Ghelthon Publicado 10 Maio 2021 Desenterrar isto para dizer que a corrida deste ano foi movida de Vila Real para o circuito do Estoril, por lá ser mais fácil cumprir as restrições associadas à pandemia (em Vila Real é circuito citadino, portanto impossível de controlar as pessoas). Contudo esta alteração é temporária, tendo sido assinado um novo acordo para que o WTCR continue em Vila Real no triénio 2022-2024. A BOLA - WTCR muda-se de Vila Real para o Estoril (Automobilismo) Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Outubro 2022 Bem, parece que o WTCR vai morrer no final desta temporada, para ser substituído por uma prova absolutamente idiota ao estilo das ATP Finals do ténis. O ETCR continua. Provavelmente devido a isto, fala-se que Vila Real vai receber o DTM em 2023. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Maio 2023 54 anos depois, Vila Real volta a ter uma corrida de resistência. Citação de Ghelthon, Em 14/10/2022 at 21:35: fala-se que Vila Real vai receber o DTM em 2023. Não aconteceu, supostamente porque a DTM quer reduzir custos e Vila Real é um circuito propenso a acidentes. Ao que parece, este ano Vila Real não vai ter corridas internacionais. O WTCR morreu, mas a "classe" TCR continua, apesar formato ser complexo. De qualquer forma, a jornada portuguesa aconteceu este fim-de-semana no AIA. Não consigo ver que prova internacional poderia Vila Real receber, de repente só a Fórmula E, mas duvido que haja condições financeiras para isso (em termos de circuito penso que sim, e seria muito interessante). Citação de Ghelthon, Em 14/10/2022 at 21:35: O ETCR continua. Não continua, morreu também. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 4 Maio 2023 Entretanto sabe-se mais sobre as tais 6 horas: Resistência regressa a Vila Real, com seis horas de corrida a pensar no futuro | AutoSport Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Julho 2023 Nos entretantos: a corrida de resistência de Vila Real não aconteceu, porque foi agendada demasiado tarde e como tal teve de ser extra-campeonato, ou seja, sem contar para nada. Mesmo não havendo taxa de inscrição e o circuito oferecendo pneus e combustível, compreensivelmente houve poucas equipas a efectivar a inscrição, e portanto a única solução foi o cancelamento; houve uma conferência de imprensa da comissão organizadora do Circuito Internacional de Vila Real (CIVR) onde foi explicado tudo o que aconteceu este ano. Os passos resumem-se a isto: a ideia era o regresso do WTCR, mas o WTCR acabou e os pilotos foram para o TCR World Challenge, uma prova bem mais complexa, portanto WTCR foi carta fora do baralho; o CIVR virou-se para o DTM, e havia já acordo assinado e a organização foi à última prova do DTM do ano passado, para ver como funcionava, etc. Seria absolutamente histórico e incrível. Mas entretanto a ITM, empresa promotora, fechou e o DTM passou para a ADAC. Portanto o acordo que havia com o CIVR deixou de existir, mas mesmo assim tentou-se um novo acordo com a ADAC. Havia interesse, mas apenas possível para Setembro/Outubro, o que é logisticamente impossível para a cidade. Portanto, DTM fica sem efeito; o CIVR vira-se então para o ETCR (TCR com carros eléctricos), que vinha como prova principal, e o TCR World Challenge como prova de suporte, tudo por 100 mil euros. Acordo total e tudo assinado. Entretanto, o ETCR morreu também, e portanto este acordo ficou sem efeito; o CIVR vira-se então para o TCR World Challenge, só que agora queriam 500 mil euros para vir. Ora, isso é demasiado dinheiro, obviamente, portanto ficou sem efeito; o CIVR tentou então trazer a resistência, com o resultado que já expliquei. não tenho a mínima dúvida que, em 2024, haverá uma prova internacional. Talvez a prova de resistência que deveria vir este ano, em vez do Estoril, mas vamos ver; continua a haver rumores da vinda da Fórmula E a Vila Real, mas não passam disso. No entanto, seria absolutamente monumental se isso acontecesse, porque me parece um match perfeito. Duvido é que haja condições financeiras para isso; o que realmente houve em Vila Real foi as provas nacionais do Campeonato de Portugal de Velocidade, e foi incrível como sempre. Bastante público, apesar de ser menos do que em anos anteriores, sempre a apoiar toda a gente, especialmente os muitos pilotos da região. Duvido que haja este apoio todo em Portimão ou no Estoril. Houve também um acidente parecido ao do WTCR há uns anos: Como bónus, para quem nunca tiver visto o circuito, fica aí uma onboard de Domingo, do Francisco Abreu num BMW M4 GT4: https://www.instagram.com/p/Cu2Bw7MKqtB/ Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 19 Julho 2023 @Ghelthon duvido imenso que a FE venha para Vila Real. O melhor que poderia acontecer seria o DTM cá, é um campeonato espetacular e com muita competitividade. Sem provas internacionais de renome, o circuito vai cair um bocado no esquecimento. Tinham vindo a recuperar progressivamente com o WTCC