Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Muito bom. E MichaelAndrews, não percebi o teu post sobre temporização e perda de tempo...

Compartilhar este post

Link para o post

importancia de usar um guarda redes libero, se o meu guarda redes nao se sai a bola desta maneira provavelmente o villa tinha ganho esta bola e teria sido golo em vez disso o meu guarda redes sai-se da baliza vai la e corta o lance aliviando para as bancadas

55ffxy.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Boas vou começar um save agora e queria implementar o 4-3-3 alguém recomenda alguma táctica 4-3-3? E os treinos para a mesma?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas vou começar um save agora e queria implementar o 4-3-3 alguém recomenda alguma táctica 4-3-3? E os treinos para a mesma?

Lê umas quantas páginas para trás deste tópico e cria o teu bebé :-) dá muito mais gosto quando é algo nosso em vez dos outros.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, nunca vi este tópico e tentei ler um pouco mas está tudo muito confuso. Vou ficar a espera que um user que tenha sucesso com um 4-3-3 diga-me alguma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, nunca vi este tópico e tentei ler um pouco mas está tudo muito confuso. Vou ficar a espera que um user que tenha sucesso com um 4-3-3 diga-me alguma coisa.

Há vários 433 na secção de tácticas, também podes explorar e descobrir um pouco o que anda por aqui. Quanto a dúvidas, coloca-as à vontade que tenta-se explicar.

Compartilhar este post

Link para o post

O que não percebeste ?

Disseste que não era aquilo que eu pensava que é. :mrgreen: Se pudesses dar uma pequena explicação, agradecia. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Disseste que não era aquilo que eu pensava que é. :mrgreen: Se pudesses dar uma pequena explicação, agradecia. :)

Pois, se bem que não saiba o que é que pensas que é :biggrin:

Bom, mais uma vez.... temporização tem a ver com o indicador que se dá aos jogadores de serem mais rápidos nas suas acções. E por acções quer dizer passes, remates, dribles, etc, etc, ou seja, ao fim ao cabo funciona com um grau de risco: quanto mais temporização, maior o risco, mais arriscadas são as acções e decisões dos jogadores. Perder Tempo é um indicador para a necessidade ou urgência de chegar ao golo: quanto menos perder tempo, mais necessidade os jogadores vão sentir de chegar ao golo.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, a temporização também tinha essa ideia. Ou seja, o Barcelona tem tipicamente uma temporização muito baixa, um jogo pausado e pensado, enquanto que o Real Madrid ou o Benfica têm uma temporização muito alta, em que tudo é feito sempre em grande velocidade... é isso?

Quanto ao perder tempo, isso está associado às perdas de tempo estilo anti jogo... não?

Compartilhar este post

Link para o post

Hum, a temporização também tinha essa ideia. Ou seja, o Barcelona tem tipicamente uma temporização muito baixa, um jogo pausado e pensado, enquanto que o Real Madrid ou o Benfica têm uma temporização muito alta, em que tudo é feito sempre em grande velocidade... é isso?

Quanto ao perder tempo, isso está associado às perdas de tempo estilo anti jogo... não?

O jogo do Barcelona é complicado de replicar no FM porque o Barcelona acelera ou desacelera consoante as zonas em que circula a bola. O tiki-taka não pressupõe posições tácticas no sentido clássico e estrito da palavras, mas implica pensar o jogo por zonas. O que o Barcelona faz, em termos de FM, é usar Perder Tempo. De qualquer modo, continuas a ver a temporização como apenas rapidez e não é apenas isso. Tem muito mais a ver com arriscar, por isso disse antes que uma temporização mais rápida diz aos jogadores para arriscarem mais. Barcelona e Real Madrid até poderiam usar a mesma temporização (risco) mas o primeiro usa mais perder tempo, o segundo usa menos perder tempo e passe mais directo em vez do passe curto.

lol não :-) claro que se usas mais perder tempo os jogadores demoram mais nas reposições de bolas, mas não tem a ver com anti-jogo mas sim precisamente com o que expliquei. Tens que olhar para o Perder Tempo e imaginar que estás a dizer aos jogadores "rapazes, há muita urgência em chegar à baliza adversária" (perder menos tempo) ou então "rapazes, tenham calma, não há pressa" (perder mais tempo)... depois é uma questão de encontrar o equilíbrio correcto consoante os momentos da partida.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

JJ nao esta a pensar usar Djuricic na posiçao 10 esta epoca mas sim na posição falso 9 :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

JJ nao esta a pensar usar Djuricic na posiçao 10 esta epoca mas sim na posição falso 9 :confuso:

É por estas e por outras que este JJ me mete um nojo do caraças.

