GS34 Publicado 19 Abril 2010 Alguem sabe se a corrida nas boxes entre o Vettel e o Hamilton teve consequencias por parte da FIA??a FIA decidiu não punir nenhum dos dois... voltando a parte do alonso, se por acaso estivesse estipulado montar slicks no massa e intermedios novos no alonso, o alonso ao ultrapassar o massa naquele momento, só se ia lixar...teve sorte na estrategia...mas pensei que o alonso já tivesse mais cabecinha... Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 20 Abril 2010 Montezemolo quer Valentino Rossi na Ferrari O actual líder do campeonato do mundo de MotoGP, Valentino Rossi, nunca escondeu a sua admiração pelos desportos motorizados. Algumas vezes Rossi chegou mesmo a trocar as lides da sua moto pelo volante de veículos de quatro rodas, ainda que sempre por diversão. Segundo o jornal “La Gazzeta dello Sport”, quem também nunca escondeu o desejo de ter "Il Dottore" ao comandos de um monolugar foi Luca Montezemolo, que voltou a mostrar a sua vontade em ter Rossi na Ferrari, quem sabe já na próxima temporada. "Queremos um terceiro carro e faremos tudo para ter o Valentino. Quando ele ganhar o campeonato deste ano de MotoGP, acho que já chega. Ele tem que ganhar também na Formula 1", explicou o presidente da Ferrari. Montezemolo aproveitou a ocasião para tentar garantir a participação de mais um monolugar na competição: seria melhor para as equipas importantes, como a McLaren, por exemplo, terem três monolugares", garantiu. A possível integração de Valentino Rossi na equipa da Ferrari novamente um italiano até aos volantes da marca, como piloto de corridas titular. O último piloto transalpino a merecer a confiança da Escuderia foi Michele Alboreto, entre 1984 e 1988. Fonte OJOGO Compartilhar este post Link para o post
GS34 Publicado 20 Abril 2010 já esteve mais perto de ir para a F1 Compartilhar este post Link para o post
Daniel Ferreira Publicado 21 Abril 2010 Para ser pior que o Capelli :lol: Compartilhar este post Link para o post
GS34 Publicado 21 Abril 2010 tou curioso para ver o Schumacher em Barcelona, com o novo chassis e outras actualizações... Compartilhar este post Link para o post
Guest Dennis The Menace Publicado 21 Abril 2010 O Fisichella é marciano? Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 21 Abril 2010 O Fisichella é marciano? :lol: Que esse ia la fazer. So se o Massa ou o Alonso saissem e que ele la entrava. A Ferrari precisa é de impor tarefas aos dois pilotos (definir o 1º piloto e o 2º), nao de ganhar manobras publicitarias com vindas de galacticos vindos de outras modalidades Compartilhar este post Link para o post
GS34 Publicado 21 Abril 2010 :lol: Que esse ia la fazer. So se o Massa ou o Alonso saissem e que ele la entrava. A Ferrari precisa é de impor tarefas aos dois pilotos (definir o 1º piloto e o 2º), nao de ganhar manobras publicitarias com vindas de galacticos vindos de outras modalidades mas o fisichella teve aquele mau bocado na ferrari porque simplesmente não se adaptou ao carro... quanto ao rossi, ja demonstrou valor ao volante de um ferrari, embora duvido que num futuro proximo hajam 3 carros de algumas equipas... Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 21 Abril 2010 mas o fisichella teve aquele mau bocado na ferrari porque simplesmente não se adaptou ao carro... quanto ao rossi, ja demonstrou valor ao volante de um ferrari, embora duvido que num futuro proximo hajam 3 carros de algumas equipas... Mas achas que ia dar certo??? Compartilhar este post Link para o post
GS34 Publicado 21 Abril 2010 Mas achas que ia dar certo???não sei, ia levar o seu tempo de adaptação... só se iria saber se lhe dessem o carro para as mãos num mundial... Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 21 Abril 2010 não sei, ia levar o seu tempo de adaptação... só se iria saber se lhe dessem o carro para as mãos num mundial... nao sei, mas entre escolher um piloto com rodagem na F1 contra um (excelente motociclista) ia pela primeira, logo agora que tanto que se fala no Kubica.. Compartilhar este post Link para o post
