

Jpa
Membro da Comunidade-
Total de itens
5.388 -
Registo em
-
Última visita
-
Para diminuir as emissões de gases com efeito estufa e evitar o aumento da temperatura para além dos 1,5 ºC? Sure, tem de ser a nível global (e o próximo passo é certamente incluir e apoiar países em desenvolvimento nessa transição). Mas em Portugal também temos imenso com que nos preocupar e a consciência ambiental deve continuar bem presente. Temos cidades em que a qualidade do ar é miserável (comprovadamente associável a doenças como cancros), vamos seguramente passar por ondas de calor cada vez piores, por períodos de chuva cada vez mais intensos...e continuamos a viver como se nada fosse acontecer. Não temos nem há grande vontade de ter transportes públicos de qualidade, as cidades continuam sem ter respostas para estes fenómenos extremos e a vontade de ir nessa direção também não é muita...Aliás, uma pessoa olha para Lisboa, para o que foi o debate das últimas eleições autárquicas e para as polémicas que têm existido desde então, e depois olha-se para o que se tem feito em cidades como Barcelona, Paris...e é mesmo de ficar envergonhado. E, claro, ninguém daqui vai mudar isto por si só, mas só o facto de sermos mais conscientes e participativos, no dia a dia, em conversas com amigos e familiares até, já é um primeiro passo. Só assim se evitam coisas como a história da expansão do metro em Loures, cuja população de uma certa zona preferiu ter lugares de estacionamento, em vez de uma paragem de metro à porta de casa.
-
Mas é suposto recusar-se o dinheiro de uma empresa que está a patrocinar um debate/iniciativas sobre as alterações climáticas? Greenwashing, hoje em dia, há em todo o lado. Tal como também já há aproveitamento da causa LGBT para fins lucrativos. Mas: só cai quem quer e, não obstante, melhor fingirem, que nem isso.
-
O Miguel Albuquerque tinha dito, no entanto, que demitia-se, caso não conseguisse a maioria absoluta. Estou para ver o que vai fazer...
-
Não, no mundo real isso nem se impõe, porque qualquer pessoa decente, perante uma pessoa que se sente melhor ao ser tratada por um nome em vez de outro, simplesmente o faz, porque tem consideração e compaixão pela outra pessoa e por tudo o que a outra pessoa, provavelmente, já passou. E mesmo que não perceba, faz um esforço, reflete e não se fecha sobre si própria e em opiniões já formadas com base em m*rda que leu na internet. Mas percebo que para ti, com as m*rda enviesadas que consomes na internet (e que sistematicamente fazes questão de meter aqui) e com o que viveste nos EUA (uma realidade totalmente diferente da nossa), seja difícil de perceber isso.
-
Uma rapariga foi morta e os pais perseguidos por ela ser trans. O Burkina comenta com mentiras e comentários de desprezo do género de "Well lets blame society" e depois ainda querem que o pessoal tenha paciência para com comentários e provocações deste género. Tal como já deu para ver que há pessoas aqui com quem dá para ter discussões sensatas e construtivas, inclusive sobre temas mais controversos, também já deu para ver que há um ou outro sujeito que não tem compaixão nenhuma por outras pessoas, simplesmente por serem diferentes. E mais, já deu claramente para ver que consomem, sistematicamente, notícias falsas, conteúdos típicos da alt right americana e que estão imersos numa bolha e que têm zero noção da vida real. Mas sim, vamos ter todos mais paciência e tentar conversar e debater com quem não está minimamente interessado em o fazer (apesar de estar completamente obcecado com esta temática, como já bem se viu)...
-
Esse dado não vale grande coisa. Têm sido gastos milhões de euros, anualmente, em prestadores de serviços, ou seja, em privados (médicos tarefeiros, exames, partos em privados...). Ou seja, curiosamente, este estado lamentável do SNS favorece, precisamente, os privados, porque o dinheiro e as pessoas vão lá parar. Sem dúvida que o aparelho público está longe de ser eficiente e que falta, também, recompensar os bons profissionais do Estado, mas não percebo como é que, a longo prazo, alguém possa defender que a solução seja ir entregando os cuidados de saúde aos privados. Sobre o BE e o PCP, não sei se salvariam o SNS, mas certamente que dariam melhores condições de trabalho aos profissionais de saúde. Outra questão é a que custo...certamente endividando mais o país, mas são opções políticas.
-
Estacionar em Paredes de Coura é tranquilo? Alguma recomendação?
-
[Liga Portugal Betclic] Todas as jornadas
Jpa respondeu a Diogo_CFB em tópico Resultados e Prognósticos de Futebol
E bem...sempre me fez impressão o motivo dos árbitros darem poucos minutos de compensação (sempre abaixo do que aquilo que deveria realmente ser para penalizar uma equipa que esteja interessada em quebrar o ritmo de jogo). -
O resumo desse texto é que a culpa é dos músicos que não se uniram e que a CMP fez de tudo para salvar o espaço?! Percebo que o Manel tenha várias críticas a fazer à atitude de muitos dos músicos, mas, se a CMP realmente quisesse, tinha avançado com essa candidatura a fundos comunitários ou tinha preparado alternativas como o silo automóvel (ou, em último caso, tinha até investido nesse plano de segurança no STOP). É tudo sobre prioridades e sobre vontade política. E, claramente, neste caso, o Rui Moreira e o seu executivo não se preocuparam muito com as dezenas de músicos que lá anda.
-
Meh, se não fosse a expulsão, o resultado podia ter sido outro. De qualquer das maneiras, isto foi claramente pré-época, basta olhar para o banco de suplentes...
-
Consequências diretas não vejo muitas. Talvez a única que me vem logo à cabeça é o (in)cumprimento da Convenção de Albufeiras, que regula o consumo/caudais dos rios. Se até agora tem sido algo polémico, com boas relações entre governos e ministros dos dois países, com um governo nacionalista Portugal pode muito bem sair prejudicado e pisado. Mas o pior diria que são mesmo as consequências indiretas. É o país que está aqui ao lado, culturas parecidas, e o que acontece lá, com as devidas diferenças, pode muito bem acabar por acontecer cá. Ou seja, o que o PP decide fazer certamente servirá de referência para o PSD, sendo que o VOX já o é para o Ch*ga.
-
As equipas sub23 e sub19 estão a ir buscar gajos de equipas de primeira Liga, Benfica inclusive. O projeto parece, claramente, estar a aliciar estes novos jogadores. Água na boca para o que aí vem.
-
Ajuda de malta que viaja mais: Fazer Lisboa-Roterdão (pela Transavia) ou Lisboa-Amsterdão (pela KLM)? Tendo em conta que devo levar ainda bastante bagagem e ainda não simulei os preços tendo em conta este fator.
-
Parece que vem mesmo esse gajo...Genro do Pinto da Costa, que no sábado disse isto: https://www.abola.pt/nnh/2023-06-17/pinto-da-costa-quer-ver-academico-de-viseu-na-liga/992230 Era o que mais me faltava começarmos a ser putinhas do Porto.
-
[Liga Portugal 2 SABSEG] Todas as jornadas
Jpa respondeu a Jpa em tópico Resultados e Prognósticos de Futebol
Só vi a primeira parte, mas sim, havia um cheirinho a resultado combinado...Jogo, desde o início, totalmente partido, cheio de erros de parte a parte, o Académico com atrasos mal feitos para o guarda-redes por mais do que uma vez... Independentemente disto e do resultado, um final de época muito frustrante. Para a próxima época, veio o rumor do Sérgio Vieira, para treinador. E, já agora, fala-se no Jorge Costa para o Aves.