Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Chandler

A Companhia do Corpo

Publicações recomendadas

Ah, é nocturna? Então esquece lá isso que ir para Odivelas à noite, para correr, não é para mim.

Compartilhar este post

Link para o post

So pra dizer que nunca me senti tão grande. Já ando no ginásio há 9 meses, mas treino a serio (depois de informar-me convenientemente acerca dos exercícios) só comecei a partir de Fevereiro.

Já se consegue notar umas mamas consideráveis. Custa saltar aquela veia do braço sobre o biceps, mas em poucos meses vou la.

Compartilhar este post

Link para o post

quando corro normalmente é mais pra treinar a parte cardíaca do que os músculos.

Costumo fazer do género "até aquele sinal, vou aumentar a velocidade" depois do sinal abrando, sempre assim.

tá mal?

A questão é que mesmo a parte cardíaca comporta-se de maneira diferente no teu treino lento e prolongado do que no jogo, em que páras, arrancas numa determinada velocidade, voltas a parar, arrancas numa ainda maior, depois já estás em corrida lenta... As próprias contracções musculares são diferentes (e esta parte ainda deves saber melhor que eu).

Ou seja, na globalidade vais estar melhor do que se não fizesses nada, porque naturalmente que a frequência cardíaca torna-se mais reduzida com esse exercício aeróbio pelos motivos que tu sabes, mas o teu corpo vai reagir de maneira diferente e isso não tem um efeito assim tão produtivo no jogo carregado de intermitência e de paragens e acelerações...

O ideal seria claramente seres inserido num contexto de jogo, porque claramente sem bola existem uns quantos processos que ficam logo afastados da tua preparação (cognição através de soluções técnico-tácticas encontradas de forma rápida e eficiente, execução técnica que perde sempre qualquer coisinha com a paragem, orientação do teu esforço físico para o jogo e para aquilo que ele implica), mas tendo em conta o que podes fazer, acho que é essencial é que não limites o teu esforço ao aeróbio e ao 'mais ou menos anaeróbio'.

Se calhar era interessante alternares entre esse treino de corrida contínua e qualquer coisa mais anaeróbia e que te desgaste mais rapidamente com acções rápidas e mais adequadas ao que vais encontrar o jogo... Saltar barreiras, fazer 'pulos de galo', saltar arcos, passar por debaixo de obstáculos de forma rápida, até saltar à corda... sei lá, tu deves estar farto de fazer coisas deste género nos treinos ao longo destes anos todos, de certeza que não te devem faltar ideias. E como isto tudo são exercícios de força rápida, que é aquela que é exigida predominantemente no jogo, também podes meter aqui qualquer coisinha da força mais corriqueira e que estimula as fibras lentas, como as flexões, os abdominais...

No fundo, não é isto que te vai fazer executar melhor com bola, vai é fazer com que o desgaste apareça mais tardiamente e que se calhar chegues mais rápido e de forma mais potente a um lance ou outro perante outros que ainda estejam mais fragilizados fisicamente. Mas isto é relativo, o contexto muda muita coisa...

Compartilhar este post

Link para o post

Que aconselham a comer antes de ir correr logo de manhã?

Quando ia ao ginásio às 7h e tal (agora não consigo, a essa hora correr só para a cama) comia uvas ou maçã, sentia-me bem, nem tinha fome nem estava "pesado".

So pra dizer que nunca me senti tão grande. Já ando no ginásio há 9 meses, mas treino a serio (depois de informar-me convenientemente acerca dos exercícios) só comecei a partir de Fevereiro.

Já se consegue notar umas mamas consideráveis. Custa saltar aquela veia do braço sobre o biceps, mas em poucos meses vou la.

Próximo passo: Whey Protein + Creatina :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

A questão é que mesmo a parte cardíaca comporta-se de maneira diferente no teu treino lento e prolongado do que no jogo, em que páras, arrancas numa determinada velocidade, voltas a parar, arrancas numa ainda maior, depois já estás em corrida lenta... As próprias contracções musculares são diferentes (e esta parte ainda deves saber melhor que eu).

Ou seja, na globalidade vais estar melhor do que se não fizesses nada, porque naturalmente que a frequência cardíaca torna-se mais reduzida com esse exercício aeróbio pelos motivos que tu sabes, mas o teu corpo vai reagir de maneira diferente e isso não tem um efeito assim tão produtivo no jogo carregado de intermitência e de paragens e acelerações...

O ideal seria claramente seres inserido num contexto de jogo, porque claramente sem bola existem uns quantos processos que ficam logo afastados da tua preparação (cognição através de soluções técnico-tácticas encontradas de forma rápida e eficiente, execução técnica que perde sempre qualquer coisinha com a paragem, orientação do teu esforço físico para o jogo e para aquilo que ele implica), mas tendo em conta o que podes fazer, acho que é essencial é que não limites o teu esforço ao aeróbio e ao 'mais ou menos anaeróbio'.

Se calhar era interessante alternares entre esse treino de corrida contínua e qualquer coisa mais anaeróbia e que te desgaste mais rapidamente com acções rápidas e mais adequadas ao que vais encontrar o jogo... Saltar barreiras, fazer 'pulos de galo', saltar arcos, passar por debaixo de obstáculos de forma rápida, até saltar à corda... sei lá, tu deves estar farto de fazer coisas deste género nos treinos ao longo destes anos todos, de certeza que não te devem faltar ideias. E como isto tudo são exercícios de força rápida, que é aquela que é exigida predominantemente no jogo, também podes meter aqui qualquer coisinha da força mais corriqueira e que estimula as fibras lentas, como as flexões, os abdominais...

