Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
sani

[FM'08] Guimarães/Sporting/Gana/Chelsea

Publicações recomendadas

Obrigado pelo comentário fabreguinhas, foi sem dúvida uma época bastante positiva.

Mundial 2010

África do Sul

Chegou a altura de um dos eventos mais esperados de sempre, o Mundial de 2010. Este é um dos mais esperados principalmente em África, já que é o primeiro mundial a ser realizado no continente africano. Para mim e para o país que treino acaba por ser também um mundial mais importante, já que o Gana faz parte do continente africano e é o meu primeiro mundial como treinador. Sabemos que teremos uma tarefa difícil pela frente mas estamos prontos para ir à luta e tentar fazer o melhor possível, representando o país da melhor maneira.

Começo por apresentar-vos o plantel convocado para este Campeonato do Mundo. Acabou por ser uma convocatória com poucas surpresas, visto que estou há pouco tempo na selecção (há 4 meses) e tentei convocar os jogadores com mais internacionalizações e que tenham mais experiência para que possamos bater-nos de igual para igual com outras selecções. A maior surpresa desta convocatória acabou mesmo por ser o defesa-central Obama, um jovem com muita qualidade mas que estava esquecido na selecção.

A figura principal desta equipa acaba mesmo por ser Michael Essien, jogador do Chelsea FC e que é o patrão desta equipa sendo um elemento chave na construção de jogo. O meio-campo acaba por ser o sector mais forte desta selecção, que para além de Essien ainda conta com jogadores como Derek Boateng e Sulley Muntari, jogadores já com alguma experiência de futebol europeu. Na defesa, a figura é mesmo John Mensah, o antigo capitão da selecção mas que deixou de exercer essas funções por decisão própria. Os maiores problemas desta selecção acabam por estar nas posições de guarda-redes e de lateral esquerdo. Apenas temos um guarda-redes, que é o Kingson mas isso acaba por ser pouco já que em caso de lesão não temos substituto, enquanto que na posição de lateral esquerdo não temos nenhum jogador para desempenhar essa função, e terei que adaptar algum jogador para essa posição, que em principio será Obama. Deixo-vos desde já a equipa que provavelmente será titular:

- Kingson | Yakubu, Mensah, Antwi, Obama | Appiah, Boateng, Essien, Muntari | Gyan, Ayew

plantelgana.jpg

Quanto à competição em si, ficamos num grupo algo complicado. Os nossos adversários serão a Itália, a Escócia e o Chile. Deixo-vos aqui os planteis dos nossos adversários e também uma pequena apreciação a cada um deles.

A Itália é a selecção favorita à conquista deste grupo, já que é a selecção com mais experiência e também com mais qualidade individual e colectiva. Tem jogadores de grande qualidade, que jogam em colossos europeus e isso fará de certeza a diferença neste grupo. Buffon é uma das estrelas da equipa, tal como Giuseppe Rossi. A defesa acaba por ser um ponto bastante forte já que os dois centrais são de grande qualidade: Barzagli e Chiellini, dois jovens jogadores com um enorme futuro pela frente e que irão aprender com os jogadores mais experientes desta selecção, como Pirlo ou Gattuso. Aqui fica a provável equipa titular da Itália:

- Buffon | Bonera, Chiellini, Barzagli, Zaccardo | De Rossi, Aquilani, Gattuso, Rosina | Rossi, Gilardino

plantelitalia.jpg

A Escócia acaba por ser a selecção 'outsider' deste grupo, já que é a que tem menos presenças em mundiais nos últimos tempos. É uma selecção tipica de 'futebol ingles', já que joga muito duro e também um futebol corrido. A maior parte dos jogadores desta selecção joga na Liga Inglesa e será interessante o confronto com esta equipa, visto que é uma equipa com um futebol totalmente diferente do nosso. As figuras desta selecção acabam mesmo por ser o guarda-redes Craig Gordon e o médio Darren Fletcher. Aqui fica a provável equipa titular da Escócia:

