Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Manny

PT oferece 16GB de espaço na ‘nuvem’ a todos os portugueses

Publicações recomendadas

PT oferece 16GB de espaço na ‘nuvem’ a todos os portugueses

A PT acaba de anunciar o lançamento do cloudPT, um serviço de armazenamento na ‘nuvem’ que prevê a oferta 16GB a todos os portugueses, independentemente de serem ou não clientes PT.

O serviço gratuito foi anunciado durante uma apresentação a jornalistas na 'Technology & Innovation Conference', na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico. O evento abre hoje as suas portas a um conjunto de investidores, analistas financeiros e da indústria, para conhecer e testar as soluções tecnologicamente mais avançadas do portefólio PT.

Zeinal Bava, presidente executivo da PT, explica que, inicialmente, a oferta era para ser de apenas 5GB mas o investimento em infraestutura permite à PT querer “sonhar mais alto” e “surpreender o mercado”. Segundo o presidente executivo da PT, a “nuvem” ganha cada vez mais relevância não só no mundo empresarial como pessoal. Neste sentido, o futuro passa por dar armazenamento a todos os portugueses e, por isso, esta oferta não é limitada apenas a clientes.

Guardar conteúdos em cd, dvd ou dispositivos USB passa assim a ser algo do passado já que será possivel alojá-los de forma simples, intuitiva e segura nos data centers da PT. Através do cloudPT, todos os portugueses vão ter acesso a 16GB de espaço na “nuvem” onde poderão armazenar, gerir e aceder a todos os seus conteúdos, como documentos, fotos, música e vídeos, através de várias plataformas: computador (Windows, Mac e Linux), equipamentos móveis - smartphones e tablets (iOS e Android), aplicação web e televisão.

O serviço permite que qualquer ficheiro enviado para a cloudPT seja imediatamente sincronizado e possibilita manter os documentos privados ou partilhá-los com uma ou várias pessoas. Será, igualmente, possível aceder aos documentos em qualquer lugar e partilhá-los através de um endereço personalizado ou das redes sociais.

O cloudPT encontra-se ainda em formato beta sendo que a oferta vai estar estar disponível, para todos os portugueses, a partir de 10 de dezembro.

Zeinal Bava em entrevista à CNBC

http://www.telecom.pt/InternetResource/PTSite/PT/Canais/Media/DestaquesHP/Destaques_2012/cloud16gbportugueses.htm

Editado por Manny

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Como é que isto funciona? é tipo dropbox?

Compartilhar este post

Link para o post

https://cloudpt.pt/

Creio que seja isto.

Está no texto no 1º Post. Esse é o link, não tinha colocado. Fizeste bem. No dia que adicionei esta notícia o site não estava online.

EDIT:

Foi aberto hoje: http://blog.cloudpt.pt/

Através do cloudPT, todos os portugueses vão ter acesso a 16GB de espaço na “nuvem” onde poderão armazenar, gerir e aceder a todos os seus conteúdos, como documentos, fotos, música e vídeos, através de várias plataformas: computador (Windows, Mac e Linux), equipamentos móveis - smartphones e tablets (iOS e Android), aplicação web e televisão.

Como é que isto funciona? é tipo dropbox?

Sim.

Está tudo na FAQ.

Editado por Manny

Compartilhar este post

Link para o post

Já tenho há umas semanas, na altura era exclusivo para colaboradores, hoje é o lançamento oficial para o público. Registem-se, é grátis e funciona muito bem. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Hum... O lançamento seria dia 10, realmente. :-k Mas hoje recebemos um e-mail do Eng. Zeinal a dizer que cada colaborador vai ter 3 convites, hoje, para enviar a familiares e amigos. Em princípio poderei disponibilizar os meus aqui. Afinal talvez o lançamento ao público não seja hoje, fiquei confuso ao ler o mail. :x

Compartilhar este post

Link para o post

A sério que não me sinto nada seguro em ter ficheiros meus nos 'datacenters da PT'. apesar de tudo não é algo que está ao meu alcançe físico. Mas admito a utilidade para ficheiros de menor importância e para partilhar grandes ficheiros facilmente com várias pessoas quase instantaneamente.

