Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Música de intervenção ou com teor político

Publicações recomendadas

Guest Vladimir Ilitch

"Música de intervenção ou música de protesto é uma categoria que engloba canções de música popular compostas com o intuito de chamar a atenção do ouvinte a um determinado problema da actualidade, seja ele de origem social, política ou económica. Era um tipo de música muito comum nos anos 60 e 70 durante os últimos anos do estado novo e durante a ditadura militar brasileira." Definição da Wikipedia

Antes de mais, vamos ver os artistas portugueses que se insurgiram contra as politicas do estado novo através da música. Achei importante referir 5 artistas que se enquadram nesta situação. São eles o Fausto, o Vitorino, o Sérgio Godinho, o José Mário Branco e finalmente, o Enorme José Afonso, comummente conhecido como Zeca Afonso ou Zecafonso.

Aqui está uma música de cada artista que considero serem relevantes para este movimento de contestação desta época:

Fausto - O Patrão e Nós

Vitorino - Ó Patrão Dê-me Mais um Cigarro

Sérgio Godinho - O Charlatão

José Mário Branco - FMI (2 partes)

José Afonso - A formiga no Carreiro

No entanto a música de intervenção não se ficou pelo período de ditadura, prolongou-se além dele e ainda está activo. Actualmente as suas figuras de proa deste tipo de música são os Deolinda e os Homens da Luta. Embora tenham menos genialidade que os que referi anteriormente, são marcos da música de intervenção nacional nos dias de hoje e dão força a milhares.

Deolinda - Parva Que Sou

Homens da Luta - A Luta é Alegria

Estou a dar a entender que este tópico é exclusivo de música de intervenção portuguesa, ou então que só há música de intervenção ou com mensagens políticas em Portugal, longe disso. Entrando num cenário internacional e por vezes mais pesado, também encontramos grandes artistas que fazem das letras das suas músicas uma arma potente de mobilização social e de "abertura de olhos". Dos artistas internacionais destaco os Rage Against the Machine, o Nightwatchman, os System of a Down, John Lennon, Neil Young, os Skyclad.

Alguns vídeos de cada um deles:

Rage Against The Machine - Wake Up

Nightwatchman - Road I Must Travel

System of a Down - Boom

John Lennon - Imagine

Neil Young - Heart of Gold

Skyclad - Inequality Street

Bem a maior parte dos artistas que pus vocês já devem conhecer, mas o intuito deste tópico não é para vos dar a conhecer estas bandas, foram só exemplos. Gostava que houvesse um tópico onde pudéssemos partilhar músicas deste género, de todos os estilos, géneros e feitios. É um tipo de música que me tem despertado cada vez mais interesse, principalmente por me identificar com o que é dito e descrito nas músicas, e espero que seja aqui que eu possa conhecer mais artistas/activistas.

Esqueci-me de pôr Gabriel O Pensador e bandas punk/ska/etc, depois ponho :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Então aquela pergunta dos vídeos era pra isto. Muito, muito bom, Dpitz :prayer:

Já guardei nos marcadores pra ver com atenção quando tiver mais tempo

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que respeito, mas não compreendo bem são aquelas pessoas que apenas apreciam músicas com teor político que coincidam com os seus ideais. Eu quando ouço música importo-me mais com o instrumental, com a beleza da música. Claro que também me interessa a letra, mas a mensagem política é-me indiferente, tanto que sou assumidamente de direita e já houve pessoas aqui do fórum que me ouviram a vociferar Dropkick Murphys, por exemplo :mrgreen:

Não pensem que estou a tentar estragar o tópico ou assim, até gostei bastante do post do Dpitz, mas é algo que já me intriga há uns tempos e que nunca tinha exposto no fórum, e este tópico pareceu-me mais apropriado para o fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Uma coisa que respeito, mas não compreendo bem são aquelas pessoas que apenas apreciam músicas com teor político que coincidam com os seus ideais. Eu quando ouço música importo-me mais com o instrumental, com a beleza da música. Claro que também me interessa a letra, mas a mensagem política é-me indiferente, tanto que sou assumidamente de direita e já houve pessoas aqui do fórum que me ouviram a vociferar Dropkick Murphys, por exemplo :mrgreen:

Não pensem que estou a tentar estragar o tópico ou assim, até gostei bastante do post do Dpitz, mas é algo que já me intriga há uns tempos e que nunca tinha exposto no fórum, e este tópico pareceu-me mais apropriado para o fazer.

