Vítor Manuel Oliveira Publicado Janeiro 29 (editado) Época 2032/33 - Académica Entrámos na época com aquela sensação estranha que só os bons projetos dão: não havia barulho, não havia promessas exageradas, mas havia uma confiança silenciosa no ar. A história fala, e estamos num dos clubes mais tradicionais e titulados em Portugal. Ao longo da época, a equipa foi crescendo sem pressa e sem pânico. Nem tudo correu sempre bem, claro, mas nunca se perdeu o controlo. Mesmo nos momentos menos inspirados, a estrutura manteve-se. E quando as coisas voltavam a encaixar, era sempre pela mesma razão: trabalho, organização e uma ideia clara do que queríamos ser em campo. Não foi uma época perfeita, mas foi uma época séria. Daquelas que se constroem jogo a jogo, sem foguetório, mas com a sensação constante de que, se não inventássemos problemas, algo bom podia mesmo acontecer. O segredo do sucesso tem estado na regularidade, e acima de tudo, dos bons arranques de época. Dão algum conforte para lidar com resultados positivos. Na Taça da Liga teríamos boa oportunidade de passar por não termos os 3 grandes no grupo. Mas o Braga leva estes jogos muito a sério e tem sempre dado dor de cabeça. Não costumam colocar as segundas linhas, mesmo nós sendo uma equipa de Segunda Liga. Também ter empatado com o Farense, apesar de não ter mudado muito, não foi um resultado positivo. Mas a equipa estava bem treinada devido à época passada, estão a viver à custas do meu sucesso [/Mourinho mode off] Na Taça de Portugal tivemos muitos bons jogos. Contra adversários de ligas inferiores marcamos muitos golos. Contra o Estoril poderia ser um jogo épico. Mas estivemos a ganhar por 4, eles foram recuperando, marcamos o 5º e mesmo assim marcaram também 4. Foi desleixo da nossa parte e uma ótima atitude da parte dels. Tivemos muita sorte nos sorteios da Taça. Mas Braga outra vez a estragar-me a festa da Taça. Não perdemos nenhum jogo, e nos dois jogos o árbitro foi ao VAR anular três penalties a nosso favor. Novas tecnologias em prática. Na Liga creio que nunca terei uma época imbatível, mas é o menos importante. 📊 Classificação, Dados & Recordes Venha mais uma! Se se está a tornar-se repetitivo? Sim. Se ainda me dá gozo? Sim, mas tenho saudades das épocas onde começávamos mal e recuperávamos. Mas as equipas acima da média conseguem ficar na Primeira Liga, ao contrário do Marítimo e Mafra (nas épocas onde ficaram à nossa frente) que tinham equipas muito acima da média. Começa a ficar equilibrado. Aliás, 20 pontos separam a descida da subida (e nem estou a contar com a ida ao playoff, que essa faz menos diferença) É a minha 10ª subida. Não irei repetir clubes, mas estou a uma subida de igualar o Rei das Subidas. 🎖️ Prémios da Liga & Melhor XI da equipa Toni, Silas e Ousmane N’Doye. O N’Doye nem aparece na lista, mas é um regen real, que na vida real passou pelo clube. Saltou imensas vezes do banco e será um craque de todo o tamanho. Não é a toa que é o jogador com mais prémios de melhor em campo, mesmo sem ser titular. Pelo menos 7 jogos foi ele que resolvei. Isso dá imensos pontos. Toni foi o homem golo, mas com qualidade técnica. O Silas tem ótimos números, tem golos, tem assistências. A defesa também era certinha, apesar de ser muito nova. Rui Bento e Petit, a médios defensivos, foram umas âncoras autênticas. Foram chamados ao Euro sub-21. Sim, está ali o Enke no Benfica B. É uma das coisas que mais adoro em ter regens reais. Um gajo fica nostálgico. Editado Fevereiro 1 por Vítor Manuel Oliveira 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Janeiro 29 Citação de cadete, há 2 horas: Com Farense foi autêntica limpeza e agora será excelente ver a Briosa voltar ao lugar onde merece estar. Foi uma época incrível, e na Briosa conseguimos fazer o nosso trabalho. Curiosamente o irmão do meu tio jogou no Farense. As equipas da Madeira é que não querem nada comigo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Janeiro 29 O melhor XI desta primeira década como treinador principal 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Janeiro 31 Clube Desportivo Nacional 📍 Madeira Finalmente. Depois de épocas a ouvir o @cadete - e com razão - cheguei à Madeira. Treinar uma equipa madeirense já andava em dívida e o Nacional parecia estar ali, à espera, com a Choupana armada e o Atlântico a lembrar que aqui o futebol também se joga contra o vento. A Choupana continua no sítio do costume. O nevoeiro também. Mas este ano há uma garantia: não haverá adiamentos por causa dos três estarolas, porque não vou jogar contra eles. Problema resolvido. E sim, o relvado está em condições. O Braga não se pode queixar se cá vier eliminar-nos. O plantel tem uma identidade curiosa, e acidental. Nota-se logo a presença uruguaia, e não é pouca. É o que tem valido ao clube: financeiramente e desportivamente. Há internacionais jovens, miúdos a começar carreira e até um Lugano com 15 anos — ainda não morde, ainda não, mas o ADN está lá. Não será tão agressivo… por agora. Ter tantos uruguaios aqui é, um erro do universo FM. Estes regens deviam cair no Nacional de Montevideo, não no Nacional da Madeira. É tipo o Fucile ter vindo do Liverpool… de Montevideo. Mas erros destes aceito de bom grado. Dão profundidade, intensidade e uma base competitiva muito interessante. Claro que também há caras conhecidas do futebol português nas camadas jovens: um Adriano Louzada, um Bruno Basto, mas a espinha dorsal passa muito por esta fornada sul-americana. Não há um plantel