Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

o ideal para que uma equipa com posse de bola é com uma temporização lenta e perder tempo ali no normal quase no lento certo?

depende da filosofia de da estrategia, mas a ideia nao é teres 70 % de posse e fazeres so 5 remates, tem que haver um equilibrio, uma temporizaçao lenta vais demorar muito tempo a xegar a baliza adversaria, nao me parece que seja bom, a temporizaçao deve ser normal em caso de construr com calma e ter posse em caso de sair rapido em contra atque ja deve ser rapida, o perder tempo tambem depende a sair rapido deves perder tempo raramente, a trocar em posse deve ser entre o raramente e perder tempo nem muito raramente nem muito as vezes, é uma questao de se encontrar o equilibrio

um conselho que te dou é começares a tactica por defeito sem mexeres em nada, vais analizando o jogo e vais vendo olha perdemos demasiado tempo aqui e perdemos a bola, metes pause e vais la e baixas o perder tempo depois voltas ao jogo e vais fazendo isso para tudo ate que aos poucos vais contruindo a tua propria tactica, pq o que serve numa equipa pode nao servir noutra, depende dos jogadores

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

depende da filosofia de da estrategia, mas a ideia nao é teres 70 % de posse e fazeres so 5 remates, tem que haver um equilibrio, uma temporizaçao lenta vais demorar muito tempo a xegar a baliza adversaria, nao me parece que seja bom, a temporizaçao deve ser normal em caso de construr com calma e ter posse em caso de sair rapido em contra atque ja deve ser rapida, o perder tempo tambem depende a sair rapido deves perder tempo raramente, a trocar em posse deve ser entre o raramente e perder tempo nem muito raramente nem muito as vezes, é uma questao de se encontrar o equilibrio

um conselho que te dou é começares a tactica por defeito sem mexeres em nada, vais analizando o jogo e vais vendo olha perdemos demasiado tempo aqui e perdemos a bola, metes pause e vais la e baixas o perder tempo depois voltas ao jogo e vais fazendo isso para tudo ate que aos poucos vais contruindo a tua propria tactica, pq o que serve numa equipa pode nao servir noutra, depende dos jogadores

ok vou fazer isso

Compartilhar este post

Link para o post

outra coisa,michael andrews e capone algum de voces ja conseguiu criar uma tatica 4x2x3x1 em que os dois medios mais recuados estao na posiçao de medio centro? se sim qual as instruçoes lhes dão

Compartilhar este post

Link para o post

explica mais ou menos que instruçoes devemos utilizar para ter posse de bola?

Aqui o Capo já deu as melhores indicações possíveis. Eu reforço o que ele disse até porque é algo que gosto muito de dizer... não mexam nas barras :mrgreen:

Há que ver os jogos em modo completo com as opções por defeito e ir retocando o que pretendemos para o nosso jogo.

A temporização e o Perder Tempo - que o Capo explicou muito bem - também têm a ver com a pressão que fazes e o grau de sucesso alcançado nessa pressão, isto é, se tens uma pressão e linha defensiva alta mas o adversário topou-te e está a colocar-te a bola nas costas, então há que baixar um pouco as linhas e tentar pausar mais o jogo para lhes quebrar o ritmo. Também pode acontecer o adversário estacionar o autocarro e não sai do seu meio meio-campo (não é erro, é mesmo meio meio). Neste caso, depende um bocado dos jogadores de cada lado: pode interessar uma temporização mais rápida com os extremos a correrem para cima da defesa, ou pode funcionar melhor a troca de bola para provocar desequilíbrios posicionais.

Uma coisa é certa: o FM não é aquele joguinho de tácticas plug-play e toma lá cabazadas. Tal como no futebol real é um jogo cujas partidas de futebol são feitas de fases, de momentos, tem muitas variáveis.... ahhhhhh e tal mas eu tou a treinar o águias da musgueira e quero jogar como o Barcelona. Pois, ok, certo :-)

outra coisa,michael andrews e capone algum de voces ja conseguiu criar uma tatica 4x2x3x1 em que os dois medios mais recuados estao na posiçao de medio centro? se sim qual as instruçoes lhes dão

Uso ocasionalmente um 4231 mas com dois médios defensivos, 1 MD e 1 CJR. Nos próximos tempos queria trabalhar num 343, o Barcelona a dada altura evoluiu neste sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

3x4x3 melhor tatica do barça da era guardiola

Editado por andropt

Compartilhar este post

Link para o post

a parte dos avançados interiores é nao mexo nas taticas individuais talvez meter os remates de longe raramente e passes a rasgar frequentemente.imagina que o meu CJA tem a bola, sem a opçaõ de sobreposicao o avancado interior parte logo em busca do espaço , se meter procuar sobreposiçoes o avançado interior espera que que o lateral suba para fazer o movimento para dentro a procura de espaço. é mauis ou menos isto?

