Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
John Bonifácio

[opinião] Troca de OS

Publicações recomendadas

Por vários motivos e mais alguns, decidi mandar a Microsoft às malvas e experimentar o Linux. Sei que há aqui pessoal que usa e gostava de saber os pontos fortes deste OS e, se possível, quais as melhores distribuições para um novato como eu. Já li que Ubuntu é aconselhável, mas haverá outras melhores?

E aqueles que acham que eu fico bem como estou, que argumentos me dão? ;)

Obrigado, desde já. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Por vários motivos e mais alguns, decidi mandar a Microsoft às malvas e experimentar o Linux. Sei que há aqui pessoal que usa e gostava de saber os pontos fortes deste OS e, se possível, quais as melhores distribuições para um novato como eu. Já li que Ubuntu é aconselhável, mas haverá outras melhores?

E aqueles que acham que eu fico bem como estou, que argumentos me dão? ;)

Obrigado, desde já. :)

Devias experimentar o Windows 8. Podes gostar ou não.

Indo ao assunto, mudar para linux principalmente para quem quer usar o pc sem grandes atrofios não é um mar de rosas. Existem muitas distros e cada uma tem a suas potencialidades mas acima de tudo ficas a perder em termos de jogos, software que não vais poder instalar ou até mesmo as cenas marteladas do costume (Photoshop, Office, Softwares vários).

Para além disso tens decisões a fazer que não podes tomar sem experimentar. Existem vários ambientes gráficos sendo que Gnome e KDE são os mais "batidos" por assim dizer. Para além disso convinha saberes como funciona linux, perceber as partições e o sistema de ficheiros. O que é a Swap por exemplo. Mais tarde pode-te ajudar na percepção de certas coisas, embora para iniciantes possa não ser relevante.

Para além disso, assume desde já que vais precisar de comandos na bash/console/terminal/whatever. No Ubuntu tens um gestor de pacotes muito completo, com muito material disponível mas sempre que o instalei precisei de fazer umas coisas na consola, por isso prepara-te. Embora encontres tudo no Google, pode fazer-te impressão.

Em termos de Distros gosto de Opensuse, Fedora e Ubuntu (kubuntu se preferires KDE). Mas há outras com boa reputação como é caso do Mint, Peppermint, ou Zorin (optimizado para transição Windows -> Linux segundo o que li).

Potenciais problemas: drivers. Podes ter sorte e ficar tudo bem, como pode correr mal e nunca dar nada de jeito. Eu já tive um portátil que a minha placa de som e placa gráfica era um filme a cada actualização.

Editado por Red

Compartilhar este post

Link para o post

Se o teu pc tiver uma grafica nvidia, esquece porque para conseguir por drivers a funcionar de maneira a conseguir jogar algum jogo mesmo dos mais basicos é uma dor de cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo input. ;)

Entretanto, estive a fazer alguma pesquisa e fiquei intrigado pelo Mint .13 com o ambiente Cinnamon. Apesar de não ter grandes conhecimentos sobre Linux, o SO não me é exatamente um desconhecido, já que tive a oportunidade de o experimentar há vários anos atrás.

Red, não estou com disposição para experimentar algo que depois me vai obrigar a um investimento avultado para ter. Daí querer ver como de dou com o Linux.

Bazuka, é uma ATI. :)

Compartilhar este post

Link para o post

linux mint cinnamon 13 foi a melhor distro que experimentei ate hoje...

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo input. ;)

Entretanto, estive a fazer alguma pesquisa e fiquei intrigado pelo Mint .13 com o ambiente Cinnamon. Apesar de não ter grandes conhecimentos sobre Linux, o SO não me é exatamente um desconhecido, já que tive a oportunidade de o experimentar há vários anos atrás.

Red, não estou com disposição para experimentar algo que depois me vai obrigar a um investimento avultado para ter. Daí querer ver como de dou com o Linux.

Bazuka, é uma ATI. :)

Eu digo-te o contrário do Bazuka. Nvidia é na boa, não precisas de grandes stresses. Sempre tive problemas de acelaração 3D foi com ATI.

E 13th, pagar? icon_mrgreen.gif

O Mint é fixe, tem uma grande comunidade e precisas de menos recursos do que o Ubuntu.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, como não tenho nenhum DVD à mão, estou a tentar instalar através de uma pen. Saquei o Lili e instalei o arrancador. Qual não foi o meu espanto quando verifiquei que esta m*rda de BIOS não tem suporta arranque por USB?? :shock:

Pelo que li, as BIOS de alguns laptops como o meu(HP dv6) são verdadeiros pesadelos. Vou atualizar e ver se já consigo. Se não der, sempre fica atualizada. :lol:

edit: filhos da p*ta! No site da HP só têm updates de BIOS para processadores Intel! Alguém sabe onde posso atualizar uma Insydeh20 para versão superior a 3.5?

ps: Red, já há ofertas do win8? Bolas! :mrgreen:

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, como não tenho nenhum DVD à mão, estou a tentar instalar através de uma pen. Saquei o Lili e instalei o arrancador. Qual não foi o meu espanto quando verifiquei que esta m*rda de BIOS não tem suporta arranque por USB?? :shock:

Pelo que li, as BIOS de alguns laptops como o meu(HP dv6) são verdadeiros pesadelos. Vou atualizar e ver se já consigo. Se não der, sempre fica atualizada. :lol:

HP, what else icon_mrgreen.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Eu digo-te o contrário do Bazuka. Nvidia é na boa, não precisas de grandes stresses. Sempre tive problemas de acelaração 3D foi com ATI.