cheio de estrelas: devemos ter dois jogadores acima da média, o resto é malta sólida, com potencial real e capacidade para ajudar já. E uma época especial: Se subir, ire igualar o recorde de subidas do Vítor Oliveira. Estou na Madeira, um lugar que adorei visitar. Agora venho para aqui morar. PLANTEL Nome Posição Idade Internacionalizações Clube que representou na Primeira Liga 🇵🇹 Diogo Ferreira ✍️ GR 28 1 internacionalização jovem Benfica - Rio Ave 🇺🇾🇵🇹 Carlos Nicola GR 23 – 🇬🇳🇵🇹 Rui Baio D (D) 16 – 🇮🇹 Giorgio Cittadini D (DC) 33 2 internacionalizações jovens Vitória SC - Tondela 🇵🇹 Pedro Herculano ✍️ D (C) 23 – 🇵🇹 José Dias ✍️ D (C) 23 – Lusitânia 🇧🇷🇵🇹 Rissutt ✍️ D (DC) 19 – Boavista 🇺🇾 Diego Lugano D (C) 15 – 🇵🇹 João Sousa ✍️ D (E) 24 2 internacionalizações jovens Marítimo - Moreirense - Belenenses 🇵🇹 Mateus Sarará ✍️ D (D), MD, M (C) 33 – Moreirense 🇵🇹 Carlos Carvalho ✍️ D (C), MD 25 2 internacionalizações jovens 🇵🇹 Bruno Basto D (EC), MO (E) 18 – 🇺🇾🇵🇹 Nelson Abeijón MD, M/MO (C) 23 – 🇺🇾🇵🇹 Fabián Coelho MD, M/MO (C) 19 5 internacionalizações jovens 🇺🇾🇵🇹 Gianni Guigou ✍️ M/MO (D) 21 – 🇮🇹 Alessandro Di Vico M (DC), MO (C) 24 – 🇵🇹 Leonardo Paulin MO (DE) 26 2 internacionalizações jovens 🇺🇾🇵🇹 Mario Regueiro MO (E) 17 – 🇮🇹 Antonio Di Natale ✍️ MO (DE) 18 – 🇮🇹 Giacomo De Pieri ✍️ MO (C), PL (C) 28 – Rio Ave 🇬🇲🇵🇹 El Hadji N'Diaye ✍️ MO (D), PL (C) 24 36 internacionalizações A Vitória SC 🇪🇸🇵🇹 Jaime Barroso PL (C) 27 6 internacionalizações jovens Sporting 🥇 Antonio Di Natale É um dos meus jogadores favoritos. Apesar da grande lealdade com a Udinese, a verdade é que começou no Empoli, e foi aí que o fomos buscar. 1,5M bem investidos. Está no início da carreira, mas já joga como quem sabe onde quer chegar. Ainda é jovem, ainda vai crescer muito, mas é claramente o melhor jogador da equipa. Com ele em campo, são todos os dias Di Natal(e). 🥈 Giacomo De Pieri Chega com um estatuto diferente de Di Natale. Tem mais experiência competitiva, menos mediatismo, mas um percurso que fala por si. Italiano, formado no Inter, traz escola, maturidade e um entendimento do jogo já muito sólido. A vinda a custo zero surpreende, sobretudo depois de quase 60 jogos e 15 golos na Primeira Liga nas duas últimas épocas ao serviço do Rio Ave. Não é promessa: é rendimento comprovado. Pode não ter o nome mais sonante, mas tem fiabilidade. Se há alguém pronto para assumir o papel de homem-golo, é ele. 🥉 Rissutt Na memória, ficou ligado a uma carreira pouco comum: começou longe dos holofotes, passou pelas divisões inferiores no Brasil e só perto dos 30 chegou ao Fluminense. Em 2007 assinou pelo Vitória SC na Segunda Liga e ajudou na subida, antes de passar pelo Boavista numa época que acabou marcada pela descida na secretária. Aqui é um miúdo, em início de caminho, ainda sem história feita. Na verdade aqui estaria outro italiano (Di Vico), mas é gerado pelo jogo. Rissutt soa a italiano, será regular e é um nome que conheço. 2 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Janeiro 31 Não é a minha equipa, mas sendo madeirense, é para rebentar com a Liga. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 1 Citação de cadete, há 10 horas: Não é a minha equipa, mas sendo madeirense, é para rebentar com a Liga. O teu Marítimo está muito bem na Primeira! O União acabou. O Nacional tem tudo para estar lá em cima. O Nacional B está na Terceira, por exemplo. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 1 Época 2033/34 - Nacional Há épocas que se controlam. Há outras que se sobrevivem. Esta começou a prometer ser da primeira categoria, mas acabou por flirtar demasiado tempo com a segunda. A sensação inicial era de continuidade: ideias claras, rotinas assimiladas, um grupo que já sabia ao que vinha. Os primeiros meses correram quase bem demais, daqueles que nos enganam e nos fazem acreditar que a estrada vai ser sempre a descer. Mas o futebol é onde a lei de Murphy mais se aplica. A segunda metade da temporada foi tudo menos tranquila. O ambiente vivido parecia mais de luta por descer do que para subir. E não gosto nada disso! Não foi um colapso evidente, não foi um descalabro mediático, mas foi aquele desgaste silencioso que se sente antes dos jogos:menos margem de erro, desconfiança. E houve momentos em que bastava um detalhe para ficarmos sem chão. Não ajuda quando o mercado mexe, quando as decisões de janeiro pesam mais do que parecem, ou quando o contexto começa a exigir resultados em vez de crescimento. Houve fases em que a confiança parecia sólida, e outras em que bastava um empate para levantar fantasmas que julgávamos arrumados. No fim, ficou uma época que obriga a olhar para trás com honestidade. Não apenas para o que correu bem, mas sobretudo para aquilo que correu mal. Porque às vezes o maior mérito não está em dominar do início ao fim, mas em não deixar que o medo tome conta quando o controlo começa a escapar. Mais uma época a vencer todos os jogos até o mercado fechar. Na Taça de Portugal, pela primeira vez, perdi contra uma equipa de escalão inferior. O Amora, na Terceira Liga, quase que subia na época passada e não rodei assim tanto a equipa (se calhar devia). Primeira derrota na época, mas a que mais me chocou na minha carreira até agora. Na Taça da Liga a história é diferente: vencemos o Sporting 3-0. Já sabemos que há grande hipótese de haver surpresas numa competição onde se joga com as segundas linhas. Depois fizemos a nossa parte contra O Belenenses (da Primeira) e estamos nas meias! Para a Liga dois empates e duas derrotas, mas nada de alarmante. Temos 10 pontos de vantagem. E esta segunda parte da época? 