com a opçao procurar cobreposiçoes quem vai ficar a segurar a bola sao os avançados interiores a espera dos laterais subam

epa entao o pinto da costa anda aqui no meu jogo, ja marquei 3 golos e o placar so conta 1??? :cadeirada:

2yuaw7d.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

com a opçao procurar cobreposiçoes quem vai ficar a segurar a bola sao os avançados interiores a espera dos laterais subam

epa entao o pinto da costa anda aqui no meu jogo, ja marquei 3 golos e o placar so conta 1??? :cadeirada:

Capo, companheiro de luta do FM, segue um conselho de outro companheiro de FM.... se queres ter sucesso como treinador, larga a bebida :lolada:

Compartilhar este post

Link para o post

Capo, companheiro de luta do FM, segue um conselho de outro companheiro de FM.... se queres ter sucesso como treinador, larga a bebida :lolada:

eu ´´e que tou bebado? marquei 5 golos e aquilo diz que ganhei 1-0 :calduco:

Compartilhar este post

Link para o post

isso é muita ´´fruta`` se é que me faço entender

Compartilhar este post

Link para o post

Ocasionalmente parece que isso acontece (nunca me aconteceu) mas no forum da SI há algumas queixas.

Compartilhar este post

Link para o post

Desde já agradecer pela ajudar que me têm dado para me entender com este patch, fiz vários saves neste FM e sempre me dei bem com as tácticas, mas desde que começei um novo save com este patch, estava a rasca... aprendi aqui algumas coisas, e aperfeiçoei a tática aos poucos, deixo aqui umas ss's dos jogos...

Acadeacutemica_JogosPrograma_zpsa9430360.png

Dentro do quadrado esta desde que começei a trabalhar a tactica com a vossa ajuda...

Na europa é que pronto, tá dificil :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Desde já agradecer pela ajudar que me têm dado para me entender com este patch, fiz vários saves neste FM e sempre me dei bem com as tácticas, mas desde que começei um novo save com este patch, estava a rasca... aprendi aqui algumas coisas, e aperfeiçoei a tática aos poucos, deixo aqui umas ss's dos jogos...

Dentro do quadrado esta desde que começei a trabalhar a tactica com a vossa ajuda...

Na europa é que pronto, tá dificil :mrgreen:

Não está assim tão difícil! Perdeste dois jogos pela margem mínima contra equipas bem mais fortes que a tua, o que é de louvar, portanto, com mais um ou outro retoque e ficas bem.

Compartilhar este post

Link para o post

não estou a conseguir ter uma táctica consistente, a alguma tipo Barcelona para o 13.0?

Compartilhar este post

Link para o post

não estou a conseguir ter uma táctica consistente, a alguma tipo Barcelona para o 13.0?

E qual a razão ou razões para esse problema?

Sabes que a versão actual do jogo é 13.3.3, certo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vou trabalhar nisto

tambem ja tinha exprimentando a primeira imagem, mas depois deixei pq depois o que faço aos meus avançados? ponho-as a treinar para jogar na posiçao do 10? nao gostei muito da ideia mas se formos a ver a tactica do barcelona é mais isso o messi mais recuado os avançados interiores mais avançados

a segunda tambem esta muito bem elaborada :handclap:

so uma coisa sendo um ala mais subido e saindo o central a bloquear nao vai ficar ali um buraco? nao seria melhor meter o central do lado direito a cobrir e o do lado esquerdo a bloquear?

mas eu ja percebi a tua ideia é ocupar ao maximo o espaço para que o adversario nao tenha espaço... tas la eheh :ideia:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

tambem ja tinha exprimentando a primeira imagem, mas depois deixei pq depois o que faço aos meus avançados? ponho-as a treinar para jogar na posiçao do 10? nao gostei muito da ideia mas se formos a ver a tactica do barcelona é mais isso o messi mais recuado os avançados interiores mais avançados

a segunda tambem esta muito bem elaborada :handclap:

so uma coisa sendo um ala mais subido e saindo o central a bloquear nao vai ficar ali um buraco? nao seria melhor meter o central do lado direito a cobrir e o do lado esquerdo a bloquear?

Hum, ou estou a pensar mal a coisa ou estás tu, mas juntamos as cabeças e pensamos nisto. Então, o ala está subido, portanto preciso do central a fazer pressão mais à frente para dar cobertura às subidas dele, se tivesse o central do lado direito a defender ou a cobrir o espaço para o ala seria maior, logo mais buraco entre os dois... reduzir o espaço, cobrir as costas do ala pressionando mais à frente, foi o que me ocorreu :-)

Os dois lá da frente é treiná-los como avançados interiores.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Estive a testar a tactica que falei e uma coisa que reparei logo nos primeiros jogos foi um problema que até pode comprometer a tactica.

