Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Victarion

[Núcleo] Serie A

Publicações recomendadas

Estou de volta. Sinto-me de volta. É indiscritível o sentimento que vai cá dentro. Sofreu-se, mas está feito. O Parma está de volta ao seu lugar e eu regresso ao nosso fórum.

De onde vem esse amor pelo Parma? :p

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pela subida. :handclap:

Agora é pensar em reeditar isto:

qrxxXkxg.jpg

Era ouro!

É bem complicado apoiar clubes que outrora eram ganhadores e disputavam títulos e que agora se deixaram dessas andanças.

Mas tendo em conta que quer um quer outro tiveram um descida aos infernos e em risco de desaparecer, acho que tento eu como tu nos podemos já dar por contentes que os nosso clubes ainda existam e compitam nos principais escalões. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Era ouro!

É bem complicado apoiar clubes que outrora eram ganhadores e disputavam títulos e que agora se deixaram dessas andanças.

Mas tendo em conta que quer um quer outro tiveram um descida aos infernos e em risco de desaparecer, acho que tento eu como tu nos podemos já dar por contentes que os nosso clubes ainda existam e compitam nos principais escalões. :mrgreen:

Sem duvida, e sabe tão bem as pequenas conquistas do dia a dia com o objectivo de voltar a ser o que se foi.

É como a musica pasito a pasito.

Compartilhar este post

Link para o post

De onde vem esse amor pelo Parma? :p

Ora bem. eu sou rapaz dos anos 90. Nessa década o futebol italiano era o dominante e toda a gente o segui e apoiava lá uma equipa. A minha história com o Parma começa ali por 96/97, algo assim. Nesse ano ia a casa de um vizinho ver o futebol italiano - ele tinha uma puxada ilegal de uma antena parabólica e apanhava dúzias de canais internacionais- e acompanhei uma equipa pequena mas cheia de talentos - Asprilla, Zola, Dino Baggio, etc, que deu uma luta enorme à todo-o-poderosa Juve pelo scudetto, acabando em 2º, após uma ponta final cheia de roubos de igreja (mas isso são outros quinhentos). Mas confesso que não creio que apoiasse o Parma em exclusivo. Era pequeno (tinha uns 7-8 anos) e havia outras equipas que também entusiasmavam: a Fiorentina, que muitos também seguiam por causa do Rui Costa; a Lazio do Nedved e do Salas (que o meu irmão apoiava e que me influenciava também), enfim, estava ali meio divivido e acima de tudo não queria que ganhasse a Juve (coisa que mantenho :mrgreen: , demosntrando grande coerência) porque a via como uma batoteira (grande antevisão que eu, catraio de 8 anos, já tinha).

A coisa consolidou-se fez agora 19 anos. Tornei-me adepto incondicional do Parma na final da Taça UEFA de 1999, realizada a 12 de Maio de 1999, em Moscovo, em que o Parma venceu categoricamente o O. Marselha por 3-0 que me fez exultar com tal resultado e exibição, de uma equipa onde pontificavam nomes como Buffon, Thuram, Sensini, Cannavarro, Boghossian, Verón, Chiesa, Crespo, entre outros.

Eram os anos de oiro, anos da Parmalat em que o Parma ganhou 4 títulos Europeus, e três italianos, estando perto de ganhar o scudetto também.

Desde esse dia, neste 19 anos tudo mudou. Em primeiro lugar o calcio perdeu todo o seu protagonismo, já não tem os melhores jogadores do mundo; já não suscita grandes paixões; já quase ninguém o segue; numa palavra Já não é o epicentro do futebol europeu.

Por outro lado o Parma faliu uma primeira vez (em 2003), desceu uma vez (2008) para regressar de imediato, vindo a falir uma segunda vez (em 2015), evento que significou a descida da primeira para a quarta divisão do futebol italiano.

O que não mudou foi o meu amor pelo Parma.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Ilídio :heart:

Agora é ver novamente o Buffon por aí, seria bonito.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de este ano se ter estreado na modalidade, a Juventus sagrou-se Campeã Italiana de futebol feminino.

O futebol sorri.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Ilidio! O Parma faz falta. O que achas do projecto? É sustentável? Conseguirão manter-se na Serie A?

Compartilhar este post

Link para o post

O fellaini quer 10M por ano. What the fuck.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Ilidio! O Parma faz falta. O que achas do projecto? É sustentável? Conseguirão manter-se na Serie A?

Epá é uma incógnita, porque o projecto mudou a meio.

