Hansy Publicado 19 Agosto 2013 (editado) Está a escapar-me algo, neste jogo. Como é que franceses e espanhóis já têm colónias na América latina e eu continuo sem colonial range para o fazer com Portugal? Fiz uma pesquisa rápida e não parece ser por causa dos bónus de Lucky Nations. Tu tens 25% bónus Colonial Range da ideia nacional, e vou assumir que também tens os 50% do grupo de ideias de Exploration. Portanto, a única explicação plausível que consigo arranjar é que eles terão alguma província com core que lhes está a dar extra range (por exemplo, no Brasil). Compara também os níveis de Diplomatic Technology, que o colonial range aumenta significativamente a nível 7 e 11. Editado 19 Agosto 2013 por Hansy Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 19 Agosto 2013 O que raio se anda a passar com o meu Manpower? Do nada, baixa estupidamente. Tinha 50k e de repente passo para uns ridículos 600. Sem estar em guerra com ninguém. Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 20 Agosto 2013 Revoltas? Reforços? Army Maintenance em baixo? Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 20 Agosto 2013 Tinha um risco mínimo mas desapareceu assim que adquiri Core em Pyonang. Talvez tivesse sido do Army Maintenance mas não mexi nisso sequer e até tenho um advisor que faz descer o custo da manutenção. O que quer que fosse, já desapareceu. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 20 Agosto 2013 Tenho uma cena a reduzir-me o aumento mensal de military power chamada 4/1 leaders. Alguém sabe o que é? Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 20 Agosto 2013 Tens líderes de exército sem pelotão? Também não faço ideia do que possa ser isso. Compartilhar este post Link para o post
BDani Publicado 20 Agosto 2013 Tenho uma cena a reduzir-me o aumento mensal de military power chamada 4/1 leaders. Alguém sabe o que é? Tens 4 líderes militares e apenas 1 pode ser mantido "gratuitamente", os outros 3 estão-te a comer o military power. Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 22 Agosto 2013 (editado) Há alguma maneira de entrar em Veneza? na cidade. Ou só fazer deles vassalos e depois integrar? Editado 22 Agosto 2013 por Fenes Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 22 Agosto 2013 (editado) Vou em 1537, com Portugal. Neste momento, e fora os territórios que já domino no início do jogo, tenho 5 territórios de Marrocos, Arguin e Rio de Oro (faltou-me Trarza), Cabo Verde, 90% do Brasil, (o que me falta são territórios do interior, uma vez que a costa é minha), as três províncias de Cuba, a Jamaica toda e uma grande maioria das Antilhas. Para além disto, os Creek, dominavam a região do sul dos EUA toda, tendo dizimado os Shawnee e os Cherokee. Entrei lá a matar e saquei-lhes cerca de 15 territórios. Por fim, Castela, que já é Espanha, cedeu-me a Andaluzia e Cáceres. A Inglaterra foi dizimada, a Espanha tem-se safado por ter dado pancada em Aragon, porque já perdeu províncias para mim e para a frança, que é a grande dominadora do jogo. Agora estou num imbróglio. Fruto da pancada nos Creek, tenho as penalizações de guerra uma pouco altas, apesar de já não ter overextension, o que me impede de andar a guerrear. Já tenho Creek e Marrocos numa coalition contra mim. Também estou muito acima do Naval forcelimit e, assim sendo, não me adianta andar a colonizar para não ter as tariffs a 100%. Por fim, também não me quero expandir muito na Europa, para não ficar com territórios encostados aos franceses, que andam malucos e limpam tudo à frente deles. Sugestões? Editado 22 Agosto 2013 por Tio Hans Compartilhar este post Link para o post
Bolungarvík Publicado 22 Agosto 2013 Faz upgrades internos nas províncias enquanto perdes a Infamy. Ao mesmo tempo, arranja um advisor que te diminua mais rapidamente a Infamy, se puderes. Suponho eu, uma vez que ainda não pus as mãos no EU4, os gajos da FNAC ainda não mandaram e já encomendei há mais de uma semana. Vou agora ligar para lá a reclamar. Compartilhar este post Link para o post
