Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Revenge

Governo quer liberalizar energia a partir de 2013

Publicações recomendadas

Segundo engenheiros que me deram aulas isto é de fugir como o diabo da cruz. Cheiram-me que vamos comer com aumentos de chorar.

Foi assim em outros paises, de certeza que acontecera em Portugal.

O que vale a Portugal é que parece haver uma aposta nas energias renovaveis (paneis solares sobretudo), dai a privatizaçao da energia nao tera consequencias para os detentores dessa tecnologia.

Tambem as novas casas construidas em Portugal sao obrigatorias em ter paneis solares.

Mas o pessoal que nao tem dinheiro para ser auto-suficiente serao penalizados, os de sempre né.

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo engenheiros que me deram aulas isto é de fugir como o diabo da cruz. Cheiram-me que vamos comer com aumentos de chorar.

O défica tarifário acumulado na EDP (a diferença entre o custo real da produçao de energia e o que nos é facturado) é de 1000 M€.

Compartilhar este post

Link para o post

O défica tarifário acumulado na EDP (a diferença entre o custo real da produçao de energia e o que nos é facturado) é de 1000 M€.

há sectores que não devem dar lucro, mas sim preocupar-se só e apenas com a melhoria da qualidade de vida da população - como é o caso de uma boa rede electrica e energetica nacional.

Compartilhar este post

Link para o post

há sectores que não devem dar lucro, mas sim preocupar-se só e apenas com a melhoria da qualidade de vida da população - como é o caso de uma boa rede electrica e energetica nacional.

Verdade, nem eu disse o contrário, acrescentei apenas uma informaçao relevante á discussao. .

Compartilhar este post

Link para o post

A privatização da REN é um tema bastante "perigoso" que nunca chegou a movimentar o país. Sem REN e EDP não sei que força para regular terá o Estado.

Compartilhar este post

Link para o post

Terá a mesma força que tem actualmente para regular o mercado dos combustíveis, ou seja... acho que sabem a resposta.

Compartilhar este post

Link para o post

Touché 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, o Secretário de Estado da Energia veio ontem admitir aumentos substanciais, quando o mercado for liberalizado.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante, o Secretário de Estado da Energia veio ontem admitir aumentos substanciais, quando o mercado for liberalizado.

Substanciais...

Compartilhar este post

Link para o post

A DECO fala em aumentos na ordem dos 10%.

Estava a imaginar isso, mas, normalmente, a liberalização não devia causar baixa de preços? Há mais concorrência, luta das empresas entre si por mais clientes, logo quem beneficia são os últimos, porque os preços são mais baixos, correcto?

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a imaginar isso, mas, normalmente, a liberalização não devia causar baixa de preços? Há mais concorrência, luta das empresas entre si por mais clientes, logo quem beneficia são os últimos, porque os preços são mais baixos, correcto?

Sim,exacto. A concorrência aumenta a eficiência de mercado, cada empresa fica a perder face à existência de mercado, pois o poder dos cliente aumenta(há mais opções de escolha para o mesmo serviço que ainda por cima é pouco diferenciado).Consequentemente os clientes teoricamente beneficiarão com esta medida.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso fazia sentido se o sector da energia não fosse um monopólio natural..

Compartilhar este post

Link para o post

Num mercado de concorrência perfeita sim, mas como estamos a falar de empresas grandes, há sempre uns acordos por trás...

Editado por Hard Rock

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, neste mercado na prática não existe concorrência. Segundo, o que acontece nestas áreas de negócio é a cartelização, quem defender que o consumidor alguma vez beneficiaria de uma medida destas está pura e simplesmente a mentir.E privatizar a REN, que detém as linhas de electricidade e afins, deveria ser considerado como traição à nação, mas nada disto interessa porque é Agosto, viva o Verão!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu votei em branco, mas já me arrependi de não ter votado em alguém que não o Passos Coelho.

Sim,exacto. A concorrência aumenta a eficiência de mercado, cada empresa fica a perder face à existência de mercado, pois o poder dos cliente aumenta(há mais opções de escolha para o mesmo serviço que ainda por cima é pouco diferenciado).Consequentemente os clientes teoricamente beneficiarão com esta medida.

Palavra-chave do tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém sabe que acontecerá nos Açores? É que cá é tudo do Governo/EDA.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...