Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lazar Markovic

As vossas receitas, truques na cozinha

Publicações recomendadas

epa, eu cá não sou. Aliás, nem ligo a isso. E quase ninguém dos meus amigos pensa sequer nisso... Já a malta do Porto, a 1ª cena é logo gozar com o sotaque (o que é lógico e acho engraçado, também) e dps é logo "LISBOA É m*rda", seja em que matéria for.

Aliás, nem estou a criticar, só estou mesmo a constatar um comportamento que acho engraçado.

"LISBOA É m*rda!", tirando a zona de Alvalade!

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi se estás de acordo ou não

Concordo em absoluto. Eu não sou de Lisboa e nem sequer sou fã da cidade onde cresci mas a capital é a cidade da minha vida. E a verdade é mesmo essa, já reparei muitas vezes que as pessoas que gostam de Lisboa fazem questão de enaltecer tudo aquilo que gostam na cidade enquanto que o pessoal lá de cima o faz por comparação. É claro que é só uma generalização mas já reparei que acontece muitas vezes. Outra coisa é o pessoal que "não é/vem da cidade" falar com se o resto do pessoal fosse tudo uma cambada de burros que não sabem nada da vida. f*da-se, agora se calhar gostar de ovos estrelados e batatas fritas já dita aquilo que tu percebes ou não sobre o que quer que seja.

Isso do sotaque é normal mas o resto é bem verdade, sendo que grande parte nem deve conhecer Lisboa sequer. Deve ser por Lisboa ser muito mais reconhecida e reunir muitos serviços e eventos, não fosse capital, que cá não acontecem e então tentam-se superiorizar pela gastronomia, pelo carácter das pessoas ("as pessoas do norte são muito mais verdadeiras!"), etc.

A do sotaque também tem piada, quando se fala em sotaque do Norte é logo um escabeche porque há imensos sotaques diferentes, mas o pessoal de Lisboa e redondezas já diz todo "selada" e "lesboa". Eu cá adoro a variedade de pronúncias que existe e sou a primeira a tentar imitar.

Compartilhar este post

Link para o post

"LISBOA É m*rda!", tirando a zona de Alvalade!

Sim, a Av. da Igreja tem umas belas churrasqueiras e o Estádio 1º de Maio até tem boas instalações.

Compartilhar este post

Link para o post

Como é evidente.

Estes gajos do norte muita mania têm de serem regionalistas :lol:/> Parece a Praça da Alegria, metade do que faziam era para dizer "NO NORTE É QUE É BOM, ABAIXO DO MONDEGO É TUDO m*rda" :lol:/>

Será que sou o único que não me preocupo com essas m*rda? Mentes pequeninas lol

Eu que o diga ...

não é abaixo do mondego, é abaixo do douro

gaia ainda escapa porque da pa ver o Porto

Compartilhar este post

Link para o post

comer é overrated 8)

btw, é só a mim que me faz alta impressão quando se ouve as pessoas a mastigar? há pessoas que a comer fazem tanto barulho, que impressão lol

Compartilhar este post

Link para o post

comer é overrated 8)/>

btw, é só a mim que me faz alta impressão quando se ouve as pessoas a mastigar? há pessoas que a comer fazem tanto barulho, que impressão lol

Às vezes não dá para evitar.

Compartilhar este post

Link para o post

Faço um cremezinho de cenoura que é de comer e chorar para nunca mais.

Compartilhar este post

Link para o post

comer é overrated 8)/>

odeio isso

Compartilhar este post

Link para o post

De manhã o meu humor não tolera isso, é horrivel

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que sim. :lol:/>/>

Eu quando quero dizer que uma terra é a menos bonita de Portugal também digo que é a que tem a arquitectura menos típica...

A questão é que em Lisboa não só existem excelentes cozinheiros 'diplomados' como excelentes cozinheiros tradicionais, de migrantes que vieram de todo o país e cozinham como cozinhariam nas terras deles. O restaurante onde almocei hoje é de um casal de Viana do Castelo e não me parece que a senhora cozinhe de forma diferente para os clientes do que cozinha para a família.

Quanto ao estilo de vida citadino, Lisboa não é Londres, a menos de 20km do centro da cidade há gente a viver do que a terra lhes dá. Obviamente que é uma pequeníssima minoria e a zona saloia não é Trás-os-montes, mas quem quiser comprar uma galinha ou um borrego criado à solta não precisa de ir muito longe.

