Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

[Ajuda] Ecrã azul de erro

Publicações recomendadas

Bem, o caso, muito resumidamente, é o seguinte:

Adquiri um PC de secretária no fim de Outubro (Compaq Pavilion SG3-230PT). Até Dezembro, tudo correu sem problemas. No entanto, no dia 22 de Dezembro, já de madrugada, após um trovão, deu-se um pico de tensão, suficiente para fazer com que o PC e a TV fossem momentaneamente abaixo. A TV voltou a iniciar sem problemas, mas do PC já não posso dizer o mesmo. Só à 5ª/6ªvez o consegui ligar (e tive que o desligar da ficha) e quando liguei, passado 10/15 minutos de estar na net, foi-se abaixo, aparecendo um ecrã azul de erro. Quando reiniciava, apareciam 2 opções: iniciar a recuperação do arranque ou iniciar o Windows normalmente. No entanto, qualquer que fosse a opção escolhida, o PC voltava a ir abaixo e já não reiniciava por si.

Com isto, no dia 22 (já de manhã) fui à loja onde o adquiri (Vobis do Rio Sul), expliquei a situação e o PC foi para a marca, ao abrigo da garantia. 20 dias depois, ou seja, a 10 de Janeiro, o PC tinha voltado da garantia e, segundo a marca, tinha um problema de vírus. Nos 5 dias seguintes, o PC trabalhou sem problemas, até que... voltaram a surgir os mesmos problemas: ecrã azul de erro, escolher uma das opções e o PC voltar a ir abaixo. Desta vez, até deu-se a situação de carregar no botão para o ligar e ele não reagir.

No dia 16, lá fui eu de novo à Vobis do Rio Sul com o PC, explicando que o problema tinha voltado surgir. O PC lá foi de novo para a marca e eu aproveitei para escrever uma reclamação para a Compaq/HP, porque estive 20 dias sem PC e quando voltou às minhas, voltou a dar os mesmos problemas.

Há 5 dias atrás, fui informado de que o PC já tinha regressado da garantia. Desta vez, o problema estava relacionado com o processador, que foi substituído. Desse dia até ontem, o PC esteve, novamente, a trabalhar sem qualquer tipo de problema. No entanto, ontem voltou a aparecer o ecrã azul de erro. A única variante é que desta não me apareceram aquelas 2 opções ( iniciar a recuperação do arranque ou iniciar o Windows normalmente). O PC reinicia e pergunta-me que se quero entram em modo de segurança, em mais 2 outros modos do qual agora não me recordo o nome ou se quero iniciar o Windows normalmente.

Hoje, o ecrã azul apareceu-me 4 vezes e hoje já me apareceu 1 vez. O que eu estou a estranhar é que desta vez ele reinicia e aguenta-se durante umas horas (ao contrário das outra vezes, em que nem sequer conseguia entrar no ambiente de trabalho).

A troca por outro PC está, para já, fora de questão, porque para tal, ele terá que ir para a garantia 4 vezes com o mesmo problema. Só aí posso reivindicar a troca do PC ou a devolução do dinheiro.

Peço desculpa pelo tamanho do texto, mas é para ficar tudo explicado.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando aparecer um novo ecrã azul, tenta ver qual o erro que aparece. É a 3ª linha que lá aparece, isto se tiveres tempo.

BSOD_Main.png

Nesse caso é aquela linha que diz DRIVER_IRQL... isso é o "código" do erro. Com isso podes ter um bocado mais de noção do que está a acontecer.

Quanto à garantia: a verdade é que sempre que o computador vai para a garantia, os dias que ele lá está não contam. Ou seja, se o PC tem 2 anos de garantia e ele está 1 mês a arranjar, esse mês é acrescentado ao final dos 2 anos. Percebes? No entanto, a lei diz que poderá haver a substituição do bem/devolução do dinheiro quando este não tem solução aparente (se não estou em erro).

Outro alerta é: se fores lá pedir o dinheiro, não entres na cantiga de eles darem apenas uma percentagem do valor dele. Isso é ilegal. Muitas vezes, imagina, 1 ano depois, as pessoas querem o dinheiro e eles dizem " ah, agora já não vale o preço. Damos o valor dele agora ou 80% do que pagou..." . A Asus tinha uns cálculos desses. Se te disserem isso, diz que avanças para tribunal ou o que for para meter medo, porque é ilegal. (se não estou em erro claro:) )

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é que é azar e muita incompetência da marca do PC que supostamente o arranjou... :-|

Compartilhar este post

Link para o post

gonferreira, eu olho para o ecrã, mas aquilo desaparece em 4/5 segundos, nem dá tempo para ver nada. :mrgreen: No entanto, quando surgir novamente, vou tentar estar atento. Quanto ao resto, obrigado pelos conselhos. ;)

JP_Affelay, nem sabes o quão chateado estou com isto. É que o PC tem 3 meses nas minhas mãos e desses 3 meses, 1 mês passou ele a ser arranjado.

