Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Carlos Gouveia

Cientificamente falando...

Publicações recomendadas

Mas não é de uma medula qualquer....

É um "transplante arriscado", como eles lhe chamam. Ok, mas terá sido ele o primeiro paciente seropositivo ao qual esse transplante foi aplicado?

Compartilhar este post

Link para o post

É um "transplante arriscado", como eles lhe chamam. Ok, mas terá sido ele o primeiro paciente seropositivo ao qual esse transplante foi aplicado?

Eu li isso ontem e foi muito rapidamente, mas a questão aqui é que o transplante veio de um individuo cujo genoma confere-lhe uma grande protecção ao HIV. Calhou ser assim e ele ficou sem SIDA.

O transplante era arriscado devido ao estado de saude devido ao cancro e apenas foi feito para tentar salvar a morte do individuo devido a isso. Nao teve nada a ver com o facto de ele estar infectado com HIV.

Por acaso o dador foi um individuo com características especiais no genoma, e, se nao estou em erro, apenas se aperceberam disso quando repararam que o doente já nao era seropositivo para o HIV.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se foi um acidente. Penso que foi propositada a escolha deste dador. O que se passa é que não se tratam pacientes com sida com transplantes de medula, e não vão fazer um procedimento "inútil" (que agora não é tão inútil como se pensava) só porque sim. Este caso é específico porque também tinha leucemia, obrigando a tal tratamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se foi um acidente. Penso que foi propositada a escolha deste dador. O que se passa é que não se tratam pacientes com sida com transplantes de medula, e não vão fazer um procedimento "inútil" (que agora não é tão inútil como se pensava) só porque sim. Este caso é específico porque também tinha leucemia, obrigando a tal tratamento.

Sinceramente li um pouco por alto e nao tenho a certeza dessa parte. Se bem que um dador nunca é ao acaso, pois tem que existir compatibilidade. Nao se é se a tal característica genética do dador terá sido motivo de escolha.

E sim, só houve transplante devido à leucemia e a cura não está no transplante mas sim nas características genéticas presentes na medula do dador.

2

Já agora, o transplante nunca foi pensado por o HIV nao afecta a medula mas sim os leucócitos circulantes, "dando assim cabo" do sistema imunitário.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente li um pouco por alto e nao tenho a certeza dessa parte. Se bem que um dador nunca é ao acaso, pois tem que existir compatibilidade. Nao se é se a tal característica genética do dador terá sido motivo de escolha.

E sim, só houve transplante devido à leucemia e a cura não está no transplante mas sim nas características genéticas presentes na medula do dador.

2

Já agora, o transplante nunca foi pensado por o HIV nao afecta a medula mas sim os leucócitos circulantes, "dando assim cabo" do sistema imunitário.

O transplante foi feito devido à leucemia, nada teve a ver com a Sida (aliás, tu próprio também dizes isso no post), portanto não percebi o porquê da frase a bold.

A cura está no transplante, sim... de um dador com certas características.

Compartilhar este post

Link para o post

Tava a dizer porque é que o transplante nunca tinha sido hipotese para o tratamente da SIDA. Mas a frase de facto ficou meio estranha.

Sim, a cura está em fazer um transplante com essas características. Não está apenas no facto de se fazer um transplante, o que dificulta (e muito) a aplicaçao deste tratamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Tava a dizer porque é que o transplante nunca tinha sido hipotese para o tratamente da SIDA. Mas a frase de facto ficou meio estranha.

Sim, a cura está em fazer um transplante com essas características. Não está apenas no facto de se fazer um transplante, o que dificulta (e muito) a aplicaçao deste tratamento.

Já para não falar que este pode ter sido apenas uma anomalia estatística. Se calhar se fizerem o mesmo tratamento a 1000 pacientes com Sida, nenhum recupera. É um bom ponto de partida para um estudo exaustivo, mas isto ainda nada significa.

Compartilhar este post

Link para o post

Digo que podem continuar a fumar.

E atenção...é algo que pode atenuar. E ainda falta a fase dos testes, mais 15 anos em cima na boa. E depois imagina...já tens cancro do pulmão...de que é que serve?

DE NADA.

