Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
BisDost

Voluntariado

Publicações recomendadas

Suécia? Eh lá, onde viste essa vaga? Tambem quero :mrgreen:

Tens de te candidatar, fazer uma carta de motivação e depois selecionam os mais interessados não sei muito bem...

Compartilhar este post

Link para o post

E pronto, passei na segunda entrevista e estou na base de dados :) É só escolher um programa e um destino e vou fazer voluntariado de 1 de Agosto a 17 de Setembro!

E já decidiste para onde ias?

Eu comecei a fazer voluntariado há duas semanas no armazém de bens doados, o trabalho não é difícil e o pessoal é 5 estrelas.

Mas chego ao final do dia todo roto de andar a carregar cenas e de estar sempre em pé.

Compartilhar este post

Link para o post

E já decidiste para onde ias?

Eu comecei a fazer voluntariado há duas semanas no armazém de bens doados, o trabalho não é difícil e o pessoal é 5 estrelas.

Mas chego ao final do dia todo roto de andar a carregar cenas e de estar sempre em pé.

Não, vou começar a analisar os projectos mais interessantes. Quero ir para a Ásia, é um continente que quero mesmo conhecer e estou num espírito de aventura. Outra alternativa é o Médio Oriente, mais concretamente a base americana no Afeganistão. De qualquer das formas vai ser uma decisão bem ponderada :)

Compartilhar este post

Link para o post

Não, vou começar a analisar os projectos mais interessantes. Quero ir para a Ásia, é um continente que quero mesmo conhecer e estou num espírito de aventura. Outra alternativa é o Médio Oriente, mais concretamente a base americana no Afeganistão. De qualquer das formas vai ser uma decisão bem ponderada :)

Vai para a Ásia, é mais seguro. :mrgreen:

Já pensaste ir para África ajudar as crianças? Eu se tivesse na tua área adoraria fazer voluntariado lá.

Editado por Swarley

Compartilhar este post

Link para o post

Vai para a Ásia, é mais seguro. :mrgreen:

Já pensaste ir para África ajudar as crianças? Eu se tivesse na tua área adoraria fazer voluntariado lá.

Já estive em África, em São Tomé e em Cabo Verde. O último é mais turístico, mas o primeiro deu-me a conhecer a realidade da região. Quero muito ir conhecer a Ásia, uma viagem sozinho para o outro lado do Mundo é o que eu preciso neste momento. E a minha vocação é para a área da traumatologia e ortopedia. Sei que isto pode ser mal entendido, mas eu não gosto muito de crianças, nem acho que tenha muito jeito para ensinar. Aquilo que eu queria mesmo era ir para uma área de intervenção e trabalhar no terreno. Sei que não tenho conhecimentos suficientes para conseguir fazer uma diferença como a que queria, mas era muito no sentido de aprender que ia para lá. Quando acabar o curso quero ir 3 meses para uma zona dessas, não é preciso ser o Afeganistão, tive um amigo que esteve no Líbano este Verão e eles andavam a receber os refugiados da Síria, isso para mim é um sonho de vida, muito mais do que tratar de crianças. Ou seja, sei que mais cedo ou mais tarde quero fazer isso, se puder ser já era o ideal para ir ganhando experiência.

Compartilhar este post

Link para o post

Já estive em África, em São Tomé e em Cabo Verde. O último é mais turístico, mas o primeiro deu-me a conhecer a realidade da região. Quero muito ir conhecer a Ásia, uma viagem sozinho para o outro lado do Mundo é o que eu preciso neste momento. E a minha vocação é para a área da traumatologia e ortopedia. Sei que isto pode ser mal entendido, mas eu não gosto muito de crianças, nem acho que tenha muito jeito para ensinar. Aquilo que eu queria mesmo era ir para uma área de intervenção e trabalhar no terreno. Sei que não tenho conhecimentos suficientes para conseguir fazer uma diferença como a que queria, mas era muito no sentido de aprender que ia para lá. Quando acabar o curso quero ir 3 meses para uma zona dessas, não é preciso ser o Afeganistão, tive um amigo que esteve no Líbano este Verão e eles andavam a receber os refugiados da Síria, isso para mim é um sonho de vida, muito mais do que tratar de crianças. Ou seja, sei que mais cedo ou mais tarde quero fazer isso, se puder ser já era o ideal para ir ganhando experiência.

Pois eu percebo.

Fazer voluntariado numa zona de guerra deve ser uma grande experiência mas não tinha coragem para isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Venho relatar mais uma experiência que acabei de viver.

