Ghelthon Publicado 10 Maio 2021 Desenterrar isto para dizer que a corrida deste ano foi movida de Vila Real para o circuito do Estoril, por lá ser mais fácil cumprir as restrições associadas à pandemia (em Vila Real é circuito citadino, portanto impossível de controlar as pessoas). Contudo esta alteração é temporária, tendo sido assinado um novo acordo para que o WTCR continue em Vila Real no triénio 2022-2024. A BOLA - WTCR muda-se de Vila Real para o Estoril (Automobilismo) Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 14 Outubro 2022 Bem, parece que o WTCR vai morrer no final desta temporada, para ser substituído por uma prova absolutamente idiota ao estilo das ATP Finals do ténis. O ETCR continua. Provavelmente devido a isto, fala-se que Vila Real vai receber o DTM em 2023. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Maio 2023 54 anos depois, Vila Real volta a ter uma corrida de resistência. Citação de Ghelthon, Em 14/10/2022 at 21:35: fala-se que Vila Real vai receber o DTM em 2023. Não aconteceu, supostamente porque a DTM quer reduzir custos e Vila Real é um circuito propenso a acidentes. Ao que parece, este ano Vila Real não vai ter corridas internacionais. O WTCR morreu, mas a "classe" TCR continua, apesar formato ser complexo. De qualquer forma, a jornada portuguesa aconteceu este fim-de-semana no AIA. Não consigo ver que prova internacional poderia Vila Real receber, de repente só a Fórmula E, mas duvido que haja condições financeiras para isso (em termos de circuito penso que sim, e seria muito interessante). Citação de Ghelthon, Em 14/10/2022 at 21:35: O ETCR continua. Não continua, morreu também. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 4 Maio 2023 Entretanto sabe-se mais sobre as tais 6 horas: Resistência regressa a Vila Real, com seis horas de corrida a pensar no futuro | AutoSport Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Julho 2023 Nos entretantos: a corrida de resistência de Vila Real não aconteceu, porque foi agendada demasiado tarde e como tal teve de ser extra-campeonato, ou seja, sem contar para nada. Mesmo não havendo taxa de inscrição e o circuito oferecendo pneus e combustível, compreensivelmente houve poucas equipas a efectivar a inscrição, e portanto a única solução foi o cancelamento; houve uma conferência de imprensa da comissão organizadora do Circuito Internacional de Vila Real (CIVR) onde foi explicado tudo o que aconteceu este ano. Os passos resumem-se a isto: a ideia era o regresso do WTCR, mas o WTCR acabou e os pilotos foram para o TCR World Challenge, uma prova bem mais complexa, portanto WTCR foi carta fora do baralho; o CIVR virou-se para o DTM, e havia já acordo assinado e a organização foi à última prova do DTM do ano passado, para ver como funcionava, etc. Seria absolutamente histórico e incrível. Mas entretanto a ITM, empresa promotora, fechou e o DTM passou para a ADAC. Portanto o acordo que havia com o CIVR deixou de existir, mas mesmo assim tentou-se um novo acordo com a ADAC. Havia interesse, mas apenas possível para Setembro/Outubro, o que é logisticamente impossível para a cidade. Portanto, DTM fica sem efeito; o CIVR vira-se então para o ETCR (TCR com carros eléctricos), que vinha como prova principal, e o TCR World Challenge como prova de suporte, tudo por 100 mil euros. Acordo total e tudo assinado. Entretanto, o ETCR morreu também, e portanto este acordo ficou sem efeito; o CIVR vira-se então para o TCR World Challenge, só que agora queriam 500 mil euros para vir. Ora, isso é demasiado dinheiro, obviamente, portanto ficou sem efeito; o CIVR tentou então trazer a resistência, com o resultado que já expliquei. não tenho a mínima dúvida que, em 2024, haverá uma prova internacional. Talvez a prova de resistência que deveria vir este ano, em vez do Estoril, mas vamos ver; continua a haver rumores da vinda da Fórmula E a Vila Real, mas não passam disso. No entanto, seria absolutamente monumental se isso acontecesse, porque me parece um match perfeito. Duvido é que haja condições financeiras para isso; o que realmente houve em Vila Real foi as provas nacionais do Campeonato de Portugal de Velocidade, e foi incrível como sempre. Bastante público, apesar de ser menos do que em anos anteriores, sempre a apoiar toda a gente, especialmente os muitos pilotos da região. Duvido que haja este apoio todo em Portimão ou no Estoril. Houve também um acidente parecido ao do WTCR há uns anos: Como bónus, para quem nunca tiver visto o circuito, fica aí uma onboard de Domingo, do Francisco Abreu num BMW M4 GT4: https://www.instagram.com/p/Cu2Bw7MKqtB/ Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 19 Julho 2023 @Ghelthon duvido imenso que a FE venha para Vila Real. O melhor que poderia acontecer seria o DTM cá, é um campeonato espetacular e com muita competitividade. Sem provas internacionais de renome, o circuito vai cair um bocado no esquecimento. Tinham vindo a recuperar progressivamente com o WTCC na altura. E parece-me que já não existe a mobilização que existia antes em torno do circuito. é pena Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Julho 2023 (editado) Citação de Alonso., há 58 minutos: @Ghelthon duvido imenso que a FE venha para Vila Real. O melhor que poderia acontecer seria o DTM cá, é um campeonato espetacular e com muita competitividade. Sem provas internacionais de renome, o circuito vai cair um bocado no esquecimento. Tinham vindo a recuperar progressivamente com o