Da mesma forma que em 2013 qualquer produto chega a qualquer parte do país, provavelmente pago três ou quatro vezes mais pelos maranhos ou pelo medronho, mas não estamos propriamente a falar de produtos do outro lado mundo.

Ora nem mais...

Vinham comer um pao com chouriço aqui á zona ou acompanhar uma sandes de leitao de negrais com Pao saloio que até soltavam a pinguinha toda...

E a nivel de pão, pouco neste pais se compara á zona saloia de Lisboa...

Se é coisa que me mete confusao quando ando por outras zonas do pais, é a treta de pao que por ai se come...

Editado por P_KOR

Compartilhar este post

Link para o post

eu conheço alguma gente do Norte e a conversa é sempre a mesma "Em Lisboa só há m*rda, no Norte é que é bom!" ... É sempre a mesma coisa. Principalmente porque o regionalismo usado, defendido e exacerbado por "vocês" (malta do Norte) não funciona numa tentativa de vangloriar o que vocês têm de bom, mas sempre provando que o que têm é melhor do que em Lisboa.

Não sei se tiveste oportunidade de ver a Praça da Alegria (o último programa), aquilo teve mt giro mas foram 3h constantes a atacar Lisboa e o sul.

Não que eu me preocupo com essas guerrinhas um bocado estúpidas, não me importo nada com isso.

Eu não me acredito que haja alguém que visite Lisboa e não goste da cidade. Eu adoro... para passear. Não me imagino a viver aí, mas é inegável que a cidade é extraordinariamente bonita.

No entanto, há muita animosidade em relação a Lisboa, aqui no Norte. E tal deve-se, essencialmente, a dois motivos: o futebol, com o PdC à cabeça, e o nível de vida. Lisboa tem um nível de vida bem superior ao do resto do país e, mesmo assim, continua-se a desviar e a tirar dinheiro do resto do país para gastar em Lisboa. Dou-te alguns exemplos, como o corte, em dezembro de 2012, do orçamento da Casa da Música do mesmo ano, em mais 10 pontos percentuais, ascendendo a 30, o desvio dos fundos para a recuperação da Linha de comboio entre o Porto e a Galiza para os desbaratar no TGV de Lisboa a Madrid que nunca chegou a existir, etc.

E não, não vi a Praça.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora nem mais...

Vinham comer um pao com chouriço aqui á zona ou acompanhar uma sandes de leitao de negrais com Pao saloio que até soltavam a pinguinha toda...

Se é coisa que me mete confusao quando ando por outras zonas do pais, é a treta de pao que por ai se come...

tens de experimentar a triga milha aqui da regua ate te babas

Compartilhar este post

Link para o post

Da próxima vez que cá vieres quero mais poncha, que disso até o Xixo gosta.

Combinado. É isso e a minha ida ao Ramiro com o f., não escapa da próxima.

Eu cá adoro a variedade de pronúncias que existe e sou a primeira a tentar imitar.

Confirmo.

E quanto à história de Lisboa e etc. e tal, epá sempre que vou a Lisboa fico cada vez mais apaixonado pela cidade, é impressionante a variedade de coisas que há para fazer, experimentar, etc. Anda sempre em movimento e, isto vai parecer parvo, tem um cheiro especial.

E pão :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

quem é que vai ao Ramiro? :lol:

conheço um dos donos 8-)

e venham ao Palácio, é aqui em Alcântara e comem ganda marisco na mesma.

O Fusyon paga e vamos lá os 3, zimbora

Compartilhar este post

Link para o post

Quem quiser, já tenho falado isso com f. há uns tempos. :lol:

Também podemos experimentar isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Lisboa tem um nível de vida bem superior ao do resto do país e, mesmo assim, continua-se a desviar e a tirar dinheiro do resto do país para gastar em Lisboa. Dou-te alguns exemplos, como o corte, em dezembro de 2012, do orçamento da Casa da Música do mesmo ano, em mais 10 pontos percentuais, ascendendo a 30, o desvio dos fundos para a recuperação da Linha de comboio entre o Porto e a Galiza para os desbaratar no TGV de Lisboa a Madrid que nunca chegou a existir, etc.
Mas é exactamente isto que acontece vezes sem fim. Estou a falar com alguém aí de cima e mais cedo que tarde vem o discurso de que Lisboa fica/tem tudo e o resto do país é ignorado. Eu nem discuto isso, mas que culpa é que eu tenho? Só o pessoal de Lisboa é que vota nas legislativas? Nas últimas legislativas o distrito do Porto votou em maior percentagem nos do costume, PSD e PS, que Lisboa. Se calhar deviam era mandar vir com os infelizes que andam a votar no mesmo há anos e anos e deixar o pessoal cá de baixo em paz com as conversas de sempre.

