Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2013] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

boas, uso 4-4-2 e nao sei como por os avançados a defender no meio campo

como e que faço??

Treino de Movimento Preferido: marcação apertada

Usava

Michael estou com um problema, apesar de ter sempre elevada quantidade de posse de bola, não crio muitas ocasiões de golos :estrelas:

Isso pode ter várias causas, mas é provável que estejas a dizer aos jogadores que há pouca necessidade de criar ocasiões e de marcar,

Compartilhar este post

Link para o post

Então esse 433 Capone, está a correr bem? :D

é um 4231 criei agora mesmo, primeiro jogo dei 4-1 mas falhei uma data de golos que era so encostar, se os meus jogadores tivessem mais tecnica tinha dado uma tareia

Compartilhar este post

Link para o post

Normal, aí ainda só lhes ofereces uma sandes de torremos e os torresmos são dos baratos, portanto é normal que não joguem totalmente bem :D

Compartilhar este post

Link para o post

Normal, aí ainda só lhes ofereces uma sandes de torremos e os torresmos são dos baratos, portanto é normal que não joguem totalmente bem :D

bem bom e uns coratos e umas jolas e quem marcar golo tem um extra, uma amiga com um grande pare de (.) (.) :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

disse aos gajos antes do jogo quem jogar bem leva uma amiga boa para casa e resultado ate ao intervalo ta a ser este, no entanto apenas ta 1-0 pq ontem foi tudo para as put*s :biggrin: estou com a sensaçao que so nos é que tamos a jogar lool

2ryoa3r.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

disse aos gajos antes do jogo quem jogar bem leva uma amiga boa para casa e resultado ate ao intervalo ta a ser este, no entanto apenas ta 1-0 pq ontem foi tudo para as put*s :biggrin: estou com a sensaçao que so nos é que tamos a jogar lool

11 remates e 1 na baliza as vezes tambem me acontece isso sabes o pk? ou já é do motor de jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

Capone, tás a conseguir anular os espaço entre os medios e os centrais?

Compartilhar este post

Link para o post

Tens assim tanto dinheiro para os deixar lá ir capone? Ou eles é que andam a gastar o dinheiro assim? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Capone, tás a conseguir anular os espaço entre os medios e os centrais?

tou tranquilo os meus centrais jogam quase a meio campo quando tao atacar os medios recuam quase ate a linha da grande area quando estamos a defender

ataque:

4tonf5.jpg

Defesa:

bfj768.jpg

Tens assim tanto dinheiro para os deixar lá ir capone? Ou eles é que andam a gastar o dinheiro assim? :mrgreen:

:biggrin: gostam pouco gostam

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

tou tranquilo os meus centrais jogam quase a meio campo quando tao atacar os medios recuam quase ate a linha da grande area quando estamos a defender

ataque:

Defesa:

:biggrin: gostam pouco gostam

Quero deixar aqui um grande bem-haja ao nosso Capone porque o trabalho que ele teve com a táctica que partilhou é mesmo enorme e de uma grande dedicação. (Claro que quem é capaz de não gostar é a namorada do Capone, mas lembramos à dita senhora que é por uma causa maior e que quando o Capone for grande e treinador de futebol vai ficar toda contente.) Eu prefiro investir no treino de movimentos preferidos, acho que se consegue alcançar o mesmo efeito desenvolvendo os movimentos em vez de se mexer nas barras e quando digo efeito refiro-me a tornar a equipa mais compacta e a reforçar-lhe a posse de bola ou as transições. É um pouco ao gosto de cada um :-) O importante mesmo é relevar a dedicação do nosso companheiro :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Quero deixar aqui um grande bem-haja ao nosso Capone porque o trabalho que ele teve com a táctica que partilhou é mesmo enorme e de uma grande dedicação. (Claro que quem é capaz de não gostar é a namorada do Capone, mas lembramos à dita senhora que é por uma causa maior e que quando o Capone for grande e treinador de futebol vai ficar toda contente.) Eu prefiro investir no treino de movimentos preferidos, acho que se consegue alcançar o mesmo efeito desenvolvendo os movimentos em vez de se mexer nas barras e quando digo efeito refiro-me a tornar a equipa mais compacta e a reforçar-lhe a posse de bola ou as transições. É um pouco ao gosto de cada um :-) O importante mesmo é relevar a dedicação do nosso companheiro :handclap:

obrigado eheh epa ela ate agora ainda nao se queixou, tenho mantido o equilbrio lol é um no cravo e dois na ferradura :biggrin: quando ela tiver de ferias é que é pior ai vou ter que medicar a 75 % lool

eu tambem uso o treino dos movimentos preferidos, se bem que ha movimentos que eu gostava de treinar que o jogo nao tem, assim como situaçoes de jogo, mas pode ser que no fm 2014 ja traga mais opçoes