Compartilhar este post

Link para o post

Irra, ja foi 2 vezes e ainda tem o mesmo erro?! :blink:

E faz-te falta? Eu mandava outra vez e, se viesse com o mesmo erro, mandava outra vez.

Editado por Elvis

Compartilhar este post

Link para o post

gonferreira, eu olho para o ecrã, mas aquilo desaparece em 4/5 segundos, nem dá tempo para ver nada. :mrgreen: No entanto, quando surgir novamente, vou tentar estar atento. Quanto ao resto, obrigado pelos conselhos. ;)

JP_Affelay, nem sabes o quão chateado estou com isto. É que o PC tem 3 meses nas minhas mãos e desses 3 meses, 1 mês passou ele a ser arranjado.

Ao iniciares o PC (ainda na parte do boot, sem entrar no windows) tens uma opção que desactiva o reinicio automático ou cena assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Irra, ja foi 2 vezes e ainda tem o mesmo erro?! :blink:

E faz-te falta? Eu mandava outra vez e, se viesse com o mesmo erro, mandava outra vez.

Faz-me falta, porque só tenho este.

Ao iniciares o PC (ainda na parte do boot, sem entrar no windows) tens uma opção que desactiva o reinicio automático ou cena assim.

Assim, dá para o ecrã azul ficar mais tempo visível?

Compartilhar este post

Link para o post

Faz-me falta, porque só tenho este.

Ele fica até tu desligares o PC, em vez de ele passado uns segundos reiniciar logo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me parece que consigas resolver o problema aqui. Parece-me que isso é um problema de hardware e não de configuração do software.

E enquanto a máquina ainda está na garantia só te resta martelar a cabeça à loja e exigir um PC novo, visto já terem passado mais de 30 dias em reparação.

Compartilhar este post

Link para o post

isto

Dá.

Se não te aparecer essa opção automaticamente... Carrega em F8 antes de aparecer o simbolo do Windows

norestartcy5.jpg

Depois é só veres a msg de erro

Engraçado como o mesmo problema passa de virus para problema no processador

Compartilhar este post

Link para o post

Não dá para formatares isso?

Sinceramente não sei. Eu de informática sou péssimo. Se eu fizer isso, perderei a informação toda que tenho no PC, não é?

Ele fica até tu desligares o PC, em vez de ele passado uns segundos reiniciar logo.

Hum, ok. Obrigado pelo conselho! ;)

Não me parece que consigas resolver o problema aqui. Parece-me que isso é um problema de hardware e não de configuração do software.

E enquanto a máquina ainda está na garantia só te resta martelar a cabeça à loja e exigir um PC novo, visto já terem passado mais de 30 dias em reparação.

Eu sei que dificilmente vou resolver o problema aqui. Isso deixo para a marca (que já o devia ter feito). Quero é tentar perceber o que se pode estar, concretamente, a passar. ;) Pois, o rapaz que me atendeu da 2ªvez lá na Vobis, também me disse que, provavelmente, seria problema de hardware.

Tens a certeza disso dos 30 dias? De qualquer maneira, ainda não os atingi. Foram 19 dias na 1ªreparação e 9 na 2ª.

isto

Dá.

Se não te aparecer essa opção automaticamente... Carrega em F8 antes de aparecer o simbolo do Windows

norestartcy5.jpg

Depois é só veres a msg de erro

Engraçado como o mesmo problema passa de virus para problema no processador

Pois, também não sei como é que podem ser 2 problemas tão díspares.

Obrigado! ;)

EDIT: Btw, surpreendentemente, o PC agora está a aguentar-se bem. O ecrã de erro apareceu-me por volta das 12h, mas desde aí, tem estado sempre a carburar. Já não percebo nada disto. :|

Compartilhar este post

Link para o post

tenta lembrar-se se existe alguma coincidência nas duas alturas.. algo que tenhas instalado ou assim.

Pq mtas vezes alguns ecrans azuis tb são problemas de software.

Se conseguires a mensagem do erro do bsod vai ajudar a tentar perceber.

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que não. Desde que o PC veio do 1ºarranjo, até agora, não instalei nenhum programa. Tudo o que instalei foi antes de ter tido o problema pela 1ªvez.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que dificilmente vou resolver o problema aqui. Isso deixo para a marca (que já o devia ter feito). Quero é tentar perceber o que se pode estar, concretamente, a passar. ;) Pois, o rapaz que me atendeu da 2ªvez lá na Vobis, também me disse que, provavelmente, seria problema de hardware.

Tens a certeza disso dos 30 dias? De qualquer maneira, ainda não os atingi. Foram 19 dias na 1ªreparação e 9 na 2ª.