GS34 Publicado 21 Abril 2010 nao sei, mas entre escolher um piloto com rodagem na F1 contra um (excelente motociclista) ia pela primeira, logo agora que tanto que se fala no Kubica..mas ter 3 grandes pilotos na mesma equipa não ia dar certo de certeza...já dois é o que é, imagino 3, isto porque se o Kubica fosse para lá, duvido muito que ele quisesse o papel de 2º ou 3º piloto... Compartilhar este post Link para o post
Bugno09 Publicado 21 Abril 2010 Mas achas que ia dar certo??? Há predestinados que nasceram para guiar, sejam carros ou motas, e o Rossi é um deles, se podia ser campeão do mundo?Dúvido. Se podia ganhar 1 ou outra corrida? Sem dúvida. O Rossi já provou que consegue ser rápido nos ralis e nos F1 O Kubica da maneira que as coisas estão neste campeonato, ainda se vai ver obrigado a ficar com a Renault mais 2 ou 3 anos, visto no contrato dele dizer que se em Julho de 2010 a equipa estiver em 3º do campeonato de contrutores ele tem de cumprir os 3 ou 4 anos de contrato, caso contrário fica livre no final da temporada, para assinar por quem quiser Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 21 Abril 2010 0ahJ4Ig2OTQ Não me parece haver jump start... No vídeo a partir do cockpit do Alonso já dá para ver que sim, de facto, ele arranca um pouco mais cedo. Agora andarem a dizer que ainda com os sinais ligados já estava a meio do carro da frente... :lol: Compartilhar este post Link para o post
GS34 Publicado 21 Abril 2010 Não me parece haver jump start...ainda esse assunto ? a expressão "melhor o resultado que a exibição" aplica.se ao alonso neste GP... falsa partida, e possibilidade de ter acabado com a corrida da ferrari naquele momento, teve sorte... Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 21 Abril 2010 ainda esse assunto ? a expressão "melhor o resultado que a exibição" aplica.se ao alonso neste GP... falsa partida, e possibilidade de ter acabado com a corrida da ferrari naquele momento, teve sorte... Oi? Apenas exprimi a minha interpretação do vídeo que coloquei, corrigindo-a posteriormente, já que quando se discutiu isso aqui não tive oportunidade de falar. Incomoda-te? Compartilhar este post Link para o post
GS34 Publicado 21 Abril 2010 Oi? Apenas exprimi a minha interpretação do vídeo que coloquei, corrigindo-a posteriormente, já que quando se discutiu isso aqui não tive oportunidade de falar. Incomoda-te? não, calma rapaz... exprimiste a tua opinião, eu exprimi a minha, o que é queres que te faça ? :confuso: Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 21 Abril 2010 Não quero que me faças nada. A forma como escreveste é que parecia que era impeditivo alguém voltar a um assunto anteriormente falado no tópico. Compartilhar este post Link para o post
GS34 Publicado 21 Abril 2010 Não quero que me faças nada. A forma como escreveste é que parecia que era impeditivo alguém voltar a um assunto anteriormente falado no tópico.mas não, não fosse a minha autoridade neste forum = a zero Compartilhar este post Link para o post
David Villa Publicado 21 Abril 2010 O problema é que o video já foi postado umas páginas atrás. Compartilhar este post Link para o post
Daniel Ferreira Publicado 22 Abril 2010 0ahJ4Ig2OTQ Não me parece haver jump start... No vídeo a partir do cockpit do Alonso já dá para ver que sim, de facto, ele arranca um pouco mais cedo. Agora andarem a dizer que ainda com os sinais ligados já estava a meio do carro da frente... :lol: Jump-start, sem dúvida, deu para ver logo, Rui. Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 24 Abril 2010 Ferrari descobre falha nos motores A Ferrari descobriu a origem do sobreaquecimento dos motores no início desta época, que já levou Fernando Alonso a destruir dois motores, um no Grande Prémio da Malásia e outro nos treinos-livres na China. Segundo a Auto Motor Und Sport, o problema reside nas válvulas pneumáticas, que deixam escapar muito ar, provocando os sobreaquecimentos. O motor é o mesmo da temporada passada, mas foram feitas modificações no sistema de refrigeração para corresponder às novas regras da Fórmula 1. Agora, a escuderia italiana vai pedir autorização à FIA para proceder às devidas alterações ao motor, de forma a não ocorrer novamente o mesmo problema Compartilhar este post Link para o post