Se ele usa-se o cardozo, um gajo ainda poderia compreender, mas ele vai se embora.

Editado por jplobp

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa jogar os Mantorra pá :biggrin:

Eh pá, já na 2ª divisão B tinha reparado mas nos distritais ainda é mais evidente: a qualidade das jogadas e dos golos é fantástica, muito melhor que na I Liga :-) Estou em pré-época no meu save Porto e Espinho (5ª ou 6ª época) mas também estou em pré-época no save com o Inter de Milheirós (1ª época). Tenho uma táctica em 433 com 3 versões diferentes (cada época faço novas adaptações) e estou a testá-la nos 3 clubes. Bom, isto de por o Inter de Milheirós a usar o que uso no Porto é do camandro: passes lindos a rasgar a defesa, golos fantásticos até chapeladas aos guarda-redes. Só falta ter mais posse de bola, mas ainda não tenho movimentos preferidos nos jogadores e as barras tácticas estão no mínimo.

Se ele usa-se o cardozo, um gajo ainda poderia compreender, mas ele vai se embora.

O Cardoso não pode ser um falso 9, é um pinheiro... tecnicamente melhor que o Jardel há uns anos no Porto, mas ainda assim um pinheiro :-)

Compartilhar este post

Link para o post

ele diz que o djuricic nao é um 10 mas sim um falso 9, e ja ta confirmado que o cardozo vai sair?

Compartilhar este post

Link para o post

Eh pá, já na 2ª divisão B tinha reparado mas nos distritais ainda é mais evidente: a qualidade das jogadas e dos golos é fantástica, muito melhor que na I Liga :-) Estou em pré-época no meu save Porto e Espinho (5ª ou 6ª época) mas também estou em pré-época no save com o Inter de Milheirós (1ª época). Tenho uma táctica em 433 com 3 versões diferentes (cada época faço novas adaptações) e estou a testá-la nos 3 clubes. Bom, isto de por o Inter de Milheirós a usar o que uso no Porto é do camandro: passes lindos a rasgar a defesa, golos fantásticos até chapeladas aos guarda-redes. Só falta ter mais posse de bola, mas ainda não tenho movimentos preferidos nos jogadores e as barras tácticas estão no mínimo.

O Cardoso não pode ser um falso 9, é um pinheiro... tecnicamente melhor que o Jardel há uns anos no Porto, mas ainda assim um pinheiro :-)

Sim mas o que eu dizia era ele por o djuricic a falso 9 para apoiar o cardozo, como o saviola e um pouco o lima, mas como ele em principio vai sair :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

isso é devido a nessas divisoes os jogadores nao pressionarem tanto, as jogadas parecem mais bonitas e eficazes lol

entao mas e quem é que disse que o cardozo ia ser um falso 9? o que ele tava a querer dizer era que fazia sentido ter o djuricic a falso 9 se o cardozo fosse o 11

Sim mas o que eu dizia era ele por o djuricic a falso 9 para apoiar o cardozo, como o saviola e um pouco o lima, mas como ele em principio vai sair :confuso:

segundo ele diz nao tem nada contra o cardozo e foi por causa dele que o cardozo começou a jogar, que o treinador anterior nem apostava muito do cardozo mas que a decisao vai ser do presidente e quanto a isso ele nao podera fazer nada, mas que nao queria que o cardozo sai-se pq é importante na equipa, mas se isso acontecer secalhar fica os drujicic e o rodrigo como avançados titulares, tendo em conta que parece que ele vai apostar a mesma no 442 classico

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, então isso trocado por miudos é a temporização é a rapidez com que os jogadores executam passes, dribles, cruzamentos etc... Perder tempo é a rapidez com que chegam ou pelo menos tentam chegar ao ataque certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, então isso trocado por miudos é a temporização é a rapidez com que os jogadores executam passes, dribles, cruzamentos etc... Perder tempo é a rapidez com que chegam ou pelo menos tentam chegar ao ataque certo?

wrong...

temporizaçao é a velocidade com a equipa sai a construir, ou seja com uma temporizaçao lenta, mais passes paras tras e no horizontal e para o jogador mais proximo da bola, temporizaçao rapida, passes sempre para a frente na vertical e quanto mais rapida mais sai o passe para o jogador mais adiantado, o perder tempo é que a velocidade com que fazes os passes os cruzamentos marcas as bolas paradas fazes remates ou seja a velocidade que o jogador demora a decidir para executar uma funçao

Compartilhar este post

Link para o post

pois era o que eu pensava mas como o michael respondeu isto eu fiquei um bocado confuso.