Eu jogo com 2 extremos a atacar(Jogo largo normal) e um Av completo a apoiar que é para fazer um pouco de tudo, mas o que eu reparei é que quando o extremo corta para dentro não é para apoiar o Av é mesmo para atacar e o Av completo não recua para traz para abrir espaços, ora então o que vai acontecer, vão estar uns 4 jogadores dentro de area, os extremos o av, e o CJA o que vai fazer com que haja muita gente na area, Então pensei em por um 10 mas se jogar com um 10 mais vale meter logo os extremos como avançados interiores.

Vou dar uma vista de olhos nas tacticas do michael e tentar implemetar aquela dos AI a apoiar com o PL.

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, ou estou a pensar mal a coisa ou estás tu, mas juntamos as cabeças e pensamos nisto. Então, o ala está subido, portanto preciso do central a fazer pressão mais à frente para dar cobertura às subidas dele, se tivesse o central do lado direito a defender ou a cobrir o espaço para o ala seria maior, logo mais buraco entre os dois... reduzir o espaço, cobrir as costas do ala pressionando mais à frente, foi o que me ocorreu :-)

Os dois lá da frente é treiná-los como avançados interiores.

sim se pensares em ocupar o espaço sedido pelo ala ate mesmo pq depois o trinco pode saiir a pressionar para fazer essa cobertura convem que o central saia a bloquear para fexar esse espaço, nisso tens razao mas depois nao ficara atras um grande buraco? nao sei so exprimentando isto tambem foi o que me parecer assim visto a olho secalhar na pratica é diferente

Estive a testar a tactica que falei e uma coisa que reparei logo nos primeiros jogos foi um problema que até pode comprometer a tactica.

Eu jogo com 2 extremos a atacar(Jogo largo normal) e um Av completo a apoiar que é para fazer um pouco de tudo, mas o que eu reparei é que quando o extremo corta para dentro não é para apoiar o Av é mesmo para atacar e o Av completo não recua para traz para abrir espaços, ora então o que vai acontecer, vão estar uns 4 jogadores dentro de area, os extremos o av, e o CJA o que vai fazer com que haja muita gente na area, Então pensei em por um 10 mas se jogar com um 10 mais vale meter logo os extremos como avançados interiores.

Vou dar uma vista de olhos nas tacticas do michael e tentar implemetar aquela dos AI a apoiar com o PL.

poe o avançado completo a correr de fundo raramente e ai ele ja desce mais

Compartilhar este post

Link para o post

Foi uma das coisas que pensei, mas para isso n será melhor por um 10?

Compartilhar este post

Link para o post

Foi uma das coisas que pensei, mas para isso n será melhor por um 10?

depende eu tenho o cardozo a jogar a ajogador alvo a apioar a correr de fundo raramente com mentalidade e creatividade normal e ele desce para desposionar a defesa e quando atacamos aparece sempre na area para fazer golos, e quando joga o lima mete a avançado recuado a correr tambem de fundo raramente com mentalidade e creatividade normal e aparece sempre na area a mesma a marcar golos mas vem atras para despocionar a defesa tambem e nao so tanto uma como outro dao bastante apoio ao aimar na troca de bola, funcionam quase como um terceiro medio

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

entao tenho de exprimentar isso.

Para além do correr de fundo baixo-lhe tb a mentalidade certo?

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

entao tenho de exprimentar isso.

Para além do correr de fundo baixo-lhe tb a mentalidade certo?

depende da tua filosofia de jogo, eu para conseguir que eles fizessem isso tive que mexer tambem na mentalidade e na creatividade, mas é uma questao de veres. mexe so no correr de fundo e ve se mesmo assim nao der mexe tambem na mentalidade se mesmo assim continuar a nao dar mexe tambem na liberdade creativa

Compartilhar este post

Link para o post

sim se pensares em ocupar o espaço sedido pelo ala ate mesmo pq depois o trinco pode saiir a pressionar para fazer essa cobertura convem que o central saia a bloquear para fexar esse espaço, nisso tens razao mas depois nao ficara atras um grande buraco? nao sei so exprimentando isto tambem foi o que me parecer assim visto a olho secalhar na pratica é diferente

Pronto, já percebi que o problema não é por aí. É mesmo por os alas subirem muito e muito depressa e depois toda a construção de jogo fica condicionada aos dois médios e andam os alas e os 3 avançados metidos no meio da defesa adversária.

Compartilhar este post

Link para o post

1º jogo (e estou a meio da época) com a táctica da 2ª imagem na página anterior deste tópico.

dyo.png

Tive foi que por o ala a correr de fundo raramente. O extremo ainda não sei se apoia ou ataca, não o quero é só colado à linha, quero que vá à linha e cruze mas também que corte para dentro.

Foi 6-1 mas o Porto é que marcou os 7 golos :biggrin: auto-golo idiota :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...