Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Goku

Uma tempestade solar poderá atingir o campo magnético da Terra

Publicações recomendadas

Uma tempestade solar poderá atingir o campo magnético da Terra

Uma ativa mancha solar entrou em erupção na noite de terça-feira produzindo uma tempestade solar da classe X (a mais intensa) libertando um filamento de material em direção à Terra, segundo informou a NASA, que alertou que esta nuvem poderá atingir o campo magnético do nosso planeta.

O Observatório Solar e Héliosférico (SOHO, na sua sigla em inglês) detetou uma ejeção de material da coroa solar que emergiu do lugar da explosão e que se dirige em direção ao sul da linha Sol-Terra. A tempestade produziu-se às 21h12 (hora de Portugal continental) de terça-feira e alcançou o seu pico de força 8 minutos mais tarde.

As ejeções são enormes nuvens de plasma solar que viajam no espaço, podendo alcançar os 5.000.000 quilómetros por hora. Se estas nuvens chegarem à Terra podem provocar alterações nos sinais de GPS, nas comunicações de rádio e redes de energia, segundo alertou a NASA. Este fenómeno ocorreu 24 horas depois de outra tempestade solar, que ocorreu às 00h50 horas (hora local) da passada segunda-feira e que alcançou uma menor intensidade de explosão.

A NASA assinalou que as tempestades que surgiram nos últimos dias não são casos isolados e apontou que a atividade solar tem estado a aumentar durante os últimos meses depois do Sol ter despertado de uma fase de repouso prolongado.

Fonte: http://www.nasa.gov/

Editado por Goku

Compartilhar este post

Link para o post
A NASA assinalou que as tempestades que surgiram nos últimos dias não são casos isolados e apontou que a atividade solar tem estado a aumentar durante os últimos meses depois do Sol ter despertado de uma fase de repouso prolongado.

Fim do mundo a chegar :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

é mesmo a sério a notícia ou é fake? Ta uma notícia qualquer no site da nasa sobra mudanças no sol mas não me apetece ler aquilo tudo.

A tempestade produziu-se às 21h12

tumblr_l8wdinStoS1qdtfdbo1_250.gif

Compartilhar este post

Link para o post

O meu irmão (que é astrónomo e anda sempre mais que informado) já me tinha falado nisto, mas nem sequer tinha ligado muito.

O que é certo é que quando existe um aumento significativo as notícias nunca podem ser positivas... Esperemos que não seja nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo uma noticia que está veiculada no site da Nasa não me parece ser fake a noticia. É um evento normal que pode ter consequências nas nossas comunicações e claro com a teoria do 2012 as pessoas assustam-se por tudo e por nada.

Compartilhar este post

Link para o post

2012 vai ser um ano de desilusao para muitas pessoas

Desilusão?? Achas que são assim tantas pessoas que vão ficar tristes na eventualidade de não acontecer o que dizem?

Se forem muitas acho que é caso para aumentar a lotação dos hospitais psiquiátricos.

Compartilhar este post

Link para o post

Desilusão?? Achas que são assim tantas pessoas que vão ficar tristes na eventualidade de não acontecer o que dizem?

Se forem muitas acho que é caso para aumentar a lotação dos hospitais psiquiátricos.

Estava a ser ironico, é que sempre que acontece alguma coisa pouco usual dizem logo "2012 ta a chegar"

Compartilhar este post

Link para o post

2012 vai ser um ano de desilusao para muitas pessoas

Não me digas que o Porto vai ficar aquem das expectativas no campeonato? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Estava a ser ironico, é que sempre que acontece alguma coisa pouco usual dizem logo "2012 ta a chegar"

Sim, esse pessoal todo acha mesmo que o mundo vai acabar.

Compartilhar este post

Link para o post

Já estou a imaginar...

- 2012 chega...

- o mundo acaba

- quem dizia que ele ia acabar fica: f*ck yeah!

- oh wait....

fraquinha eu sei 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Têm mesmo de vir com a história de fim do mundo sempre que há uma notícia deste tipo?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Vladimir Ilitch

Têm mesmo de vir com a história de fim do mundo sempre que há uma notícia deste tipo?

Nikel, tu que percebes mais disto que eu tira-me uma dúvida. Estas explosões/tempestades solares são frequentes não são? Já ouvi/li várias vezes notícias semelhantes a esta em períodos diferentes e fiquei com essa sensação. É que se são frequentes não percebo porque é que são notícia ainda

Compartilhar este post

Link para o post

Nikel, tu que percebes mais disto que eu tira-me uma dúvida. Estas explosões/tempestades solares são frequentes não são? Já ouvi/li várias vezes notícias semelhantes a esta em períodos diferentes e fiquei com essa sensação. É que se são frequentes não percebo porque é que são notícia ainda

São frequentes, existem é diversas classes de tempestades solares, esta deve ser duma classe bem mais forte que o normal.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acontecem todos os dias, mas também não são novidade. E até percebo o facto de ser notícia, porque pode afectar a nossa vida durante algum tempo, seja a nível de comunicações ou algo do género (e até porque é um assunto fixe :mrgreen: ) o que acho mal é cada vez que há um tópico sobre coisas destas, metade do tópico é sobre 2012 e a outra é "fim do mundo".

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Se o mundo tiver para acabar, aposto que nenhum de nós saberá (comum mortal) saberá o dia.

Havia de ser bonito.

Compartilhar este post

Link para o post

Desde que seja depois do episódio de Doctor Who... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

De qual?

É que se for depois do próximo, é antes do seguinte.

E aí estragas os planos todos ao fim do mundo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...