Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Guia] Condicionantes que afectam a performance de uma equipa

Publicações recomendadas

Só agora reparei no tópico, e estive a ler praticamente tudo! Parabéns, está excelente!

Sir Dragonfly :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é possível, tudo limpinho, resumido, pronto a comer com os downloads à mão e tudo...

Tou estupefacto! :prayer:

só há uma coisa dizer-te: :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que ja está na hora de criar um tutorial no word com estas preciosissimas dicas de sir dragonfly!! E claro disponibiliza-la para download creio que s tornará um tutorial fantastico embora esteje incompleto ainda!. Cumps

Compartilhar este post

Link para o post
Não é possível, tudo limpinho, resumido, pronto a comer com os downloads à mão e tudo...

Tou estupefacto! :prayer:

só há uma coisa dizer-te: :handclap:

Confesso que deu um pouco de trabalho deixar tudo nos trinques mas valeu a pena! Obrigado ;)

Grande post novamente. Parabéns! :handclap:

<3

Acho que ja está na hora de criar um tutorial no word com estas preciosissimas dicas de sir dragonfly!! E claro disponibiliza-la para download creio que s tornará um tutorial fantastico embora esteje incompleto ainda!. Cumps

Seja feita a tua vontade :) Quando terminá-lo disponibiza-lo-ei em formato .doc para que o possam ler offline.

Abraço :yawinkle:

Compartilhar este post

Link para o post

Tu vês o Football Manager ao ínfimo pormenor! É impressionante! Eu não consigo ver o jogo dessa forma mas só dessa forma é que pode dar um gozo maior ao jogo. Sinceramente nunca tive pachorra para ver o fm assim tão detalhado, estudar a equipa adversária, a palestra que dou e a condicionante da moral de cada jogador, etc..

Quanto ao teu tutorial, obviamente é a tua opinião, feeling, em relação ao jogo, e traduz muito a forma como encaras o jogo. O que não quer dizer que não possa ser usado para outros jogadores de forma a solucionarem problemas na sua equipa.

Gostei mesmo, são poucas as pessoas que fazem este tipo de "trabalho". :)

Estás de Parabéns! Excelente Tutorial! :handclap:

PS: Não jogas FM online?

Compartilhar este post

Link para o post
Tu vês o Football Manager ao ínfimo pormenor! É impressionante! Eu não consigo ver o jogo dessa forma mas só dessa forma é que pode dar um gozo maior ao jogo. Sinceramente nunca tive pachorra para ver o fm assim tão detalhado, estudar a equipa adversária, a palestra que dou e a condicionante da moral de cada jogador, etc..

Quanto ao teu tutorial, obviamente é a tua opinião, feeling, em relação ao jogo, e traduz muito a forma como encaras o jogo. O que não quer dizer que não possa ser usado para outros jogadores de forma a solucionarem problemas na sua equipa.

Gostei mesmo, são poucas as pessoas que fazem este tipo de "trabalho". :)

Estás de Parabéns! Excelente Tutorial! :handclap:

PS: Não jogas FM online?

Obrigado ;)

Não jogo, não porque não gosto, mas porque a minha vontade de jogar FM08 é algo inconstante. Tanto me apetece tar um dia todo a jogar como nos próximos 3 ou 4 dias não me apetece. É o 1º FM em que tal acontece...E por uma questão de respeito aos outros participantes dos torneios, simplesmente fico de fora a ver. Mas um dia que criem aqui no CMPT um torneio porreiro e pequenito, talvez apareça por lá.... :)

Compartilhar este post

Link para o post

:prayer:

Espero que ponhas isto tudo num documento do word e ponhas para download.

Compartilhar este post

Link para o post

i) Contra-tácticas da IA

Neste post a informação pode não ser tão credível quanto nos posts anteriores, até porque não faço parte da equipa de programação do FM, portanto não sei até que medida as contra-tácticas usadas pela IA são aplicadas na medida e forma que penso.

Quando criamos um jogo novo, idealizamos a táctica consoante o tipo de equipa que temos. Consoante a qualidade e robustez da táctica, poderemos ter sucesso a curto, médio ou longo prazo.

Para o jogo não se tornar muito apático quando a táctica é de qualidade, a IA do FM tem de redesenhar a sua para poder colmatar ao máximo os problemas que a nossa pode criar. Isso acontece mais frequentemente a meio do 1º campeonato, em que sentimos que a nossa equipa não está a jogar o futebol que realmente sabe. A 2ª onda de contra-tácticas do FM acontece normalmente no arranque da 2ª temporada.

Isto não é uma forma estúpida que o FM tem de nos tirar o ciclo de vitórias fantástico, mas sim o assumir de que diferentes equipas, diferentes campeonatos e diferentes ambições requerem tácticas diferentes. Do FM2006 para trás era possível obtermos sucesso frequentemente época após época, com equipas ou planteis iguais ou distintos, mas temos que admitir que, se na vida real aplicassemos sempre a mesma forma de jogar, os adversários mais facilmente descobririam em que zonas do terreno teriam que centrar mais o seu jogo para tirar partido das nossas fraquezas. Daí adviria insucesso e posteriormente desilusões. No FM2007 e 2008 acontece exactamente o mesmo.