na altura. E parece-me que já não existe a mobilização que existia antes em torno do circuito. é pena Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Julho 2023 (editado) Citação de Alonso., há 58 minutos: @Ghelthon duvido imenso que a FE venha para Vila Real. O melhor que poderia acontecer seria o DTM cá, é um campeonato espetacular e com muita competitividade. Sem provas internacionais de renome, o circuito vai cair um bocado no esquecimento. Tinham vindo a recuperar progressivamente com o WTCC na altura. E parece-me que já não existe a mobilização que existia antes em torno do circuito. é pena Também duvido, mas seria incrível se viesse. Mas aí teria de haver um investimento governamental, diria. Sozinho, o município não consegue. Vamos ver se o DTM poderá voltar a estar em cima da mesa para 2024, de facto seria a melhor opção. Não acho que o circuito deixe de ser realizado, mesmo que tenha apenas as provas nacionais, mas acho que, se não se organizar um ano que seja, é muito fácil acabar de vez. No entanto, embora isso valha o que vale, acho que o público nunca vai deixar isto morrer. A mobilização da malta daqui é incrível. Este ano vi as corridas num atrelado daqueles dos cortejos académicos - há um grupo de malta que se junta para alugar isso, e depois só entra ali naquele sítio (privado) quem eles querem, e pagam um X, havendo comida e bebida praticamente à descrição. A certa altura apareceu lá ao lado o Joaquim Rodrigues, das motas (Dakar) e foram logo buscá-lo para vir ter connosco. 😁 A festa que se faz ali é incomparável, até os comissários do Estoril que lá estavam perto da bancada se puseram a filmar. Acredito que seja totalmente diferente daquilo a que estão habituados, é normal. Assim houvesse um circuito do Estoril/Portimão em Vila Real, e estaria cheio em todas as corridas, tenho a certeza absoluta. Mas é como digo, mesmo sendo um ex-libris da cidade, a existência e continuidade do circuito estão longe de ser asseguradas. Ainda assim, o que aconteceu este ano foi uma sucessão incrível de improváveis azares. Ao mesmo tempo, é um reflexo dos problemas por que está a passar o desporto automóvel, tirando talvez F1 e WEC. Até o WRC está incerto. Já agora, espero mesmo que o circuito aguente pelo menos mais uns anos, porque estou a planear fazê-lo. 😁 Provavelmente num Punto, visto ser (imagino) a categoria mais barata no geral. Mas gostava de fazer o circuito, uma vez que fosse. Editado 19 Julho 2023 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 19 Julho 2023 Eu não estou a falar do público, estou a falar das pessoas a volta do circuito. Isto depois leva ao público. Ou então é só impressão minha 😅 Quando cheguei a ter passe de imprensa, tinha acesso a conteúdo e conferencias e achei que havia um envolvimento gigante para o circuito ir para a frente e acima de tudo ganhar nome internacional, na altura também havia o WTCC que facilitava. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Julho 2023 Citação de Alonso., há 13 minutos: Eu não estou a falar do público, estou a falar das pessoas a volta do circuito. Isto depois leva ao público. Ou então é só impressão minha 😅 Quando cheguei a ter passe de imprensa, tinha acesso a conteúdo e conferencias e achei que havia um envolvimento gigante para o circuito ir para a frente e acima de tudo ganhar nome internacional, na altura também havia o WTCC que facilitava. Certo. Quanto a isso acho que nada mudou, simplesmente este ano houve essa sucessão de azares, aos quais a organização é alheia. E aliás, acho que muito fizeram eles, nunca baixaram os braços e tentaram sempre arranjar uma alternativa. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 19 Julho 2023 Citação de Ghelthon, há 5 minutos: Certo. Quanto a isso acho que nada mudou, simplesmente este ano houve essa sucessão de azares, aos quais a organização é alheia. E aliás, acho que muito fizeram eles, nunca baixaram os braços e tentaram sempre arranjar uma alternativa. Espero que não deixem morrer, o circuito não merece Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Julho 2023 Citação de Alonso., Agora: Espero que não deixem morrer, o circuito não merece Não acredito que isso vá acontecer, embora me pareça algo volátil, como já mencionei. É sem dúvida um ex-libris da cidade, provavelmente o principal, e mítico no automobilismo nacional. São 92 anos de história, não se pode perder. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 30 Julho 2023 Deve ser giro ir ao Estoril correr para a família e amigos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 30 Julho 2023 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Deve ser giro ir ao Estoril correr para a família e amigos. E 204 pessoas na stream Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 30 Julho 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 1 hora: E 204 pessoas na stream Mais na stream do que nas bancadas, garantidamente. Compartilhar este post Link para o post