Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Sobreira

Software - Sistema Operativos - Post #1 = Downloads

Publicações recomendadas

Edit por [MaRaDo] em 9 de Outubro 2008

100% Freeware

Antivírus:

Os antivírus são software projectado para detectar e eliminar vírus de computador.

1. AntiVir
  2. Avast 4!
  3. Kaspersky
  4. Eset NOD32

Firewall:

Os Firewalls consistem em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra

1. Sunbelt-Kerio Personal Firewall
  2. Comodo firewall
  3. ZoneAlarm free firewall

Adware/Spyware/Malware/Rootkit:

Detecta e remove software do computador quando o identifica como sendo spyware ou adware.

Detecta, da mesma forma, dialers, trojans, malware, mineração de dados, publicidade agressiva, etc.

1. SuperAntiSpyware
  2. Malwarebytes Anti-malware
  3. Spyware Doctor Starter Edition
  4. a2 (a-squared)
  5. Panda Anti Rootkit
  6. RootkitRevealer

PC Tune-up Utility:

Utilitário necessário para manter seu computador optimizado e livre de erros.

1. Glary Utilities
  2. Advanced WindowsCare Personal
  3. Ashampoo WinOptimizer 4
  4. Ccleaner

Registry Cleaner:

Software desenhado para reparar erros e optimizar o desempenho do Registo do Windows.

1. EasyCleaner
  2. Eusing Free Registry Cleaner

Program Un-installer:

Ferramenta destinada a desinstalar/remover programas do Windows, eliminando os seus rastos (entradas de registo).

1. Revo Uninstaller
  2. MyUninstaller

Desfragmentador de HD:

Ferramenta que permite desfragmentar o disco completo, ou uma drive, ou apenas uma pasta especifica.

1. Defraggler
  2. SmartDefrag

Tutorial de Instalação e Configuração do Avira Antivírus , caso optem pelo Avira.

Nota:

Se algum user quiser contribuir com a sua sugestão, favor enviar-me por MP ou criar um post com o software em questão e a sua descrição.

Compartilhar este post

Link para o post

Programas e Sites de Segurança (03/11/06)

Antí-Vírus

Freeware

!avast v4.7

AOL

Clamwin

AVG Anti-Virus Professional Edition 7.5

Public Antivirus CD (ISO)

AntiVir Personal Edition Premium 7.01

Comercial

Kaspersky Pro

NOD32 Anti-Virus 2.51.26

McAfee VirusScan 11.0

BitDefender Prof.+

Symantec Corp

Anti-Spyware

Freeware

SpyBot S&D

AVG Anti-Spyware 7.5

Ad-Aware SE Personal Edition

Webroot Spy Sweeper

Comercial

Spy Sweeper

Trend Micro

Firewalls

Freeware

Kerio

Zone Alarm

Comercial

Outpost Pro

Look'n'Stop

Sites de Interesse

- Comparação de Anti-Virus

- http://www.av-comparatives.org/

- Um "auto-analyzer" dos logs do Hijackthis: http://www.hijackthis.de/

- Aqui está um comparativo relativo às taxas de detecção: http://www.virus.gr/english/fullxml/defaul...d=82&mnu=82

Em que ao contrário dessa coisa que a PC Guia fez, não foram usados 8 vírus/worms mas sim 147184 amostras.

- Todos os vírus actualizados em http://www.viruslist.com/

Compartilhar este post

Link para o post

Removedores

Esses programas removedores de spywares/adwares são bem conhecidos, recomendados por muitas pessoas.

Spybot S&D

Ad-aware SE

Spy Sweeper

É recomendado que você possua sempre dois scanners de spywares, com as versões mais atuais e atualizados.

Anti-Spywares

Existem programas que protegem o computador para que este não seja infectado. Além da opção "Imunize" do Spybot S&D, também é recomendado:

SpywareBlaster

SpywareGuard

IE-SpyAD

O IE-SpyAD protege o IE de sites maliciosos. Os outros dois também protegem o seu micro de spywares.

Falsos Removedores

Várias companhias acharam legal a idéia de colocar mais spyware nos seus "anti-spywares".

Existem muitos softwares que não podem ser confiados.