Não foi encontrada a cura para o cancro. Apenas uma coisa que previne.

Compartilhar este post

Link para o post

True.. mas nunca se sabe. Se for verdade é menos uma desculpa para as pessoas deixarem de fumar :mrgreen:

Mas por outro lado, porque so funciona com o cancro do pulmão? a base do cancro nao e a mesma em quase todos? Multiplicaçao descontrolada das células.

Compartilhar este post

Link para o post

E atenção...é algo que pode atenuar. E ainda falta a fase dos testes, mais 15 anos em cima na boa. E depois imagina...já tens cancro do pulmão...de que é que serve?

Já não bastam 1000 testes com sucesso?

Compartilhar este post

Link para o post

Ele focaram-se mais no Cancro do Pulmão devido à sua letalidade, pois é um dos, se não o mais, letal dos Cancros. Provavelmente funcionará noutros cancros, mas há outros factores a intervir, se for por exemplo no figado, os anti-corpos vão actuar ao nível do Tecido do fígado o que pode levar a efeitos secundários, como falha hepática ou algo do género, no cérebro então deverá ser bastante mais perigoso.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim quando me contaram, disseram que ainda não havia sido testado.

Mas digo-te já, 1000 testes como? Testes mesmo, ou individuos.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha mãe teve uma colega que morreu com cancro do pulmão... :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Ele focaram-se mais no Cancro do Pulmão devido à sua letalidade, pois é um dos, se não o mais, letal dos Cancros. Provavelmente funcionará noutros cancros, mas há outros factores a intervir, se for por exemplo no figado, os anti-corpos vão actuar ao nível do Tecido do fígado o que pode levar a efeitos secundários, como falha hepática ou algo do género, no cérebro então deverá ser bastante mais perigoso.

Ainda recentemente a minha avo paterna teve uma encefalopatia hepática. Nem me reconheceu. Só para veres o que isso faz ao cérebro.

Mas já recuperou.

Compartilhar este post

Link para o post
A CIMAX-EFG é indicada para os doentes que terminam o tratamento com radioterapia ou quimioterapia e que são considerados pacientes terminais sem alternativa terapêutica. É nesta fase, pós-tratamentos, que a vacina é aplicada para ajudar a controlar o crescimento do tumor, com a vantagem de não apresentar toxidade associada.

Esta parte é muito importante. Pelo que li o produto que eles desenvolveram deverá ter uma acção parecida com a da quimioterapia no que diz respeito ao controlo do crescimento mas sem os problemas secundarios que esta acarreta.

Compartilhar este post

Link para o post

A mim quando me contaram, disseram que ainda não havia sido testado.

Mas digo-te já, 1000 testes como? Testes mesmo, ou individuos.

http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=133476&st=0

"Desde o início das investigações passaram-se já 15 anos. De acordo com a cientista cubana, a vacina foi patenteada após se ter testado a sua eficácia em mais de 1 000 pacientes sem que tenham ocorrido efeitos colaterais."

e "Mais de 1 000 pacientes já estão a receber o novo tratamento."

Ou seja, já está mais que testada e para patentearem é que funciona mesmo. Eles sabem que se alguma coisa correr mal, a comunidade cientifica/mundial cai logo em cima deles(cientistas) e do governo cubano por ter aceite isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Só assim um aparte, alguém conhece algum site onde disponibilizem artigos científicos? Pode ser em Inglês não me importa, mas tenho de começar a recolher ideias, pois daqui a uns tempos tenho de começar o estágio, e queria reunir algumas ideias para depois poder sugerir.

Eu conheço alguns mas todos eles são pagos :/

Compartilhar este post

Link para o post

DE NADA.

Não foi encontrada a cura para o cancro. Apenas uma coisa que previne.

Mas era isso que interessava. A cura para o cancro já existe.

Compartilhar este post

Link para o post

Ya. É não fumar, não beber e ser vegan.

Wtf? As pessoas que têm cancro, fazem tratamento e deixam de ter são um mito?

Compartilhar este post

Link para o post

O cancro não pode ser considerada como uma doença homogénea, há vários tipos de cancro... Afectam células e tecidos muito diferentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...