Não há muito a dizer sobre isto: quando as coisas estão a correr mal, temos que mudar certos aspectos na nossa táctica para que esses males sejam parcialmente ou de todo neutralizados e para que possamos regressar aos tempos de sucesso. Isto exigirá de vocês uma análise cuidada dos acontecimentos jogo após jogo, a partir do momento que a vossa equipa começou a claudicar com mais frequência. Seja na demasiada pressão que os defesas exercem, seja no comprimento de jogo, existem sempre problemas que podem ser por vocês corrigidos. Basta mesmo esse tal olhar atento.

Não peçam vitórias logo após as correções. Primeiro, as boas exibições apesar dos resultados menos conseguidos. Depois, os empates em jogos com equipas da mesma qualidade, e só no fim as vitórias de outrora. É a forma mais sensata - e efectiva - de dar a volta ao problema imposto pela IA.

Resumindo, não devem mudar de formação drásticamente nem de sacar tácticas de outros para "milagrosamente" salvarem o campeonato, mas sim redesenharem o vosso sistema dando maior ênfase ao que a equipa melhor sabe fazer, e fechar espaços que frequentemente são explorados pelos adversários. Não disse nada de novo, mas a vossa frustação por vezes leva-vos a ignorar estes aspectos, o que mais cedo ou mais tarde acaba por se reflectir em maus rendimentos da equipa com frequência.

Apesar de tudo isto parecer demasiado linear, o jogo tem as suas falhas e terão que aprender a lidar com elas. Já por isso criei um tópico na secção 'Geral', onde por vezes critico os aspectos tácticos do jogo. É algo com que tenho de aprender a lidar, o jogo é por vezes demasiado aleatório e por isso a calma e análise profunda dos acontecimentos no terreno são a única solução (embora não 100% efectiva) para ultrapassar essa onda de azia. Por isso mesmo volto a repetir:

Não peçam vitórias logo após as correções. Primeiro, as boas exibições apesar dos resultados menos conseguidos. Depois, os empates em jogos com equipas da mesma qualidade, e só no fim as vitórias de outrora. É a forma mais sensata - e efectiva - de dar a volta ao problema imposto pela IA.

Espero que o FM09 venha bastante melhor neste aspecto. ;)

---

Bom, e este guia chegou finalmente ao fim. Foi um gozo enorme para mim tê-lo escrito para uma enorme comunidade de FM'ers, quizá mais tarde volte a esta secção para falar de outras coisas que envolvam o jogo, e desde já um muito obrigado a todos que elogiaram este trabalho. Foi árduo mas valeu a pena.

Em breve, uma versão em formato .doc :)

Um abraço :yawinkle:

Compartilhar este post

Link para o post

Muitos parabéns! Tenho a certeza que todo este trabalho vai ser útil para muita gente incluindo eu :)

Abraço :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, aqui está a versão deste Guia no formato .doc, para que possam ler offline

REQUISITOS:

>Word 97, 2000, XP, 2003 ou 2007

ou

>Qualquer versão do OpenOffice

e

>Muita paciência :yawinkle:

DOWNLOAD [1,66MB]:

FILEFRONT || MIRROR 1

Um abraço :yawinkle:

Compartilhar este post

Link para o post
Já saquei.

Muito bem! Parabéns.

Obrigado :)

Fogoo... :blink:

Simplesmente fantástico :D

:compinchas:

Está terminado o teu famoso tutorial ja??

Não sei ao certo se estás a falar deste tópico ou do outro em que falo dos media e palestras. De qualquer forma, ambos estão terminados ;)

---

<3 para todos

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso gosto de ler os teus textos, já na secção de tácticas e nota-se que percebes disto.

Quando tiver tempo leio :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

esta 5 estrelas na parte do tutorial

mas fizeste a coisa que eu detesto mais, escreveste o meu nick mal -.- falta um h...

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente tópico. Semprei pensei fazer um tutorial deste tipo mas nunca tive coragem e a capacidade de bem explicar.

Mesmo sendo experiente neste jogo posso te dizer que aprendi muitas coisas que antes eu ignorava.

Parabéns :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Fantástico. :handclap:

Aplaudo de pé este guia, que tem indicações muito boas, mesmo. (E que deve ter dado um trabalhão...)

Compartilhar este post

Link para o post
esta 5 estrelas na parte do tutorial

mas fizeste a coisa que eu detesto mais, escreveste o meu nick mal -.- falta um h...

My bad ;)

Excelente tópico. Semprei pensei fazer um tutorial deste tipo mas nunca tive coragem e a capacidade de bem explicar.

Mesmo sendo experiente neste jogo posso te dizer que aprendi muitas coisas que antes eu ignorava.

Parabéns :handclap:

Fantástico. :handclap:

Aplaudo de pé este guia, que tem indicações muito boas, mesmo. (E que deve ter dado um trabalhão...)

Obrigado aos dois :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...