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado eheh epa ela ate agora ainda nao se queixou, tenho mantido o equilbrio lol é um no cravo e dois na ferradura :biggrin: quando ela tiver de ferias é que é pior ai vou ter que medicar a 75 % lool

eu tambem uso o treino dos movimentos preferidos, se bem que ha movimentos que eu gostava de treinar que o jogo nao tem, assim como situaçoes de jogo, mas pode ser que no fm 2014 ja traga mais opçoes

Há uns comprimidos bons para lhe pores na sopa :-)

Eu tenho jogadores com 6, 7 e 8 movimentos. Isto resolvia-se bem era com instruções em processo ofensivo e instruções em processo defensivo, essa é que era essa.

Compartilhar este post

Link para o post

Há uns comprimidos bons para lhe pores na sopa :-)

Eu tenho jogadores com 6, 7 e 8 movimentos. Isto resolvia-se bem era com instruções em processo ofensivo e instruções em processo defensivo, essa é que era essa.

podes crer e por exemplo pedir a equipa para manter a posse em determinados sectores e explodir para o ataque noutros, tipo uma mistura isso era mesmo fixe que houvesse essa opçao

ate me arrepiei a ver isto

http://www.youtube.com/watch?v=lCtJMkuB7E4

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

podes crer e por exemplo pedir a equipa para manter a posse em determinados sectores e explodir para o ataque noutros, tipo uma mistura isso era mesmo fixe que houvesse essa opçao

ate me arrepiei a ver isto

Exactamente, essa foi uma das sugestões que já fiz aqui no Clube Manager e também no forum da SI, especificar comportamentos consoante a zona do campo onde circula a bola e também consoante a equipa está ou não em posse.

O Aimar foi daqueles raros jogadores que pensa o jogo, organiza, esquematiza, decide, eleva o futebol ao estatuto de arte, um dos melhores exemplos do que um jogador inteligente atenua as lacunas técnicas que possa ser. Se tivesse a oportunidade de ser treinador, seria neste aspecto que investiria mais: fazer os meus jogadores mais inteligentes no seu jogo, investir nas melhores decisões, nas decisões mais simples.

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente, essa foi uma das sugestões que já fiz aqui no Clube Manager e também no forum da SI, especificar comportamentos consoante a zona do campo onde circula a bola e também consoante a equipa está ou não em posse.

O Aimar foi daqueles raros jogadores que pensa o jogo, organiza, esquematiza, decide, eleva o futebol ao estatuto de arte, um dos melhores exemplos do que um jogador inteligente atenua as lacunas técnicas que possa ser. Se tivesse a oportunidade de ser treinador, seria neste aspecto que investiria mais: fazer os meus jogadores mais inteligentes no seu jogo, investir nas melhores decisões, nas decisões mais simples.

faz hoje 5 aninhos que assinou pelo Benfica :prayer:

quanto é que ficou o zportem? :biggrin: afinal so jogam as 23h30

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho sempre mais posse de bola e remates no entanto não consigo criar oportunidades flagrantes de golo. Já experimentei baixar a temporização e subir o perder tempo, já tirei os meus médios do rematar de longe em raamente, que mais posso fazer ?

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho sempre mais posse de bola e remates no entanto não consigo criar oportunidades flagrantes de golo. Já experimentei baixar a temporização e subir o perder tempo, já tirei os meus médios do rematar de longe em raamente, que mais posso fazer ?

Provavelmente excesso de jogadores a ocuparem zonas atacantes, o que reduz o espaço para a criação de oportunidades. Mas o teu problema é não criares oportunidades flagrantes ou é não marcar golos? Pergunto isto porque tenho posse, geralmente tenho cerca de 20 remates à baliza, ganho os jogos confortavelmente (na época actual acho que em 11 ou 12 jogos na I Liga já vou com cerca de 50 golos marcados) mas em termos de oportunidades flagrantes costumo só ter 1 ou 2.

Compartilhar este post

Link para o post

agora fiquei baralhado, entao ao baixares a temporizaçao e e subir o perder tempo nao vais ter ainda menos oportunidades? tas quase a dizer aos jogadores para jogar na contençao :maluco: a nao ser que tinhas adoptado uma estrategia muito atacante e que tenhas muita gente a correr de fundo senao assim a jogar com o perder tempo e temporizaçao dessa maneira nunca mais chegas a baliza

Dica do Mister Vodu:

Dica do dia - Explorar o quê?