- Gordon | Caddis, Berra, McManus, Lee Wallace | Fletcher, Adam, Burk, Ross Wallace | Boyd, McFadden

plantelescocia.jpg

Finalmente, o Chile. Esta é uma selecção bastante perigosa, com jogadores muito promissores e com muito valor. Esta é uma selecção que joga um futebol diferente de todas as selecções deste grupo, já que é uma selecção que privilegia a técnica dos jogadores, dando-lhes liberdade para brilharem. Esta é uma selecção que conta com jogadores com muito valor, como são os casos de Matias Fernandéz e de Arturo Vidal. Para além de jovens promessas, a equipa ainda conta com jogadores experientes, aliando assim estes dois conceitos. Aqui fica a provável equipa titular do Chile:

- Bravo | Vidal, Contreras, Isla | Maldonado, Jiménez, Valdivia, Matias Fernandéz | Medina, Pinilla, Sánchez

plantelchile.jpg

Fazendo agora uma apreciação geral a este grupo, penso que temos hipóteses de passar se jogarmos ao nosso melhor nível. Começamos com um jogo frente ao Chile e será importante não sofrer uma derrota nesse jogo, para poder ir para os outros jogos de uma forma mais confortável. A Itália acaba por ser a equipa claramente favorita à passagem, sendo que iremos defrontá-los na segunda jornada e é provável que as decisões apenas sejam tomadas na última jornada, quando defrontarmos a Escócia. O Chile e a Escócia estarão na luta connosco para a passagem de grupo em segundo lugar e teremos que estar muito bem quer fisicamente quer tácticamente para superiorizar-nos em relação a estas selecções, que apresenta uma boa qualidade. Deixo aqui também as probabilidades para a conquista do Campeonato do Mundo e a verdade é que os homens das apostas não acreditam em nós e acham que nós não passamos de grupo e iremos apenas ganhar experiência neste mundial.

probabilidadescm.jpg

Próximo Post:

- Fase de Grupos

Obrigado a quem acompanha/comenta o save! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que conseguirás passar juntamente com a Itália, mas não deves substimar nem o Chile nem a Escócia. . .

BS ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Creio que conseguirás passar juntamente com a Itália, mas não deves substimar nem o Chile nem a Escócia. . .

BS ;)

Será complicado conseguir a passagem, temos que vencer a Escócia e conseguir pelo menos um empate frente ao Chile. A ver vamos, obrigado pelo apoio Goldesel! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A surpresa africana

Mundial 2010 - África do Sul, Fase de Grupos

grupocalendario.jpg

Depois de estar apresentado o Mundial 2010, é tempo de entrarmos em acção nesta competição. O país estava em pulgas para ver o que a sua selecção era capaz de fazer com um novo seleccionador. Os adeptos tinham como jogador preferido Michael Essien, o jogador mais mediático desta selecção. "A surpresa africana" é o título deste tópico já que a única equipa do continente africano neste grupo acabou por surpreender três selecções de continentes "superiores" a nível futebolístico: Europa e América Latina.

Chile vs Gana

Athlone Stadium, Cidade do Cabo

1jogochile.jpg

A estreia neste mundial estava marcada para o dia 11 de Junho, onde defrontávamos o Chile. Esta selecção do continente americano, é uma selecção que privilegia a técnica, já que tem jogadores com grandes capacidades e que podem fazer estragos à equipa contrária. Para este jogo montei uma estratégia para não deixar os grandes jogadores do Chile não conseguirem brilhar e os meus jogadores acabaram por conseguir fazê-lo. Entrámos bem em campo, a dominar o jogo mas o Chile foi o primeiro a marcar através de Luis Jiménez na conversão de uma grande penalidade aos 26'. O resultado ao intervalo mantinha-se em 1-0, o que acabava por ser uma tremenda injustiça. Ao intervalo pedi mais atitude aos meus jogadores e eles entraram muito bem em campo, com Sadick Adams a empatar a partida ao minuto 50, fixando assim o resultado final em 1-1. Este resultado acaba por ser injusto, já que criámos muitas mais ocasiões de golo que a selecção chilena, mas acabámos por ser menos eficazes e pagámos por isso.