GS34 Publicado 24 Abril 2010 Mercedes GP leva W01 com maior distância entre eixos para Barcelona A Mercedes GP vai levar novos chassis com maior distância entre eixos para a próxima corrida, que se irá realizar em Barcelona, pretendendo com isso melhorar a performance dos monolugares prateados. Além desta alteração, a equipa planeia, ainda, introduzir diversas novas modificações aerodinâmicas no W01, entre elas uma versão funcional do F-Duct. Mercedes GP leva W01 com maior distância entre eixos para Barcelona - Segundo Ross Brawn, director da formação germânica, esta alteração para um chassis com maior distância entre eixos prende-se com o facto de terem feito cálculos errados quanto à distribuição de pesos para os pneus de 2010. "O problema não é a distância entre eixos em si, mas sim a distribuição de peso. Calculámos mal a distribuição de pesos. Assim que pudemos testar estes pneus percebemos que não tínhamos a distribuição certa de peso e fomos até ao limite com aquilo que conseguíamos com este carro", afirmou o britânico. Compartilhar este post Link para o post
Daniel Ferreira Publicado 25 Abril 2010 A análise da época, por Stirling Moss A lenda do automobilismo britânico Stirling Moss, actualmente com 80 anos, e apesar do acidente que teve recentemente em sua casa, ainda está suficientemente lúcido para analisar o inicio da temporada de 2010 de Formula 1. Na sua coluna do site americano ESPN, escreveu sobre a liderança de Jenson Button e das dificuldades de Michael Schumacher no seu regresso à competição, após três anos de ausência. "Muita gente diz que [schumacher está com problemas] porque esteve três anos fora das pistas, mas vou reforçar aquilo que disse no início da época: até agora, ele nunca teve um companheiro de equipa verdadeiramente competitivo. Os seus sete títulos mundiais são, para mim, enganadores, e penso que estamos a ter a prova agora contra o Rosberg. Além disso, não tenho a certeza que ele esteja a levar a Formula 1 tão a sério como antes. É preciso um impulso para lá estar, não se pode fazer aquilo por divertimento e penso que Schumacher já não tem esse impulso", afirmou. "Para vencer é preciso acreditar que não há mais ninguém que nos consiga vencer e, francamente, penso que ele não está nesse estado mental. Parece que este ano é apenas uma parte do seu afastamento e não uma extensão da sua carreira", adicionou. Quanto a Jenson Button, Moss afirma que ele venceu as duas corridas, em Melbourne e Xangai, porque tomou a decisão certa no momento certo. "A história em Xangai, tal como em Melbourne, foi toda à volta de Jenson Button. Venceu ambas as corridas e fê-lo porque tomou a decisão certa. Ele venceu porque usou a cabeça e mostrou que trabalha ao mais alto nível dentro do carro. Até agora, nesta temporada, tenho dito que o Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Sebastian Vettel têm sido os melhores pilotos, mas agora estou contente por dizer que o Jenson juntou-se a eles", comentou. "Olhando para a dupla da McLaren, o mais excitante é sem dúvida Hamilton mas é o Jenson que calmamente faz o trabalho. Quando ele foi para a McLaren no Inverno, eu disse-lhe 'Meteste-te na boca do lobo', ao que ele respondeu calmamente 'Vai ser interessante'. E penso que é interessante porque o Hamilton mostrou imenso talento em recuperar pelo pelotão, mas o Button bateu-o em qualificação e marcou mais pontos. A diferença é que Button está a pensar