27 pontos ganhos, 22 pontos perdidos. Derrota contra o Benfica onde houveram imensos golos anulados para os dois lados? Foi um resultado justo na Taça da Liga. Mas na Liga... sei que o pessoal do Continente queixa-se que tem de ir jogar às ilhas uma ou duas vezes por época. Mas o pessoal das ilhas têm de jogar metade dos jogos no Continente. Mas não vejo que o problema venha daí. Vendemos em janeiro? Sim, mas não era motivo para tal. 📊 Classificação, Dados & Recordes Não digo que não estive preocupado. O Boavista até nos ultrapassou mas o lugar de playoff esteve sempre "assegurado". Mas queria promoção direta, até mesmo ser campeão. Mas jogamos com o que havia, com o credo na boca. E o que valeu foi que ao faltar 4 jogos para o final conseguimos ganhar 3 jogos consecutivos, incluindo o jogo contra o Boavista. Foi o jogo mais importante da época. 🎖️ Prémios da Liga & Melhor XI da equipa Squadra Azzurra! Não o somos, mas como previ os ragazzi seriam o abono de família. Di Natale, De Pieri e Di Vico somaram 29 assistências e 58 golos. Mas a defesa pouco parlava italiano, só se for na agressividade de Materazzi ou Gattuso. Bem, o Lugano estava no plantel, mas o Rissutt fartou-se de ser expulso. As minhas equipas são conhecidas por serem durinhas, mas nunca vi tanta falta de disciplina. Diego Lugano marcou o melhor golo da Taça da Liga frente ao Benfica, o que levou a ser o rapaz mais novo a faturar pelo Nacional. Na Taça de Liga batemos o record de golos marcados: 14, anteriormente 13 golos pelo Benfica era o record. Di Natale bateu o recode, que pertencia ao Samu, de mais vezes melhor em campo na Taça da Liga: 3 Onze subidas, recorde de subidas igualado. O que vem a seguir? Esta época meio que me desanimou, e nem sei bem o motivo. De vender jogadores em janeiro e a equipa quebrar completamente? De apostar em miúdos e não dar seguimento? Sim, talvez. Não ha grande motivo de ir buscar o Di Natale se jogo com ele uma época. Aliás, lembram-se o Luís Enrique no primeiro clube que treinei, o Lusitânia de Lourosa? Pois, ganhou o prémio de melhor do mundo. Se é para contratar para só uma época, vou buscar homens com experiência, mais baratos e gratos por jogarem nas suas últimas épocas. A minha reputação são 4 estrelas. Estou no Hall of Fame de Portugal e dos treinadores Portugueses. No fundo da tabela, mas estou. Mas deixar de apostar em jovens também vai sentenciar o futuro do clube. Os mais velhos não trazem lucro. 2 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 1 (editado) Vitória Futebol Clube 📍 Setúbal Cheguei onde há peixe bom (muito bom) e uma herança no ar: José Mourinho. Não vou ganhar a Champions, mas pelo menos intensidade e cara fechada à linha lateral posso garantir. Este é, sem dúvida, o plantel mais “sem estrelas” que já treinei. O clube está a crescer de forma sustentada após épocas nos escalões inferiores, longe da Primeira Liga. Está na Segunda Liga há duas épocas, e acredito que terei a fórmula para subir. Para garantir a sustentabilidade de um clube tão frágil, mudei a minha filosofia de contratar: menos curto prazo, mais estrutura e mais futuro. Vendi nomes conhecidos do clube, todos ainda menores de 18 anos (Marco Tábuas, Hugo Alcântara, Meyong) decisões difíceis, pouco populares, mas necessárias. Não dava para continuar a adiar o inevitável. Contratar jogadores a custo zero para manter o plantel competitivo e com soluções. À primeira vista até engana. Se olharem para os currículos, veem Benfica, Porto, Sporting, Primeira Liga por todo o lado. Mas convém ler as letras pequenas: muita formação grande, poucas oportunidades. Muitos tiveram de descer vários degraus para continuar a jogar. Outros chegaram à Primeira, sim, mas tocaram-lhe mais como figurantes do que protagonistas. Todos juntos, não devem somar 100 jogos na Liga. O que sobra? Um grupo homogéneo, competitivo, com fome. Pouco brilho individual, mas muita gente capaz de cumprir, crescer e jogar como equipa. Acredito mesmo que há aqui uma fórmula para subir, não pela soma das estrelas, mas pela ausência delas. Ninguém chega com estatuto, ninguém joga por currículo. Joga quem render. Não sei onde isto vai acabar. Sei que não vai ser bonito todos os fins de semana. Mas se há coisa que aprendi entre a Choupana e agora é que não é preciso glamour para ganhar jogos. Às vezes basta organização, intensidade… e um bom peixe grelhado depois do treino. PLANTEL Nome Posição Idade Internacionalizações Clube que representou na Primeira Liga 🇵🇹 Renato Amorim GR 31 – Braga 🇵🇹 Nélson Pinto ✍️ GR 25 – 🇵🇹 Sérgio Turibia ✍️ D (D) 25 – Moreirense 🇵🇹 Nélio Esteves ✍️ D (C) 25 – Sporting - Santa Clara - Vitória SC 🇵🇹 Hugo D (C) 21 – 🇪🇸 Romeo Hueso D/DA (D) 29 – Porto 🇵🇹 Carlos Sequeira ✍️ D (C), MD 25 – 🇺🇦 Oleksandr Moskalenko D (C), MD, M (C) 24 2 internacionalizações A Benfica - Alverca 🇵🇹 Filipe Fonseca D (C), MD, M (C) 21 – 🇵🇹 Rodrigo Venâncio ✍️ D/DA/M/MO (E) 28 – Vitória SC - Famalicão - Leiria 🇳🇬 Musa John D (DE), DA (E) 26 5 internacionalizações jovens Mafra 🇵🇹 Leonardo Tavares ✍️ D/MO (E) 27 – Benfica - Aves - Leiria 🇫🇷🇵🇹 Francisco Oliveira ✍️ DA (D), M (C), MO (DC) 26 – 🇪🇸 Mario Martín MD, M (C) 32 – Lusitânia - Mafra - Casa Pia - Estoril 🇵🇹 Anthony Lecomte ✍️ MD, M/MO (C) 20 – Benfica 🇵🇹 Rui Andrade ✍️ MD, M/MO (C) 22 – Estoril 🇵🇹 Tiago Freitas M/MO (C) 30 – Benfica - Tondela 🇬🇳🇵🇹 João Candé M/MO (D), PL (C) 26 1 internacionalização A Feirense 🇸🇹 Winilson Lopes M/MO (DE) 29 68 internacionalizações A Sporting - Famalicão 🇵🇹 João Paulo Brito ✍️ MO (D) 23 – Belenenses - Moreirense 🇵🇹 Rafael Nel ✍️ MO (EC), PL (C) 31 – Sporting 🇵🇹 Gustavo Ferreira PL (C) 29 – Benfica 🥇 Gustavo Ferreira Formado no Benfica, no clube há 4 épocas após estar em França, será provavelmente o nosso abono de família. Já teve duas épocas de grande nível na Terceira Liga e duas aceitáveis na Segunda. 