Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mister Vodu

[FM 2013] 4141 Vodu Avantgarde 13.1.1

Publicações recomendadas

Criada no Patch 13.1.1 (mas penso que será aplicável até ao patch 13.1.3, talvez até mais fácilmente - a confirmar)

Modelo de jogo

Futebol curto e apoiado com transições em posse. Bloco alto, com pressão média/alta e defesa em linha. Defesa defende à zona, e restantes ao homem. Equipa dominadora que impõe o seu jogo independentemente do adversário.

Equipa disposta em 4141 com 2 alas/extremos vagabundos e a trocarem entre si - procura da imprevisibilidade - tanto podem vir dentro como ir à linha cruzar.

Laterais são praticamente falsos extremos em processo atacante. Neste processo a equipa evolui para um formato não estático de 235.

Já em processo defensivo a ideia é criar um bloco coeso, solidário e consistente, onde todos defendem. Médios+PL criam a primeira barreira, a primeira zona de pressão, sendo que a segunda linha de pressão de 4 defesas+trinco faz a cobertura imediata e próxima. O lateral pressiona e tenta acompanhar sempre o ala/extremo adversário, tentando impedir o jogo entre linhas na parte lateral do campo. Na parte central essa tarefa é do Trinco.

O GR tem uma tarefa de dobra constante aos defesas, visto que a equipa arrisca muito alto no campo. PL tem a tarefa de ser o primeiro defesa, e fechar a zona com os médios.

Trinco+MC´s são os tocadores de piano. A gestão da posse de bola depende muito deles e da sua capacidade de passe, primeiro toque e inteligência.

Os alas/extremos abrem latas e procuram desequibrar. Laterais surgem logo atrás a dar alguma largura após movimentos dentro dos alas/extremos.

DC´s são os bombeiros de serviço. A segurança defensiva e anulação de contra-ataques/bolas nas costas depende muito da sua capacidade fisica e concentração. Jogadores velozes, com jogo aério capaz que saibam antecipar as jogadas, são meio caminho andado para o controlo da equipa adversária e evitar muitos contra-ataques.

Sistema táctico

sportingcptcticasvistag.png

Cantos

- Marcados com pés contrários.

- O marcador tem de ser um dos Laterais ou dos MC´s.

- DC direito é o alvo dos cantos.

Treinos

- Treino geral: Equilibrado com intensidade média

- Treino para jogo: tacticas apenas com folga após o jogo.

- Treino Individual:

GRs - Guarda-redes Libero

DCs - Defesa Central (ou rapidez até atingir um atributo razoável)

Laterais - Defesa Lateral

Trincos e MC´s - Medio Centro

Alas/Extremos - Extremo

PL´s: Ponta de Lança fixo

Palestras

- Inicio:nada

- Intervalo: agressivo a não ser que esteja a ganhar por 10.

- Final: ganhamos por muitos e dominamos - apaixonado. Ganhamos a rasca, perdemos ou empatamos - agressivo.

- Caso algum jogador fique chateado com as palestras - vou tentar melhorar a forma como abordo as coisas.

Download

4141 Vodu Avantgarde 13.1 - mediafire

4141 Vodu Avantgarde 13.1 - depositfiles

Como repararam não prometo nada, só partilhei o meu modelo de jogo no save do EMEN

Abraço

Editado por Mister Vodu

Compartilhar este post

Link para o post

Mister Vodu finalmnte estás de volta ;) Que saudades das tuas táticas..

442 vodus caos :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Vodu, eu pessoalmente gosto imenso do modelo de jogo 4-1-4-1. Sabes que não vou sacar, para jogar, mas deve estar excelente como de facto sempre habituaste a malta. O teu curriculum falam por ti. Só não percebi e se me puderes explicar, o que pretendes quando metes movimento para a frente raramente nos médios interiores?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que li da explicação que deste é uma táctica bastante avassaladora - tu até dos contra-ataques trataste, e o objectivo é mesmo sair a jogar e "matar" o adversário. Só uma questão: uma vez que estamos a falar de um futebol muito controlador, então estamos perante uma táctica que apenas resulta em equipas acima da média, correcto? Ou naquelas equipas mais pequenas também poderá funcionar?

