Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

Os benefícios dependem da hora a que comes e o que vais fazer a seguir, por exemplo, como sabes deves comer maioritariamente de hidratos complexos, estes incluem a falada aveia, batata, batata doce, vários tipos de arroz, couscous, etc e ainda entram os restantes vegetais no geral.

Agora quando tu estas a comer um refeição com vista a ir ter um desgaste físico daí a um certo tempo (vamos dizer 1h) deverás apostar em hidratos que tenham uma quantidade ligeiramente maior de açucares para abastecer rapidamente o corpo com glicogenio. Esta quantidade de açúcar deverá ir no meio de hidratos complexos na mesma para garantir um fornecimento +/- constante de energia, evitando teres tonturas, fraquezas, quedas de tensão a meio do treino. A regra que se costuma usar costuma ser quanto mais perto a refeição for do treino deverá ter uma quantidade maior de açúcar simples pois é digerido mais depressa.

Se a refeição for um pequeno almoço sem teres em vista um treino nas próximas horas então deves apostar maioritariamente em hidratos complexos + uma peça de fruta porque de manhã o corpo costuma estar muito carente de nutrientes e portanto convém fornecer alguma energia rápida de forma ligeira.

Depois do treino convém comer algo também rico em açúcar (é a única altura que queres mesmo só comer açúcar simples), pois vai originar um pico de insulina, mas como o teu corpo está tão desgastado do treino esse pico não vai originar armazenamento de gordura mas sim potenciar ainda mais a regeneração muscular (síntese proteica, daí eu aconselhar uma proteína+açúcar logo depois do treino), aqui entramos com alimentos tipo marshmallow, gomas, mel, frutas doces, etc. Mas atenção, é uma quantidade muito pequena não é para andar a alambazar em gomas só porque se foi ao ginário. Pessoalmente como banana.

Não estou aqui a descrimiar alimentos, apenas a dar linhas gerais sobre como as coisas devem ser feitas no que toca a hidratos. Não mencionei proteínas que também é um ponto extremamente importante. Principalmente de manhã que eu vejo montes de gente a não comer proteína nenhuma, é um clássico do nosso país. É a torradinha com manteiga, a bolachinha a meio da manhã ou o croissant de chocolate e um café porque não se come em casa.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Muito bom post, Gotham.

No meu caso, a dificuldade está no tipo de nutrientes e no momento em que devem ser ingeridos - hidratos complexos ao pequeno-almoço blá blá é algo com que ainda não estou muito à vontade, apesar de já andar há quase um ano com uma atenção especial à alimentação. Como o meu objectivo não era emagrecer, apenas fiz a distinção entre alimentos saudáveis e não saudáveis, e não tinha em conta quando os ingeria. Mas agora gostava mesmo de maximizar os proveitos de ter uma boa alimentação de forma a ter mais energia durante mais tempo, e simultaneamente variar um pouco mais no que como, já que começo a ficar um bocadinho farto de estar sempre a comer as mesmas coisas ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, não sei se este é o tópico indicado, mas gostava que me ajudassem.

Ontem fui jogar à bola e comecei a sentir uma dor no joelho que se prolongou durante o jogo todo.

A dor é mais ou menos na parte interna do joelho mas em cima, junto ao osso. Se tiver a perna esticada ou dobrada e parada não me dói, mas se tocar, massajar ou mexer o joelho (não em rotação, mas sim dobrar e esticar) dói-me. A dor não é muito aguda, é uma dor razoavelmente forte, com algum ardor. O joelho está ligeiramente inchado nessa zona.

O que posso fazer para melhorar? Fiz gelo, mas não me melhorou nada, acho que o gelo não é eficaz neste caso. Ando a massajar com Voltaren, três vezes ao dia, para ver se melhoro pois tenho um jogo importante no Domingo.

Ps: Também me dói a subir e descer escadas, aliás, deve ser mesmo a situação em que me dói mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Malta, não sei se este é o tópico indicado, mas gostava que me ajudassem.

Ontem fui jogar à bola e comecei a sentir uma dor no joelho que se prolongou durante o jogo todo.

A dor é mais ou menos na parte interna do joelho mas em cima, junto ao osso. Se tiver a perna esticada ou dobrada e parada não me dói, mas se tocar, massajar ou mexer o joelho (não em rotação, mas sim dobrar e esticar) dói-me. A dor não é muito aguda, é uma dor razoavelmente forte, com algum ardor. O joelho está ligeiramente inchado nessa zona.

O que posso fazer para melhorar? Fiz gelo, mas não me melhorou nada, acho que o gelo não é eficaz neste caso. Ando a massajar com Voltaren, três vezes ao dia, para ver se melhoro pois tenho um jogo importante no Domingo.

Ps: Também me dói a subir e descer escadas, aliás, deve ser mesmo a situação em que me dói mais.

A dor surgiu no seguimento de algum movimento, disputa de bola? Ou começou do nada?

Compartilhar este post

Link para o post

A dor surgiu no seguimento de algum movimento, disputa de bola? Ou começou do nada?