Agora para fazer backups de ficheiros importantes ou de fotos pessoais não me parece.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

sorry, tenho 28gb's na Dropbox :cool:/>

Eu tb 8)

A sério que não me sinto nada seguro em ter ficheiros meus nos 'datacenters da PT'. apesar de tudo não é algo que está ao meu alcançe físico. Mas admito a utilidade para ficheiros de menor importância e para partilhar grandes ficheiros facilmente com várias pessoas quase instantaneamente.

Agora para fazer backups de ficheiros importantes ou de fotos pessoais não me parece.

E é isto.

Já me faz confusão ter alguns ficheiros de menor importância na dropbox, então meter lá cenas importantes, nem pensar.

Mas já me valeu não ter de reescrever 30 e tal páginas de um trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso da segurança é uma falsa questão. É de loucos pensar-se que este tipo de coisas são pouco seguras ou vulneráveis...

Eu tenho 35Gb na Dropbox e não é por isso que deixo de usar. 35 + 16 já dá 51... Quanto mais, melhor!

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vi, desculpa não ter respondido. Podes ficar descansado. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Isso da segurança é uma falsa questão. É de loucos pensar-se que este tipo de coisas são pouco seguras ou vulneráveis...

Eu tenho 35Gb na Dropbox e não é por isso que deixo de usar. 35 + 16 já dá 51... Quanto mais, melhor!

De loucos porquê? Assim de repente há um milhão de coisas que podem correr mal.

Não sei porquê sinto-me mais seguro com o meu disco externo ou pen ou BD ou DVD. Parecendo que não está ao meu alcançe físico, posso transportar para quase todo o lado até pode dormir debaixo da almofada se for preciso ( :mrgreen: ).

Primeiro de certeza que a PT e as outras empresas a oferecer esses produtos não querem material ilegal nos seus 'datacenters', certo? Portanto têm de fazer algum tipo de 'inspecção' ao material uploadado, certo?

Mas outra coisa que me intriga nestes serviços é que estão a ser lançados como se fosse algo novo ou sequer inovador. Sites como o Megaupload já permitiam armazenar ficheiros na web e partilhar com um grupo restrito de pessoas aos anos. O Youtube já permite partilhar vídeos com um grupo restrito de pessoas aos anos. E o imageshack faz o mesmo para as imagens. Mas de repente decidiram juntar tudo no mesmo sítio e chamar um nome fancy, pronto nasceu assim a nuvem, um produto inovador. :-k

Se calhar sou eu que estou a ver as coisas mal, até porque nunca me registei num serviço desses. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Essas ofertas nada têm a ver com a cloud. A cloud representa a mobilidade e a convergência. O objetivo principal não é partilhar com amigos, é ter a informação centralizada, é tirares uma foto com o telemóvel e ela automaticamente aparecer-te no PC, no tablet e, no futuro, na TV através do MEO.

Em relação à segurança, isso é uma questão puramente psicológica, acredita. Sobre os ficheiros ilegais, duvido que haja algum controlo. Suponho que não possa haver, sequer, por questões de privacidade. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Então fui eu que percebi mal o conceito. ;)

Se entrares no site da dropbox e vires o vídeo és capaz de ficar com a ideia de que a grande vantagem é partilhar os teus ficheiros com amigos ou quem queiras, facilmente.

O serviço da PT saíu hoje? Qual o site?

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Isto agora está assim Dropbox + Box.net + iCloud + Skydrive + Google Drive + PTCloud. A Cloud chegou e as discos externos cada vez menos fazem sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto agora está assim Dropbox + Box.net + iCloud + Skydrive + Google Drive + PTCloud. A Cloud chegou e as discos externos cada vez menos fazem sentido.

Marcha tudo aqui..próximo objectivo é ter 1TB de Cloud :lolada:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpelstiltskin

sorry, tenho 28gb's na Dropbox :cool:/>

Eu tenho 29 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...