Vá para o site abaixo:

http://www.spywarewarrior.com/rogue_anti-spyware.htm

Ele contém (role um pouco a barra de rolagem do navegador) uma tabela com todos os produtos falsos conhecidos. A primeira tabela que você vê no site possui os nomes dos programas e a razão deles serem declarados falsos. As tabelas seguintes são programas reais ou programas ainda duvidosos.

Outras ferramentas

Existem outras ferramentas que também podem ser usadas para remover Spywares.

Uma delas é o CWShredder o qual remove todas as variantes do CoolWebSearch. Porém, essa ferramenta não é mais atualizada. Prefira o Spybot ou Ad-aware, citados acima.

Nota Importante

Inúmeras ferramentas para a remoção de spyware são ferramentas de diagnóstico. Por exemplo, o HijackThis! não deve ser usado a não ser que você saiba o que faz. Por esse motivo, esse programa (e outros) não foram citados nesse tópico. Tome cuidado.

by FallenHawk in Forum do Clube do Hardware

Compartilhar este post

Link para o post
Compara os Antí-Vírus em http://www.av-comparatives.org/

A partir do momento em que diz que o Norton é excelente, esta comparação perde toda a credibilidade :roll: .

Mas obrigado pelos conselhos. :wink:

Pelo que já li em foruns e sites especializados no assunto, eu acho que o que dizem sobre o Norton ser "fraco" é apenas um mito... o facto de o Norton ser talvez o AV mais utilizado não o descredibiliza... penso que as novas versões têm vindo a melhorar bastante. Ainda bem que falas disso, vou tentar arranjar matéria sobre isso.

Não, não é mito. Eu já tive o Norton e todas as semanas tinha um vírus diferente. Mudei para o Mcafee e nunca + tive problemas.

A minha namorada tem o Norton e volta e meia lá tem que formatar o pc.

Entre muitos outros casos que conheço.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixo aqui uma pergunta: há algum problema em desinstalar o Norton para instalar outro anti-virus, ou posso ter problemas com incompatibilidades etc.?

Compartilhar este post

Link para o post
Deixo aqui uma pergunta: há algum problema em desinstalar o Norton para instalar outro anti-virus, ou posso ter problemas com incompatibilidades etc.?

Ninguém me sabe responder?

É que é urgente.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Imperatore

convem teres só um ati virus

eu no meu desistalei o norton e pus o kaspersky e n tive problemas, até notei melhorias na velocidade

Compartilhar este post

Link para o post

eu no meu desistalei o norton e pus o kaspersky e n tive problemas, até notei melhorias na velocidade

Eu sei que não se deve ter 2 anti-virus.

O que eu queria saber, é se ao desinstalar o norton, não teria qualquer problema em instalar outro anti-virus.

Mas já estou esclarecido.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Imperatore

O que eu queria saber, é se ao desinstalar o norton, não teria qualquer problema em instalar outro anti-virus.

Obrigado

d nda

qual AV é que vais por?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado

d nda

qual AV é que vais por?

Em princípio o Avast.

Mas já agora queria um que fosse intuitivo.

É que o anti-virus é para a minha namorada, que percebe tanto de informática, como eu de jardinagem e que tem o PC todo fdd, já que o Norton não apanha nada.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Imperatore

o kaspersky é a coisa mais intuitiva que há

Compartilhar este post

Link para o post

Firewall: Outpost

Anti-virus: Avast v4.7

Spybot, Spyware Doctor, CCleaner, Ad-Aware SE Personal

8-)

Compartilhar este post

Link para o post
Beleza pessoal.

Crie esse tópico com instruções básicas para que todos ao entrarem no fórum e antes de abrir um tópico perguntando como se tira o vírus XYZ, já poder ter uma ideia básica de como o fazer.

Antes de tudo um pouco de definição.

1- O que é vírus de computador?

É um programa que invade o micro e se multiplica, podendo destruir documentos e outros programas.

2- Como ocorre a contaminação?