🥈 Leonardo Tavares Outro rapaz formado no Benfica, vem de duas épocas muito sólidas na Segunda Liga, representando o Torreense e o Fafe. Já teve algumas oportunidade na Primeira Liga mas nunca jogou regularmente. 🥉 Winilson Lopes Formado do outro lado da segunda circular - no Sporting - começou por baixo, no Campeonato de Portugal, Terceira Liga durante vários anos, representando outra equipa do distrio: o Amora. Está há dois anos no Vitória, duas épocas com muitos jogos. Editado Fevereiro 1 por Vítor Manuel Oliveira 1 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Fevereiro 1 Já foi mais complicado com o Boavista a apertar. Que nostalgia ver o Vitória FC... 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 1 Citação de cadete, há 3 horas: Já foi mais complicado com o Boavista a apertar. Que nostalgia ver o Vitória FC... Por acaso tem sido nostalgia, não só pelos jogadores, mas pelos clubes treinados. Tirando o Lusitânia de Lourosa, todos já passaram pela Primeira Liga. Alguns que vi e estão bem na vida real, como o Gil Vicente, Santa Clara, Tondela, Nacional, Farense ou até mesmo o Aves (ou lá o que é). Mas há três clubes que tiveram imensas participações na Primeira, nomeadamente no período em que comecei a ver futebol, que já não estão entre os grandes há imenso tempo e representam uma região. Para além do Vitória FC, temos o Leiria e a Académica. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 1 Época 2034/35 - Vitória A época em Setúbal ficou marcada por uma virtude que nem sempre se valoriza: a naturalidade. Não houve sobressaltos desnecessários, nem mudanças feitas por impulso. Houve, isso sim, uma base definida atempadamente e um rumo seguido com convicção, respeitando o tempo das coisas. Num clube com a dimensão histórica do Vitória FC, onde a Segunda Liga raramente foi morada e, por isso mesmo, nunca foi conquistada, cada temporada transporta sempre um enquadramento próprio. Esta não fugiu à regra. Com um plantel equilibrado, sem perdas relevantes, e uma estrutura maioritariamente nacional, a equipa apresentou estabilidade e coerência, contrariando previsões externas pouco ambiciosas. Fora do campo, os adeptos assumiram desde cedo um papel determinante. Setúbal voltou a afirmar-se como uma cidade de futebol, com um recorde de assistência média que transformou o Bonfim num fator positivo ao longo da época. Não como elemento de pressão, mas como apoio constante. A partir daqui, os factos falam por si. [/Manuel Machadês off] Sempre acreditei que o período chave está antes do fecho do mercado de verão: é aí que se vê se falta alguma coisa à equipa ou não. Depois disso, o mercado fecha, a base fica definida e a regularidade acaba por fazer o resto. Pelo menos eu acredito nisso, e esta época veio reforçar essa ideia. Houve percalços normais pelo caminho. O “vírus do Braga” que me afeta na Taça de Portugal acabou por aparecer também na Taça da Liga, mas nada de anormal. Tal como na Taça, onde o Benfica é claramente superior. No campeonato, tivemos jogos muito bons, algumas derrotas que fazem parte, mas nunca ao ponto de soar qualquer alarme. A equipa manteve-se sempre serena, equilibrada, com uma sensação constante de controlo. 📊 Classificação, Dados & Recordes Vemos o Torrense a cair para a Terceira. Leixões a subir é sempre uma boa notícia, e apesar de não termos feito uma época brilhante sempre senti estabilidade na equipa e resultados. A fórmula resultou melhor do que esperava. Vitória é pela primeira vez campeão da Segunda Liga. 🎖️ Prémios da Liga & Melhor XI da equipa A prova que não temos vedetas. Os melhores jogadores já cá estavam. O Gustavo Ferreira foi o nosso abono, muito regular. Mas o nosso homem foi o Tiago Freitas, na sua sexta época no clube mostra o seu real valor, acrescentando golo ao que já criava. Na Primeira Liga nunca desceram os três grandes e os quatro minhotos: Braga, Vitória, Moreirense e b. A ideia a partir de agora é subir clubes históricos. O Boavista só se não houver mais nenhum, porque será um clube para ficar. É a cadeira de sonho. Ah, tive uma proposta do Alavés, da La Liga. Rejeitei. 2 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Fevereiro 3 Ainda houve uma fase que a equipa tremeu, mas não influenciou o desfecho final. Mais uma subida. Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 3 (editado) Rio Ave Futebol Clube 📍 Vila do Conde O Rio Ave calhou estar na Segunda Liga. Calhou. Porque isto é, objetivamente, um clube de Primeira. Com 31 presenças no escalão principal, nesta liga só há um com mais, o Boavista. Tudo o resto está aqui por mérito, por ciclo, por crescimento. O Rio Ave está aqui por acidente de percurso. E talvez isso faça sentido numa cidade que sempre viveu entre o rio e o mar. Vila do Conde nunca foi de fazer muito barulho, mas sempre soube exatamente para onde ia. Estaleiros, navegação, comércio, trabalho feito com tempo e método. O clube cresceu da mesma forma: sem atalhos, sem euforias, com continuidade. Daí a estabilidade longa na Primeira Liga, daí a ideia, quase estranha, de o ver neste escalão. Por aqui passou o Vítor Oliveira, portanto a ligação histórica à subida é ADN. Ao olhar para trás, para os clubes por onde passei, reparei num padrão pouco simpático: jogadores que foram investimento, ajudaram a subir, e saíram depois a preço mais baixo ou a custo zero. Fazer um esforço financeiro por um jovem com potencial só para ser usado uma época é uma desilusão e estoura as finanças dos clubes. Decidi ir aos empréstimos. Investimento financeiro muito baixo, jogadores que estão predestinados em jogar em grandes palcos, ou que estão sem espaço e precisam de jogar. O risco é zero, e em troca só pedem minutos. Assim conseguimos jogadores de outra craveira, conscientes de que isto é um passo de crescimento. No fim da época, seguem caminho. Para completar o plantel, contratações a custo zero, apenas quando fizer sentido. Como resultados aparecem nomes interessantes, um grupo competitivo e margem para crescer. Já não penso em subir, isso tem de ser claro. Quero chegar às fases adiantadas das Taças. Claro que o onze titular composto por estrangeiros e emprestados podem não se ligar ao projeto, à cidade, ao clube. Faz parte. Mas também faz parte da história do Rio Ave saber integrar, adaptar e tirar o melhor de quem cá passa. @IlidioMA Reis é uma curiosidade: um regen “puro”, lateral esquerdo, formado no Rio Ave, que pertence ao Manchester City, fez 13 jogos pela Seleção A e… cinco jogos pelo clube em quatro épocas. Jogou na Primeira Liga com 18 anos, desapareceu no meio do sistema, voltou agora a casa. PLANTEL Nome Posição Idade Internacionalizações Info 🇳🇱 Arno van Zwam GR 28 5 internacionalizações jovens Emprestado pelo Ipswich 🇵🇹 Caio Nascimento GR 20 – 🇧🇷 Belletti D (D) 22 3 internacionalizações A Emprestado pelo Arsenal 🇨🇿 Radim Kucera D (C) 24 27 internacionalizações jovens Jonathan Bickley D (DC) 22 35 internacionalizações A Emprestado pelo Man City 🇵🇹 Jorge Andrade D (C) 20 2 internacionalizações A Emprestado pelo Man City 🇵🇹 Ilídio Reis D (E) 22 13 internacionalizações A Emprestado pelo Man City 🇵🇹 José Pedro Barny D (DEC) 19 – 🇵🇹 Basílio Tasca D (C), MD, M (C) 25 16 internacionalizações jovens Formado no Porto 🇳🇱 Patrick Paauwe D (C), MD 22 29 internacionalizações jovens Emprestado pelo Stuttgart 🇵🇹 Manuel Campos D/DA (E) 23 – Formado no Porto 🇦🇴🇵🇹 Luís Miguel D (D), MO (DE) 27 34 internacionalizações A 🏴 Nicky Butt MD 23 21 internacionalizações jovens Emprestado pelo Man Utd 🇱🇺🇫🇷 Ablaye Schmitz MD, M (DC), MO (C) 25 48 internacionalizações A 🇵🇹 Francisco Wang MD, M (E), MO (DE) 27 – Formado no Benfica 🇵🇹 Bruno Ornelas M/MO (C) 26 1 internacionalização jovem 🇨🇮🇵🇹 Chris Grombahi M/MO (DE) 29 12 internacionalizações A Formado no Sporting 🇳🇱 Clarence Seedorf MO (C) 22 9 internacionalizações A Emprestado pelo Newcastle 🇵🇹 Sérgio Conceição MO (DE) 23 1 internacionalização A Emprestado pelo Newcastle 🇦🇷 Santiago Solari MO (DEC) 21 3 internacionalizações jovens Emprestado pelo River Plate 🇵🇹 Rui Pataca PL (C) 25 2 internacionalizações jovens 🏴 Michael Owen PL (C) 18 6 internacionalizações jovens Emprestado pelo Liverpool 🥇 Clarence Seedorf É, para mim, o melhor jogador do plantel. Médio ofensivo com leitura de jogo acima da média, calma com bola e uma maturidade que não se ensina. Nasceu em Paramaribo, no Suriname, tem essa herança no jogo e começou onde os grandes começam: no Ajax, num contexto que molda jogadores completos. Já é decisivo, já faz a equipa jogar melhor, e o potencial está lá para chegar a um patamar muito específico, daqueles raros, em que não soa absurdo dizer que pode ganhar três Champions com três clubes diferentes. Há nomes que pesam. Este parece feito para aguentar o peso. 🥈 Nicky Butt É produto direto da classe de 92, e isso nota-se em tudo: competitividade, disciplina tática e uma noção coletiva acima da média. Não é jogador de holofotes, é jogador de equipa, aquele que equilibra, recupera, simplifica e sustenta os outros. Forte mentalmente, agressivo quando é preciso e sempre fiável, tem perfil para ser peça-chave em equipas vencedoras, habituadas a pressão, títulos e balneários exigentes. O potencial está precisamente aí: não ser o mais vistoso, mas ser indispensável, daqueles que acumulam troféus enquanto outros acumulam capas. 🥉 Sérgio Conceição É aquele extremo que parece ter bebido Red Bull desde os cinco anos. Corre o campo todo, aparece onde ninguém espera e não há quem o pare, com aquela capacidade de meter 3 batatas na Alemanha como quem não quer a coisa. Tem velocidade, intensidade e uma rassa que contamina toda a equipa Editado Fevereiro 3 por Vítor Manuel Oliveira 1 Compartilhar este post Link para o post
saidex Publicado Fevereiro 3 Achei curioso nas estrelas não estar um tal de "Michael Owen", outrora Bola de Ouro. 😛 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 4 Citação de cadete, há 19 horas: Bem, com este plantel... Os nomes não jogam sozinhos, mas a qualidade é claramente muito superior ao que estamos habituados. A ver se esta experiência corre bem, até porque dá mais gozo jogadores com nomes que, na vida real, foram grandes. Sei que estão cá para os desenvolver, não são produto acabado, mas para este nível será extraordinário. Mas nem tudo é um mar de rosas... Citação de saidex, há 18 horas: Achei curioso nas estrelas não estar um tal de "Michael Owen", outrora Bola de Ouro. 😛 Nunca ouvi falar desse regen. ahah A par do Jorge Andrade são os únicos jogadores com o estatuto de prodígios. Está a dar literalmente os primeiros passos no futebol profissional. Tem 18 anos, só fez uns minutos pelo Liverpool. O Clarence, Nicky e Sérgio têm 23 anos, já têm alguma maturidade competitiva e são 5 anos a mais. Não são produto acabado, ao não jogarem não evoluem, mas faz muita diferença. No final da época veremos se o Owen é o nosso homem. Creio que poderá ser o número um. 2 Compartilhar este post Link para o post
