M (C) 29 - 16 🇵🇹 Josimar Monteiro D (EC), MD 28 - 1 🇵🇹 Ricardo Alcino MD, M/MO (C) 31 - 25 🇧🇷 Cléber Goiano MD, M/MO (C) 23 - - Arsenal 🇺🇸 Landon Donovan MD, M (C), MO (D), PL (C) 20 15 - Liverpool 🇨🇻🇵🇹 Wilson Mendes M (C), MO (DC), PL (C) 31 65 - 🇩🇪 Marco Küntzel M (D), MO (DC) 26 - - 🇦🇷 Ezequiel González M/MO (C) 22 2 - 🇵🇹 Andrea Romeo M/MO (E) 24 - - 🇧🇷 Mancini M (E), MO (DE) 22 - - Inter 🇪🇸 Luis García MO (D) 24 - 12 Barcelona 🇵🇹 Liédson MO (E), PL (C) 24 - 13 🇳🇱 Jan Vennegoor of Hesselink PL (C) 23 - 4 Aston Villa 🥇 Ezequiel González Um médio ofensivo com criatividade na condução de bola, perfeito para ser MVP da época. Duas internacionalizações pela Argentina já dizem alguma coisa. Mas o dado que mais impressiona é o contexto recente no Liverpool FC: 41 jogos nas últimas duas épocas, maioritariamente a sair do banco. Não é titularíssimo, mas é daqueles jogadores que entram e mantêm o nível. Isso diz muito sobre consistência e leitura de jogo. Atua numa zona do terreno onde decide partidas. Entrelinhas, último passe, chegada à área. Se tiver liberdade, vai acumular números. E jogadores assim, quando estão num clube com ambição, costumam explodir. 🥈 John O'Shea Produto da confiança total de Alex Ferguson no Manchester United. Nunca foi vedeta, nunca foi prodígio, mas fez carreira longa ao mais alto nível porque era fiável. Jogou a lateral, central, médio defensivo… e até à baliza quando foi preciso. Aqui joga a defesa direito. Sem invenções. Certinho, disciplinado, competitivo. É daqueles que raramente faz manchetes, mas quase nunca compromete. 🥉 Cássio Apesar de ser lenda no Paços de Ferreira e Rio Ave (com uma breve passagem pelo Arouca), no jogo será a sua estreia em Portugal, e espero que tenha um desempenho do mesmo nível do que conhecemos dele. É o tipo de jogador que estabiliza o setor defensivo e oferece confiança à equipa inteira, mesmo num campeonato novo para ele. Editado Fevereiro 13 por Vítor Manuel Oliveira 1 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Fevereiro 13 Parabéns por mais uma promoção. Estou a ver que o Académico será o próximo a voltar ao convívio entre os grandes. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 14 Citação de cadete, Em 13/02/2026 at 13:00: Parabéns por mais uma promoção. Estou a ver que o Académico será o próximo a voltar ao convívio entre os grandes. Obrigado por acompanhares. A ti e ao resto da malta. Obrigado. Sim, é subir ou subir. Temos ganho a Liga, até. Há duas épocas ficamos em igualdade pontual com o segundo, e isso traz alguma coisa de diferente. Agora com equipas, em termos de nomes, melhores, tenho como objetivo as Taças. A Taça da Liga continua meio de lado, como todos os clubes o fazem. Ter dois miúdos portugueses com menos de 21 anos a titulares complica um bocado. Daí que quando sou eliminado precocemente a época fica um bocado vazia. Falta "sal". Mas felizmente raramente isso acontece. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 14 Época 2039/40 - Académico Em Viseu há qualquer coisa diferente. Não é só o frio que se sente nas bancadas do Fontelo, nem aquela névoa que às vezes cai sobre a cidade como se estivesse a guardar segredos. É identidade. É teimosia beirã. É futebol com alma. Pode não ter o mar, não tem o mediatismo das grandes metrópoles, mas tem caráter. Tem gente que vive o clube como se fosse família. E esta época foi exatamente isso: uma família que decidiu jogar sem medo, olhos nos olhos, contra quem fosse. Sem levantar muito o véu do que aí vem, basta dizer isto: batemos o recorde de golos na Segunda Liga, na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Sim, nas três competições. Foi, provavelmente, a equipa com o futebol mais ofensivo que já treinei. Não era só ganhar. Era ir para cima. Era sufocar. Era marcar mais um quando já estava resolvido. Acredito que ter reputação Mundial ajude a motivar os jogadores. - E não percebo bem este sistema. Por vezes