correctamente", considerou o veterano britânico. Em relação à Ferrari, Moss considera que a cordialidade que existe actualmente na McLaren já está mais ténue, depois do incidente entre os dois pilotos na entrada das boxes. "Alonso fez uma manobra atrevida sobre o Felipe Massa para assegurar que era o primeiro nas boxes para ter pneus novos. Acima de tudo, aquilo mostrou o carácter de Alonso, o tipo de homem que é: ele é um piloto. E não digo que isso seja mau porque eu teria feito o mesmo se estivesse naquela situação. Mas, se eu estivesse no lugar de Massa, que enfrenta dúvidas em relação ao seu futuro com rumores de que pode ser substituído por Robert Kubica em 2011, eu estaria ansioso por mostrar à equipa aquilo que era feito. Se a Ferrari estiver a considerar Kubica, Massa tem de convencer os responsáveis de que estão a cometer um erro e se isso significar ser duro com Alonso então que assim seja", concluiu. Mais perspectivas pneumáticas para 2011 Depois de ter falado na terça-feira sobre as candidaturas da Cooper/Avon e da Michelin para a temporada de 2011, no sentido de substituir a Bridgestone, hoje fala-se oficialmente (antes era só um rumor) de que a Pirelli também vai se candidatar ao lugar de fornecedor de pneus para a próxima temporada. O interessante nesta noticia é que a marca italiana quer voltar com duas condições: com concorência e com a medida dos pneus alterada para 18 polegadas. As mesmas que a Michelin pediu, exceptuando que tenha pedido às equipas para que colaborem no desenvolvimento dos pneumáticos. "Isso é algo que temos pedido há vários anos. Esses dois factores [concorrência e medidas dos pneus] são muito interessantes, mesmo que ainda não exista nada de concreto. No entanto, caso exista uma mudança nesse sentido, poderíamos considerar um regresso à Formula 1", afirmou o presidente da empresa, Marco Tronchetti Provera, à agência noticiosa italiana ANSA. As duas marcas ponderam o regresso, mas impôem condições. Algo que a Cooper/Avon não coloca, por agora. Mas a palavra final cabe a Jean Todt, presidente da FIA, e parece que está num dilema: abolir o monopólio, e isso implicaria um aumento de custos inevitável, ou manter o monopólio, e escolhe a Cooper/Avon, que tem dedo de... Bernie Ecclestone. Será que Todt quer que isto se torne numa Formula Ecclestone? Não creio muito. E assim deparamos com um dilema interessante, que tem de ser resolvido depressa, de perferência antes da primeira corrida europeia em Barcelona. E porquê? Pois a partir de Maio se começa a desenhar os carros para a temporada de 2011, e o tamanho dos pneus tem imensa importância nas suspensões dos carros, por exemplo... Jean Todt, tem de decidir este caso, e depressa. Se voltasse a Pirelli e Goodyear era show. As polémicas de Xangai Esta semana quero esmiuçar o GP da China em Xangai, e particularmente os dois incidentes de corrida: Vettel vs Hamilton e Alonso vs Massa. Muitos consideram ambas as manobras como ilegais, e com potencial de causar tempestade no seio da Formula 1. No primeiro caso faz crescer a animosidade contra Lewis Hamilton, e no segundo caso, a personalidade de Alonso causou mais uma tempestade na Ferrari, mais uma no seio da Scuderia de Maranello. E ainda deixo uma palavra final para a McLaren-Mercedes. Polémica na saída das boxes: pouco ético, mas não ilegal Muitos não gostaram da manobra de Lewis Hamilton ao alemão da Red Bull, na saída das boxes, em que Hamilton encosta Vettel para não perder um lugar, num chuvoso GP da China, quando ambos tinham acabado de trocar de pneus. Na minha opinião, apesar da manobra não ser éticamente correcta, não é ilegal. Creio que as pessoas habituaram-se mal às decisões tomadas pelos comissário num passado recente. A sensação que tenho é que querem, secretamente, banir Lewis Hamilton da competição. Não digo isto para inocentar o piloto inglês, porque eu sei que é um homem faminto por vitórias e