Gana vs Itália

Johannesburg Stadium, Joanesburgo

2jogoitalia.jpg

No primeiro jogo empatámos contra o Chile e neste segundo jogo tinhamos o teste mais complicado desta fase de grupos já que defrontávamos a Itália, que era a selecção favorita à passagem de grupo. Seria importante entrarmos bem na partida para que os jogadores ganhassem confiança e não fossem abaixo com um possível dominio italiano durante a maior parte da partida. A primeira parte foi sempre muito equilibrada e conseguimos mesmo inaugurar o marcador, com John Mensah a apontar um golo na sequência de um pontapé de canto, através de um grande cabeceamento aos 38'. Porém, a nossa vantagem durou pouco tempo, visto que a Itália conseguiu restaurar a igualdade apenas um minuto depois, com um golo do médio criativo Aquilani. Ao intervalo mantinha-se o resultado de 1-1, que acabava por ser bom para as nossas aspirações. Na segunda parte a Itália acabou por ser melhor, mas Kingson teve uma exibição de grande qualidade e o jogo terminou mesmo com o empate.

Gana vs Escócia

Ellis Park, Joanesburgo

3jogoescocia.jpg

Depois de dois empates nos dois primeiros jogos da fase de grupos, tinhamos o último teste frente à selecção da Escócia, sendo que este era um teste decisivo visto que o apuramento estava em jogo. Para nos qualificarmos para a próxima fase teríamos que vencer uma selecção escocesa que estava a fazer uma boa campanha, com boas exibições mesmo ao estilo inglês. Tínhamos que entrar bem em campo mas não foi isso que aconteceu, já que a Escócia inaugurou o marcador aos 25'. Ao intervalo mantinha-se a vantagem da Escócia, um resultado que era injusto visto que estávamos a dominar a partida. Na segunda parte entrámos melhor mas foi a Escócia que voltou a marcar, com um golo de Ross Wallace aos 54', e o apuramento estava muito complicado já que tínhamos que marcar três golos. Conseguimos reagir muito bem à desvantagem e Sulley Muntari reduziu a desvantagem para 2-1 aos 66'. Apenas um minuto depois conseguimos chegar mesmo à igualdade com um golo de Asamoah Gyan. O jogo estava empatado e o resultado favorecia a Escócia, já que eles é que passavam mas o estádio veio abaixo aos 80', quando André Ayew fixou o resultado final em 3-2, confirmando assim a reviravolta e a passagem do Gana à próxima fase.

Classificação - Fase de Grupos

grupoclassificacao.jpg

Com três jogos disputados conseguimos a passagem aos Oitavos de Final visto que ficámos na primeira posição com 5 pontos, os mesmos pontos que o segundo classificado, Itália. A Escócia e o Chile ficaram em terceiro e quarto, respectivamente, sendo que a Escócia esteve muito perto do apuramento, sendo eliminada a dez minutos do fim, contra nós. O sorteio dos Oitavos de Final ditou que iremos defrontar uma selecção muito forte, Portugal.

Sorteio (Oitavos de Final)

Próximo Post:

- Gana vs Portugal

Compartilhar este post

Link para o post
Serás que ganha de portugal?

BS ;)

A ver vamos, será um jogo bastante complicado e a equipa terá que superar-se para conseguir a passagem aos Quartos de Final. Obrigado pelo comentário! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sabia que irias seguir em frente . . . E sem derrotas. . . Parabéns.

Agora frente a Portugal será muito difícil, mas acredito que nos consigas surpreender. . .

BS ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Agora é eliminar os Tugas e seguir a caminhada até onde for possivel e o mais longe possivel.