Este ano tive o privilégio e a honra de ser convidado para coordenador de uma área da festa de natal da CPV. Hoje tivemos uma reunião de coordenadores que me obrigou a levantar às 08:30, sendo que esta semana tinha chegada bastante tarde porque ando cheio de trabalho no escritório.

Anyway, passam-se várias horas e, antes de darem por concluída a reunião, chamam um utente da Quinta para nos dar o seu testemunho, para nos resumir em poucos minutos aquilo que lhe ia no coração. (a reunião foi numa das Quintas da CVP).

Tratava-se de um homem que tinha uma vida normal, um trabalho normal mas que deitou tudo a perder. Era dependente de álcool e drogas e estava há 14 meses em tratamento. Começou por agradecer a 2 coordenadores em especial porque foi quem o tirou da rua e lhe deu "uma chave. Essa chave abriu uma porta. A porta da vida e da paz..a porta da liberdade".

Fiquei logo em pele de galinha. E em seguida, voz embargada, olhos molhados diz: "E agora quero agradecer-vos. Vocês são a minha família [falta-lhe a voz]. Há 14 meses que são a minha família porque a minha família biológica não me visita nem dá noticias há mais de 3 anos".

Todos nos comovemos e a reunião acabou. Pensei para mim "pqp, já sabia que valia a pena perder f.d.s, noites e dias por tudo isto, mas são estes casos de sucesso que me dão mais força".

No caminho vim a pensar que ainda que não tivesse contactado com este senhor em momento algum da minha vida, foi o nosso trabalho, um trabalho de uma equipa de voluntários dedicados que, aliado ao esforço para voltar a ter a vida que teve, ajudou aquele homem a sair da rua.

Achei que valia a pena deixar este testemunho.

PS: Aproveito para informar que, quem estiver interessado em fazer voluntariado na festa este ano, vou actualizando este tópico com informações relevantes, mas podem sempre enviar-me MP.

Compartilhar este post

Link para o post

Só para desenterrar isto um pouco queria dizer que este ano se vai realizar outra vez a Iber Cup em Lisboa (Linha de Cascais) e eles estão a recrutar voluntários. Portanto quem dizer é só ir ao site deles e inscrever-se, deve ser uma experiência porreira!

Editado por lagarto.

Compartilhar este post

Link para o post

Tou a pensar fazer voluntariado num países estrangeiro, seja europeu ou não.

Ando a ver os projectos disponíveis no paraonde.org e na aiesec.

Se alguém souber de alguma coisa que me possa ajudar, digam!

:compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Voluntariado no Porto? Não sei muito bem para onde me virar...algumas recomendações?

Compartilhar este post

Link para o post

Desenterrando o tópico, dicas para quem quer começar a fazer voluntariado mas não sabe ao certo o que quer ou para o que está vocacionado?

Das poucas ideias que tenho, gostaria que fosse algo com impacto direto na comunidade em que me insiro (Odivelas, Ramada). Gostaria de evitar lares, centros de dia, ou pessoas com doenças graves, acho que não iria ter capacidade mental para superar esse desafio, pelo menos para já. Por um lado acho que iria gostar de dar explicações matemática a miúdos desfavorecidos, por outro não sei como é que eu próprio iria reagir com esses miúdos...

Dicas, ideias, sugestões?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 24 minutos:

Desenterrando o tópico, dicas para quem quer começar a fazer voluntariado mas não sabe ao certo o que quer ou para o que está vocacionado?

Das poucas ideias que tenho, gostaria que fosse algo com impacto direto na comunidade em que me insiro (Odivelas, Ramada). Gostaria de evitar lares, centros de dia, ou pessoas com doenças graves, acho que não iria ter capacidade mental para superar esse desafio, pelo menos para já. Por um lado acho que iria gostar de dar explicações matemática a miúdos desfavorecidos, por outro não sei como é que eu próprio iria reagir com esses miúdos...

A ideia é gira

como assim não irias saber como reagir?

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 36 minutos:

Em Lisboa não conheço muitas, mas certamente haverá imensas. Depende também se queres algo de maior compromisso (por exemplo, explicações, todas as semanas) ou estares numa associação/projeto onde envolves-te mais ou menos consoante a tua disponibilidade e interesse. Uma sugestão é a PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 10 minutos:

A ideia é gira

como assim não irias saber como reagir?

Em termos de personalidade (minha e dos miúdos). Uma coisa é estar a brincar com um primo num Natal, outra coisa seria "ensinar" um grupo de miúdos provenientes de contextos difíceis e que no limite não quereriam estar ali.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...