Xiribilolelas Publicado 26 Janeiro 2016 Posso ser honesto? Os Warriors estão a "estragar" o basketball na minha opinião. É tudo muito giro, para quem vê de fora, é tudo espectacular, muitos highlights e tal, mas eles descaracterizaram o basketball. Não digo que deviam fazer o contrário, até porque se nada o proíbe, eles são bons no que fazem e resulta, só têm é de o fazer, mas epá... não. Há uns anos eu falava meio a brincar que, porque é que ninguém treina exaustivamente um lançamento assim do meio da rua? Se ficar bom, nem precisa de jogar, assim que entrar no range e tiver meio metro, bola lá para dentro. O Curry, sendo o melhor lançador de sempre, personificou um bocado essa ideia. Construíram muito bem uma equipa à volta dele e uma filosofia de jogo (apesar de haver illegal screens para dar e vender para obter o espaço que ele tem) que lhe dá essa oportunidade. A partir daí "é fácil", é lançar lançar e lançar. A menos que tenha uma noite incaracterística, dá para ganhar sempre. E o basket não é isso, já se falou na introdução do triplo ter vindo estragar um pouco e cheira-me que chegará um ponto em que terão de haver alterações das regras para evitar o abuso de um lançamento que vale mais que os outros. Posso ser sincero? Acho que essa tua tirada é non-sense absoluto! Afinal qual é o objetivo do Basquetebol enquanto jogo/desporto? é marcar mais pontos do que o adversário, encestando... Logo aí está tudo dito! Um lançamento de perto do cesto não é mais 'nobre' do que um lançamento longo... Aliás, diria mesmo que quanto maior for a distância à qual consegues consistentemente marcar lançamentos, maior prova é do quão evoluídos são as tuas habilidades basquetebolísticas! O Stephen Curry representa a hipótese para a "pessoa comum" de dominar um jogo que até hoje sempre foi dos "grandes". É a prova viva que com muito treino, e com um domínio absoluto das tuas skills, podes triunfar num desporto em que a vertente física sempre foi dominante. É uma lufada de ar fresco ver que se pode desmistificar aquele dogma de que que se fores enorme tens imediatamente lugar, porque é só ser grande e ocupar espaço perto do cesto para dominar o basket... Obviamente, pelas características-base inerentes a este desporto (o objetivo do jogo está elevado do chão 3.15m!!), a altura sempre irá ser um elemento significativo do jogo... Mas se tivesse que dizer alguma coisa sobre os Warriors e o Curry, diria que estão a 'trazer justiça ao basket', a 'democratizar' este desporto! E mais, fazer o que o Curry faz é incrivelmente difícil e demonstrativo de um trabalho e dedicação total ao jogo que raramente se vê ou se viu até hoje... Por isso mesmo não se vê um talento destes todos os dias na NBA, nem as outras equipas conseguem replicar o modelo de GSW... Não é só "lançar lançar e lançar", como tão levianamente dizes... É mesmo preciso JOGAR! Para terminar, ouvir alguém dizer que o basket é um "jogo interior" é tão redutor que até custa ler isso! Felizmente o basket moderno não corresponde a essa visão retrógrada, senão não seria um desporto tão popular e 'bonito' como é hoje em dia! O basket envolve 3 habilidades básicas: driblar, passar, e LANÇAR! Fazê-lo bem é uma virtude, não um cheat ao jogo!! Aproveitem é mas é o facto de estarem vivos para poderem apreciar esta nova "Era de Ouro" do basquetebol, em vez de pensarem que o jogo está a ser "estragado"!!! Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 26 Janeiro 2016 (editado) Posso ser sincero? Acho que essa tua tirada é non-sense absoluto! Afinal qual é o objetivo do Basquetebol enquanto jogo/desporto? é marcar mais pontos do que o adversário, encestando... Logo aí está tudo dito! Um lançamento de perto do cesto não é mais 'nobre' do que um lançamento longo... Aliás, diria mesmo que quanto maior for a distância à qual consegues consistentemente marcar lançamentos, maior prova é do quão evoluídos são as tuas habilidades basquetebolísticas! O Stephen Curry representa a hipótese para a "pessoa comum" de dominar um jogo que até hoje sempre foi dos "grandes". É a prova viva que com muito treino, e com um domínio absoluto das tuas skills, podes triunfar num desporto em que a vertente física sempre foi dominante. É uma lufada de ar fresco ver que se pode desmistificar aquele dogma de que que se fores enorme tens imediatamente lugar, porque é só ser grande e ocupar espaço perto do cesto para dominar o basket... Obviamente, pelas características-base inerentes a este desporto (o objetivo do jogo está elevado do chão 3.15m!!), a altura sempre irá ser um elemento significativo do jogo... Mas se tivesse que dizer alguma coisa sobre os Warriors e o Curry, diria que estão a 'trazer justiça ao basket', a 'democratizar' este desporto! E mais, fazer o que o Curry faz é incrivelmente difícil e demonstrativo de um trabalho e dedicação total ao jogo que raramente se vê ou se viu até hoje... Por isso mesmo não se vê um talento destes todos os dias na NBA, nem as outras equipas conseguem replicar o modelo de GSW... Não é só "lançar lançar e lançar", como tão levianamente dizes... É mesmo preciso JOGAR! Para terminar, ouvir alguém dizer que o basket é um "jogo interior" é tão redutor que até custa ler isso! Felizmente o basket moderno não corresponde a essa visão retrógrada, senão não seria um desporto tão popular e 'bonito' como é hoje em dia! O basket envolve 3 habilidades básicas: driblar, passar, e LANÇAR! Fazê-lo bem é uma virtude, não um cheat ao jogo!! Aproveitem é mas é o facto de estarem vivos para poderem apreciar esta nova "Era de Ouro" do basquetebol, em vez de pensarem que o jogo está a ser "estragado"!!! Parei aqui, nem li mais nada. Editado 26 Janeiro 2016 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
Lleyton Publicado 26 Janeiro 2016 Sim, deixem os Warriores dar 30 ou 40 de vantagem todas as noites e vão ver se não mudam alguma coisa. Na NBA principalmente onde o espectáculo é muito valorizado, isso seria mau. Mais estranho na minha opinião foi o aparecimento da illegal offense e no entanto inseriram essa regra Mas nem os Warriors conseguem dar cabazes desses noite sim noite sim. E com ou sem desequilíbrio eles dão espetáculo. Não fizeram nada em relação a todos os hack-a-shaq no passado recente e achas que vão fazer aos Warriors? Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 26 Janeiro 2016 (editado) Mas nem os Warriors conseguem dar cabazes desses noite sim noite sim. E com ou sem desequilíbrio eles dão espetáculo. Não fizeram nada em relação a todos os hack-a-shaq no passado recente e achas que vão fazer aos Warriors? O Hack a Shaq não é assim tão eficaz, e ainda existe a regra dos 2 minutos. Só se houvesse um gajo que lançasse quase 0% de lance livre, porque um gajo que lance a 50% garante-te 1 ponto por posse. Editado 26 Janeiro 2016 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 26 Janeiro 2016 Sim, deixem os Warriores dar 30 ou 40 de vantagem todas as noites e vão ver se não mudam alguma coisa. Na NBA principalmente onde o espectáculo é muito valorizado, isso seria mau. Mais estranho na minha opinião foi o aparecimento da illegal offense e no entanto inseriram essa regra Os outros vão ter que perceber como os travar. Ainda para mais tens o próximo ano em que 2/3 da liga têm espaço para max. Muita volta vai dar nos próximos dois anos, não é preciso estar aí com grandes filmes de mudar regras. E também não percebi qual era a tua ideia, era eliminar a linha de 3? Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 26 Janeiro 2016 (editado) Os outros vão ter que perceber como os travar. Ainda para mais tens o próximo ano em que 2/3 da liga têm espaço para max. Muita volta vai dar nos próximos dois anos, não é preciso estar aí com grandes filmes de mudar regras. E também não percebi qual era a tua ideia, era eliminar a linha de 3? A minha ideia não era nenhuma, eu não disse que queria x ou y. Apenas disse que se continuasse a liga podia fazer algo em relação a isso. De qualquer forma, e sem dar muito tempo de atenção ao tópico, a primeira coisa que me vem à cabeça seria aumentar a distância da linha de 3. Mas confesso que não pensei muito no assunto. Editado 26 Janeiro 2016 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 26 Janeiro 2016 A minha ideia não era nenhuma, eu não disse que queria x ou y. Apenas disse que se continuasse a liga podia fazer algo em relação a isso. De qualquer forma, e sem dar muito tempo de atenção ao tópico, a primeira coisa que me vem à cabeça seria aumentar a distância da linha de 3. Mas confesso que não pensei muito no assunto. Epá, do lado da opinião acho quase aberrante o que dizes. Até acho que eles estão a criar mais espectáculo e a levar mais audiência para a liga. Mas colocando a opinião de parte, nem sequer vejo forma de o fazerem sem ser isso. E nunca poderia acontecer. O jogo tem que olhar para a frente. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 26 Janeiro 2016 (editado) Epá, do lado da opinião acho quase aberrante o que dizes. Até acho que eles estão a criar mais espectáculo e a levar mais audiência para a liga. Mas colocando a opinião de parte, nem sequer vejo forma de o fazerem sem ser isso. E nunca poderia acontecer. O jogo tem que olhar para a frente. Não entendo porque é assim tão estranho o que digo, se um ou mais jogadores se tornam absolutamente dominadores ao ponto de tirar a competitividade da liga (atenção que estamos a falar da NBA e não do conjunto das ligas mundiais a adotarem uma nova regra) por causa de um pormenor, a liga tem tendência a equilibrar a balança para manter a competitividade. Não era a primeira vez que acontecia nem seria a última. Neste momento temos regras bem mais absurdas do que um simples afastar da linha de triplo. Volto a carregar na Illegal Offense, que para mim é absurda. A regra dos 5 segundos a mim parece-me algo bem mais flagrante como regra para equilibrar o jogo do que a linha de 3 pontos ser mais atrás. E já agora, aproveito para dizer que também já tinha pensado porque é que ninguém nos lances livres mandava a bola contra a tabela com força e afundava para dar a volta ao facto de não ser bom nesse lance. Parecia-me o mais óbvio a fazer e não entendia porque ninguém o tentava. O Wilt lembrou-se disso antes de mim aparentemente, a liga é que proibiu. :mrgreen: Editado 26 Janeiro 2016 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 26 Janeiro 2016 Não entendo porque é assim tão estranho o que digo, se um ou mais jogadores se tornam absolutamente dominadores ao ponto de tirar a competitividade da liga (atenção que estamos a falar da NBA e não do conjunto das ligas mundiais a adotarem uma nova regra) por causa de um pormenor, a liga tem tendência a equilibrar a balança para manter a competitividade. Não era a primeira vez que acontecia nem seria a última. Neste momento temos regras bem mais absurdas do que um simples afastar da linha de triplo. Volto a carregar na Illegal Offense, que para mim é absurda. A regra dos 5 segundos a mim parece-me algo bem mais flagrante como regra para equilibrar o jogo do que a linha de 3 pontos ser mais atrás. Nunca por um período de um ano. Isto teria que continuar por muito mais tempo para se justificar uma mudança de regras. Eu acho bem mais compreensível o Illegal Offense. Queres falar de quebra de espectáculo? Ter uma bisarma de costas para o cesto durante 10 segundos prejudica um bocado :lol: Se afastas a linha de 3 pontos estás a dar-lhe vantagem, não a retirar. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 26 Janeiro 2016 (editado) Nunca por um período de um ano. Isto teria que continuar por muito mais tempo para se justificar uma mudança de regras. Eu acho bem mais compreensível o Illegal Offense. Queres falar de quebra de espectáculo? Ter uma bisarma de costas para o cesto durante 10 segundos prejudica um bocado :lol: Se afastas a linha de 3 pontos estás a dar-lhe vantagem, não a retirar. Óbvio, um ano nem seria suficiente para perceber se de facto haveria uma dinastia construída com base nisto. Eu não acho compreensível honestamente. Uma regra que me diz onde posso e não posso ter os meus jogadores? Se for a regra dos 3 segundos no garrafão ainda dou de borla, agora a Illegal Offense eu não concordo porque limita o posicionamento dos jogadores como equipa no campo e isso para mim não faz sentido. Se eu quiser meter 4 jogadores no weak side lá no cantinho, meto, se quiser meter a equipa toda fora da linha de 3 pontos, meto, se quiser meter 4 postes no interior a marcarem posição, meto, porque é que havia de ser impedido? Acho que estás a entrar naquele limite tipo o de multar o Pop por não jogar com os jogadores x ou y. Limitar temporariamente um jogador de ficar num sítio é uma coisa, impedir uma equipa de se posicionar no campo como quer não acho razoável. Os 5 segundos para mim também fazem sentido, eu concordo com a regra. É possível, e percebo agora que penso nisso, porque aí só o Curry e mais um ou dois conseguiam fazer triplos com consistência em vez de uma quantidade bem maior, como disse, não pensei muito em alternativas, my point is, a liga pode fazer alguma coisa no futuro se continuar assim. Editado 26 Janeiro 2016 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 26 Janeiro 2016 pode dar um curry aos cavs. A tua participação nesta discussão limitou-se a "LOL" e isso. Os meus parabéns por nem sequer tentares. É mais fácil do que argumentar né? Compartilhar este post Link para o post
g0dzilla Publicado 26 Janeiro 2016 Simplesmente é estúpida a tua opinião. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 26 Janeiro 2016 Simplesmente é estúpida a tua opinião. Qual opinião? Compartilhar este post Link para o post
g0dzilla Publicado 26 Janeiro 2016 Achares que se deva criar uma regra por causa dos Warriors... Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 26 Janeiro 2016 (editado) Achares que se deva criar uma regra por causa dos Warriors... Então agora está na altura de eu te pedir para ires buscar o quote onde eu acho que se deve criar uma regra por causa dos Warriors. Aliás, eu até disse que se e enquanto não for "ilegal", até o deviam continuar a fazer, só eram parvos se parassem. Editado 26 Janeiro 2016 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 26 Janeiro 2016 Sim, deixem os Warriores dar 30 ou 40 de vantagem todas as noites e vão ver se não mudam alguma coisa. Na NBA principalmente onde o espectáculo é muito valorizado, isso seria mau. Mais estranho na minha opinião foi o aparecimento da illegal offense e no entanto inseriram essa regra Mas eles vão dar enquanto forem melhores. E quem quiser ganhar vai ter de mudar e ser melhor que eles ainda. Qual é a dúvida? Se não tinham proibido o MJ de jogar em finais depois da quarta. Sempre que lá vai ganha. Não pode. A minha ideia não era nenhuma, eu não disse que queria x ou y. Apenas disse que se continuasse a liga podia fazer algo em relação a isso. De qualquer forma, e sem dar muito tempo de atenção ao tópico, a primeira coisa que me vem à cabeça seria aumentar a distância da linha de 3. Mas confesso que não pensei muito no assunto. Vamos mudar essa regra por causa dos Warriors, que são os que lançam melhor e de mais longe. Ainda os beneficias. :lol: Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 26 Janeiro 2016 (editado) Mas eles vão dar enquanto forem melhores. E quem quiser ganhar vai ter de mudar e ser melhor que eles ainda. Qual é a dúvida? Se não tinham proibido o MJ de jogar em finais depois da quarta. Sempre que lá vai ganha. Não pode. Vamos mudar essa regra por causa dos Warriors, que são os que lançam melhor e de mais longe. Ainda os beneficias. :lol: Ao menos lê a discussão toda antes de começar a responder às coisas. Editado 26 Janeiro 2016 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