Naitch Publicado 22 Agosto 2013 Cores, religiões, upgrades nas províncias... Esse tipo de coisas. E as missões dadas pelo jogo? Não te agradam? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 22 Agosto 2013 Pois, vai ter de ser por aí... Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 22 Agosto 2013 Como estás em relação ao comércio? Costa do Marfim para desviar para Sevilha :heart: Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 23 Agosto 2013 Sou, basicamente, a maior potência mundial. Todavia, sinto que ainda não domino o sistema em condições. Tenho 4 mercadores, um em Sevilha, um na Costa do Marfim, embora não tenha nenhuma província, um nas Caraíbas e outro no Brasil. Bem, mais um update: ia sendo f*dido à grande e à francesa. Eu bem sabia que me ia arrepender de me ter metido com os espanhóis, que me apanharam muitas tropas na América a tratar de rebeldes e me atacaram para me sacarem a Andaluzia. As coisas estiveram muito pretas para o meu lado, mas, por um milagre, os doidos dos franceses voltaram a dar pancada nos espanhóis. Ainda ganhei a guerra e consegui que eles perdessem o core na Andaluzia. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
City Publicado 23 Agosto 2013 Eu gostava bastante de saber jogar a isto :lol: Já percebi como funcionam as Trades, e também não tenho grandes dificuldades no que toca à Colonização, mas levo sempre grandes tareias em tudo o que é guerra :lol: Já é o 3º jogo que começo com Castilla e, em qualquer um deles, levo sempre grande tareão de Aragão ainda nem 1 ano após o inicio :estrelas: Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 23 Agosto 2013 Eu demorei à brava a perceber o jogo... vai tentando, vai levando pancada, que aprendes. Compartilhar este post Link para o post
Bolungarvík Publicado 23 Agosto 2013 Eu demorei à brava a perceber o jogo... vai tentando, vai levando pancada, que aprendes. Isto, muito isto. Este é daqueles jogos que só aprendes com os erros, vais ganhando experiência à medida que jogas mais. Compartilhar este post Link para o post
City Publicado 23 Agosto 2013 (editado) Comecei no Japão. Isto por aqui é mais calmo, é bastante bom para aprender o lado político do jogo. Ming implodiu nos primeiros 10 anos do jogo e os Koreanos têm andado taco a taco com Manchu. Domino os mercados de Nippon e Beijing, já anexei 2 dos meus vassalos (vou a 50% do 3º) e já faltou mais para conseguir uma National Idea. O plano, para já, é unir o Japão. Editado 23 Agosto 2013 por City Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 26 Agosto 2013 Eu demorei à brava a perceber o jogo... vai tentando, vai levando pancada, que aprendes. E, já agora, dou um exemplo: neste EU4, as evoluções de tecnologia são conseguidas à custa de uns pontos e não à custa de dinheiro. Demorei 150 anos de jogo a perceber que os advisors, para além dos bónus normais, também dão destes pontos. Resumindo, em comparação com algumas nações próximas de mim, como França ou Castela, estou 3 ou 4 tecnologias atrasado. Compartilhar este post Link para o post
Bolungarvík Publicado 27 Agosto 2013 f*da-se para a Fnac... encomendei o jogo há quase 2 semanas e ainda nem sequer o enviaram... Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 5 Setembro 2013 Há alguma solução para o jogo puxar menos pelo pc? Para o nível gráfico que tem, é absurdo... Compartilhar este post Link para o post
City Publicado 15 Setembro 2013 Acho que já atinei com as guerras. Comecei ontem um jogo com Muscovy e consegui arrumar com Novgorod por 2 vezes, conseguindo sacarlhes 4 territorios da 1ª vez e a retirada dos respectivos cores + libertação da Finlandia na 2ª vez. O meu maior erro era usar o Manpower todo para criar novos batalhões e ignorar a manutenção dos mesmos. Agora acho que já percebi o meio-termo necessário e a abordagem às batalhas (convém não andar a perseguir à maluca os batalhões inimigos e fazer com que sejam eles a atacar os meus batalhões em vez de ser eu a atacar, por causa dos bónus de batalha). Agora estou com 1 problema gigante em mãos :lol: tenho a Lituânia, que já "engoliu" a Livonian Order, 2/3 da Crimea e está a dar tareia na Golden Horde, e que não gosta nada de mim :mrgreen: Ainda me sinto bastante inseguro com as Alianças. Não costumo fazer quaisquer alianças ,porque tenho sempre algum receio de ser arrastado por conflitos para os quais não estou preparado ou de isso influenciar negativamente os territórios que me rodeiam :-| Compartilhar este post Link para o post
Bolungarvík Publicado 26 Setembro 2013 (editado) Jogar com um dos 3 grandes é quase como fazer batota :p Editado 26 Setembro 2013 por Bolungarvík Compartilhar este post Link para o post