ganho e desço para 3 estrelas, depois tenho épocas normais e subo para 4. Acabo esta época com 5 estrelas, mas ao mudar de clube acredito que fique nas 3. E na Taça da Liga? Defrontámos os cinco maiores clubes portugueses da atualidade. Um por um sem complexos. Calendário & Resultados Finalmente voltei a disputar a Taça da Liga. Se o último jogo da época passada foi na final da Taça vs Académico estando no Santarém, desta inverteram-se os papéis, tendo eu saído vitorioso de ambos os encontros. Os emprestados do Santarém já tinham regressado aos seus clubes e com este resultado batemos o recorde da maior vitória na Taça da Liga. Vitória tranquila contra o Vitória SC e na fase de grupos a vitória contra o Braga saiu-nos do corpo, e ao termos hipótese de passar o grupo, fomos fortes contra o Sporting, que já tinha perdido contra o Braga. Taça de Portugal muito tranquila. Lordelo, Gil Vicente e Estrela cilindrados com a equipa a chegar fresca devido a falta de jogos e pouquíssimos jogadores internacionais. Comecemos pela Taça da Liga. Como já viram, ganhamos. Contra o Porto foi o jogo mais difícil. O nosso menino Equi - Ezequiel González - estava ao serviço da Seleção Olímpica da Argentina. Sem o nosso melhor jogador fica complicado. O Porto marcou no final da primeira parte, ao converterem a partir da marca de grande penalidade. Só sei que tentamos, e muito, chegar a algum lado. Acabei o jogo com a equipa a criar muito, mas a bola não entrava. Ao minuto 92 fazemos o empate e nas grandes penalidades não falhamos qualquer uma. Assim sabe bem ganhar, mas não tínhamos ganho nada. Só prestígio. Final contra o Benfica. Estávamos contentes por ter ganho aos maiores neste caminho: o campeão em título da Segunda, ao Vitória, ao Braga, ao Sporting e ao Porto. Mas aos minuto 21, Rodolfo Arruabarrena vê o segundo amarelo reduzindo o Benfica para dez jogadores. Mesmo assim o Benfica chega à vantagem ao minuto 41. Durante a segunda parte tentamos de tudo, até que aos 70 empatamos. Poderia defender, mas decidi manter o pé no acelerador. Éramos mais, estávamos bem e ir a penalties... não tenho idade para isso. E a sorte sorriu-nos ao minuto 86. Campeões de inverno! Quatro dias depois voltamos a ver o Benfica, a contar para a Taça. E a sorte acaba, os rapazes de vermelho estão chateados e ganham sem espinhas por 2 golos. Mesmo assim decidi que teríamos alguma hipótese. Alterei a tática, estávamos sem o nosso melhor marcador mas o levezinho adora o Benfica. Ao quinto minuto faz o 1-0. A jogar em casa, eliminatória completamente em aberto! Minuto 41 fazemos o segundo. Tudo empatado. A partir da segunda parte o Benfica apresentou o futebol que não tinha apresentado até então. Foi avassalador e apenas estávamos a respirar. Fazemos o 3-0, mas é anulado. Já no prolongamento, minuto 117 o Benfica marca o golo que os levam à final. 📊 Classificação, Dados & Recordes Uma única derrota e muito golo. Quase que batíamos o recorde de pontos, mas batemos os de golos marcados. Fico triste por não ser desta que vou treinar o Beira-Mar. Subiu esta época e já desceu. 🎖️ Prémios da Liga & Melhor XI da equipa Nunca vi tanto golo. O senhor do nome muito comprido tem mais golos do que jogos a titular. O Equi tem só números incríveis. E falta aqui o Liédson que foi o nosso joker. Joga a extremo esquerdo e foi muito útil sempre que colocava dois avançados para desbloquear jogos. Vai para a Primeira, e quiçá consiga algo mais. Curiosamente uma das minhas apostas, o O'Shea, foi quem teve a menor média. Mas isso vale o que vale. Vai ao Euro! Assim como o Donovan (que é tão polivalente que também faz part-time nos estaleiros) que vai à Copa América. Dá para ver que na Liga temos os melhores marcados e melhores assistentes. Normal, quando se marca tanto. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 15 (editado) Portimonense Sporting Clube 📍 Portimão Aqui cheira a praia, a sol e a turistas ingleses perdidos a comer bifanas às 3 da manhã. Mas também tem cheiro a futebol antigo. Um clube com 21 presenças na Primeira e com a passagem do Vítor Oliveira nestas bandas. Se há sítio onde se acredita na subida é aqui. Joga-se no Estádio Municipal de Portimão. Não é gigante, mas tem aquele ambiente compacto que aperta quando a coisa começa a correr bem. E se correr mesmo bem, a cidade vem atrás. Encontro também vários homens que já conheço. Donovan, Ignashevich, Cássio e O'Shea estiveram comigo no último ano. A melhor coisa que pode haver é quererem voltar a trabalhar comigo. Dá confiança desde o início. Josimar Monteiro no Académico, Nuno Esteves cruzou-se comigo no Estoril, ou até mesmo o Toni, com 31 anos, foi homem-golo na Académica. E depois temos o caso do Ruben Anken. Jogou comigo no Tondela. Aos 28 anos parece ter perdido gás depois de andar a saltar entre Premier League, Bundesliga, Ligue 1 e La Liga. Andou a provar o prato principal da Europa toda. Talvez agora seja tempo de estabilizar. Quem sabe ainda vai a tempo de fechar a carreira em Itália, para completar o álbum. Se correr bem, vai haver festa na Praia da Rocha. Se correr mal... pelo menos o clima ajuda a digerir. PLANTEL Nome Posição Idade Int Emprestado por 🇦🇴 Domingos Rosa GR 26 🇦 11 Chelsea 🇧🇷 Cássio GR 23 - 🇮🇪 John O'Shea D (D) 22 🇦 12 Man Utd 🇵🇹 Fabiano Eller D (C) 25 - 🇷🇺 Sergey Ignashevich D (DC) 24 - Inter 🇳🇱 Joris Mathijsen D (C) 23 🇦 3 Liverpool 🇵🇹 Rui Jorge D (DEC) 30 🇺 18 🇧🇷 Fabiano D (DE) 24 - Benfica 🇲🇦 Abdelilah Saber D/DA (D) 29 🇦 67 🇵🇹 Josimar Monteiro D (EC), MD 29 🇺 1 🇨🇭 Ruben Anken MD, M (C) 28 🇦 71 🇧🇷 Matuzalém MD, M/MO (C) 23 - Leeds 🇵🇹 Hugo Leal MD, M/MO (C) 23 🇺 2 🇺🇸 Landon Donovan MD, M (C), MO (D), PL (C) 21 🇦 28 Liverpool 🇦🇷 Luciano Galletti DA (E), M/MO (D) 23 🇺 2 Arsenal 🇷🇴 Basarab Panduru M/MO (C) 33 🇦 27 🇫🇷 Oumar Gay M/MO (EC) 30 - 🇪🇸 Tiko MO (C) 26 🇺 24 Bournemouth 🇧🇷 Hugo MO (DE) 22 - Chelsea 🇷🇴 Adrian Mutu MO (D), PL (C) 24 🇦 40 Man Utd 🇵🇹 Nuno Esteves MO (DEC), PL (C) 29 🇺 2 🇬🇼 Toni PL (C) 31 🇦 56 🥇 Luciano Galletti É aquele extremo rápido, vertical, muito forte no 1x1, joga bem aberto mas também sabe aparecer em zonas interiores. Apesar de ser extremo, faz-me lembrar muito a vinda do Riquelme e do Equi Fernández, na época passada. Não tanto pela posição, mas pela sensação de “como é que este Argentino veio aqui parar?”. Anda perdido no Arsenal. Vai jogando, quase nunca é titular. E eu nem percebo bem. Estes clubes gigantes acumulam qualidade mas depois não apostam. Muitos chegam aos 23, 24 anos, e mesmo que provem o seu valor aqui, dificilmente terão papel relevante nesses clubes gigantes. Nós agradecemos, claro. 🥈 Hugo Ele é daqueles jogadores rápidos, desequilibradores, que ataca espaço e arrisca. Os brasileiros da nossa equipa são muito bons mas nenhum jogou pelo Brasil, nem nas seleções jovens. Zero. O que só mostra o absurdo nível de competição que existe por lá. 🥉 Adrian Mutu O terceiro homem da frente. O homem-golo. Ou pelo menos é essa a ideia, se não se meter em aventuras químicas que dão positivo, o que é muito negtativo. Futebolisticamente é um enorme talento. Tecnicamente fortíssimo, remate fácil, muita classe em espaços curtos. E tem faro de golo. Espero que cheire só o golo. Se falhar temos o Landon Donovan pronto para se assumir como ponta-de-lança. E convenhamos, ter o Basarab Panduru no balneário deve ter ajudado a convencer o Mutu a meter-se nisto. Um compatriota dá sempre aquele empurrãozinho. Editado Fevereiro 15 por Vítor Manuel Oliveira Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Fevereiro 15 Um passeio com o Académico e quase houve surpresa na taça. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 15 Citação de cadete, há 8 horas: Um passeio com o Académico e quase houve surpresa na taça. Não sei é por ter mais reputação, mas foram ótimas campanhas. Mesmo assim não acredito que dê para fazer o triplete. Mas já me surpreendi várias vezes. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 15 (editado) Época 2040/41 - Portimonense Não fomos invictos. E isso é importante dizer. Porque às vezes o invencível cria ilusões. O que fizemos foi diferente: ganhámos 23 jogos consecutivos na Liga. Ficámos 32 jogos sem perder. Recordes absolutos na competição. Não houve perfume barroco nem futebol de capa de revista. Houve eficácia. Houve controlo. Houve uma equipa que sabia exatamente o que fazer quando marcava primeiro: fechar, gerir, castigar no erro. Talvez nos tenha faltado aquela capacidade romântica de virar jogos depois de sofrer. Na verdade, não o fizemos uma única vez durante toda a época. Sofríamos e complicava-se. Mas como raramente dávamos esse espaço, quase nunca foi preciso viver no caos. Éramos frios. Maduros. Práticos. No meio disto tudo, até houve olhares vindos de fora. A própria Juventus, que anda à procura de se reencontrar desde o último título em 2020, mostrou interesse. Sinal de que algo bem feito não passa despercebido. Mas isso é conversa para outra altura. Calendário & Resultados Jogo muito apertado contra o Aves a contar para a Taça da Liga, só decidida no desempate por grandes penalidades. Apanhamos um Moreirense ainda a aquecer, e ultrapassamos com facilidade face à valência da equipa. Prova disso é que nos despacharam facilmente da Taça de Portugal. Contra o Porto ganha-se, mas contra o Moreirense já fica difícil. Motivo? Todos querem levar a Taça para casa, já a Taça da Liga é o que calhar. E na Primeira Liga o Moreirense estava melhor do que Porto. Para a Liga há vitórias expressivas, mas sofremos sempre golos. A minha previsão inicial em dizer que os três da frente seriam os melhores está aqui provado. Atrás trememos de vez em quando. Ganhámos, e ganhámos bem, contra o Sporting. Margem mínima, mas justo. Foi a primeira vez que vi o Cristiano Ronaldo, com 18 anos. Foi a sua estreia a titular. Contra o Benfica estivemos a ganhar, criámos muito, mas eles conseguiram o empate a meio da segunda parte. Aos 71 ficam com menos, coloco a equipa super ofensiva, mas não havia critério. Faltou pedigree. E nas grandes penalidades estavam todos com medo. Para a Liga a primeira derrota acontece em maio. Não ficamos invictos na competição. 📊 Classificação, Dados & Recordes Também não se bateu o recorde de maior número de pontos, mas foi um passeio. O Farense acompanhará a nossa subida. O Leixões é uma pena, mas cai para a Terceira Liga. 🎖️ Prémios da Liga & Melhor XI da equipa Quem apresentou melhores número foi o Tiko. Curiosamente o rapaz da frente que não coloquei no top 3. Já tinha tentado o empréstimo dele noutras alturas, mas não se chegou a concretizar. Sabemos que a posição dele é propícia para estes números. O jogador mais importante talvez tenha sido o Donovan, pela polivalência, na facilidade como conduz a bola. Mas aquele jogador que chegará mais longe é o Mutu, sem dúvida. Editado Fevereiro 15 por Vítor Manuel Oliveira 3 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Fevereiro 16 Faltam quantas promoções? Trabalho fantástico no Portimonense. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 16 Citação de cadete, há 15 minutos: Faltam quantas promoções? Trabalho fantástico no Portimonense. Zero! Enquanto houver clubes diferentes para treinar, fico aqui. Aqui consigo cheirar aquele futebol antigo. Tens ali como segundo melhor marcado da Liga o Martins ou o Carlitos como jogador com mais amarelos recebidos. E ganhar a Taça de Portugal é algo bonito. Eliminar antigas equipas, equipas de Primeira, é a festa da Taça. Na Taça da Liga, ainda bem que ninguém leva a sério. Dá sempre gosto ganhar aos grandes. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 16 Sporting Clube da Covilhã 📍 Covilhã Turim, fato preto, conferências em italiano mal pronunciado e pose de Liga dos Campeões. Tive entrevista, correu bem, falaram-me de projeto, de ambição. Mas a resposta não chegou a tempo. E eu fiquei a pensar: neve por neve porque não a da Covilhã? Em vez de esperar por Itália, escolhi Portugal. O Sporting Clube da Covilhã tem mais passado do que muitos imaginam. Na década de 50 foi gigante à sua escala: 5.