O vírus chega ao computador por meio de arquivos (baixados da internet, anexados a e-mails ou gravados em CDs e disquetes). Quando o usuário abre um arquivo contaminado, o vírus começa a se espalhar pelo computador. Em determinado momento, a praga entra em ação, produzindo conseqüências nocivas ao micro

3- Como funciona o antivírus no computador?

O antivírus monitora automaticamente todos os arquivos que são abertos no PC. O código de computador que compõe cada um deles é comparado com a coleção de vacinas, que nada mais é do que um acervo com pedaços do código dos vírus. Se um arquivo tiver trechos similares aos de um vírus, está contaminado. O antivírus tenta restaurar o arquivo original.

4- O que é firewall? Ele é indispensável?

Firewall é um programa que monitora todos os dados que entram e saem do micro. Ele funciona como complemento do antivírus, pois ajuda a evitar os vírus que tentam se multiplicar via rede e dificulta a ação de hackers.

Exemplos de vírus

Vírus Worm/Troject de Email:

São os mais utilizados hoje em dia devido ao aumento de usuários da Internet. É criado em VB (Visual Basic Script), em uma linguagem bem simples.

Como agem: Através da rede local ou global e utilizando os serviços do NetBios do Microsoft Windows, o worn se instala em arquivo específico chamado “scrsvr.exe”, faz mudanças necessárias no Registro do Windows, pra que o mesmo seja acionado toda vez em que o computador for ligado.

A forma de ataque é quase sempre a mesma: o usuário recebe um e-mail com uma mensagem anexada e quando vai abri-la o vírus infecta a máquina.

Vírus de Macro:

são desenvolvidos em VBA (Visual Basic Application) do MS Word, para que quando executados, se proliferem em arquivos .DOC, onde se auto-duplicam sempre que um documento .DOC é criado.

Como agem: Quando instalados em arquivos .Doc instalam-se nas macros automáticas do tipo abrir, fechar , salvar etc...

Vírus de Boot:

Infectam o setor de Boot do disco rígido. Normalmente se alastram através de disquetes, principalmente com disquetes que estão fora do uso no momento.

Como agem: São acionados cada vez que o computador é ligado e se instalam no disco rígido infectando, assim, qualquer disquete inserido no drive do computador.

Vírus de executáveis:

Infectam arquivos executáveis do tipo .EXE e .COM. Agem sobre qualquer programa que esteja sendo executado, além de atingirem o Boot também. É um vírus criptografado, que se propaga gravando sempre uma cópia diferente de si mesmo.

Fontes: Sisnema e Folha uol

AGORA VAMOS PARA O QUE INTERESSA

Links de Antívirus gratuitos

AVG (gratuito) Nova versão AVG 7.0

Avast (gratuito)

Bit Defender (gratuito)

Antes de tudo, se você possui windows XP/ME é muito importante desativar a restauração de sistema.  

Primeiro passo

Para fazer isso, basta fazer:

Painel de Controle -> Sistemas -> aba restauração do sistema e marque a caixa desativar a restauração do sistema em todas as unidades.

restauracao.jpg

Feito o primeiro passo. Vamos ao segundo , muito importante também...

Atualize seu antivírus, usando o programa do próprio antivírus ou abaixando o arquivo correspondente no site do fabricante. Abaixo uns link dos principais fabricantes

Symantec - Antívirus em Português

Symantec

McAfee

Update do AVG Free

Update do AVG Free 7.0 Para a versão AVG 7.0

Update do Avast

Terceiro passo

Passe um antívirus pela internet. (Lembrando que este processo é de muita utilidade, pois quando seu computador está infectado, o vírus pode afetar o antivírus e fazê-lo "ignorar" os arquivos infectados.

Panda antivírus online

Trend Antivírus online

Symantec

Av Center - Symantec

Mcafee - Antivírus Online

Possui um antivírus online, mas só para arquivo por arquivo - AVP(kaspersky)

Quarto passo

Passe um antispyware, como por exemplo, o adaware e o spybot (os mais conhecidos).

Donwloads dos programas.

Spybot 1.3

Ad-aware

spy sweeper

Microsoft Antispyware

Feito isso, aconselho a você reiniciar o computador e entrar no modo de segurança.

Logo após você atualiza seu antivírus (no caso se você abaixou o arquivo da página do fabricante) e passe ele em seu computador.