saidex Publicado Fevereiro 4 Citação de Vítor Manuel Oliveira, há 1 hora: Nunca ouvi falar desse regen. ahah A par do Jorge Andrade são os únicos jogadores com o estatuto de prodígios. Está a dar literalmente os primeiros passos no futebol profissional. Tem 18 anos, só fez uns minutos pelo Liverpool. O Clarence, Nicky e Sérgio têm 23 anos, já têm alguma maturidade competitiva e são 5 anos a mais. Não são produto acabado, ao não jogarem não evoluem, mas faz muita diferença. No final da época veremos se o Owen é o nosso homem. Creio que poderá ser o número um. No caso do Owen, aos 18 estava no auge 😂 (durou foi pouco, infelizmente! malditas lesões) 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 5 Citação de saidex, há 20 horas: No caso do Owen, aos 18 estava no auge 😂 (durou foi pouco, infelizmente! malditas lesões) Sim, aos 18 anos foi melhor marcado da Liga e 4º na Bola de Ouro. Coisa pouca. Mas também teria menos graça se aqui fosse tudo igual à vida real. Se calhar aqui o Adu vai ser gente, se vier com o potencial que tinha na altura. E também é engraçado ver jogadores a representarem outros países. Principalmente jogadores que não tiveram grande hipótese na Seleção na vida real e vão para outro país serem reis. Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 5 (editado) Época 2035/36 - Rio Ave A época começou de uma forma cujo não estou habituado. Mas o futebol nunca foi sobre como se começa, é sobre como se aguenta, como se insiste, e principalmente como se termina. Ironicamente, acabou quase como começou. Mas se há coisa que esta época deixou clara é que esta abordagem é para continuar. Foi uma época fantástica. Daquelas que não cansam. Pelo contrário: dão vontade de voltar a ver tudo outra vez. Ver jogadores a crescer, a ganhar alegria a jogar, a perceberem que são melhores do que pensavam. Isso foi bonito. Mesmo bonito. E fez-me começar a olhar para a Taça de outra forma. Com mais respeito, mais fome, mais ambição. Atualmente o Rio Ave já não joga nos Estádios dos Arcos. Talvez tenha ajudado a ter uma época menos ventosa. Por vezes era tanto tanto tanto vento que maior adversário não era o Porto ou Benfica, mas sim a nortada. A direção ficou desiludida logo no primeiro encontro. Falhamos os objetivos, tinha eu 3 semanas de clubes. Temi pelo meu lugar, sou sincero. Se as coisas não corressem bem a partir daí... não sei. Felizmente foi sempre a abrir. A qualidade faz diferença. O banco não tão incrível, mas a maioria são os titulares da época passada, malta capaz. Quem nos parou nesta primeira volta foi novamente o Feirense. Feirense será o novo Braga? Bem, na segunda volta conseguimos empatar com o Feirense. Na nossa casa mandamos nós! ahah Fora de brincadeiras, estes rapazes jogaram imensamente à bola, mas deu-me gozo. A Taça é como se fosse a nossa Liga dos Campeões. E contra o Porto surpreendemos até mesmo a nós próprios. Tivemos sorte no resto do sorteio, ao apanhar o União de Santarém da Terceira, e um jogo a duas mãos com o Marítimo onde estávamos a ganhar 3-0 e fomos empatar na primeira mão. Na segunda já fomos mais profissionais e fomos à final. Mas o Braga é o Braga. E vi um dos maiores frangos no FM. Estão a ver aquele frango do Nuno contra o Benfica em 2010 na final da Taça da Liga? Igualzinho! Apenas muda o minuto, foi ao 7º. Depois fomos para cima, como tinha de ser. A ironia é que o van Zwam sofreu zero golos nos 6 jogos que fez na Taça, batendo o recorde de um guarda-redes sem sofrer golos na Taça. (Não participou na primeira-mão da meia-final) E nunca vi um guarda-redes defender tanto, e não estou a exagerar. Quim 9,7. O gajo lembrou-se de defender tudo, e quando não estava lá o poste apareceu. Depois, já com a equipa a morar na casa do Quim, marcam no último minuto. Resultado justo? Com uma exibição destas, mesmo que frustrante, não há nada a declarar. Quim ganha a Taça, é só dele. 📊 Classificação, Dados & Recordes Ganhar a Liga era o óbvio. Conseguimos bater o recorde de mais vitórias numa época, do Belenenses (29), de quando a Liga tinha mais jornadas. Também batemos o recorde de mais vitórias consecutivas que pertencia ao Mafra (lembram-se de quando eles foram campeões?) 🎖️ Prémios da Liga & Melhor XI da equipa Que época épica! Nenhum jogador titular a sair a meio da época, ninguém desiludido (os do banco, mas aceitaram que os titulares em melhores e todos fazem falta), creio que o Rio Ave poupou bastante dinheiro neste ano e para a próxima época poderá buscar jogadores de calibre de Primeira Liga, invés de ficar preso a jogar de "Segunda". A ver como lhes corre a vida. Seedorf e Conceição resolveram imensos jogos, Butt desiludiu um pouco, mas o seu compatriota Owen entrou aqui como miúdo mas já sai como Graúdo. É para outros voos e foi chamado ao Euro, assim como Paauwe pelos Países Baixos e o Ilídio por Portugal. Para mim, Seedorf é o MVP. Editado Fevereiro 5 por Vítor Manuel Oliveira 3 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 6 Grupo Desportivo Estoril Praia 📍 Alcabideche Cheguei ao Estoril. E sim, continua a saber a sal, sol e… empréstimos. A fórmula