Eu sou apaixonado pela música, mas sou ainda mais apaixonado pelos meus ideais. Se é possível conjugar as duas, excelente. Eu não aprecio apenas música cuja mensagem coincide com os meus ideais, eu gosto de todo o tipo de música, e um desses tipos é a música de intervenção ou com mensagens políticas. Eu também ouço música produzida por gajos de direita e nacionalistas como o Ted Nugent, que num concerto nos EUA pediu aos mexicanos que assistiam ao concerto para bazarem, e reprovo isso veementemente. Se me perguntarem porque é que eu gosto deste tipo de música não sei dar uma resposta concisa, apenas direi que é algo que me aconchega e que me faz sentir bem enquanto a ouço, porque a música é uma arma potente e pode e deve ser usada para isto.

Fizeste bem em postar isso aqui ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Fantástico, Dpitz.

Zeca, Vitorino, Sérgio Godinho, Janita e Zé Mário Branco :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou apaixonado pela música, mas sou ainda mais apaixonado pelos meus ideais

Acredito que a "resposta" (se é que ela existe) à minha dúvida passe mais por aqui. Eu dou preferência ao instrumental, relego as possíveis mensagens políticas para segundo plano. Coitado de mim se assim não fosse, já me pus a pensar e das bandas que mais aprecio são mais as que têm ideais esquerdistas que as que têm de direita :mrgreen:

o Ted Nugent, que num concerto nos EUA pediu aos mexicanos que assistiam ao concerto para bazarem

A sério? Omg, não fazia a mínima ideia :lol:

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

É bem Dpitz, grande tópico :prayer:

Ainda tens por aí Valete nos artistas portugueses, também tem músicas com mensagem política forte. Quanto ao ska e assim, é deixar o Antifa e o Su1 aparecerem. :mrgreen:

E btw, eu apesar de haver músicas que ouço só pelo instrumental, há outras que ouço quase exclusivamente pela letra. Depende.

Editado por EpicNess

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Acredito que a "resposta" (se é que ela existe) à minha dúvida passe mais por aqui. Eu dou preferência ao instrumental, relego as possíveis mensagens políticas para segundo plano. Coitado de mim se assim não fosse, já me pus a pensar e são bem mais as bandas com ideais esquerdistas que gosto que as de direita :mrgreen:

A sério? Omg, não fazia a mínima ideia :lol:

Isso é bastante verdade, grande parte dos artistas deste género são virados pra esquerda. Ainda bem :mrgreen:

Sim, acho que até foi o pica que me disse aqui :-k

Epic@ falta montes de gente :lol: Faltam os pearl jam tb... Anti-bush all the way :mrgreen:

Editado por Vladimir Ilitch

Compartilhar este post

Link para o post

Mais bandas: The Clash, Bruce Springsteen and the E Street Band, the Clash, Anti-Flag, Sex Pistols, Public Enemy ;)

Portugueses, os peste e sida e os xutos tem algumas músicas de teor politico.

Editado por vinsanity

Compartilhar este post

Link para o post

E ainda há os NOFX, também são muito bons.

Exactamente uma das bandas em que estava a pensar :heart: E cá dentro ainda tens por exemplo Censurados, Tara Perdida, etc.