Compartilhar este post

Link para o post

Vodu, eu pessoalmente gosto imenso do modelo de jogo 4-1-4-1. Sabes que não vou sacar, para jogar, mas deve estar excelente como de facto sempre habituaste a malta. O teu curriculum falam por ti. Só não percebi e se me puderes explicar, o que pretendes quando metes movimento para a frente raramente nos médios interiores?

Fácil, se quero que os meus extremos venham para dentro, tenho de lhes dar espaço para explorar. Se o extremo vem para dentro e entra na zona do MC, facilita a cobertura adversária. Costumo dizer que não gosto que "eles se comam uns aos outros". Quanto melhor ocupar o campo, e racionalmente, melhor. Além disso mantenho 3 jogadores em boa posição para rodar e manter o controlo de bola, facilitando assim a transição em posse (trinco+MCs).

Vendo um jogo é mais fácil. Mas mesmo assim tirei uma screen, que pode falar por mil palavras.

pferreiravsportingcpcam.png

Compartilhar este post

Link para o post

Percebi Vodu. È um pouco diferente daquilo que penso. Eu gosto que o médio mais recuado, seja cnstrutor de jogo e que os outros medios entram na área. Os extremos quando vem pa dentro eu tenho instrução para o médio fazer a sobreposição nas costas do extremo, se bem que nem sempre acontece no jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

grande mestre de volta com as suas grandes táticas, já a vou testar no Leverkusen. Apesar de não gostar de jogar só com um ponta-de-lança, vou experimentar. Espero que voltes ao teu famoso 4-4-2. Depois venho aqui colocar os resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta táctica veio na altura certa! Vou começar agora a 2ª época com o Sporting e queria experimentar outra táctica já que a que estava a utilizar não me convenceu, tinha sempre muita dificuldade em ganhar os jogos. Era muito boa defensivamente mas ofensivamente produzia pouco.

Nada melhor que implementar esta táctica desde a pré-época e confirmar resultados :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

grande mestre de volta com as suas grandes táticas, já a vou testar no Leverkusen. Apesar de não gostar de jogar só com um ponta-de-lança, vou experimentar. Espero que voltes ao teu famoso 4-4-2. Depois venho aqui colocar os resultados.

Na verdade penso que só na teoriaé um avançado, eu vejo como sendo 3.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que li da explicação que deste é uma táctica bastante avassaladora - tu até dos contra-ataques trataste, e o objectivo é mesmo sair a jogar e "matar" o adversário. Só uma questão: uma vez que estamos a falar de um futebol muito controlador, então estamos perante uma táctica que apenas resulta em equipas acima da média, correcto? Ou naquelas equipas mais pequenas também poderá funcionar?

Quem joga em Defesa encostada à linha de meio campo e com um estilo baseado em posse de bola, claro que implica alguma especificidades. Eu pessoalmente acho aplicavél em equipas pequenas, com determinadas condições claro. Obvio que se eu pegar na equipa base do Moreirense e for jogar contra o Chelsea vou-me ver aflito, e posso até ser goleado. É preciso perceber os riscos e eu gosto de arriscar. Que me adianta meter um bloco médio/baixo se depois não vou conseguir ter bola, e acabo por perder na mesma.

Também uma coisa é certa, não podemos exigir a um moreirense que seja campeão na primeira época. Mas é possivel instaurar este modelo e fazê-lo ficar em 4 ou 5, sabendo de antemão que dificilmente iria ganhar aos grandes, e fora seria muito dificil e talvez tivesse de optar por baixar o bloco, sabendo que vou perder e no máximo manter o 0-0.