mantém-se: pouco investimento, muitos miúdos com nome grande nas costas e fome de minutos nas pernas. Treinar nomes sonantes enquanto percorrem um caminho menos glamoroso do que o esperado tem a sua piada. Não é o palco principal, mas é onde muita carreira se faz. Estamos cá para ganhar jogos, claro, mas também para dar palco, tempo e crescimento a quem precisa. Pelo meio, reencontro um velho amigo dos tempos do Farense, o Wilson Mendes. O futebol tem destas coisas: mudam-se os clubes, mudam-se os contextos, mas há caras que voltam sempre a aparecer. Agora é no Estoril, entre a linha do comboio e o mar, com a mesma ideia de sempre: trabalhar bem, aproveitar o que há e tentar que isto acabe melhor do que começou. O clube vem de ganhar a Terceira Liga na época passada. Claramente um nome a mais nesse contexto. E mesmo na Segunda, continua a soar a clube de outro patamar. PLANTEL Nome Posição Idade Internacionalizações Info 🇵🇹 Diogo Mendes GR 28 2 internacionalizações jovens 🇩🇪 Robert Enke GR 22 13 internacionalizações jovens Emprestado pelo Benfica 🇵🇹 Nélson D (D) 27 12 internacionalizações jovens Formado no Sporting 🇵🇹 Kiko Secretário D (DC) 28 – 🇩🇪 Gaetano De Rosa D (C) 26 29 internacionalizações jovens Emprestado pelo Chelsea 🇦🇷 Walter Samuel D (C) 21 – Emprestado pelo Arsenal 🇪🇸 Mikel Lasa D (E) 27 – 🇨🇲 Lauren D (DE) 22 40 internacionalizações A Emprestado pelo Arsenal 🇵🇹 Olívio Moninhas D (D), MD, M (C) 25 – 🇪🇸 Albert Carbonell D (C), MD 26 – 🇧🇷 Jorge Wágner D/MO (E) 20 – Emprestado pelo Inter 🏴 Jamie Redknapp MD 26 1 internacionalização A Emprestado pelo Inter 🇸🇳🇵🇹 Mamadou Seck MD, M/MO (C) 27 31 internacionalizações jovens 🇧🇷 Renato MD, MO (C) 20 3 internacionalizações A Emprestado pelo Man Utd 🇨🇻🇵🇹 Wilson Mendes M (C), MO (DC), PL (C) 28 43 internacionalizações A 🇵🇹 Miguel João da Silva M/MO (E), PL (C) 30 – 🏴 Darren Anderton MO (DC) 27 1 internacionalização A Emprestado pelo Man City 🇦🇷 Juan Román Riquelme MO (C) 21 – Emprestado pelo Man City 🇵🇹 Nuno Esteves MO (DEC), PL (C) 25 2 internacionalizações jovens 🇧🇷 Denílson MO (EC), PL (C) 22 – Emprestado pelo Chelsea 🇨🇩 Shabani Nonda PL (C) 22 37 internacionalizações A Emprestado pelo Liverpool 🇨🇻🇵🇹 Rochinha PL (C) 21 5 internacionalizações A 🥇 Juan Román Riquelme É claramente o nosso melhor jogador. Faltava qualquer coisa a esta equipa. Pensei em chamar o @Coiso, mas não seria a mesma coisa, e acabei por encontrar um rapaz cheio de vontade de jogar. Muitas vezes isso não parecia acontecer em campo, porque é aquele clássico número 10: pede bola no pé, pausa, pensa o jogo. E sim, há espaço para estes jogadores no futebol moderno, desde que a equipa saiba respirar com eles. 🥈 Denílson O caos controlado. Alegria, desequilíbrio, improviso e aquela sensação permanente de que algo pode acontecer… mesmo que às vezes nem ele saiba bem o quê. Fez parte dos Funk Seoul Brothers com Ronaldinho e Seol Ki-hyeon, e esse ADN está todo ali: futebol de rua, um-para-um, risco constante. Pode falhar, mas quando acerta muda jogos. 🥉 Renato Energia pura, impacto imediato. Chega, morde, rompe linhas e empurra a equipa para a frente. E se quero ter sucesso, preciso de médios defensivos muito capazes. São eles o equilíbrio da equipa, os que limpam, organizam e permitem que os outros brilhem. Sem isso, não há Riquelmes nem Denílsons que resistam. 2 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Fevereiro 7 Primeira derrota com o Rio Ave foi paa a equipa colocar os pés bem assentes no chão. Agora no Estoril, com Riquelme e Denilson, é para espalhar pura magia. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 7 Citação de cadete, há 3 horas: Primeira derrota com o Rio Ave foi paa a equipa colocar os pés bem assentes no chão. Agora no Estoril, com Riquelme e Denilson, é para espalhar pura magia. A equipa nem sequer tinha pés. Sei que só olhava para a Taça da Liga com outros olhos na fase final, mas ser eliminado logo no primeiro jogo é algo que nunca me tinha acontecido. Também é numa fase muito precoce da época, ou até mesmo da pré-época. Logo está tudo desconcertado, mas também estão as outras equipas. 1 Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 7 Época 2036/37 - Estoril Chegar ao Estoril foi rápido. Foi chegar, ver, perder ganhar, ganhar, sair. Há clubes que entram na carreira para não ficarem. Não foi uma época longa, nem especialmente épica, mas foi intensa enquanto durou. Houve jogos que acabaram cedo demais, expectativas que cresceram mais depressa do que a maturidade da equipa e aquela sensação estranha de fazer muita coisa bem… e mesmo assim cair. A “Liga dos Campeões” de quem anda por aqui prometia mais do que entregou, mas o futebol também é isto: nem sempre ganha quem joga melhor, e às vezes a época acaba quando ainda parecia estar a começar. Sem dramas. Missão cumprida, lições tiradas e a certeza de que este clube não pertence muito tempo onde esteve. O resto fica nos detalhes. Encontros Nem aquecemos na Taça da Liga. Plantel de Terceira Liga, com algumas saídas, e para ajudar, as novas contratações estavam nos Jogos Olímpicos. Foi uma derrota completamente normal e esperada, menos para a direção. Era importante começar bem na Liga. Começamos e acabamos bem. Uma única derrota, alguns empates, mas esta equipa parecia o Brasil do antigamente: equipamento, jogadores brasileiros a serem destaque e pelo futebol jogado. Levamos esse espírito para a Taça de Portugal, dando 10 aos BSAD, que anda pelas distritais, metermos em sentido o Vitória FC da Primeira Liga, nosso conhecido. Até que contra o Tondela encarnamos o espírito do Brasil moderno. Muito talento mas falta de estaleca. A idade não perdoa. Sei que tinha 4 titulares no banco, por estarem condicionados, mas criamos mais que oportunidades para ganhar este jogo. Fica um sabor amargo na boca, e a época acabou em novembro, num jogo que poderíamos ter goleado. Mas é futebol, é FM. 