Pois, se bem que não saiba o que é que pensas que é :biggrin:

Bom, mais uma vez.... temporização tem a ver com o indicador que se dá aos jogadores de serem mais rápidos nas suas acções. E por acções quer dizer passes, remates, dribles, etc, etc, ou seja, ao fim ao cabo funciona com um grau de risco: quanto mais temporização, maior o risco, mais arriscadas são as acções e decisões dos jogadores. Perder Tempo é um indicador para a necessidade ou urgência de chegar ao golo: quanto menos perder tempo, mais necessidade os jogadores vão sentir de chegar ao golo.

Compartilhar este post

Link para o post

pois era o que eu pensava mas como o michael respondeu isto eu fiquei um bocado confuso.

é do sol nao ligues, sol a mais naquela cabeça :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

O nosso grande Capone chama-lhe verticalização do jogo, eu chamo-lhe indicador de risco. É um bocadinho dois nomes diferentes para a mesma coisa, mas indicador de risco acaba por ser um conceito mais completo. Porquê? Porque tal como escrevi antes, a temporização não tem apenas (também tem, mas não tem apenas) a ver com o passe. Se tivesse, isso queria dizer que as acções dos jogadores limitavam-se a passar a bola. Mas um jogador faz mais do que passar a bola, também dribla, também remata, também faz marcação e pressão. Não sei porquê mas o pessoal meteu na cabeça que temporização só tinha a ver com passe e que perder tempo só tinha a ver com perda de tempo nas reposições de bola e, efectivamente, é mais do que esta visão superficial... não está errada, claro que não está, mas também não está completa.

Assim, quando definimos uma instrução colectiva de determinada maneira na verdade estamos a influenciar um conjunto de instruções individuais porque precisamente por ser colectiva vai afectar o comportamento de todos os jogadores. Neste caso concreto, quando definimos uma temporização mais rápida estamos a dizer aos jogadores para fazerem TUDO mais rápido... e mais rápido implica haver mais riscos. Por outro lado, a temporização também tem tudo a ver com a criação de oportunidades de golo: tal como já foi aqui escrito, uma temporização mais rápida significa que os jogadores vão tentar criar mais oportunidades de golo independentemente da qualidade destas. Pelo contrário, uma temporização mais lenta significa que os jogadores vão aguardar mais por um espaço, por um desequilíbrio na defesa adversária de modo a que a oportunidade de golo seja mais efectiva.

Está percebido ou não está? :-)

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Então se eu puser uma temporização mais rapida e um perder tempo em por vezes eles vão tentar chegar mais rapido a zona defensiva do adversário e ai começam a trocar mais a bola até encontrar um desequilibrio para criar perigo?

Compartilhar este post

Link para o post

Então se eu puser uma temporização mais rapida e um perder tempo em por vezes eles vão tentar chegar mais rapido a zona defensiva do adversário e ai começam a trocar mais a bola até encontrar um desequilibrio para criar perigo?

eheheheh já estava à espera dessa :-) porque depois de tanto se falar nisto, o pessoal começou a pensar "ahhhhhhhhhhh... porreiro, então se eu definir uma temporização rápida e perder mais tempo, os gajos vão rápido para o ataque e depois ficam a trocar a bola como o Barcelona" :-) Não, não fazer isso porque MAIS PERDER TEMPO significa que na prática os jogadores não vão sentir necessidade ou urgência em criar perigo

Temporização + rápida / Perder menos Tempo : é para cair em cima do adversário, queremos desesperadamente um golo, aproveitem todas as oportunidades que surgirem, assumam todos os riscos. Isto quer dizer, por exemplo que mesmo definindo Remates de Longe para Raramente, os jogadores vão rematar de longe se houver oportunidade para tal.

Temporização + lenta / Perder mais tempo: é para a total ronha, mata o jogo, os jogadores executam TUDO (não é passar a bola é TUDO) lentamente e não sentem necessidade de criar oportunidades de golo

As zonas cinzentas surgem quando se combina:

Temporização + rápida / Perder mais tempo: arrisquem mais, executem mais depressa mas sem necessidade de criar oportunidades

Temporização + lenta / Perder menos Tempo: arrisquem menos, executem mais devagar, mas criem oportunidades de golo, isto é, qualidade em detrimento da quantidade

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

porra até que enfim que percebi isto, então aquele exemplo que eu dei aplica-se melhor a temporização + lenta/perder menos tempo . Eles andam ali a trocar a bola nas calminhas certo? Mas por exemplo se eu quiser andar ali a trocar mais a bola mas que os jogadores dêem apenas 2/3 toques e a passem para o jogador mais proximo tenho de aumentar o pouco mais a temporização?

De certa forma estas 2 barras complementam-se, o capone dizia que uma maior temporização era a verticalidade dos passes mas podemos anula-la com o perder tempo mais baixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...