títulos, só vive para aquilo. Mas gostaria que as pessoas se libertassem dos seus preconceitos e ódios para verem o piloto por si, e vissem que aquela agressividade natural em pista é isso mesmo. Já tivemos no passado pilotos agressivos em pista. Ayrton Senna era um deles, e nos anos 80 não via os adeptos a pedirem para que os comissários o penalizassem por cada manobra. Ou se quisermos recuar um pouco mais, podemos falar de Gilles Villeneuve, que rendia caro cada manobra de ultrapassagem. Se fosse assim, a batalha de Dijon, há 30 anos, teria acabado com os dois pilotos banidos por algumas corridas. E acreditem, nesse tempo os pilotos arriscavam-se a morrer! Nesta temporada, a FIA fez uma coisa boa: convida ex-pilotos para o lugar de comissários de pista, no sentido de julgar as atitudes dos pilotos do actual pelotão. São pessoas que correram nos anos 70, 80 e 90, e que viram ou realizaram, em muitos casos, manobras semelhantes a essa. Acho que as pessoas foram mal habituadas pelas decisões do passado, muitas delas absolutamente polémicas, como o duelo Hamilton vs Raikonnen, no GP da Belgica de 2008. Das duas uma: ou desejam o banimento do piloto, ou querem a proibição das ultrapassagens. Decidam-se! Agora, claro, a manobra não deixa de ser polémica. Sabendo-se que há uma espécie de lei que pretende com que os pilotos esperem alguns segundos nas boxes caso haja carros a circular a menos de cinco metros do seu lugar, é certo que merece ser analisada, mas a punição só deve ser aplicada em caso flagrante. Como isto foi ambiguo, o melhor é deixar passar. Ou seja, a penalização não aconteceu por pedagogia. Mas Hamilton está a ser avisado para não forçar os limites, caso contrário... Ferrari: Mais cedo ou mais tarde isto viria a acontecer. Apesar de ambos terem dito que se iriam respeitar um ao outro, e de a Ferrari ter dito que não haveria favoritismos, toda a gente minimamente inteligente sabia que mais cedo ou mais tarde, o caractér de Alonso viria ao de cima. E veio um pouco mais cedo do que se pensava, e de forma totalmente inesperada: numa ultrapassagem à entrada das boxes. É certo que Alonso prejudicou-se a si mesmo quando queimou a partida, sendo obrigado a uma passagem extra pelas boxes. E que a manobra aconteceu por erro do Felipe Massa. Mas o tempo intermitente na pista ajudou-o a minimizar os prejuizos e o seu estilo agressivo, no sentido de recuperar lugares perdidos, fazia com que não quisesse perder mais tempo. E creio que a decisão de parar naquela volta tenha sido pensada no momento, e não fora comunicada a Stefano Domenicalli. E logo se viu as consequências, quando os mecânicos da Ferrari foram buscar os pneus para o espanhol às pressas, prejudicando definitivamente a corrida do piloto brasileiro. Podia não haver preferências, mas Alonso, não sei se sem querer ou de propósito, impôs essa perferência. E claro, resultou: o espanhol foi quarto ao cruzar a meta, enquanto que o brasileiro foi um discreto nono classificado, perdendo a liderança que tinha no campeonato. E se ambos foram politicamente correctos aos microfones de todo o mundo, nos bastidores as faíscas devem ter voado, com mais um imbróglio que Stefano Domenicalli e Luca di Montezemolo para resolver. Mais uma polémica a juntar aos problemas dos motores... é que ainda temos isso. A cada fim de semana de corridas, há pelo menos um motor Ferrari rebentado, quer seja na marca, quer seja nas outras fornecedoras: Sauber e Toro Rosso. E como sabem, todas as equipas tem de usar um máximo de oito motores por temporada, sob pena de penalização na grelha de partida. Isso leva à conclusão de que a temporada de 2010 pode estar condenada ao fracasso por parte da Scuderia, mesmo se decidiam dar o estatuto de primeiro piloto ao espanhol, desejo de todos os alonsistas de Espanha. Digo "alonsistas" e não os verdadeiros fãs de automobilismo. Uma palavra final para a McLaren Acho engraçado ver que a