Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lazar Markovic

As vossas receitas, truques na cozinha

Publicações recomendadas

e o GSousa comeu, para o pessoal de Lisboa, cadelinhas. O mais comum é chamar-se "conquilhas" mas o outro nome é "cadelinhas".

E ainda há quem chame "lambujinhas"

Compartilhar este post

Link para o post

esqueci-me desse nome. O meu pai chama isso às conquilhas. E eu sempre tinha ouvido "cadelinhas", no Algarve é que ganhei a noção de "conquilhas", com a minha família.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é outra coisa.

3316237669_bccc5338a0_z.jpg

Tem uma casca muito fina e desenvolve-se em zonas de lodo.

Compartilhar este post

Link para o post

isso parecem ameijôas mas das negras, mas estive a reparar bem e não parece. Não conheço esse marisco.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui chama-se lamujinhas ou lambejinhas ou lá como raio se escreve esse nome. Não gosto muito.

Compartilhar este post

Link para o post

Há lambujinhas, conquilhas (ou cadelinhas) e amêijoas. São três tipos de marisco crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, as lambujinhas são outras coisas, aquilo cresce no lodo e realmente também não sou grande fã.

J, volta para a serra. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Fdx tá a custar para acertarem no nome do bicho, é lamejinha. Eu morei muitos anos ao pé dum restaurante que se especializava nelas, a "Casa das Lamejinhas" que é a uns 100 metros da mais famosa "Casa das Enguias"

Compartilhar este post

Link para o post

Já que tavam ai a falar de caracóis, por aqui manda a traição que o caracol só se come nos meses sem "r". Aqui numa casa de petiscos ao pé de mim fazem uma caracoletas grelhadas na chapa com um molho de manteiga e malagueta para molhar que é uma coisa divinal

Compartilhar este post

Link para o post

Há lambujinhas, conquilhas (ou cadelinhas) e amêijoas. São três tipos de marisco crl.

Conheço o termo conquilha mas uso cadelinha.

Fdx tá a custar para acertarem no nome do bicho, é lamejinha. Eu morei muitos anos ao pé dum restaurante que se especializava nelas, a "Casa das Lamejinhas" que é a uns 100 metros da mais famosa "Casa das Enguias"

Por falar em Enguias, comi um ensopado na sexta feira na Lagoa de Albufeira que até me lambi todo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ai chama-se assim em Lisboa? :lol: Engraçado.

Btw, não sei mas penso que as conquilhas estão mais presentes no Sul de Portugal (de Tróia para baixo), daí o pessoal do norte não conhecer. Mas alguém do norte pode confirmar isto.

Por acaso, acho que nunca ouvi falar de conquilhas (logo, nunca provei). Mas como já disseram, às tantas já comi mas pensava que eram ameijoas.

Editado por shadow

Compartilhar este post

Link para o post

Ambos os nomes são aceites. Não encontrei nenhuma entrada no dicionário, mas no desempate pelo google até é "lambujinhas" que tem mais resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

ando com um desejo de caracóis !!!!!!!!!! jesus

e o GSousa comeu, para o pessoal de Lisboa, cadelinhas. O mais comum é chamar-se "conquilhas" mas o outro nome é "cadelinhas". E há imensa diferença entre conquilhas, ameijoas e berbigão. Não têm nada a ver uma coisa com a outra. Eu adoro tudo isso.

True. Conquilha/Amêijoas >>>>>>>>>> Berbigão.

Eu tenho isso tudo 'à porta de casa' lol É atravessar a estrada e ziga. As conquilhas e' atravessar a Ria Formosa e andar um pouquinho. (:

Compartilhar este post

Link para o post

Esta semana fiz o que o Fusão deixou aí há meses atrás, tinha de ser rápido mas não me apetecia comer algo m*rdoso.

http://www.youtube.com/watch?v=VJ3PGBww4lI

Aprovado. Deve ter sido a primeira vez que fiz algo depois de ter dito "vou guardar para experimentar fazer".

Compartilhar este post

Link para o post

De vez em quando faço isso, é o meu prato surpresa/expresso juntamente com os panados. Fica feito num instante e sai sempre bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, dá para fritar banana-pão em azeite ou tem que ser mesmo em óleo?

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço o termo conquilha mas uso cadelinha.

Por falar em Enguias, comi um ensopado na sexta feira na Lagoa de Albufeira que até me lambi todo.

Que saudades de uma caldeirada de enguias, comia disso na Torreira! :prayer:

Estou a fazer isto para jantar:

ClubSandwich.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

E manteiga de amendoim? não me lembro de ver isso por aqui.

Aonde comprar?

É que nos monhés e afins aonde morava, tinham ao pontapé, agora encontrei uma no continente mas 4 euros por um frasco 340g fdç, o outro era de 500g e era 2,50 era uma marca alemã se não me engano.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...