º lugar na Liga, final da Taça de Portugal, 15 presenças no principal escalão. Num país onde o litoral quase sempre manda, um clube da Beira Interior conseguir isso tem outro sabor. A Covilhã vive encostada à Serra da Estrela, entre neve, indústria têxtil e aquela mentalidade serrana de quem não se dobra facilmente. Aqui o futebol não é espetáculo permanente, é resistência, é identidade, é representar uma região inteira. É também a primeira equipa do distrito de Castelo Branco que treino. Gosto desse detalhe. Parece pequeno, mas não é. O plantel tem muita experiência. Homens de barba rija, que já viram muita coisa no futebol. Alguns já passaram pelas minhas mãos, o que ajuda. Tenho quatro britânicos que trazem intensidade e carácter competitivo, nove portugueses (mesmo que alguns só por segunda nacionalidade) que dão identidade e conhecimento do terreno, cinco brasileiros para aquecer o balneário quando a serra aperta, dois espanhóis com técnica e critério, e um neerlandês que traz aquela disciplina tática quase académica. A contrastar este cenário há o Antunes de 17 anos. Num balneário cheio de cicatrizes, ele é promessa. PLANTEL Nome Posição Idade Int Emprestado por 🇧🇷 Fábio Costa GR 26 - Nottm Forest 🇧🇷 Victor GR 21 - 🇪🇸 Ángel López D (D) 23 🇺 12 Monaco 🇵🇹 Diego Coxi D (C) 35 🇺 12 🇧🇷 Hugo Alcântara D (C) 25 - 🇧🇷 Anderson D (C) 24 - Marseille 🇵🇹 Quim Berto D (DE) 32 🇺 3 🏴 Stephen Warnock D (E) 22 🇺 23 Liverpool 🇵🇹 Antunes D (E) 17 - 🇦🇷 Sebastián Méndez D (C), MD 27 - Toulouse 🇵🇹 Ricardo Alcino MD, M/MO (C) 33 🇺 25 🇿🇦 Eric Tinkler DA (D), MD, M (C) 34 🇦 97 🇵🇹 Rui Leite DA (D), M (DC), MO (D) 30 🇺 7 🏴 Joey Barton MD, M/MO (C) 22 🇺 28 Man City 🇳🇱 Demy de Zeeuw MD, M (C) 21 🇺 11 Nancy 🇦🇷 Adrián González M/MO (C) 31 - 🏴 Shaun Wright-Phillips M (DC), MO (D) 22 🇺 29 Tottenham 🇪🇸 Dani Güiza M/MO (C), PL (C) 24 🇺 10 Aston Villa 🇵🇹 Felipe Malva M (E), MO (EC) 31 🇺 3 🇮🇪 Glenn Whelan M (C), MO (EC) 20 🇦 13 Man City 🇧🇷 Fernando MO (C) 23 🇺 2 Lecce 🇨🇻 Rochinha PL (C) 27 🇦 32 🥇 Dani Güiza É um ponta-de-lança clássico: bom no posicionamento, forte no último terço, sabe aparecer na área e tem faro para o golo. É aquele tipo de avançado que, quando entra em zonas de decisão, mete sempre perigo. Foi um dos protagonistas do início dominante da Espanha no ciclo entre os finais dos anos 2000 e início de 2010, sendo inclusive chamado para a selecção que venceu o Euro 2008 aos 27 anos, altura em que foi também o melhor marcador da La Liga com 27 golos sem marcar um único penálti. O tipo de jogador que mete o coração na ponta da bota. Curiosamente, continua a jogar mesmo já nos seus 40 e tal anos. 🥈 Anderson Defesa central robusto, com físico e presença fortes no coração da defesa. Começou a carreira no Corinthians, onde chegou a ser capitão e líder da equipa. É daqueles jogadores que joga simples, sabe antecipar lances e raramente complica. Na equipa vai dar solidez atrás. Uma curiosidade real? Já marcou um golo pela seleção num jogo de homenagem ao Romário, graças a um cabeceamento certeiro. 🥉 Shaun Wright-Phillips Wright-Phillips é um extremo com velocidade, drible e criatividade no último terço. Todos nos lembramos de quando apareceu naquele City sem as estrelas de agora e no Chelsea. Apesar de nunca ter sido protagonista absoluto, deixou a sua marca, foi uma lufada de ar fresco. É um jogador perigoso em transição e em 1×1, e mesmo não sendo necessariamente o melhor homem do plantel, provavelmente é o melhor jovem da liga. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 16 (editado) Época 2041/42 - Covilhã Há épocas que são obras-primas. Outras são manifestos. Não foi o melhor plantel que já tive. Não foi, de certeza, a equipa que jogou o futebol mais bonito sob minha orientação. Não houve sinfonias à Guardiola nem contra-ataques à Real Madrid de Mourinho. Mas havia contexto. Meter uma equipa do distrito de Castelo Branco na Primeira Liga não é só subir de divisão. É obrigar o mapa a olhar para o interior e dizer que existimos. E isso, por si só, já chega. Na Covilhã não se pede futebol champanhe, pede-se garra. E se for preciso jogar na neve de manga arregaçada, joga-se. O FM tem aquele lado divino em que decide, lá do Olimpo digital, que quatro titulares meus não podem participar nas fases decisivas da época. Assim. Porque sim. Mas isso é “chorar”. E o futebol não quer saber de desculpas. O futebol olha para ti e diz: tens ovos? Não? Então faz uma omelete imaginária. Como diria o outro em Inglaterra: “No eggs, no omelettes.” E nós lá fomos, com os ovos que tínhamos. Alguns eram emprestado, mas "nossos". Taça de Portugal Campanha aquém do que gostaríamos, ao sermos eliminados pelos nosso colegas de Liga: Os Belenenses. Um jogo bastante equilibrado onde foi preciso ir ao prolongamento para se decidir o vencedor. Os dois primeiros jogos foram contra adversários de escalões inferiores e até deu para rodar e golear. Taça da Liga História diferente na Taça da Liga: Ultrapassamos os nossos colegas de divisão, goleamos o Belenenses (que depois acabaram por se vingar na Taça) e consegui bater o Moreirense, da Primeira. Apanhamos o Arouca, também da Segunda, e ganhamos com algum conforto, apesar de termos começado a perder. Por falar em começar, e acabar, em perder, o jogo contra o Sporting não grande história. Muita mais qualidade, vieram com seriedade e a parte mais difícil desta final foi levantarem o troféu. Liga Mais uma época tranquila, mais um troféu de campeão da Segunda Liga. Na primeira parte da época tivemos apenas uma derrota (vs Felgueiras) e um empate (vs Rio Ave, na altura segundo classificado). Na segunda metade da época patinamos em bastantes jogos (9!), e ficamos mais de um mês sem vencer (entre 1 de fevereiro e 8 de março). Prémios e recordes Fernando organizava a equipa no miolo do meio campo ofensivo, Wright-Phillips pela direita e Warnock pela esquerda cruzavam para o Guiza finalizar. Quando um destes faltava ao jogo, os resultados eram diferentes. Sebastián Méndez teve de voltar ao Toulouse devido a uma lesão de longa duração. Fez 32 (3) jogos, marcou 3 golos e obteve uma média de 7,13; Editado Fevereiro 16 por Vítor Manuel Oliveira 2 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 17 Citação de ZeLeitao, há 10 horas: Boavista à espreita. Ando sempre à espreita, mas ainda não será desta. Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 17 (editado) Futebol Clube de Vizela 📍 Vizela O Futebol Clube de Vizela é daqueles clubes que respira identidade. Não é só futebol. É terra, é comunidade, é gente que vive o clube como se fosse extensão da família. Vizela não é metrópole, mas tem personalidade. Fica no coração do Minho, onde se come bem, fala-se alto e trabalha-se duro. Terra de termas, de indústria, de rojões à moda do Minho e de arroz de cabidela que mete qualquer nutricionista a pedir transferência. Na época passada, o Vizela ganhou o prémio Fair-Play. Bonito. Elegante. Civilizado. Um orgulho institucional, claro. Mas como dizia o Mourinho no Tottenham: “you are too nice”. Demasiado bons rapazes. E no futebol, às vezes, ser demasiado simpático custa pontos. Não estou a dizer que vamos distribuir lenha como quem distribui panfletos à porta do estádio. Mas há momentos em que é preciso sujar o jogo, fechar linhas, queimar tempo, fazer a falta inteligente. Dar pau, com critério, claro. O Fair-Play é ótimo na gala. Mas em fevereiro, num campo pesado, aos 87 minutos, com 1-0 no marcador talvez seja preciso menos aplauso e mais cotovelada disfarçada. Mantive o contingente espanhol que encontrei. São a base. Jogadores competitivos, intensos, habituados a batalhas táticas. Curiosamente, tenho também