Ou sempre gostei de impor o meu jogo, seja equipa grande ou pequena. São estilos :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta, Vodu. Era mesmo isso que eu estava a perguntar: e, pegando no teu exemplo, óbvio que é impossível para um Moreirense se impor perante um Chelsea. Mas esse mesmo Moreirense, com esta táctica, irá estar um ou dois passos acima de equipas como Guimarães e afins. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Vodu só uma coisa.... Quando dizes "Trinco+MC´s são os tocadores de piano. A gestão da posse de bola depende muito deles e da sua capacidade de passe, primeiro toque e inteligência." quer dizer que os 2 MC e o trinco têm de ter todos qualidade de passe, tecnica e primeiro toque?

É que é estranho jogar com um trinco com estas caracteristicas... no meu caso no Milan, para trincos tenho o De Jong, Montolivo para MC......

Não sei se entendes o que quero dizer.... Enfim já que sou um grande apreciador das tuas táticas, já estou a utilizar esta no meu Milan ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Percebi Vodu. È um pouco diferente daquilo que penso. Eu gosto que o médio mais recuado, seja cnstrutor de jogo e que os outros medios entram na área. Os extremos quando vem pa dentro eu tenho instrução para o médio fazer a sobreposição nas costas do extremo, se bem que nem sempre acontece no jogo.

É dificil fazer isso no jogo.

Até me fizeste lembrar de uma conversa que mantive (das muitas) com um treinador de futebol que já treinou na Vitalis (sabe muito de bola, mas era muito defensivo e nunca chegou mais longe porque era de ideias muito fixas e armava muitos problemas por onde passava).

Então, lembro-me mesmo muito bem, e achei que realmente era a táctica perfeita. Imagina ou imaginem uma táctica em 451, em 3 linhas perfeitas, 4+5+1 onde em processo ofensivo o MC central ficava fixo, os alas assumem posição central junto do PL (procurando espaços) os MCs laterais assumem a posição de alas (abrem na ala), com os laterais a dar ainda mais largura ao jogo. O problema é ter jogadores para fazer isso, tal a complexidade do modelo.

Então no FM é muito dificil recriar certos movimentos, então sem a opção antiga das setas, ainda ficou mais dificil (mesmo com a treta do jogar pelos flancos). As setas deveriam ter sido mantidas, mas apenas para a posição limitrofe (um Lateral apenas poderia ter seta até posição de Ala, DC, MDC por exemplo.

Quanto aos médios entrarem na area, para mim implica usar um modelo de jogo diferente, sem extremos a cortar para dentro, a não ser numa estratégia de sobrepovoamento da caixa, o que em certos FM´s dá resultados.

Comigo tudo depende do motor de jogo, e daquilo que acho que pode levar-me às vitórias. Melhor táctica é a que ganha, sempre. Daí não me manter fixo a certos modelos e tácticas. Claro que gosto mais de uns modelos que outros, mas por norma em todos os fm´s uso sistemas diferentes, que por sua vez podem ter principios e estilos iguais...

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Vodu só uma coisa.... Quando dizes "Trinco+MC´s são os tocadores de piano. A gestão da posse de bola depende muito deles e da sua capacidade de passe, primeiro toque e inteligência." quer dizer que os 2 MC e o trinco têm de ter todos qualidade de passe, tecnica e primeiro toque?

É que é estranho jogar com um trinco com estas caracteristicas... no meu caso no Milan, para trincos tenho o De Jong, Montolivo para MC......

Não sei se entendes o que quero dizer.... Enfim já que sou um grande apreciador das tuas táticas, já estou a utilizar esta no meu Milan ;)/>

Percebo. O Trinco primeiro tem que ser trinco, mas tem de saber jogar a bola...bom passe no minimo. Até porque a maior parte das vezes ele recebe a bola de frente e é relativamente fácil dar seguimento às jogadas...