Força! Muito bem que estiveste nos Grupos.

Boa Sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Fizeste uma boa fase de grupos, passando em 1º lugar.

Agora segue-se Portugal e tens boas hipóteses de passar.

Boa sorte :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Eu sabia que irias seguir em frente . . . E sem derrotas. . . Parabéns.

Agora frente a Portugal será muito difícil, mas acredito que nos consigas surpreender. . .

BS ;)

Será bastante complicado, visto que os portugueses têm mais experiência que nós e também mais qualidade. Obrigado pelo apoio! ;)

Agora é eliminar os Tugas e seguir a caminhada até onde for possivel e o mais longe possivel.

Força! Muito bem que estiveste nos Grupos.

Boa Sorte!

Obrigado! ;)

Fizeste uma boa fase de grupos, passando em 1º lugar.

Agora segue-se Portugal e tens boas hipóteses de passar.

Boa sorte :compinchas:

Obrigado Hugo! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Gana vs Portugal

Ellis Park, Joanesburgo

ganavsportugal.jpg

Depois de conseguir passar da Fase de Grupos, tudo o que vier será muito bom. As expectativas no Gana para este Mundial não eram as melhores mas acabámos por conseguir surpreender, eliminando a Escócia e o Chile e passando em primeiro lugar num grupo em que tinha a poderosa equipa italiana, que venceu o Mundial em 2006. O sorteio ditou que defrontariamos Portugal nos Oitavos de Final, uma selecção bem organizada e que tem vindo a evoluir ao longo dos tempos, principalmente depois da chegada de Felipão com a chegada à final do Euro 2004 em Portugal a ser o ponto mais alto desde então. A selecção portuguesa era claramente favorita para este encontro e a nós apenas cabia novamente tentar a surpresa, já que eles eram claramente mais fortes. Os jogadores aqueceram e quando voltámos aos balneários reparei que os jogadores estavam com imensa vontade para mostrar ao mundo do que eram capazes e foi essa a mensagem que lhes passei: vocês conseguem. O jogo começou com algum equilibrio, com Portugal a dominar o jogo mas sem grandes certezas. A primeira oportunidade de golo foi para Portugal, mas num contra-ataque conseguimos chegar à vantagem, com um golo de Asamoah Gyan aos 25', que assim consumou uma surpresa em Joanesburgo. Ao intervalo o resultado mantinha-se em 1-0, apesar da pressão efectuada por Portugal. Ao intervalo dei os parabéns aos jogadores e pedi-lhes que se superassem por mais 45 minutos, para que pudessemos passar à próxima fase. A segunda parte foi apenas de um sentido, com Portugal a atacar e nós a defender. Tivemos apenas dois remates na segunda parte, enquanto que Portugal fez mais de dez remates mas Kingson esteve sempre muito bem e conseguiu parar o ataque português com jogadores como Cristiano Ronaldo e Simão Sabrosa. O jogo terminou mesmo com a nossa vitória e no final do jogo o país estava em festa, os jogadores estavam radiantes e eu, claro, orgulhoso pelo trabalho efectuado. Estamos presentes nos Quartos de Final, em que estarão as oito melhores equipas do Mundo. O sorteio ditou que iremos defrontar a outra selecção da Península Ibérica, a selecção espanhola, que tem grandes jogadores como Fernando Torres e David Villa.

Sorteio dos Quartos de Final

Próximo Post:

- Gana vs Espanha

Compartilhar este post

Link para o post

Que jogão :prayer:

Eu sabia que nos ias surpreender . . .

A verdade é que a sorte esteve do teu lado ( e a eficácia também :lol: )

Não querendo substimar as tuas capacidades, não creio que tenhas tanta sorte frente À Espanha . . .

Mas quem sabe nos consigas surpreender . . .