E 13th, pagar? icon_mrgreen.gif

O Mint é fixe, tem uma grande comunidade e precisas de menos recursos do que o Ubuntu.

Eu falei nos problemas da nvidia porque ainda ontem andava ai a passear na net, e dei com uns artigos em como a steam estava a começar a optimizar jogos para linux, e depois encontrei outro artigo de um gamer qualquer, a contar a sua experiencia na passagem dos jogos em windows para os jogo em linux, sendo que ele não tinha nenhuma experiencia em linux.

E ele dizia que era muito mais facil instalar uma grafica ati que uma nvidia, ao ponto de ele ter comprado propositadamente uma ati 6970 para conseguir por os jogos a funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falei nos problemas da nvidia porque ainda ontem andava ai a passear na net, e dei com uns artigos em como a steam estava a começar a optimizar jogos para linux, e depois encontrei outro artigo de um gamer qualquer, a contar a sua experiencia na passagem dos jogos em windows para os jogo em linux, sendo que ele não tinha nenhuma experiencia em linux.

E ele dizia que era muito mais facil instalar uma grafica ati que uma nvidia, ao ponto de ele ter comprado propositadamente uma ati 6970 para conseguir por os jogos a funcionar.

Devemos estar a falar de coisas diferentes. Em termos de performance eu não sei, nunca joguei em Linux. Falava em aceleração gráfica, nem que fosse fazer aquelas animações do cubo no ambiente de trabalho, as janelas a arder e afins. Eu tinha ATI e era sempre uma m*rda. Agora tenho nVidia e isso funciona sem problemas.

Anyway, ele que se prepare porque se tiver azar vai ter de escrever muitos comandos.

Editado por Red

Compartilhar este post

Link para o post

Ubuntu com Unity perde muita estabilidade e rapidez. Experimenta todas as distros que puderes e tira as tuas conclusões.

Compartilhar este post

Link para o post

Devemos estar a falar de coisas diferentes. Em termos de performance eu não sei, nunca joguei em Linux. Falava em aceleração gráfica, nem que fosse fazer aquelas animações do cubo no ambiente de trabalho, as janelas a arder e afins. Eu tinha ATI e era sempre uma m*rda. Agora tenho nVidia e isso funciona sem problemas.

Anyway, ele que se prepare porque se tiver azar vai ter de escrever muitos comandos.

Ora ai é que está a instalação da ati segundo ele, era substacialmente mais facil.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é um 'petáculo! Para conseguir usar a pen tinha de flashar a BIOS, coisa que está fora de questão. Fui ao site da InsydeH20 e nada, nenhuma atualização! Que treta do crl! :lol:

Bem, vou ter de esperar por amanhã para comprar um DVD de propósito. Depois digo-vos como correu a experiência. ;)

HP, what else icon_mrgreen.gif

À primeira oportunidade vou pular para a Toshiba. Daqui a uns tempos, quem sabe, se a Troika deixar...

Compartilhar este post

Link para o post

Não há Live CD do Mint? Sempre tinhas uma ideia.

Compartilhar este post

Link para o post

fazes o boot a partir da pen/cd e em vez de escolheres instalação, escolhes live cd, em principio consegues fazer tudo na mesma, sem teres que instalar, para pelo menos experimentares a ver se gostas.

Compartilhar este post

Link para o post

O Live CD permite-te ver como é o SO, é mais lento porque corre no CD mas funciona na boa.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso implicava arrancar o pc através do cd ou da pen, certo?

Sim, e não digas que não dá senão eu mesmo me ofereço para o destruir com uma marreta.

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de placa gráfica, supostamente as nVIDIA devem safar-se melhor uma vez que em OpenGL não há quem as bata.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, e não digas que não dá senão eu mesmo me ofereço para o destruir com uma marreta.

Já tinha dito isso. :mrgreen:

A BIOS não permite o arranque por USB e eu não tenho DVD's à mão para gravar. Got it? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Já tinha dito isso. :mrgreen:

A BIOS não permite o arranque por USB e eu não tenho DVD's à mão para gravar. Got it? ;)

Pen não dá, mas amanhã tratas disso, compras um cd. Eu empresto-te a máquina do tempo e vais a 2006 comprar um icon_mrgreen.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Isto parece bruxedo. :|

Comprei um DVD-RW e meti para formatar como uma pen USB, para voltar a usar no futuro. Não é que a porcaria da operação bloqueia e me estupora o DVD? ARGH!!

Sa f*da o Linux, que isto mais parece um sinal divino. Vou experimentar o Win8. :laugh:

edit: fora de questão. São 20G de download e eu estou limitado a 15G mensais. m*rda de PUR! :(

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Isto parece bruxedo. :|

Comprei um DVD-RW e meti para formatar como uma pen USB, para voltar a usar no futuro. Não é que a porcaria da operação bloqueia e me estupora o DVD? ARGH!!

Sa f*da o Linux, que isto mais parece um sinal divino. Vou experimentar o Win8. :laugh:

Ninguém queima um RW, que nabice icon_mrgreen.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...