WTCC na altura. E parece-me que já não existe a mobilização que existia antes em torno do circuito. é pena Também duvido, mas seria incrível se viesse. Mas aí teria de haver um investimento governamental, diria. Sozinho, o município não consegue. Vamos ver se o DTM poderá voltar a estar em cima da mesa para 2024, de facto seria a melhor opção. Não acho que o circuito deixe de ser realizado, mesmo que tenha apenas as provas nacionais, mas acho que, se não se organizar um ano que seja, é muito fácil acabar de vez. No entanto, embora isso valha o que vale, acho que o público nunca vai deixar isto morrer. A mobilização da malta daqui é incrível. Este ano vi as corridas num atrelado daqueles dos cortejos académicos - há um grupo de malta que se junta para alugar isso, e depois só entra ali naquele sítio (privado) quem eles querem, e pagam um X, havendo comida e bebida praticamente à descrição. A certa altura apareceu lá ao lado o Joaquim Rodrigues, das motas (Dakar) e foram logo buscá-lo para vir ter connosco. 😁 A festa que se faz ali é incomparável, até os comissários do Estoril que lá estavam perto da bancada se puseram a filmar. Acredito que seja totalmente diferente daquilo a que estão habituados, é normal. Assim houvesse um circuito do Estoril/Portimão em Vila Real, e estaria cheio em todas as corridas, tenho a certeza absoluta. Mas é como digo, mesmo sendo um ex-libris da cidade, a existência e continuidade do circuito estão longe de ser asseguradas. Ainda assim, o que aconteceu este ano foi uma sucessão incrível de improváveis azares. Ao mesmo tempo, é um reflexo dos problemas por que está a passar o desporto automóvel, tirando talvez F1 e WEC. Até o WRC está incerto. Já agora, espero mesmo que o circuito aguente pelo menos mais uns anos, porque estou a planear fazê-lo. 😁 Provavelmente num Punto, visto ser (imagino) a categoria mais barata no geral. Mas gostava de fazer o circuito, uma vez que fosse. Editado 19 Julho 2023 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 19 Julho 2023 Eu não estou a falar do público, estou a falar das pessoas a volta do circuito. Isto depois leva ao público. Ou então é só impressão minha 😅 Quando cheguei a ter passe de imprensa, tinha acesso a conteúdo e conferencias e achei que havia um envolvimento gigante para o circuito ir para a frente e acima de tudo ganhar nome internacional, na altura também havia o WTCC que facilitava. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Julho 2023 Citação de Alonso., há 13 minutos: Eu não estou a falar do público, estou a falar das pessoas a volta do circuito. Isto depois leva ao público. Ou então é só impressão minha 😅 Quando cheguei a ter passe de imprensa, tinha acesso a conteúdo e conferencias e achei que havia um envolvimento gigante para o circuito ir para a frente e acima de tudo ganhar nome internacional, na altura também havia o WTCC que facilitava. Certo. Quanto a isso acho que nada mudou, simplesmente este ano houve essa sucessão de azares, aos quais a organização é alheia. E aliás, acho que muito fizeram eles, nunca baixaram os braços e tentaram sempre arranjar uma alternativa. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 19 Julho 2023 Citação de Ghelthon, há 5 minutos: Certo. Quanto a isso acho que nada mudou, simplesmente este ano houve essa sucessão de azares, aos quais a organização é alheia. E aliás, acho que muito fizeram eles, nunca baixaram os braços e tentaram sempre arranjar uma alternativa. Espero que não deixem morrer, o circuito não merece Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 19 Julho 2023 Citação de Alonso., Agora: Espero que não deixem morrer, o circuito não merece Não acredito que isso vá acontecer, embora me pareça algo volátil, como já mencionei. É sem dúvida um ex-libris da cidade, provavelmente o principal, e mítico no automobilismo nacional. São 92 anos de história, não se pode perder. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 30 Julho 2023 Deve ser giro ir ao Estoril correr para a família e amigos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 30 Julho 2023 Citação de Ghelthon, há 1 hora: Deve ser giro ir ao Estoril correr para a família e amigos. E 204 pessoas na stream Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 30 Julho 2023 Citação de Gilberto Carlos, há 1 hora: E 204 pessoas na stream Mais na stream do que nas bancadas, garantidamente. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado Tuesday às 11:11 (editado) Neste fim-de-semana aconteceu a edição 54 do Circuito Internacional de Vila Real, com os principais campeonatos nacionais de velocidade e aquela que é a instância actual do campeonato do mundo FIA de TCR. Deixo aqui o vídeo da Hyundai com um bom resumo: Na página de YouTube do município têm as várias lives feitas ao longo do fim-de-semana, com as várias corridas (incluindo a do TCR). No geral, foi um fim-de-semana bastante acidentado, com imensas entradas do SC. Numa delas, a corrida 2 do CPV (vídeo aqui, no timing certo), foi meio chocante não ter havido uma bandeira vermelha, que só se compreende (e mesmo assim pouco) pelas obrigações horárias em relação ao TCR (havendo SC, o tempo continua a contar, e portanto a corrida não atrasa, mesmo que de corrida propriamente dita haja pouco). Não estive fisicamente no circuito, mas pela transmissão pareceu-me ter havido bastante gente e corridas bastante boas. Editado Tuesday às 11:28 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post