Alturas houve em que FM se jogava com bolas para as costas da defesa, com sobrepovoamento da zona central/da caixa, com modelos esquisitos, com trincos a irem à linha cruzar, com 5 Avançados e só um médio.

Esse tempo acabou.

Com o evoluir da AI (Artificial Intelligence) o motor de jogo consegue adaptar-se, anular e até sobrepor-se a determinados estilos de jogo e fazer arrancar cabelos.

Quem me conhece sabe que FM é FM, realidade é realidade. Embora a analise ao jogo seja feita com base nos mesmos moldes, só que no FM em vez de jogadores reais temos bolinhas (no meu caso que sou adepto confesso do 2D old school). Olhar o jogo, perceber o que se passa em campo, perceber como anular o adversário, perceber como explorar e onde explorar é muito mais do que escalar 11 gajos mete-los no campo e rezar.

Há sempre quem me chame muita coisa, mas para atingir certos desempenhos é preciso trabalho e dedicação, além de perceber alguma coisa do jogo - Futebol. Trabalho que essas pessoas não estão dispostas a ter, e depois ficam frustadas e deitam em cima dos outros. Quando me dizem que devia dar mais dicas, eu pergunto-me se vale a pena, e fico a pensar nisso. Eu jogo FM/CM desde o cm99/00, mas comecei a sério no cm00/01. Desde então joguei muito, li muito, dediquei-me muito, porque sempre foi o meu jogo preferido. E tive muito trabalho para atingir certos feitos. Que por vezes é desprezado por pessoas que pensam que sabem tudo, e fazem de quase 15 anos a jogar e a estudar motores de jogo uma banalidade.

Analisar o motor de jogo implica ver jogos inteiros, e muitos testes claro. E não se trata apenas de tentativa e erro. Muitas vezes são os erros que nós fazem ver melhor as coisas e a seguir é mais fácil saber como vamos montar as instruções. Ora, e como o objectivo é ganhar, visto que FM é um jogo e deve ser jogado como tal, há que tentar explorar certos aspectos. Bug ou não bug é sempre aquela questão. A barreira entre explorar o motor de jogo/bug por vezes é ínfima. Neste caso aconselho sempre fazer o que dá mais prazer, seja com bugs ou sem bugs.

Ora, o que tentar explorar no motor de jogo actual?

A mim, e pela experiência de jogo que vou tendo, surgem-me duas questões a explorar:

- Deslocamentos/arrastamentos na zona central da defesa adversária - Quem conseguir um modelo que potencie este tipo de jogo - desposicionamento dos centrais adversários -, tem meio caminho andado para o sucesso. Geralmente as oportunidades de golo têm uma maior probabilidade de dar em golo, visto que são criadas numa zona central. Mas são geralmente mais difíceis de criar, visto que o actual motor de jogo fecha muito bem a zona central da defesa, para evitar tácticas tipo Diablo, que deixem demasiadas vezes os jogadores isolados centralmente contra o GR.

- Sobreposições nas laterais - Sempre foi e sempre será uma alternativa válida em todos os FM´s. É nas zonas laterais do campo que está a maior parte do espaço que pode ser explorado, e é muitas vezes por aí que se consegue "abrir a lata" (se correlacionarem com a realidade é a mesma coisa). Jogadores rápidos a actuar nas laterais, por vezes resolvem por si só os jogos. Sobreposições, penetrações dentro/fora, etc., podem ser uma boa opção para montar um modelo.

Temos de ter em contra que impor um estilo de jogo dependerá sempre dos jogadores. Não adianta querer criar sobreposições nas laterais com jogadores lentos, ou tentar criar situações de um para um criadas por deslocamentos/arrastamentos com o GR se jogamos com 1 PL e 9 defesas e bola para o mato.

Isto pode ser aplicado por cada pessoa individualmente, é preciso é queimar um pouco de pestana, e ter alguma paciência. Como digo muitas vezes, as vezes é preciso semear muito bem para colher mais à frente. Isto pode significar anos a fio a "anhar" e de um momento para o outro dar-se o clique e começarmos a ganhar tudo "como se fosse limpar o cú a meninos". Este FM está mais virado para "ensinar a pescar do que dar o peixe", logo cabe a cada um de nós termos sucesso ou não.

Bons jogos.

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Grande dica, sem duvida alguma.

O Sporting ganhou 2-1, Chaby e Wilson Eduardo marcaram. :celebracao:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande dica, sem duvida alguma.

O Sporting ganhou 2-1, Chaby e Wilson Eduardo marcaram. :celebracao:

mas começaram muito mal, ha ali muita coisa para melhorar

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...