Eu penso que começou do nada, mas isto está um bocado vermelho e inchado no sítio, por isso também pode ter sido uma pancada que, com o "calor" do jogo não senti. Nunca tive uma lesão no joelho, estou mesmo à toa sobre o que fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente treino de manhã cedo, costumo tomar um batido com banana, iogurte e cacau, logo aseguir ao treino, só mesmo para "aguentar" até ao almoço, embora saiba que faz falta aí mais proteína, daí ter pensado nessas barritas. De qualquer das maneiras vou experimentar.

Aproveitando a deixa, para quem percebe pouco de whey, qual a melhor na relação qualidade/preço para quem quer começar a tomar? E já agora, não querendo abusar, quando e que quantidades devo ingerir por dia (de treino)?

Se puderem ajudar...

Compartilhar este post

Link para o post

Se puderem ajudar...

tenho mandado vir da myprotein, penso que seja das melhores em termos de qualidade/preço. Costumo tomar ao pequeno-almoço e depois do treino.

Whey

Editado por Leandro_169

Compartilhar este post

Link para o post

O que aconselham para um iniciante em termos de suplementos? Tenho pensado em começar a tomar proteína após um ano de ginásio assim mais disciplinadamente.

EDIT: Só agora vi os posts acima do meu. Mas se tiverem mais sugestões façam o favor.

Editado por PeMar

Compartilhar este post

Link para o post

Só mesmo na internet é que se lê gente a dizer para não comer fiambre de peru porque faz mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Só mesmo na internet é que se lê gente a dizer para não comer fiambre de peru porque faz mal.

Os fiambres estão carregadinhos de nitritos que, após entrarem em contacto com o estômago, transformam-se em nitrosaminas, substâncias capazes de alterar o DNA das células, sendo uma das principais causas de cancro no estômago. Para não falar da qtdd de sal.

Compartilhar este post

Link para o post

É melhor deixar de respirar já que o oxigénio tem tendência a forma radicais livres e basicamente estes são a causa de grande maioria das doenças.

Compartilhar este post

Link para o post

É melhor deixar de respirar já que o oxigénio tem tendência a forma radicais livres e basicamente estes são a causa de grande maioria das doenças.

O que a ignorância faz ...

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o problema de adquirir conhecimento em pó, tipo caldos Knorr.

Absorvem-se as coisas pela rama, às porções, às talhadas, vão-se buscar coisas meio soltas que se dizem de cor e a capacidade de sistematizar o que se está a dizer fica reduzida.

Torna-se especialmente perigoso quando se está a falar de uma coisa tão complexa como nutrientes ou como o funcionamento do corpo. Perigoso para nós, porque é fácil ser apanhado na curva, e perigoso para os outros a quem damos 'conselhos'.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o problema de adquirir conhecimento em pó, tipo caldos Knorr.

Absorvem-se as coisas pela rama, às porções, às talhadas, vão-se buscar coisas meio soltas que se dizem de cor e a capacidade de sistematizar o que se está a dizer fica reduzida.

Torna-se especialmente perigoso quando se está a falar de uma coisa tão complexa como nutrientes ou como o funcionamento do corpo. Perigoso para nós, porque é fácil ser apanhado na curva, e perigoso para os outros a quem damos 'conselhos'.

Claro que sim. :roll:

Consegues-me dizer então o que achas do Fiambre de Perú/Frango?

Compartilhar este post

Link para o post

Os fiambres estão carregadinhos de nitritos que, após entrarem em contacto com o estômago, transformam-se em nitrosaminas, substâncias capazes de alterar o DNA das células, sendo uma das principais causas de cancro no estômago. Para não falar da qtdd de sal.

Onde leste isto? E que quantidades seriam essas?

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho formação suficiente para tecer opiniões autónomas desse tipo sobre um produto alimentar.

Mas tenho consciência de quais são as opiniões que devo valorizar mais, até porque não tendo autonomia, já passei os olhos por muita coisa e ouvi muita gente. E a balança da credibilidade (é uma questão de bom-senso preferir a cientificidade a sites da internet) tende sempre para ser um produto tão inofensivo como outra fonte de proteína animal qualquer. Os nitritos actuam predominantemente na conservação, o que remete muito para a qualidade do que tu compras, onde compras, e mais que isso, estão presente numa quantidade absurda da comida que tu comes.

É a tal história. Se o critério for esse, chegas a um ponto em que o melhor é só beber água e comer alface. E tem de ser biológica, se não...

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.nephrocare.pt/doentes/nutricao/nutricao-para-doentes-em-hemodialise/exemplo-de-um-plano-alimentar.html

este site é de uma empresa lider em materiais e clinicas para insuficientes renais e diz na alimentação recomendada, o seguinte:

Lanche da manhã

1 pão branco ou mistura com marmelada ou com 1 colher de sopa de requeijão ou com 1 fatia fina de fiambre de peru ou de frango (com baixo teor de sal)

além disso, é o que os médicos costumam recomendar a quem tem essa doença.