📊 Classificação, Dados & Recordes Mas o importante é subir, certo? Feito. Batemos o recorde de golos que pertencia ao Tondela. Quase que serve de vingança pela derrota na Taça. Muito golo, uma única derrota, alguns empates. Não sei se algum dia baterei o recorde de pontos do Belenenses ou passar uma época invicto. 🎖️ Prémios da Liga & Melhor XI da equipa Riquelme, what else? Melhor jogador que treinei. E isso é a parte que me está a dar gozo nos jogadores emprestados. Mas o que sinto é que falta sempre qualquer coisa. Quando tenho equipa, falta subir o nível dos intervenientes para conseguir ombrear contra os maiores. Quando tenho melhores executantes falta-me equipa, um banco do mesmo nível. Porque com um plantel mais limitado, o nível entre todos é similar. Enke também ajudou imenso. Creio que foi a equipa onde sofri menos golos durante a época. Também não jogar contra os maiores ajudou. Compartilhar este post Link para o post
Vítor Manuel Oliveira Publicado Fevereiro 8 (editado) Futebol Clube de Arouca 📍 Arouca O Arouca competiu na época passada na Terceira. Coisa estranha para um clube que ainda ontem recebia os grandes, jogava sem complexos e metia respeito a meio da tabela da Primeira. Mas o futebol é isto: sobe-se rápido, cai-se ainda mais rápido. Entre curvas, serra, pedra, trabalho e aquele estádio que parece plantado no meio da paisagem como quem avisa “quem quiser pontos que venha buscá-los”, há uma coisa que fica clara desde o primeiro dia: aqui nada é dado, tudo é conquistado. O futebol segue a mesma lógica. Ninguém promete mundos, mas toda a gente exige compromisso. O estádio não intimida pelo tamanho, intimida pelo silêncio atento. Percebe-se logo quem está só de passagem… e quem veio para levar isto a sério. Os adeptos não pedem estrelas, pedem raça. Não assobiam o vento, assobiam quem joga sem intensidade. A cidade, pequena mas orgulhosa, vive o clube como vive tudo: com seriedade e paciência. Arouca não parece o sítio onde se constroem carreiras glamorosas, e é exatamente por isso que tantas começam aqui. Se tudo correr como planeado, esta será só mais uma paragem no caminho. Mas enquanto cá estiver, o objetivo é simples: subir. Como sempre. PLANTEL Nome Posição Idade Internacionalizações Info 🇳🇱 Arno van Zwam GR 30 5 internacionalizações jovens Emprestado pelo Ipswich 🇦🇲🇵🇹 Harutyun Abrahamyan GR 30 39 internacionalizações A 🇪🇸 Josemi D (D) 20 8 internacionalizações jovens Emprestado pelo PSG 🇵🇹 José Couto D (DC) 28 🇵🇹 Jorge Soares D (C) 28 🇳🇱 Regillio Vrede D (C) 27 6 internacionalizações jovens Emprestado pelo Brighton 🏴 Tom Bell D (C) 26 Emprestado pelo Benfica 🇨🇭 Ludovic Magnin D (E) 21 24 internacionalizações A Emprestado pelo PSG 🇵🇹 Fernando Jorge Dolores D/DA (D) 24 🇵🇹 Vasco Chaves D (C), MD, M (C) 27 🇵🇹 Francisco Couto D/DA (D), MO (DE) 32 8 internacionalizações jovens 🇵🇹 Vladimiro Jogo D/DA (E), MD 20 🇦🇷 Adrián Bastía MD 21 5 internacionalizações jovens Emprestado pelo Man CIty 🇭🇷 Jurica Vranjes MD 20 Emprestado pelo Stuttgart 🇵🇹 Rafael Luís MD, M (C) 34 1 internacionalização jovem Formado no Benfica 🇵🇹 Bernardo Teixeira M/MO (C) 24 🇵🇹 Miner MO (D) 29 🇨🇿 David Jarolím MO (D) 21 32 internacionalizações jovens Emprestado pelo Bayern 🇦🇷 Ariel Ibagaza MO (C) 23 4 internacionalizações jovens Emprestado pelo Newcastle 🇵🇹 Bruno Oliveira MO (C), PL (C) 29 🇮🇹 Antonio Di Natale MO (E) 22 29 internacionalizações jovens Emprestado pelo Aston Villa 🇦🇷 Bernardo Romeo PL (C) 22 Emprestado pelo Bayer 🥇 Josemi É o número um, sem discussão. Um lateral moderno, completo, daqueles que fazem a ala inteira sem pedir licença. Curiosamente, nunca jogou na Primeira Liga: passou pela Segunda espanhola com Málaga e Deportivo, andou pela Ligue 2 no Caen, sempre num registo sólido, fiável, competitivo. Não é jogador de holofotes, é jogador de treinador. Agora chega emprestado pelo PSG, que pagou uns simbólicos 97 mil euros — trocos para eles, ouro para nós. Continua na senda de quem faz carreira a sério, jogo após jogo, sem atalhos. 🥈 Bernardo Romeo O nosso homem-golo. Produto de luxo que nunca teve o contexto certo. O Chelsea pagou 11,25 milhões por ele, o Bayer chegou aos 22 milhões… e mesmo assim, pouco jogou. Aqui a lógica é simples: joga quem rende. Vai ter minutos, confiança e bola na área. Se fizer golos, e vai fazer, todos ganham: ele, o clube e a ideia por trás deste projeto. É daqueles avançados que precisa mais de continuidade do que de promessas. 🥉 Arno van Zwam Podia ter escolhido o Di Natale, pela qualidade, mas da última vez não se destacou como esperava (tinha 18 aninhos). Preferi ir pela segurança. Van Zwam é, sem grande exagero, um dos melhores guarda-redes que esta Liga já viu. Internacional jovem, presença, leitura de jogo e uma calma pouco normal para o contexto onde está. Guarda-redes que dão pontos contam sempre mais do que parecem, e este vai dar. Não faz barulho, mas resolve problemas. Muitos. Editado Fevereiro 8 por Vítor Manuel Oliveira 1 Compartilhar este post Link para o post
cadete Publicado Fevereiro 9 E continua a travessia do país... 1 Compartilhar este post Link para o post