Quinto passo

Reinicie o seu computador novamente e habilite a restauração de sistema. Atualize seu windows pelo windows update (principalmente no caso de ele ser XP).

É muito bom você possuir um firewall instalado como por exemplo o Zone Alarm ou Sygate

Mas se você possui windows xp com o Service Parck 2 instalado ele já vem com um firewall do prórpio XP, e de sua escolha usar ele ou outro.

(...)

Lembrando que isso é válido para 90% dos casos. (...)

Leandro

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Fusyon.
essa de desligar o restauro do sistema é totalmente mentira e é um grande risco que se tem

Só o espaço que aquela treta reserva em disco...:|

mas resolve mts porblemas que possas ter

e para esse problema, rededuzes a %

Nunca precisei dessa "coisa".

AV, não largo o NOD32 por nada e com a firewall é Agnitum Outpost até morrer...

Tendo o meu pc 512 de RAM, consideras então que essa dupla é muito melhor que o Kaspersky e Sygate com o acrescimo de não gastar muito?

Já agora, aproveitando a deixa, que anti-spy usas?

O Kaspersky é um excelente AV, se estás contente com o desempenho não vejo porque é que hás-de mudar.

Quanto à Sygate, da única vez que a fui experimentar tive problemas, logo, não tenho muito boas memórias, mas também não posso dar uma opinião válida sobre o caso. Quanto à Outpost, é uma excelente firewall, mas que também não é fácil de configurar ao início, agora na "4ª versão" já o trabalho não é tanto, mas mesmo assim para quem não tem muita experiência no assunto pode achar difícil, de qualquer forma acho que não perdes nada em experimentar.

Quanto ao AS, uso o Spy-Bot e o "novo" da Grisoft, o tal AVG.

Compartilhar este post

Link para o post
o Tune UP Utilites , aumenta consideravelemnte a perfomance do cimputador , é muit bom!

RedPride mas não gostas-te????

Em relação ás cores, , smp podes voltar ás defeniçoes originais, ou entao compra uma gráfica melhor

Antes do TU tinha os nomes dos atalhos com efeito transparente e após instalar o prog. quando ele faz uma melhoria da performance do PC ficou com côr. É uma questão de pormenor mas que gostaria de alterar se possivel.

O prog. parece bom mas preciso de tempo para o testar. :wink:

Painel de Controlo > Sistema > Avançadas > Desempenho(Definições) > e activar a opção "Utilizar sombras para nomes de icons do ambiente de trabalho.

:wink:

Compartilhar este post

Link para o post
in Forum Maximus[/i]]Os 10 mandamentos básicos na segurança informática. Isto na óptica de utilizador simples, lógicamente podes ser muito mais abrangente.  

1º) Tenha extermo cuidado e muita atenção aos downloads.

Hoje em dia a grande maioria dos programas freeware (grátis) têm os seus custos suportados por propagandas (markting). Assim os programas do P2P , Grokster, Imesh, Kazaa, carregam uma quantidade enorme de spywares, retardando o processamento e diminuindo o rendimento da máquina. Desconfie sempre dum software baixado de redes P2P.  

Embora seja uma prática muito comum em softwares P2P, é possível encontrar outros programas — como o popular Add-on Messenger Plus! para o MSN Messenger — que instalam spyware. Antes de instalar algum programa, preste muita atenção em todas as opções do programa de instalação. Alguns deles permitem que seja selecionado se quer ou não instalar o spyware — e essa opção geralmente vem com um ‘Sim’ por padrão, portanto fique atento  

2º) Softwares Antispywares falsos.

Conforme foi explicado no ponto anterior, não seja enganado por arquivos falsos em redes P2P. Alguns softwares são utilizados para a instalação de diversos tipos de malware.  

Arquivos com a extensão .PIF .SCR ou .VBS, são de desconfiar, pois é bem provável que eles sejam maliciosos.  

Muitos empresas de anti-spywares, colocam propositadamente no seu próprio software vários spywares para dar ideia que de facto o programa é bom e elimina os spy.  