um jogador chamado Pau. Senegalês. O que é poeticamente perfeito. Temos os espanhóis para dar pau… e temos o Pau para resolver. Estamos a internacionalizar o conceito. PLANTEL Nome Posição Idade Inter. Emprestado por 🇵🇹 Tiago Ferreira GR 30 🇦🇷 Leo Franco GR 28 Brigthon 🇳🇴 Jan Frode Nornes D (C) 32 🇪🇸 Néstor Vargas D (C) 27 🇵🇹 André Sousa D (DC) 23 🇪🇸 Charly D (C), MD, M (C) 32 🇧🇷 Júlio César D (C), MD 26 Hull 🇪🇸 Hassan Mohamed D (DC), MD, M (C) 23 Brentford 🇵🇹 Daniel Ferreira D/DA (E) 22 🇫🇷 Guillaume Dumont D (DE), DA (D) 22 Chelsea 🇸🇳 Pau D/M (E), MO (EC) 26 🇪🇸 Julio Gorrotxategi D (DEC), M (E) 20 Liverpool 🇦🇷 Horacio Cardozo MD, M/MO (C) 25 Lazio 🇧🇷 Thiago Motta MD, M (C) 23 Rennes 🇵🇹 André Silva MD, M/MO (EC) 31 🇪🇸 Borja Méndez MD, M (EC) 27 🇩🇪 Fabian Gerber M/MO (DC) 25 Mainz 🇮🇹 Stefano Morrone M (C), MO (DC) 26 Nancy 🇵🇹 Florian Pierret M (D), MO (DC), PL (C) 25 🇳🇴 Morten Gamst Pedersen M (EC), MO (E) 23 13 Bayer Leverkursen 🇵🇹 Márcio Peres MO (C), PL (C) 32 🇪🇸 Fernando Torres PL (C) 21 Atlético 🥇 Morten Gamst Pedersen Gamst Pedersen é um jogador que domina o flanco esquerdo. Constante em corridas de largura, com passes cruzados precisos e excelente leitura de movimento ofensivo, ele é daqueles extremos que consegue criar perigo mesmo sem estar numa posição de finalização direta. Tem aquele truque clássico de embaralhar defesas com mudanças de ritmo, e a sua capacidade de combinar com os médios interiores faz dele um dos principais desequilibradores da equipa. Conhecido pelo estilo ousado e personalidade forte fora do campo. É aquele tipo de jogador que, mesmo quando não decide sozinho, consegue fazer um golo ou assistência numa jogada que parecia não ter futuro. 🥈 Stefano Morrone Morrone é tipicamente um médio ofensivo inteligente. Não é aquele que corre mais vite, mas é o que vê dois passes à frente antes de os outros abrirem os olhos. No jogo ele organiza a equipa, sabe temporizar as suas ações e raramente perde a bola, equilibrando a transição e apoiando tanto a construção como a cobertura defensiva. É um jogador que “limpa o esboço” antes de a equipa pintar as jogadas bonitas. É um jogador versátil, sempre muito profissional, e ganhou respeito pela capacidade de adaptar o seu estilo a diferentes sistemas. Seguro, pragmático, e que raramente descapitaliza o meio-campo. 🥉 Fernando Torres O “El Niño” é um ponta-de-lança completo: forte no choque, bom no apoio ao pivô, direto quando recebe a bola no espaço entre os centrais. Tem faro de golo, sabe aparecer no momento certo na área, e ajusta-se muito bem a bolas entre linhas ou em transição rápida. É um avançado que não espera pelo passe perfeito, ele vai buscá-lo. Todos sabemos que teve a sua explosão no Atlético de Madrid, onde as oportunidades foram numerosas numa equipa que atravessava tempos menos fáceis, uma combinação que favoreceu o seu crescimento. Aqui, com 21 anos, ainda não se afirmou num Atlético mais competitivo, mas isso só o torna mais faminto. Diz-se que a melhor maneira de ensinar um ponta-de-lança a marcar golos é pô-lo a marcar golos. E é isso que esperamos que ele faça nesta liga. Prevejo que seja o melhor marcador da competição. Editado Fevereiro 17 por Vítor Manuel Oliveira 1 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Fevereiro 18 E continua a caminhada gloriosa por esse país fora. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 18 Citação de cadete, há 3 minutos: E continua a caminhada gloriosa por esse país fora. Felizmente para a Madeira, o Nacional e Marítimo continuam na Primeira Liga desde que subiram. Mas existe algum clube na Segunda cujo tens gosto que suba? No meu caso estou à espera do Boavista. Mas andava também com o Belenenses debaixo de olho. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 18 Época 2042/43 - Vizela Encontrei um Vizela com pouco dinheiro, mas ainda assim, mexi-me bem no mercado e saquei algumas trutas, como é costume. Na hora de anunciar os prémios coletivos, surge um problema: tinha gasto tudo até ao tutano e só conseguia oferecer o mínimo. Tive basicamente de dizer "malta, é isto ou nada". Os rapazes ouviram. Assentiram. Mas não ficaram propriamente radiantes. E no futebol moderno, onde até o apanha-bolas quer bónus por assistência, isso pesa. Fiquei muitas vezes a pensar se aquele arranque tremido não teve um bocadinho dessa sombra. Creio que não é desculpa, mas sim, contexto. E contexto, como já aprendi, joga muito. Tivemos calendário apertado, o que é sinal que andamos nas lutas, mas a equipa teve de ser gerida, muitas vezes, como dava. Havia semanas que parecia que passávamos mais tempo no autocarro do que no campo de treinos. Mas no meio da confusão, lesão, suspensão, havia sempre um rapaz: Fernando Torres. Tal como conseguiu tirar o Atlético do inferno da Segunda espanhola, também aqui foi muitas vezes o nosso farol. Quando a equipa pedia, ele marcava. Quando faltava clarividência, ele inventava. Desejo tudo do melhor ao rapaz que trabalha bem e não arma novelas. Taça da Liga Não posso pedir mais quando se ganha ao Porto e dá-se luta ao Benfica. Apanhamos 3 clubes que conheço por dentro e, com mais ou menos dificuldade, conseguimos ultrapassar o desafio. Se contra o Porto marcamos ao minuto 90, contra o Benfica sofremos ao minuto 91 através de uma grande penalidade. Estou muito orgulhoso dos meus rapazes porque fomos sem cinco titulares e ainda tivemos o Gerber expulso no final da primeira parte devido a um cacete bem dado. Não nos fechamos lá atrás porque não havia malta para tal. Coloquei o médio ofensivo a extremo para dar largura e siga. Era o Torres contra o Benfica e levava muitas vezes a melhor. Estamos mesmo numa realidade paralela já que o Benfica tirou ao intervalo El Tecla Farías e colocou o Liédson. Taça de Portugal Percurso muito parecido com a campanha na Taça da Liga. Domínio total contra o Porto. Estivemos sempre por cima do jogo, fomos muito melhores, mas chegamos ao final dos 90 minutos empatados. No prolongamento quisemos mostrar a nossa fibra e marcamos 4 golos em 30 minutos jogados. Histórico! Tivemos um final de tarde muito tranquilo contra o Braga. Na primeira mão contra o Benfica, começamos a perder com um golo do Derlei, mas Torres empata perto do final. Infelizmente eles conseguem dar a volta ao minuto 96. Houve 7 amarelos, todos para o nosso lado. Certamente que não ganharemos o prémio de bons rapazes. Na segunda-mão, no terceiro jogo da época contra o Benfica, conseguimos fazer a remontada. Aos 20 minutos ganhávamos por 2, graças aos golos do Gerber (aquele rapaz expulso na TdL). Ainda marcou mais um, perto do final. Pelo caminho Derlei fez também um hat-trick que nos colocou fora da Taça. Custou porque estávamos a bater de igual para igual até à expulsão do Pedersen ao minuto 57. Aí o Benfica carregou e virou o jogo. Liga O Belenenses teve uma segunda parte da época miserável, contratando com a primeira volta onde foram invictos. Mau foi o nosso arranque e fico muito feliz com o segundo posto. Só não fiquei feliz com o terceiro porque o Arouca perdeu gás. O que importa é subir, e ficar em igualdade pontual não me faz sentir que estive perto. Porque nunca estive perto, nem andei por lá perto. Prémios e recordes Sei que um Morrone tem melhor média, mas isso é da posição. Não deixa de ser um jogador de imensa valia e bastante polivalente. Quero destacar o Julio (porque Gorrotxategi é complicado de se dizer) e as suas 20 assistências. Também joga bem no lado direito da defesa - é mais usual ver um DD a DE do que o contrário - e ainda consegue cumprir a central. Mas para mim o jogador mais desta época é o Fernando Torres. Pelos número de golos, pela importância dos mesmos, e nos jogos grandes apareceu. Apesar de ter só duas assistências, ele criava os golos para ele próprio. Não é só um bombardeiro, ele é jogador da bola. 1 Compartilhar este post Link para o post