Pelo teu ps o meu palpite é um problema com os módulos de memória RAM, que podem ter pifado com o pico de corrente. Digo isso porque já tive um problema muito semelhante em que a troca de RAM's resolveu. O chato nisso é que, como está ainda na garantia, não podes ser tu a confirmar, sob risco de a perderes.

E o prazo legal para a resolução de um pedido de assistência é de 30 dias, prazo esse que findo obriga a loja a proceder à troca do artigo por um modelo de qualidade igual ou superior. Agora, isso vai depender de como foi fechado o primeiro pedido de assistência e aberto o 2º. Se um foi dado como resolvido e o outro como se de um problema diferente se tratasse, eles podem alegar que os 30 dias só contam desde esta última vez. Vê lá isso e não te deixes comer. Vai lá e começa a exigir um PC novo e também que eles te façam a recuperação do HDD gratuitamente.

Compartilhar este post

Link para o post

13, além disso de ter que ser qualidade igual ou superior ele pode exigir o dinheiro que pagou pelo portátil e escolher outro ou comprar noutra loja por exemplo.

Os 30 dias contam sempre assim que abrem processo, e obrigatoriamente tem que aglomerar se tiver que ir para reparação mais vezes. Agora depende é da avaria que eles metam lá. Porque se metem de coisas totalmente diferentes vão dizer que não tem nada a ver e que é outro "defeito" e portanto os supostos 30 dias só contam a partir dali. Agora, sendo o mesmo erro e sendo o mesmo problema ai eles não tem por onde pegar porque se vai duas vezes para reparar devido ao mesmo problema logicamente que tem que contar os 30 dias somando os processos.

Outra questão é que se mandares arranjar 5 vezes (?) dentro da garantia podes exigir um novo.

Compartilhar este post

Link para o post

São 4 vezes, Nestum. E não é portátil, é desktop. ;)

Btw, há 10 minutos voltou a surgir o ecrã azul de erro. O erro foi o seguinte: "Bugcode_USB_Drive". Suponho que esteja relacionado com as entradas USB, não?

Compartilhar este post

Link para o post

13, além disso de ter que ser qualidade igual ou superior ele pode exigir o dinheiro que pagou pelo portátil e escolher outro ou comprar noutra loja por exemplo.

Os 30 dias contam sempre assim que abrem processo, e obrigatoriamente tem que aglomerar se tiver que ir para reparação mais vezes. Agora depende é da avaria que eles metam lá. Porque se metem de coisas totalmente diferentes vão dizer que não tem nada a ver e que é outro "defeito" e portanto os supostos 30 dias só contam a partir dali. Agora, sendo o mesmo erro e sendo o mesmo problema ai eles não tem por onde pegar porque se vai duas vezes para reparar devido ao mesmo problema logicamente que tem que contar os 30 dias somando os processos.

Outra questão é que se mandares arranjar 5 vezes (?) dentro da garantia podes exigir um novo.

Sim, isso também pode, mas é mais complicado acontecer, já se sabe. Quanto aos 30 dias, tens razão. Era isso que eu queria dizer. ;)

E não sabia essa das 5(?) vezes...

Compartilhar este post

Link para o post

São 4 vezes, Nestum. E não é portátil, é desktop. ;)

Btw, há 10 minutos voltou a surgir o ecrã azul de erro. O erro foi o seguinte: "Bugcode_USB_Drive". Suponho que esteja relacionado com as entradas USB, não?

Mete isso no google e vê se encontras algo que te ajude

Tinha ouvido dizer que eram 3 vezes com os mesmos sintomas durante os 2 anos, mas às tantas existem as duas situações

Editado por jmgv

Compartilhar este post

Link para o post

Mete isso no google e vê se encontras algo que te ajude

Tinha ouvido dizer que eram 3 vezes com os mesmos sintomas durante os 2 anos, mas às tantas existem as duas situações

Já meti, mas sinceramente, fiquei praticamente na mesma. :lol:

Pelo que percebi, tem uns códigos associados (dos quais eu não tirei nota) e pode estar relacionado com vários factores.

Compartilhar este post

Link para o post

Tens alguns dispositivos externos? pen's, discos rigidos externos, etc!?!??

Compartilhar este post

Link para o post

Ligado ao USB, neste momento, só tenho a impressora, o teclado e o rato. Tenho disco externo, mas só o ligo ao PC quando preciso de passar informação para lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, isso também pode, mas é mais complicado acontecer, já se sabe. Quanto aos 30 dias, tens razão. Era isso que eu queria dizer. ;)

E não sabia essa das 5(?) vezes...

Não sei de cor, mas sei que passado x vezes podes pedir o dinheiro de volta ou então um novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tinha dito aí em cima, são 4 vezes. Pelo menos foi o que o funcionário da Vobis me disse.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...