Podem ter toda a razão, mas o curioso é que só tenho estas conversas com pessoal 'do Douro para cima', tenho amigos alentejanos, conheço imensa gente algarvia e a conversa nunca é sobre Lisboa e os lisboetas.

Já com os madeirenses vou sempre buscar histórias do Alberto João. :mrgreen:

EDIT: Devido a uns percalços até ao final do mês não vai dar, mas a partir de Fevereiro está combinado, o Ed diz a data e a gente organiza-se.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é exactamente isto que acontece vezes sem fim. Estou a falar com alguém aí de cima e mais cedo que tarde vem o discurso de que Lisboa fica/tem tudo e o resto do país é ignorado. Eu nem discuto isso, mas que culpa é que eu tenho? Só o pessoal de Lisboa é que vota nas legislativas? Nas últimas legislativas o distrito do Porto votou em maior percentagem nos do costume, PSD e PS, que Lisboa. Se calhar deviam era mandar vir com os infelizes que andam a votar no mesmo há anos e anos e deixar o pessoal cá de baixo em paz com as conversas de sempre.

Podem ter toda a razão, mas o curioso é que só tenho estas conversas com pessoal 'do Douro para cima', tenho amigos alentejanos, conheço imensa gente algarvia e a conversa nunca é sobre Lisboa e os lisboetas.

Já com os madeirenses vou sempre buscar histórias do Alberto João. icon_mrgreen.gif

EDIT: Devido a uns percalços até ao final do mês não vai dar, mas a partir de Fevereiro está combinado, o Ed diz a data e a gente organiza-se.

Respeitinho com o Tio Alberto, sff, ainda vai arranjar-me um tacho (já que estamos no tópico de receitas e cozinha) no governo!!!! Eu também tinha falado em ir agora, Janeiro, aí mas também não estou a ver isso a acontecer. Crystal Castles que te parece? f*da-se e ainda há a futebolada nesse fim de semana. :o

Compartilhar este post

Link para o post

Ora nem mais...

Gosto mais do leitão em Negrais do que em Catanhede.

Qual foi o leitão mais novo que alguém ja comeu? Aqui foi com 3 semanas.

Pão só tive queixas nos Açores. Que pão sem jeito

Pão acabinho de cozer em forno de lenha e o velhote a vender queijo fresco de porta em porta. Pão e queijo com muito jeito mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

quem é que vai ao Ramiro? :lol:/>

conheço um dos donos 8-)/>

e venham ao Palácio, é aqui em Alcântara e comem ganda marisco na mesma.

O Fusyon paga e vamos lá os 3, zimbora

Por acaso a semana passada tive aí no Palácio, comeu-se bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora nem mais...

Quais pão com chouriço aqui à zona, vem mas é no verão às festas aqui da margem sul que eu mostro-te o que é um pão com chouriço.

Compartilhar este post

Link para o post

Quais pão com chouriço aqui à zona, vem mas é no verão às festas aqui da margem sul que eu mostro-te o que é um pão com chouriço.

Onde?

Compartilhar este post

Link para o post

Onde?

Por acaso aqui nunca encontrei pão com chouriço nas festas, mas também tens ali o Farnel que serve o mesmo propósito. É mais nas da Moita, Montijo, Palmela, Atalaia, Rosário, Alcochete. Por acaso conheço um dos velhotes que anda a vender e o gajo arranja-me sempre os melhores :mrgreen:

Só mais uma "inside joke" aqui para o Kratos. Agora nem posso ir aos supermercados aqui da zona, vou ao Feira Nova, tá lá aquele carrinho sempre a fazer waffles e pipocas, no Continente tá lá a roulotte das farturas, fico sempre com uma gulodice com aqueles cheirinhos :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...