BS ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela vitória, sabia que iria ganhar, mas tens um perrengue muito forte que é a Espanha, infelizmente acredito que desse desafio tu não passes, desde sorte contra Portugal e me admira como fez para que CRonaldo não marcasse em cima da fraca defesa de Gana, seu goleiro certamente foi o Homem do Jogo e defendeu muitas bolas, foram vinte remates pela equipa de Portugal e não subestimastes, estás de parabéns, mas terás de se preocupar muito mais com a Espanha que tem jogadores que desequilibram, como David Villa, Fernando Torres, Iker Casilias e Raul. Espero o seu post

BS! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelos comentários, foi sem dúvida um excelente jogo frente a Portugal.

Ora bem, tenho muita pena mas este é mesmo a última actualização deste save. O save durou algumas épocas, principalmente quando tinha o computador antigo, visto que não poderia jogar o novo Football Manager, mas há pouco tempo tive um computador novo e agora posso jogar o FM09 sem quaisquer problemas. Este acabou por ser um dos saves detalhados com mais sucesso da minha parte, principalmente para mim já que tive sempre muita felicidade a jogá-lo e a partilhá-lo convosco. Porém, é tempo de despedidas, mas irei regressar nos próximos dias com um novo save, no novo jogo. Com este save, ganhei mais maturidade e experiência e espero regressar em grande, com um bom save mas a verdade é que neste acabei por perder a motivação por vários factores: um dos factores também foi por apenas ter três ligas seleccionadas: espanhola, inglesa e francesa e isso não me dava grande margem de manobras, quer em clubes para treinar quer em jogadores já que tinha uma base de dados pequena.

Deixo-vos aqui a restante carreira percorrida por mim: no Mundial 2010 com o Gana acabei por ser eliminado pela Espanha nos Quartos de Final por 3-2, num jogo bastante equilibrado e que merecíamos vencer, mas os espanhóis foram mais eficazes e conseguiram mesmo sair com a vitória. Com a derrota, acabei por demitir-me e assim fiquei apenas a treinar o Sporting. Com o Sporting contratei vários reforços para a nova temporada e disputei mesmo a Supertaça Portuguesa frente ao Futebol Clube do Porto, onde consegui uma boa vitória por 1-0, com Luis Suárez a apontar o único golo da partida. Com a conquista da primeira supertaça da minha carreira, recebi uma proposta no dia seguinte para treinar o Chelsea e acabei por aceitá-la. Já no Chelsea, disputei a Supertaça Europeia curiosamente contra a minha antiga equipa, o Sporting. Consegui mesmo conquistar mais um troféu, sendo este conquistado no prolongamento, num jogo em que dominámos por completo mas onde o Sporting bateu-se muito bem. Huntelaar e Drogba estiveram em muito bom plano nesta final, marcando cada um um golo. Joguei até Novembro e estava já no primeiro lugar do grupo na Champions League, em primeiro também no campeonato inglês e em competição na FA Cup e na Carling Cup. Porém, a motivação foi-se devido aos factores que já vos apresentei e acabou aqui a minha carreira como treinador neste save.

Quartos de Final - Mundial 2010: Gana vs Espanha

Supertaça Portuguesa: Sporting vs Porto

Supertaça Europeia: Chelsea vs Sporting

Quero deixar algumas palavras de agradecimento a alguns users que sempre me apoiaram neste save. Goldesel, Roma e Hugo_10 estiveram sempre presentes a apoiarem-me e só tenho que vos agradecer pelo apoio demonstrado. Em segundo plano aparecem também alguns users que comentaram o save por várias vezes, tal como Naitch e Mistic. A todos os outros que comentaram uma vez ou outra, e até mesmo os que apenas acompanharam sem comentar, agradeço-vos também. É tempo de despedida, mas irei voltar nos próximos dias com um novo save, no FM09 e acredito que irei ter muita motivação!

É o fim de uma aventura. Obrigado a todos! :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei bastante deste save . . . Foi um prazer ter acompanhado este save ;)

Ficarei com boas memórias deste tópico visto que foi aqui que descobri o meu novo talento: Adivinho :mrgreen:

Parabéns pelo bom save, teve sempre uma boa apresentação e conseguiste ser bem sucedido em todos os clubes que treinaste. . .

