Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lando

Consolas | Discussão Geral

Publicações recomendadas

Pelos vistos a Rockstar ordenou a Sony tirar a publicidade sobre o GTA por causa da decisão sobre os discos. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, Em 01/07/2026 at 15:16:

Muito muito mau em todos os sentidos, até para a preservação dos jogos enquanto arte.

Os direitos dos consumidores são importantes ainda mais para aqueles que não têm possibilidades financeiras, mas a preservação dos jogos é feita digitalmente.

Não é por o Zé Duarte ter o jogo 'Hugo na Neve' selado na cave dele, inacessível ao resto do jogo, que este passa a ser preservado. Ou ter de pagar centenas ou milhares de euros por um cartucho/consola.

O maior problema é a inacessibilidade das consolas e DRMs.

Um mundo em que possamos pagar por um item digital e poder fazer o que quisermos com ele, vender ou emprestar, devia ser o foco aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 2 minutos:

Os direitos dos consumidores são importantes ainda mais para aqueles que não têm possibilidades financeiras, mas a preservação dos jogos é feita digitalmente.

Não é por o Zé Duarte ter o jogo 'Hugo na Neve' selado na cave dele, inacessível ao resto do jogo, que este passa a ser preservado. Ou ter de pagar centenas ou milhares de euros por um cartucho/consola.

Um mundo em que possamos pagar por um item digital e poder fazer o que quisermos com ele, vender ou emprestar, devia ser o foco aqui.

emprestava-se jogos a amigos quando éramos mais novos

agora, acabou isso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 11 minutos:

Não acho que tenha grande sentido medir gaitas de qual é o maior ou menor problema.

A preservação pode e deve ser feita nos dois formatos, nem que seja pela segurança na mesma, assim como é feita na música. Não é pelo Zé Duarte ter o 'Hugo na Neve', é por instituições que efetivamente se dedicam a essa conservação para que possa existir a possibilidade de acesso, seja para uso casual, seja para estudo, como existem bibliotecas que o fazem, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 1 hora:

Não acho que tenha grande sentido medir gaitas de qual é o maior ou menor problema.

A preservação pode e deve ser feita nos dois formatos, nem que seja pela segurança na mesma, assim como é feita na música. Não é pelo Zé Duarte ter o 'Hugo na Neve', é por instituições que efetivamente se dedicam a essa conservação para que possa existir a possibilidade de acesso, seja para uso casual, seja para estudo, como existem bibliotecas que o fazem, por exemplo.

Não é medir gaitas, é ser realista. É como a questão do DLC do GTA, é assim tão surpreendente este desfecho? É insistir no físico?

Música e videojogos são campos diferentes, porque a música não passa pela transformação que os jogos passam.

Dando um exemplo, uma biblioteca tem a versão física do Crimson Desert ou Cyberpunk mas não tem acesso aos patches posteriores. Onde está a preservação aí? 

Citação de Eden Hazard, há 1 hora:

emprestava-se jogos a amigos quando éramos mais novos

agora, acabou isso

eu roubava 😃

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 24 minutos:

Não é medir gaitas, é ser realista. É como a questão do DLC do GTA, é assim tão surpreendente este desfecho? É insistir no físico?

Música e videojogos são campos diferentes, porque a música não passa pela transformação que os jogos passam.

Dando um exemplo, uma biblioteca tem a versão física do Crimson Desert ou Cyberpunk mas não tem acesso aos patches posteriores. Onde está a preservação aí? 

Mas isso são tudo temas persistentes nesse tópico e frequentemente assunto de debate sobre qual é a melhor abordagem. Não estou a perceber qual é o ponto, fico só com a sensação que isto é um "não, não, isto é que é verdadeiramente importante!".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, há 47 minutos:

Mas isso são tudo temas persistentes nesse tópico e frequentemente assunto de debate sobre qual é a melhor abordagem. Não estou a perceber qual é o ponto, fico só com a sensação que isto é um "não, não, isto é que é verdadeiramente importante!".

Mais vale meterem tokens de discussão ou um botão de dislike. Onde já se viu, conversas num fórum. Isto é o quê, 2006????

Falando mais a sério, sim eu acho que é verdadeiramente mais importante para o ecossistema. O físico é apenas um penso, uma panacea, que nunca deixará de existir como nunca deixou de existir na música.

👍 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rōnin, há 2 minutos:

Mais vale meterem tokens de discussão ou um botão de dislike. Onde já se viu, conversas num fórum. Isto é o quê, 2006????

Falando mais a sério, sim eu acho que é verdadeiramente mais importante para o ecossistema. O físico é apenas um penso, uma panacea, que nunca deixará de existir como nunca deixou de existir na música.

👍

uh-okay-yeah-sure.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Shafto, Em 30/06/2026 at 19:34:

Afinal o sonho está vivoooooo.

A Xbox não fechou nenhum estúdio mas vai deixar sair 4 deles de forma independente e a Arkane é um deles. 

Agora é com a Arkane sacar os milhões que a Xbox não viu neles.

Compartilhar este post

Link para o post

H Y P E

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...