Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
frederico.dr

[Ajuda] Analisar espectro de IV da 3 aminoacetophenone

Publicações recomendadas

Boas,

Tenho que para a faculdade fazer a leitura do espectro de Infravermelho do 3 aminoacetophenone (3-aminoacetofenona)

é mesmo urgente por isso alguem que saiba fazer esta leitura ficaria muito agradecido.

Quando falo de leitura é so me indicarem 4/5 picos no espectro e me dizerem o que é.

Já me fartei de googlar mas não encontro nada

http://riodb01.ibase.aist.go.jp/sdbs/cgi-bin/direct_frame_top.cgi

o espectro está nessa pagina

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

A última vez que olhei para espectros foi no secundário mas como até acho piada a isto decidi ler um bocadinho a ver se retirava alguma informação do espectro disso.

Ora bem, o que percebi foi:

Os 2 picos na zona dos 3400/3500 representam amina.

Os picos entre os 2800/3000 identificam alcanos.

O pico grande perto dos 1650, o maior, representa o C=O

A conjunção do pico que já disse que representa alcano com a presença do pico do C=O mostra que é Aldeído.

Pode estar tudo errado, mas até me diverti a fazer isto :lol: Já não sei nada disto, é pena até acho piada. Já agora se chegares a alguma conclusão depois podias meter aqui, só para ver como é a solução disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive. E não, como é óbvio não sabia isto do secundário. O que sabia do secundário simplesmente deu-me bases para olhar para o espectro e saber para o o que estava a olhar, mas para ser sincero acho que não dei isto em química de 12º, foi mais em TLQ (Técnicas Laboratoriais de Química) no 10º ou 11º. Tive de ler umas coisas na net para saber o que cada pico individual significava (e mesmo assim não confiava muito lol, não tenho a certeza).

Compartilhar este post

Link para o post

A última vez que olhei para espectros foi no secundário mas como até acho piada a isto decidi ler um bocadinho a ver se retirava alguma informação do espectro disso.

Ora bem, o que percebi foi:

Os 2 picos na zona dos 3400/3500 representam amina.

Os picos entre os 2800/3000 identificam alcanos.

O pico grande perto dos 1650, o maior, representa o C=O

A conjunção do pico que já disse que representa alcano com a presença do pico do C=O mostra que é Aldeído.

Pode estar tudo errado, mas até me diverti a fazer isto :lol: Já não sei nada disto, é pena até acho piada. Já agora se chegares a alguma conclusão depois podias meter aqui, só para ver como é a solução disso.

Não sei se ainda interessa, mas está tudo correcto excepto o ponto a bold... pode mostrar que é uma cetona, não um aldeido. Pois um Aldeído é um CHO ou seja um carbono ligado por ligação dupla a um oxigenio e outra ligação a um H, sobrando a outra ligação que pode ter um outro hidrogenio ou todo um outro resto de molecula

em relação ao resto do espectro, em relação às mais fáceis de ver:

a vibração a 3051(em KBr) representa a elongação da ligação C-H dos aneis aromaticos

ao passo que a vibração 1581 e 1600 costumam estar associadas a elongações C=C dos anéis aromáticos

E vejam o espectro em KBr sempre que possivel, o Espectro em Nujol tem de se tirar sempre as bandas que aparecem que pertencem ao Nujol... em KBr não aparecem bandas extra.

Abraço e espero que ainda ajudem alguma coisa estas outras dicas...

Compartilhar este post

Link para o post

Lol vá lá, não falhei tudo.

Obrigado pela explicação. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

LOL ate devia ter dito justificado o resto do espectro, que o meu dia-a-dia agora é so ver Ftir xD mas chega-se a casa e o cerebro desliga algumas coisas lol

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...