Pa mim este save não deveria de ser apagado, mas é apenas a minha opnião.

Espero ver-te por aqui brevemente JM ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não comentei quase nada neste save mas ia sempre dando uma olhadela e gostei bastante do teu save ! ;)

Acho que deveria para os JT .

Compartilhar este post

Link para o post

Antes que isto seja movido/apagado vou deixar aqui um comentário.

Foi um save que tive o prazer de acompanhar desde o meio da 1ª época e foi, sem dúvida, dos que mais prazer me deu para comentar e acompanhar, quer pela apresentação quer pelas conquistas e percurso do save.

Tenho pena que acabe desta forma "brusca" mas compreende-se as razões que te levam a fazê-lo.

Comentando agora os últimos desenvolvimentos...fizeste três partidas de qualidade, mesmo a partida frente à Espanha, onde merecias melhor sorte. Foram dois troféus para a bagagem de um treinador que demonstra muita qualidade. Ah, e grande jogo frente a Portugal, foste dominado mas foi saboroso...

Antes de sair, gostava de deixar uma palavra de agradecimento pelas palavras e que, no próximo, voltes com a mesma/mais determinação, vontade e qualidade deste save pois foi um prazer, como já disse anteriormente.

Estarei aqui para acompanhar o save que se segue.

JT sem dúvida!

Compartilhar este post

Link para o post
Gostei bastante deste save . . . Foi um prazer ter acompanhado este save ;)

Ficarei com boas memórias deste tópico visto que foi aqui que descobri o meu novo talento: Adivinho :mrgreen:

Parabéns pelo bom save, teve sempre uma boa apresentação e conseguiste ser bem sucedido em todos os clubes que treinaste. . .

Pa mim este save não deveria de ser apagado, mas é apenas a minha opnião.

Espero ver-te por aqui brevemente JM ;)

;) É sempre bom ouvir elogios, só tenho a agradecer-te, já que sempre acompanhaste o decorrer desta história. Obrigado :prayer:

Não comentei quase nada neste save mas ia sempre dando uma olhadela e gostei bastante do teu save ! ;)

Acho que deveria para os JT .

Obrigado ;)

Parabéns, foi quase que conseguistes ;)

Obrigado :)

Foi um save que tive o prazer de acompanhar desde o meio da 1ª época e foi, sem dúvida, dos que mais prazer me deu para comentar e acompanhar, quer pela apresentação quer pelas conquistas e percurso do save.

Tenho pena que acabe desta forma "brusca" mas compreende-se as razões que te levam a fazê-lo.

Comentando agora os últimos desenvolvimentos...fizeste três partidas de qualidade, mesmo a partida frente à Espanha, onde merecias melhor sorte. Foram dois troféus para a bagagem de um treinador que demonstra muita qualidade. Ah, e grande jogo frente a Portugal, foste dominado mas foi saboroso...

Antes de sair, gostava de deixar uma palavra de agradecimento pelas palavras e que, no próximo, voltes com a mesma/mais determinação, vontade e qualidade deste save pois foi um prazer, como já disse anteriormente.

JT sem dúvida!

Mais um excelente comentário. Muito obrigado pelo apoio Hugo, regressarei nos próximos dias! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei bastante deste save. Começas-te no Guimarães e cedo mostras-te que querias progredir o clube para grandes palcos e ser campeão nacional.

Depois saís-te para o clube do teu coração e conseguis-te uma proeza, digamos de passagem.

Tomas-te os comandos do Gana e mostras-te que com uma selecção não muito forte, é possivel chegar longe.

Sem dúvida que este save deve ir para os JT.

Boa Sorte, para uma próxima aventura.

Compartilhar este post

Link para o post

JT sem dúvida!

:handclap:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...