Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
NIkeL

Religião

Publicações recomendadas

a minha nota de filosofia este ano baseou-se numa tese que defendi acerca disto da religião, e se formos a ver, a religião é o que estraga o mundo

Isso já estás a entrar por outros caminhos. E não posso concordar com o que dizes.

estás no teu direito de discordar mas posso muito bem fundamentar o que estou a dizer com argumentos que tu próprio defendes

Compartilhar este post

Link para o post

Também há que ver que há religiões e religiões, se é me entendem...

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, pelos artigos que estou a ler, arrisco a dizer que cirurgias a TJ (sem transfusão de sangue portanto) têm um risco muito maior, o que já seria de esperar. Mas como li por aqui maravilhas sobre essas formas alternativas..

Compartilhar este post

Link para o post

a minha nota de filosofia este ano baseou-se numa tese que defendi acerca disto da religião, e se formos a ver, a religião é o que estraga o mundo

estás no teu direito de discordar mas posso muito bem fundamentar o que estou a dizer com argumentos que tu próprio defendes

Eu também posso argumentar que o que estraga o mundo são acções politicas que depois são mascaradas como acções religiosas.

Compartilhar este post

Link para o post

sim é verdade que há vários tipos de religiões em que algumas diferem nalguns fundamentos em que se baseiam, no entanto, todas elas seguem um caminho "sinuoso" se fores ver

Compartilhar este post

Link para o post

Espiritualidade>religião

Religião = Espiritualidade + Manual de Instruções

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também posso argumentar que o que estraga o mundo são acções politicas que depois são mascaradas como acções religiosas.

podes sim, mas e se pensares que é ao contrário? não estará se calhar mais fundamentado?

Compartilhar este post

Link para o post

sim é verdade que há vários tipos de religiões em que algumas diferem nalguns fundamentos em que se baseiam, no entanto, todas elas seguem um caminho "sinuoso" se fores ver

Estudaste todas as religiões? :mrgreen:

Religião = Espiritualidade + Manual de Instruções

Espiritualidade =/= religião

Compartilhar este post

Link para o post

podes sim, mas e se pensares que é ao contrário? não estará se calhar mais fundamentado?

Não será porque nos querem fazer acreditar que é assim?

Compartilhar este post

Link para o post

Estudaste todas as religiões? :mrgreen:

não :biggrin:

mas sei e vejo estudos e sempre que posso vejo documentários ou falo com alguém que estude o assunto profundamente e a religião apesar de não a apoiar é um assunto que gosto de debater pois tem sempre muito que falar sobre o assunto

Não será porque nos querem fazer acreditar que é assim?

não estou a dizer que estás errado, muito pelo contrário, mas esse tipo de coisas é daquelas coisas que podemos ver pelos dois lados

Compartilhar este post

Link para o post

Espiritualidade =/= religião

A religião desenvolve-se da espiritualidade.

Ou da necessidade de convencer alguém a acreditar numa treta qualquer. Mas principalmente da espiritualidade.

Editado por totava

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tu podes ser muito espiritual e não ser religioso

Compartilhar este post

Link para o post

Mas tu podes ser muito espiritual e não ser religioso

Sim, mas o meu ponto é que há tantas coisas que abonam em favor da religião como da espiritualidade.

hint: não há

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas o meu ponto é que há tantas coisas que abonam em favor da religião como da espiritualidade.

hint: não há

Não percebi, podes explicar?

Compartilhar este post

Link para o post

o que ele quis dizer é que os pontos que tu tiras à religião numa coisa também tiras na espiritualidade noutra, mais ou menos isto acho eu

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi, podes explicar?

Disseste: espiritualidade > religião

Eu queria dizer que a religião é essa espiritualidade só que com um monte de histórias adicionadas para que pareça ter uma origem mais palpável.

Compartilhar este post

Link para o post

Disseste: espiritualidade > religião

Eu queria dizer que a religião é essa espiritualidade só que com um monte de histórias adicionadas para que pareça ter uma origem mais palpável.

Nem sequer são coisas parecidas, na minha opinião. Podes é encontrar elementos em comum, isso é 'normal'.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sequer são coisas parecidas, na minha opinião. Podes é encontrar elementos em comum, isso é 'normal'.

Então como defines a espiritualidade?

Compartilhar este post

Link para o post

Então como defines a espiritualidade?

Uma realidade imaterial. Tal como 'diz a palavra' é o espírito (ou alma, como preferires) das pessoas e o seu conhecimento/desenvolvimento.

Compartilhar este post

Link para o post
o que é espiritualidade? Uma vez fizeram esta pergunta ao Dalai-Lama e ele deu uma resposta extremamente simples: “Espiritualidade é aquilo que produz no ser humano uma mudança interior”.

Não entendendo direito, alguem perguntou novamente:

- Mas se eu praticar a religião e observar as tradições, isso não é espiritualidade?

O Dalai-Lama respondeu:

- Pode ser espiritualidade, mas, se não produzir em você uma transformação, não é espiritualidade. E acrescentou:

- Um cobertor que não aquece deixa de ser cobertor.

Então atalhou a pessoa:

- A espiritualidade muda ou é sempre a mesma coisa?

E o Dalai-Lama falou:

- Como dizem os antigos, os tempos mudam e as pessoas mudam com ele. O que ontem foi espiritualidade hoje não precisa mais ser. O que em geral se chama de espiritualidade é apenas a lembrança de antigos caminhos e métodos religiosos.

E arrematou:

- O manto deve ser cortado para se ajustar aos homens. Não são os homens que devem ser cortados para se ajustar ao manto.

Parece-me que o principal a ser retido desse pequeno diálogo com o Dalai-Lama é que espiritualidade é aquilo que produz dentro de nós uma mudança.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma realidade imaterial. Tal como 'diz a palavra' é o espírito (ou alma, como preferires) das pessoas e o seu conhecimento/desenvolvimento.

E como é que desenvolves/conheces esse espírito?

Compartilhar este post

Link para o post

E como é que desenvolves/conheces esse espírito?

De montes de maneiras.

Há quem o faça quando está próximo da natureza, quem o faça quando reflecte, quando pinta, quando faz música, quando medita, quando se isola dos outros...

Compartilhar este post

Link para o post

De montes de maneiras.

Há quem o faça quando está próximo da natureza, quem o faça quando reflecte, quando pinta, quando faz música, quando medita, quando se isola dos outros...

Parece-me que isso da espiritualidade é um sentimento profundo de ligação/admiração pelo universo. Portanto pergunto, para quê tudo isso de almas e espíritos? Até eu me sinto espantado, por exemplo, ao observar a Lua ou o céu nocturno. Não digo que é "o meu espírito que se está a desenvolver".

Editado por totava

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me que isso da espiritualidade é um sentimento profundo de ligação/admiração pelo universo. Portanto pergunto, para quê tudo isso de almas e espíritos? Até eu me sinto espantado, por exemplo, ao observar a Lua ou o céu nocturno. Não digo que é "o meu espírito que se está a desenvolver".

Não tem a ver com o mundo material, nem tem a ver com admiração pela lua ou pelo sol. Tem a ver com o interior e não com o exterior. As pessoas sentem-se é mais à vontade em contacto com o seu interior em diferentes ambientes.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem a ver com o mundo material, nem tem a ver com admiração pela lua ou pelo sol. Tem a ver com o interior e não com o exterior. As pessoas sentem-se é mais à vontade em contacto com o seu interior em diferentes ambientes.

Contacto com o seu interior...?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...