Compartilhar este post

Link para o post

Onde leste isto? E que quantidades seriam essas?

Noutros fóruns de desporto, largamente aceite e defendido pelos "entendidos", eu até já falei com um primo meu médico e ele próprio confirmou. Agora claro, vai de cabeça para cabeça.

As quantidades de sal depende da qualidade do fiambre de peru/frango, há uns com mais do que outros.

Eu próprio já comi muito fiambre, deixei de comer, não tanto por causa dos nitritos, mas por não ser fonte de "nada". Prefiro comer sandes com frango, atum, perú, ovo etc ...

Editado por Jota F

Compartilhar este post

Link para o post

Noutros fóruns de desporto, largamente aceite e defendido pelos "entendidos", eu até já falei com um primo meu médico e ele próprio confirmou. Agora claro, vai de cabeça para cabeça.

As quantidades de sal depende da qualidade do fiambre de peru/frango, há uns com mais do que outros.

Eu próprio já comi muito fiambre, deixei de comer, não tanto por causa dos nitritos, mas por não ser fonte de "nada". Prefiro comer sandes com frango, atum, perú, ovo etc ...

Eu sei que há estudos que demonstram a associação entre as nitrosaminas - comida processsada - cancro do estomago. Mas gostava de saber era que quantidades seriam necessárias para isso acontecer.

Tal como uma dieta muito rica em proteínas poder levar a insuficiência renal. O problema dos suplementos. Só que não se atinge as quantidades que provocariam esses efeitos laterais

Compartilhar este post

Link para o post

O que a ignorância faz ...

Nem mais, isto de conhecimento sem processamento é o mesmo que não conhecimento. Primeiro os tais nitritos do fiambre que tanto falas estão presentes em muitos outros alimentos alguns dos casos o que tu consideras "fresco e saudável", exemplos da carne (basta ver a notícia recente sobre a adição destes nos talhos e supermercados) e ainda mais comum o vinho. Aqui o que faz o veneno é a dose como é óbvio e sendo estes usados como conservantes numa grande variedade de produtos as instituições reguladoras dirão a concentração máxima para ação benéfica estar presente mas os possíveis malefícios não. E em segundo lugar como Chandler disse se efetivamente entrarmos nesse campo, a quantidade de compostos com possível ação prejudicial a saúde é imenso bem que passavas fome e sede, daí o exemplo caricato do oxigénio.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem mais, isto de conhecimento sem processamento é o mesmo que não conhecimento. Primeiro os tais nitritos do fiambre que tanto falas estão presentes em muitos outros alimentos alguns dos casos o que tu consideras "fresco e saudável", exemplos da carne (basta ver a notícia recente sobre a adição destes nos talhos e supermercados) e ainda mais comum o vinho. Aqui o que faz o veneno é a dose como é óbvio e sendo estes usados como conservantes numa grande variedade de produtos as instituições reguladoras dirão a concentração máxima para ação benéfica estar presente mas os possíveis malefícios não. E em segundo lugar como Chandler disse se efetivamente entrarmos nesse campo, a quantidade de compostos com possível ação prejudicial a saúde é imenso bem que passavas fome e sede, daí o exemplo caricato do oxigénio.

Saiu tudo ao lado.

Compartilhar este post

Link para o post

J, comer fiambre uma vez por outra não faz mal, comer fiambre 2 a 3 vezes por dia de forma regular é que já começa a entrar em quantidades que PODEM começar a criar depósitos no corpo, o que a longo termo pode vir a trazer esse tipo de problemas. E isto é válido para fiambre, adoçantes, mercúrio, sódio, etc. Tudo pode ser consumido, com moderação.

Compartilhar este post

Link para o post

Aí está a questão, a moderação. A cena é que o pessoal fala do plano de alimentação e muitas vezes a meio da manhã e da tarde come sandes mistas e m*rda dessas. O fiambre é uma porcaria. Se comerem de vez em quando vai fazer mal? Muito provavelmente não. A cena é dizerem que o fiambre, efetivamente, não faz mal.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem é que no seu perfeito juizo vê/ouve dizer que determinado alimento não faz mal e vai logo comer às toneladas?

Compartilhar este post

Link para o post

Aí está a questão, a moderação. A cena é que o pessoal fala do plano de alimentação e muitas vezes a meio da manhã e da tarde come sandes mistas e m*rda dessas. O fiambre é uma porcaria. Se comerem de vez em quando vai fazer mal? Muito provavelmente não. A cena é dizerem que o fiambre, efetivamente, não faz mal.

Eu próprio como, mais por uma questão de conveniência e simplicidade e convém ter cá para o resto da casa comer porque não têm os meus hábitos, mas costumo optar por outro tipo de conteúdo nas sandes, ovos, queijo fresco, frango desfiado, atum, etc.

E sim também tenho a noção que fiambre não passa de carne processada, aditivada, compactada e empacotada em forma de cubos ou frangos para ter um aspecto atraente para o cliente.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...