Uma das razões porque meto os trincos com treino individual de Medio Centro é para treinar o passe também ;)

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo. O Trinco primeiro tem que ser trinco, mas tem de saber jogar a bola...bom passe no minimo. Até porque a maior parte das vezes ele recebe a bola de frente e é relativamente fácil dar seguimento às jogadas...

Uma das razões porque meto os trincos com treino individual de Medio Centro é para treinar o passe também ;)/>

:compinchas:/>

;)

Compartilhar este post

Link para o post

vodu és o reiiiiii malta aplaudem o rei esta de volta vou testar e depois digo como correu

Compartilhar este post

Link para o post

É dificil fazer isso no jogo.

Até me fizeste lembrar de uma conversa que mantive (das muitas) com um treinador de futebol que já treinou na Vitalis (sabe muito de bola, mas era muito defensivo e nunca chegou mais longe porque era de ideias muito fixas e armava muitos problemas por onde passava).

Então, lembro-me mesmo muito bem, e achei que realmente era a táctica perfeita. Imagina ou imaginem uma táctica em 451, em 3 linhas perfeitas, 4+5+1 onde em processo ofensivo o MC central ficava fixo, os alas assumem posição central junto do PL (procurando espaços) os MCs laterais assumem a posição de alas (abrem na ala), com os laterais a dar ainda mais largura ao jogo. O problema é ter jogadores para fazer isso, tal a complexidade do modelo.

Então no FM é muito dificil recriar certos movimentos, então sem a opção antiga das setas, ainda ficou mais dificil (mesmo com a treta do jogar pelos flancos). As setas deveriam ter sido mantidas, mas apenas para a posição limitrofe (um Lateral apenas poderia ter seta até posição de Ala, DC, MDC por exemplo.

Quanto aos médios entrarem na area, para mim implica usar um modelo de jogo diferente, sem extremos a cortar para dentro, a não ser numa estratégia de sobrepovoamento da caixa, o que em certos FM´s dá resultados.

Comigo tudo depende do motor de jogo, e daquilo que acho que pode levar-me às vitórias. Melhor táctica é a que ganha, sempre. Daí não me manter fixo a certos modelos e tácticas. Claro que gosto mais de uns modelos que outros, mas por norma em todos os fm´s uso sistemas diferentes, que por sua vez podem ter principios e estilos iguais...

:compinchas:/>

Mas isso não dá porque o jogo não é programado para tal, daí ser limitido apesar de melhor. Porque se eu digo aos médios para jogarem pelas alas, e cruzarem da linha do fundo era suposto eles fazerem isso. Assim fazem algo que é ficar nas costas dos alas quando vem pa dentro com bola, o que já não é mau de todo.

Claro que sim, eu gosto de implementar vários modelos de jogo. Faço um save na Roma de 15 épocas prai, depois é só criar varios modelos, desde o 4-6-0 do Spalletti, dos 3-5-2 e 3-1-4-2 da Juve, Napoli e Fiore, 4-1-3-2 sem extremos tipo Sporting PB, com médios alas a fazerem o movimento exterior. O problema é que as setas laterais e o signficado das setas ter mudado na minha opinião é mau.

Compartilhar este post

Link para o post

Exemplo de plantel e treinos usados.

Plantel 3ª Época só com jogadores formados no clube

- plantel para o sistema táctico 4141 -

GR - Patricio | Veloso

Laterais Direitos - Cedric |

Laterais Esquerdos - Serrano | B.Carlos

Defesas Centrais -Ilori | Tobias | Carriço | Dier

Trincos - Andre Santos | Nuno Reis

MCs - André Martins | João Mario | Zezinho | Renato Neto | William Carvalho

Alas/Extremos direitos - Esgaio | Agostinho Cá

Alas/Extremos esquerdos - Bruma | Chaby

PLs - Rubio | José Postiga | Betinho

E pronto, estão aqui todos os jogadores que vou usar esta época.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...