John Bonifácio Publicado 13 Setembro 2012 Nabice o tanas! It's sourcery, i tell you! Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 13 Setembro 2012 Isto parece bruxedo. :| Comprei um DVD-RW e meti para formatar como uma pen USB, para voltar a usar no futuro. Não é que a porcaria da operação bloqueia e me estupora o DVD? ARGH!! Sa f*da o Linux, que isto mais parece um sinal divino. Vou experimentar o Win8. :laugh: edit: fora de questão. São 20G de download e eu estou limitado a 15G mensais. m*rda de PUR! :( Wow, 20G de download o quê, o Windows 8? Acho que não passa dos 3,5GB... Ah, e uma nota sobre o arranque por USB...muitas boards identificam a pen como sendo um "disco rígido". Ou seja, tens de colocar HDD em primeiro lugar nas opções de arranque e depois onde está a lista de discos rígidos colocas a pen em primeiro. Assim ele vai tentar aceder ao "disco duro" principal, que acaba por ser a pen. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 13 Setembro 2012 (editado) Really? Just like that? Vou ver e já digo alguma coisa. edit: é mesmo como dizes. Estou agora mesmo a preparar a pen para instalar o Linux. :celebracao: edit2: os 20G são referentes aos espaço necessários em disco para a instalação do SO 64 bits. Mesmo assim, 3.5G é demasiado para um só download. edit3: isto está complicado. O Linux não arranca, mas o Casper não reconhece nenhum boot device. Talvez seja por ter criado uma partição no meu disco externo em FAT32 maior do que 32Gb. Já diminui a partição para 5.5Gb e voltei a instalar com o Lili. Vamos ver... Editado 14 Setembro 2012 por 13thReverend Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 14 Setembro 2012 SUCESSO!! Já consegui correr o LiveCD, experimentei o Mint e gostei. Só ainda não o instalo porque quero saber como faço para correr programas do windows. Nem peço que sejam todos, só alguns, como o instalador da banda larga. Compartilhar este post Link para o post
Red Publicado 14 Setembro 2012 SUCESSO!! Já consegui correr o LiveCD, experimentei o Mint e gostei. Só ainda não o instalo porque quero saber como faço para correr programas do windows. Nem peço que sejam todos, só alguns, como o instalador da banda larga. Corres os programas do Windows, no Windows. Eu já tive 3 sistemas. W7, W8 e Fedora. No teu caso era dual-boot com W7 e Mint, é só instalar noutra partição. Isso da pen banda larda tens de ver, porque podes não ter suporte. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 14 Setembro 2012 (editado) Eu tenho o Windows 8 e o Linux Mint. Recomendo instalar primeiro o Windows e só depois o Linux, para prevalecer o boot loader (GRUB) do Linux, que é bastante superior ao do Windows, quanto mais não seja porque reconhece o Windows ao passo que o do Windows não reconhece o Linux lol. Escusas de criar uma partição muito grande para o Linux, eu estou aqui no Mint e reparei que ainda tenho 15,7GB de espaço livre na partição de 20GB que criei, dá para muita coisa este espaço. Em relação ao boot da pen, isso não te deu vontade de dizer "fuck logic"? :mrgreen: EDIT: Em matéria de drivers aqui tive 0% de problemas, mas também acedo à net por Wireless. Já no PC fixo não consegui instalar a placa gráfica, não foram feitos drivers para a ATI HD3850 AGP. Editado 14 Setembro 2012 por Mica Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 14 Setembro 2012 Corres os programas do Windows, no Windows. Eu já tive 3 sistemas. W7, W8 e Fedora. No teu caso era dual-boot com W7 e Mint, é só instalar noutra partição. Isso da pen banda larda tens de ver, porque podes não ter suporte. Da primeira vez nao consegui, mas agora detetou me automaticamente a pen e voila, ca estou eu a escrever sem acentos porque o idioma nao esta configurado, uma vez que estou a correr do livecd. Mas ja vi que ha um programa chamado wine que da acesso a alguns programas do windows. E instalar noutra partiçao porque"inserir ponto de interrogaçao" Eu tenho o Windows 8 e o Linux Mint. Recomendo instalar primeiro o Windows e só depois o Linux, para prevalecer o boot loader (GRUB) do Linux, que é bastante superior ao do Windows, quanto mais não seja porque reconhece o Windows ao passo que o do Windows não reconhece o Linux lol. Escusas de criar uma partição muito grande para o Linux, eu estou aqui no Mint e reparei que ainda tenho 15,7GB de espaço livre na partição de 20GB que criei, dá para muita coisa este espaço. Em relação ao boot da pen, isso não te deu vontade de dizer "fuck logic"? :mrgreen: EDIT: Em matéria de drivers aqui tive 0% de problemas, mas também acedo à net por Wireless. Já no PC fixo não consegui instalar a placa gráfica, não foram feitos drivers para a ATI HD3850 AGP. Pelo que percebo, aconselham a criar uma partiçao diferente para o Linux, correto"inserir ponto de interrogaçao" Completamente. Ja me sentia preso num vortex de nonsense, ajudado pela minha propria falta de experiencia... bem, vou regressar ao win e tratar dos detalhes da instalaçao definitiva do Mint. "inserir sorriso" Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 14 Setembro 2012 (editado) Correto. EXT4 é muito superior a NTFS, quanto mais não seja pela probabilidade de fragmentação de dados ser reduzida. Portanto sim, cria uma partição para Linux, que seja ext3 ou ext4 de preferência. Editado 14 Setembro 2012 por Mica Compartilhar este post Link para o post
jmgv Publicado 14 Setembro 2012 Só para dizer que afinal o problema não era da HP :mrgreen: E parabéns, foste o 1º que eu conheço que 'avariou' um dvd-rw LOOOL Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 14 Setembro 2012 Correto. EXT4 é muito superior a NTFS, quanto mais não seja pela probabilidade de fragmentação de dados ser reduzida. Portanto sim, cria uma partição para Linux, que seja ext3 ou ext4 de preferência. Fiz o que me aconselhaste. Roubei 20G de espaço à partição D: e formatei-a em ext4. Depois instalei lá o Linux, sem saber que o próprio instalador podia ter feito a formatação. :) Obrigado pela ajuda. A ti e ao Red. :compinchas: Só para dizer que afinal o problema não era da HP :mrgreen: E parabéns, foste o 1º que eu conheço que 'avariou' um dvd-rw LOOOL Geralmente o problema está na falta de conhecimentos do utilizador. Sei isso por experiência própria. Mas enquanto não se sabe isso, culpa-se o computador, claro está. E obrigado pelos parabéns. Como se eu tivesse alguma coisa a ver com isso. Aconteceu. Oddly enough, o Linux já reconhece o DVD. ;) Compartilhar este post Link para o post
NIkeL Publicado 15 Setembro 2012 Só para dizer que afinal o problema não era da HP :mrgreen: E parabéns, foste o 1º que eu conheço que 'avariou' um dvd-rw LOOOL Também não sabia que era sequer possível. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 16 Setembro 2012 E não é. Eu é que tenho permissões especiais para trabalhar com o Windows. Em todo o mundo só eu e o Bill é que sabemos como 'avariar' um dvd-rw. Privilégios que mais ninguém tem. 8) Por outro lado, eu consigo fazer algo que nem o Bill consegue, que é 'consertar' um dvd-rw. Nabices... :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post