Novak Publicado 26 Janeiro 2016 Isto é o bonito do desporto, os Warriors arranjaram maneira de dominar a modalidade, e as outras equipas só tem de tentar contrariar isso. Cada um joga com as armar que tem, e se são os melhores naquilo que fazem, mérito deles, como os Spurs são os melhores a jogar "basket puro", não vejo aonde tá o problema. Para não falar que todas as equipas, tentam tirar mérito dos triplos, mas a diferença é que os Warriors são bem melhores que as restantes equipas, não vejo nenhum problema, só uma questão de superioridade. Compartilhar este post Link para o post
toze2 Publicado 26 Janeiro 2016 Ao menos lê a discussão toda antes de começar a responder às coisas. Ao menos pensa antes de escrever. Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 27 Janeiro 2016 (editado) Ao menos pensa antes de escrever. Podes juntar-te ao ricky e ao outro se é para isso. Editado 27 Janeiro 2016 por NIkeL Compartilhar este post Link para o post
ricky Publicado 27 Janeiro 2016 (editado) A tua participação nesta discussão limitou-se a "LOL" e isso. Os meus parabéns por nem sequer tentares. É mais fácil do que argumentar né? isto é alguma discussão séria? pensei que estivesses desde o início no troll, por isso é que mandei o LOL. gostava de saber a tua opinião sobre "vantagens" noutros desportos. por exemplo, no ténis: os ases. é que os warriors são muito mais do que gajos simplesmente a chegar ao ataque e lançar. Editado 27 Janeiro 2016 por ricky Compartilhar este post Link para o post
Fuzila Publicado 27 Janeiro 2016 O meu pai sempre me disse que o basket era para pessoas espertas. Posto isto, mesmo compreendendo a tua opinião, acho que os Warriors foram espertos ao ponto de saber quais eram os seus pontos fortes e estão a tirar vantagens disso. Vejamos: - Curry e Klay são dos melhores duos de atirados no back court da liga - O Barnes e o Iggy são reconhecidos pela sua defesa (precisas sempre de alguém bom neste capitulo numa equipa que quer ser campeã) mas mesmo assim tem % de lançamento razoáveis - O Green nunca foi o tipico PF que tem uma capacidade aceitavel de jogo interior e exterior pois a esse capitulo acresce uma capacidade de passe/interpretação de jogo fenomenal - Até mesmo o Bogut é um jogador capaz de vir a linha de 3 pts e conseguir decidir o melhor jogador para continuar a jogada. Com estas características todas, é obvio, que os Warriors vão continuar com aquele tipo de jogo de sucessivos bloqueios (mesmo todos sabendo que muitas das vezes são ilegais) para libertar o melhor atirador possível. Um exemplo: Lembro-me de um colega meu comentar comigo que achava o jogo dos Lakers, na altura do Phil, "muito previsível" porque era sempre à volta daqueles triângulos mas apesar disso todos nós sabemos os feitos que o Phil conseguiu alcançar. Nos Warriors é a mesma coisa, todos sabemos que o jogo passa por aqueles bloqueios na linha de 3 pts para um lançamento ou então para um penetração que acaba numa assistência para um lançamento de fora. Esta comparação faz sentido na minha cabeça, não sei é se faz sentido para vocês ou se me expliquei bem :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 27 Janeiro 2016 No que é que o Curry/Thompson é diferente do que foi o Allen, Miller, Kidd, Billups? E quanto a regras, era giro assinalarem os passos como deve de ser. É ridículo de ver, em TODOS os jogos. Compartilhar este post Link para o post
Xiribilolelas Publicado 27 Janeiro 2016 A tua participação nesta discussão limitou-se a "LOL" e isso. Os meus parabéns por nem sequer tentares. É mais fácil do que argumentar né? Isso é a sério? Porra, tem vergonha, fiz-te um post a explicar o porquê do teu raciocínio ser inócuo, e tu vens-me com um "parei aqui, nem li mais". Onde raio queres tu promover a discussão e argumentar? É só leres o meu post 10 vezes que se algo tiveres dentro da cabeça, fazer-se-á luz e perceberás que o que pensas não faz o mínimo de sentido. Entendo contudo que para ti seja mais fácil focar-te nas críticas destrutivas e deixares as críticas construtivas de parte, "É mais fácil do que argumentar né?" Compartilhar este post Link para o post