A lista completa destes falsos Anti-spywares, estão neste link:  

http://www.spywarewarrior.com/rogue_anti-spyware.htm  

3º) Mantenha o seu Sistema Operacional devidamente actualizado. Várias vulnerabilidades são sistematicamente corrigidas.

http://windowsupdate.microsoft.com/  

4º) Utilize um browser alternativo

Uma coisa simples, mas que ajuda e muito a segurança do PC.  

Firefox:  

http://www.mozilla.org.br/  

ou Opera:  

http://superdownloads.uol.com.br/download/i991.html  

Se mesmo assim, preferir utilizar o Internet Explorer, certifique-se que ele está seguro:  

Abra o Internet Explorer, clique em Ferramentas --> Opções da Internet --> Clique na aba/tab Segurança.  

Certifique-se que Internet está selecionado e clique em Nível Personalizado. Verifique também as seguintes configurações e, caso elas estejam configuradas de forma diferente, configure-as da seguinte forma:  

Fazer o download de controles ActiveX assinados --> Avisar  

Fazer o download de controles ActiveX não assinados --> Avisar  

Inicializar e Executar scripts de controles ActiveX não marcados como seguros --> Avisar  

Faça um teste neste site:  

http://www.jasons-toolbox.com/BrowserSecurity/  

5º) Nunca abra um anexo estranho recebido num e-mail. Na dúvida passe o antivírus.

6º) Faça o download de:  

IE-spyad, que coloca sites indesejáveis na sua zona restrita. Desta forma você estará protegido quando tentar visitar ou caso seja redirecionado para esses sites.  

SpywareBlaster, que protege o computador bloqueando diversos ActiveX maliciosos. Além disso, ele vai colocar diversos websites na lista de Sites restritos do Internet Explorer.  

SpywareGuard, que verifica se os programas que se está a executar não vai instalar, ou não fazem parte de um spyware. Funciona de forma parecida a um antivírus, mas para spyware. Como a maioria dos scanners anti-spyware não oferecem este tipo de protecção na versão gratuita, o SpywareGuard é a solução.  

7º) Utilize uma firewall.  

Um firewall serve para proteger o computador de tentativas de invasão através da Internet e gerir quais programas podem acessar os recursos na rede.  

As mais populares são:

Zonealarm  

Kerio Personal Firewall  

Faça um port scan neste link:  

http://www.grc.com/x/ne.dll?bh0bkyd2  

8º) Instale software antispyware. Note que apenas um deve ter protecção activa residente.  

Sugestões: Ad Aware e o Spybot Search & Destroy, coloque o Teatimer activo no Spybot.  

9º) Mantenha os seus softwares antivirus e antispyware actualizados.  

10º) Faça regularmente um scan online.  

Panda ActiveScan

F-Secure Online Scanner  

Kaspersky Web Scanner  

Se tem dúvidas num arquivo, pode fazer um online scan para esse arquivo antes de abri-lo. O Jotti Malware Scan e o VirusTotal examinam em diversos antivírus diferentes.  

Jotti Malware Scan

Virus Total

Mantenha-se livre de malwares, e navegue duma forma segura.

NOTA: Post original editado para uma melhor vizualização

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem lá a ignorância, mas o que é um desfragmentador do disco e para que serve?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Fusyon.
Desculpem lá a ignorância, mas o que é um desfragmentador do disco e para que serve?

http://en.wikipedia.org/wiki/Defragmentation

Entende-se por fragmentação a dispersão de dados, pelo disco, de um determinado ficheiro. Este fenómeno deve-se à forma como um Sistema Operativo armazena os ficheiros.

O desfragmentador, vai pegar em todos os "pedaços" de um determinado ficheiro e coloca-os contiguamente, de forma que o disco consiga aceder mais rapidamente a eles.

Compartilhar este post

Link para o post

Entende-se por fragmentação a dispersão de dados, pelo disco, de um determinado ficheiro. Este fenómeno deve-se à forma como um Sistema Operativo armazena os ficheiros.

O desfragmentador, vai pegar em todos os "pedaços" de um determinado ficheiro e coloca-os contiguamente, de forma que o disco consiga aceder mais rapidamente a eles.

E isso é muito importante?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Fusyon.

E isso é muito importante?

Bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...