Editado por doom_master

Compartilhar este post

Link para o post

O Bob Dylan é um músico fenomenal mas um tanto ou quanto incoerente. Onde é que já se viu um gajo que apela tanto à paz na música ter acções em fábricas de armas? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Bob Dylan é um músico fenomenal mas um tanto ou quanto incoerente. Onde é que já se viu um gajo que apela tanto à paz na música ter acções em fábricas de armas? :mrgreen:

Só ligo à musica mesmo 8)

Mas se vamos por ai também o Lennon era incoerente, todo de esquerda mas era burguês como tudo

Compartilhar este post

Link para o post

É lá, grande tópico :prayer:

Daqui a pouco já deixo aqui algumas coisas, talvez seria bom seguir o exemplo do primeiro post e organizar musicas por temas, épocas, artistas ou países.

Bem, então eu sou practicamente o oposto de ti no que a isso diz respeito. Claro que tambem tenho em atenção a melodia e o instrumental na musicas que ouço, mas para mim em primeiro lugar vem geralmente a letra. Se se conseguir combinar as duas coisas, então excelente. Mas a letra não tem necessariamente que ser assumidamente politica no sentido de ter chavões de uma ou outra ideologia, valorizo isso sim bastante se falar de temas que para mim sejam importantes. Citando ao acaso um musico da minha preferência , o Manu Chao é disso um exemplo, não faz musica com um sentido ideologico claro ou uma mensagem politica claramente definida mas as letras reflectem temas, universos e preocupações que a mim me são queridos e com os quais me identifico.

E já agora deixar aqui uma coisita.

http://www.youtube.com/watch?v=zNpv0SmneNk

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Citando ao acaso um musico da minha preferência , o Manu Chao é disso um exemplo, não faz musica com um sentido ideologico claro ou uma mensagem politica claramente definida mas as letras reflectem temas, universos e preocupações que a mim me são queridos e com os quais me identifico.

Exactamente isto por aqui também, neste caso. E espero ir vê-lo amanhã. :happy:

Excelente tópico, dpitz. Uma música desse género de que gosto muito é a "Eu vi este povo a lutar", do José Mário Branco. E mais algumas, eu logo à noite coloco aqui.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

José Mário Branco :prayer: Eu gosto muito de música de intervenção, mas não tenho um conhecimento muito alargado, infelizmente.

Como eu, daí ter criado este tópico :p

Faltou o Deus Dylan :o

Falta imensa gente. É impossível pôr aqui 1/1000 dos artistas deste género :lol: Mas vão pondo aí! :D

Hoje apresento-vos um tipo de música de intervenção ao qual não devem estar habituados, quer por motivos temporais, quer pelo tipo de música que é. Refiro-me a um movimento italiano do século XIX conhecido como Risorgimento. Este movimento procurava a reunificação das cidades-estado italianas, que estavam sob o domínio de potências estrangeiras. De 1815 a 1870, viveram-se períodos conturbados, repletos de contestação e de constantes tentativas de revolta do povo e dos artistas da época. Mais pormenores históricos não sei, confesso. Sei apenas que uma das figuras chave deste movimento foi nada mais nada menos que Giuseppe Verdi, um nacionalista que fez da música, ou mais concretamente da ópera lírica, uma arma de protesto.

Verdi - Nabucco

http://www.youtube.com/watch?v=y0EAL3vXZrM

Esta é a minha ópera preferida de Verdi, ela relata o insurreição do povo israelita contra Nebuchadnezzar, rei do império babilónio. O povo percebeu que esta música era uma metáfora para a luta dos italianos contra o poder austríaco. Outra música que recomendo vivamente de Verdi é a

Ainda deste período recomendo dois artistas igualmente bons: Carlo Bosi e Paolo Giorza

Carlo Alberto Bosi - Addio mia Bella, Addio

http://www.youtube.com/watch?v=3_abCVrLiNw

Paolo Giorza - La Bella Gigogin

Desta música posso dizer que é um dos marcos da Itália e que a Amália também fez uma cover quando foi cantar uns fados a Itália.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...