McLaren tem uma dupla diferenciada, e no entanto, mais "harmoniosa" do pelotão. Jenson Button prova a cada corrida que o seu título de 2009 não foi um acaso, e que é o maior mestre de estratégia desde Alain Prost. Numa máquina que não é certamente a melhor do pelotão, Button já tem duas vitórias em quatro corridas e aproveita bem quer os erros dos adversários, principalmente à chuva, quer os "enguiços" da melhor máquina do pelotão, o Red Bull RB6. E é o comandante do campeonato, na altura em que a Formula 1 chega à Europa. Quanto a Lewis Hamilton, apesar do ódio de boa parte dos fãs, o seu estilo agressivo, a lembrar Ayrton Senna nos primeiros tempos, está a render frutos. Ainda não ganhou corridas, é certo, mas é capaz de bater os seus adversários num dia bom. E como já demonstrou em 2009, é capaz de desenvolver o carro de um ponto baixo e tornar-se um piloto vencedor. É mais uma prova de que não é um piloto comum. Agora deixo a pergunta: será esta dupla Button-Hamilton uma cópia da dupla Senna-Prost de 1988? Se sim, estou curioso para ver o final de época destes dois. E pronto, por esta semana já disse tudo. Semana que vem tem mais, até lá. Vinte e cinco anos depois da primeira vitória de Ayrton Senna Não podia deixar passar em claro este dia, pois este ano é um numero redondo. E as várias coincidências que rodeiam isto me fazem pensar que não é só hoje que se comemora o Dia de Tiradentes, os 25 anos da vitória de Ayrton Senna na chuva, a primeira das suas 41, e que na véspera tinha feito a primeira das suas 65 "pole-positions". Tem também um cunho pessoal: foi há 25 anos que vi uma corrida a sério. Quando digo "a sério" não falo da experiência de ver ao vivo. Vi uma vez e apanhei uma desilusão que durou anos a ser curada. Agora que estou mais crescido, talvez um dia, caso o Tio Bernie traga a Formula 1 a Portugal (temo que isso não aconteça antes que Bernie Ecclestone coloque no calendário um GP do Brunei...) eu compre um bilhete ou peça uma credencial para assistir á corrida. Mas estou a desviar-me do assunto. Escrevi sobre isto nos primórdios do blog, num 1º de Maio, quando disse que aquele distante 21 de Abril de 1985 não mais saiu da minha memória. Quando o meu avô me disse "Tens que o apoiar. É o teu patrício!" o que ele me queria dizer, agora que passaram estes anos todos, era que ele, nos seus anos de sabedoria, que tinha assistido à manifestação de um génio á chuva, dominando uma máquina com mais de 800 cavalos, com tendência para quebrar. Dizendo numa frase: Ayrton Senna é genial! No alto dos meus oito anos, o seu desejo foi uma ordem. Os anos passaram, e viu-se que tinha razão. Não era um fogacho de um Domingo de chuva, no canto ocidental da Europa, apenas se tornou dos melhores da sua geração. E a sua elevação a mito, pós "1 de Maio de 1994" apenas deificou os seus feitos, para desespero daqueles que não gostavam dele, por todos os motivos e mais alguns. Em Portugal, nunca se esqueceu dele. Afinal de contas, ele adorava este país. Tinha uma casa na Quinta do Lago, no sul do país, onde descansava entre as corridas, tal como fazia no Mónaco, e após a sua morte, a Parabólica do Estoril, a curva antes da meta, ficou com o seu nome. E sei que ele era sócio do Belenenses, aparentemente porque tinha uma Cruz de Cristo no seu emblema... e sei que quando ele morreu, o clube homenageou-o, colocando a sua bandeira a meia-haste. Quanto a mim, já disse em vários posts que escrevi: foi ele que me mostrou "a sério" o que era a Formula 1. E activou a minha curiosidade para o resto, que foi descobrir o automobilismo e verificar que é o desporto que me apaixonou e me apaixona nos dias de hoje. É isso mesmo! Não sabia deste pormenor. Compartilhar este post Link para o post
Gui Fla Publicado 25 Abril 2010 "fazem pensar que não é só hoje que se comemora o Dia de Tiradentes" Aí também comemoram o dia de Tiradentes? Compartilhar este post Link para o post