No fundo, não é isto que te vai fazer executar melhor com bola, vai é fazer com que o desgaste apareça mais tardiamente e que se calhar chegues mais rápido e de forma mais potente a um lance ou outro perante outros que ainda estejam mais fragilizados fisicamente. Mas isto é relativo, o contexto muda muita coisa...

É complicado inserir o contexto de futebol nesta preparação.

mas compreendo o que tás a dizer.

Tenho feito "musculação" em casa também. os saltos tenho feito também.

Com bola tenho treinado só mais parte técnica, contra a parede, recepções, etc.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Daqui a uns tempos cresce o pipi

;)

Marca uma futebolda CMPT por semana

Compartilhar este post

Link para o post

;)

Mas cuidado com a musculação, procura estimular também as fibras rápidas. Se me andas a correr de forma contínua e lenta e depois fazes flexões e abdominais, perdes é poder de explosão e de encurtamento muscular rápido.

Quanto à parte técnica... eu aconselhava-te mais a deixares essas coisas que te descolam a bola do pé e a melhorares a relação com ela. Imagina que és um puto num campo sem balizas, procura inventar, brincar com bola, criar, fazer truques... Tudo perde sem contexto, o passe sem pressão e sem processo cognitivo implicado na escolha de quem vais passar, o remate sem outras tantas condicionantes, mas a tua relação com a bola e o teu à vontade com ela tem um bocadinho menos de cognitivo e de contexto de jogo. Quanto mais te sentires familiar com a presença dela, melhor. :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Schizo

right sir! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Quando quiseres ajuda fala comigo, dá-me mais gozo ajudar pessoas sobre isto do que sobre exercícios para as costas com halteres. :lol:

Boo, se o homem começar a época on fire, espero bem que me perdoes as maldades que fiz ao Atlético nos outros anos. :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

E correr com a bola? Já vi algumas vezes fazerem isso. Deve ser um bom exercicio

Curto fazer isso na praia, ir dum lado ao outro da praia sempre a controlar a bola..

Compartilhar este post

Link para o post

Curto fazer isso na praia, ir dum lado ao outro da praia sempre a controlar a bola..

Se te visse pensava que eras maluco :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fiz 7km em 40m03seg.

Alguém quer ir fazer uma mini-corrida de 5km em Odivelas daqui a 2 semanas?

Quando é? Secalhar ate vou, e aposto que o Chuck alinha comigo. 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Chandler ja agora faz-me um plano de treino para ser muito melhor fisicamente, senao bemm que nao faço na proxima epoca :mrgreen:

Se nao quiseres deixa la :x mas vou dar bem durinho ate a pré-epoca começar. Terça começo :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Que idade tens? Onde jogas? Estás parado há quanto tempo?

E correr com a bola? Já vi algumas vezes fazerem isso. Deve ser um bom exercicio

Isso tem história...

Quando a periodização táctica despontou por cá, houve muita gente que de todos os exercícios terem de ter bola, reteu isso de forma literal. Então em vez de meter o pessoal a correr, corriam com bola. Eram enganados, não estavam a treinar coisa nenhuma, mas o exercício tinha bola!

Eu sinceramente acho que não é por aí, a relação dele com bola não melhora por ele ir dando toquezinhos para a frente com ela enquanto corre, e os ganhos na resistência aeróbia até são menores tendo em conta que a passada dele será menor, que irá correr menos.

Compartilhar este post

Link para o post

Boo, se o homem começar a época on fire, espero bem que me perdoes as maldades que fiz ao Atlético nos outros anos. :heart:

NADA DESCULPA O QUE ME FIZESTE :(

Compartilhar este post

Link para o post

Vou fazer 17 para o mês que vem, jogo num clube do distrito do porto e acabou a epoca à 2/3 semanas :|

Compartilhar este post

Link para o post

Quando recomeças? Qual é a tua posição?

Ó Rafa, já agora, vamos lá a trocar favorzinhos, não penses que isto é assim. :mrgreen:

Parece-me que fiz uma sacana de uma microrotura no antebraço. Já andava com uma moinha chata sempre que treinava há umas 2 semanas, mas era suportável, hoje puxei um cabo de forma mais violenta e já não deu mais.

Estou a pensar parar aí até 6ª. Gelo e anti-inflamatório nisto?

Compartilhar este post

Link para o post

Dia 8 de Agosto. E sou 10/PL. Mas vou jogar o ano todo a 10 muito provavelmente. A tactica da equipa o ano passado era 4-4-2 portanto :carinhoso:

Editado por Exuu@

Compartilhar este post

Link para o post

Andei durante 2 meses no ginásio aqui da zona mas como agora vou começar a sair mais tarde do trabalho a possibilidade de ir ao ginásio diminui (apenas poderia ir duas vezes por semana, e não vale a pena estar a pagar para isso). Portanto pensei em inscrever-me na natação porque para além da motivação pessoal ser maior iria acompanhado. A minha duvida é: O meu objectivo é perder gordura, principalmente na barriga. Nadar é aconselhável para isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Chandler, se quiseres dar umas dicas também... :mrgreen:

Estou quase a entrar de férias, e estou na mesma situação na Exuu. Tenho 14 anos, e jogo a defesa central. Podes-me arranjar algum plano? :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...