Vou explicar. Quando faliu e acabou o Parma foi refundado na seguinte lógica 50% do capital era dos sócios; 50% era de uma grupo de industriais da zona (que é ainda o grande portentado agro-industrial da UE) liderados pelos irmão Barillà, os daquelas massas conhecidas, que são de lá. Era um projecto idealizado e conduzido por gente local, granjeando as forças vivas da provincia e aproveitando as forças dos adeptos, que o Parma é um pouco o Vitória de Guimarães: ali em Parma a malta é mesmo do clube da terra.

Todavia, no ano passado, ali em setembro creio, o Parma foi comprado por um investidor Chinês o LiZhiang ou lá o que é, que é o dono do Changqin Lifan (ou lá o que é, estou a escrever de memória) e que já tinha comprado o Granada lá ao gajo da Udinese e que agora acaba de comprar o Tondela (confirmado hoje). E isto é uma incógnita. Pode correr bem, ou pode correr mal.

Não foi por ele que se subiu, já que a pré-época foi feita ainda sem os chineses no clube e em janeiro só houve um reforço (o Cicciretti do Benevento). Esta subida é ainda produto do projecto anterior, feita ainda das pessoas que lá estavam. Só agora verdadeiramente é que os chineses vão meter o bedelho no clube e estou pessimista (estou sempre pessimista perante investidores). Vamos ver. O que é certo é que desses quatro clubes que o grupo chinês tem (Lifan, Granada, Tondela e Parma) o Parma é clube proa do projecto, o mais reputado e com mais visibilidade. Pode beneficiar disso.... até o grupo adquirir um Sevilla, um Lyon, ou um qualquer da Premier, altura em que passa para clube secundário.

Compartilhar este post

Link para o post

Espero que consigam, e voltem aos grandes palcos em breve!

Compartilhar este post

Link para o post

O fellaini quer 10M por ano. What the fuck.

Por esse valor nao vem para o Milan. A China é um bom sitio para ''arruinar'' a carreira

Compartilhar este post

Link para o post

O André Silva vai para o Wolves?

Ontem o LFL mandou uma boca ao Mendes por causa disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Milan pode ser excluído das competições europeias...maravilha! Fair-play financeiro para uns funciona.

Tens razão. Mas olha que o problema está mais no tipo de capitalista que promete injectar os milhões. Sem querer ser racially insensitive ou estereotipar, tenho a sensação que os sheiks das Arábias prometem rios de dinheiro e cumprem e os chineses prometem rios de dinheiros mas são uns forretas de primeira/não são tão ricos como diziam ser.

Por isso é que temo pelo Parma. Esse dinheiro obsceno da China até agora só o Lavezzi e o Oscar é que o viram :mrgreen: :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Diz-se que o Ancelotti estará muito perto do Nápoles.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o Sarri vai mesmo sair

"«Agradeço a Maurizio Sarri pela sua preciosa dedicação ao Nápoles. Deu prestígio à cidade e aos adeptos do clube, através de um modelo de jogo admirado por qualquer pessoa no mundo. Bravo, Maurizio», escreveu o dirigente máximo do vice-campeão italiano nas redes sociais."

http://www.maisfutebol.iol.pt/internacional/italia/presidente-do-napoles-deixa-mensagem-de-despedida-a-sarri

Editado por silentz

Compartilhar este post

Link para o post

Tens razão. Mas olha que o problema está mais no tipo de capitalista que promete injectar os milhões. Sem querer ser racially insensitive ou estereotipar, tenho a sensação que os sheiks das Arábias prometem rios de dinheiro e cumprem e os chineses prometem rios de dinheiros mas são uns forretas de primeira/não são tão ricos como diziam ser.

Por isso é que temo pelo Parma. Esse dinheiro obsceno da China até agora só o Lavezzi e o Oscar é que o viram :mrgreen: :mrgreen:

Um dos problemas está nesse aspeto. O plano apresentado pelo Milan falava do clube, o qual é sustentável dentro dos planos de financiaçao propostos. A UEFA nao tem claro o papel do presidente e a sua fortuna, que neste momento deve ser zero. A coisa é que deviam ser coisas separadas. O Milan esta seguro pelo fundo Elliot, que ficará com o clube na mao se o chines nao cumprir com os prazos estipulados para pagos. Até agora e sem saber como tem cumprido. Por outro lado o castigo vem pelo saldo tri-anual de 2014-2017, que até é culpa de Berlusconi. O saldo desta direção é de -30M, que também é algo a ter em conta.

O problema é veres gastos de muitos milhoes por outros clubes e esta tudo OK. O Milan gasta pouco mais de 50M num ano e já estamos com a UEFA ao pescoço.

Compartilhar este post

Link para o post

Que bem trabalha a direcção do Napoli. Excelente escolha. Curioso para ver onde vai parar o Sarri.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...