Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
de16rossi

[FM2013] Zemanlândia

Publicações recomendadas

Como já vem sendo hábito em todos os FM's, eu crio sempre pelo menos uma tática e depois partilho-a no forum, não para que a usem sempre e como tática vossa, mas sim para poderem tirar ideia e até partilhar o meu sucesso. Sou apologista de que cada um deve criar a sua tatica e ganhar ou perder com ela.

Ora bem o ano passado criei a Roma do Luis Enrique, este ano tentei criar minimamente a Roma de Zeman, mais conhecida como Zemanlãndia, porém digámos, procurei equilibrar um pouco mais a equipa.

O modelo de jogo

Como sabem a Roma de Zeman joga sempre no seu 4-3-3 habitual. A grande diferença aqui e aquilo que acho realmente importante em todas as taticas é aquilo que os jogadores fazem dentro do esquema tatico, seja as movimentações, seja o papel que lhes é dado. Assim sendo, a equipa joga com uma defesa bastante alta, pelo que é fundamental assim de tudo ter defesas bons no desarme, posicionamento e acima de tudo velozes. Depois ambos os laterais devem ser bastantes ofensivos, porém o esquerdo tem uma propensão ao ataque superior. Como pressionámos alto, convem que estes tenham um bom desarme e cruzamento na fase ofensiva. Ah, o guarda redes tem opção de libero. Visto que a defesa está muito alta, éfundamental que quando a bola passar ele esteja fora da baliza. Do mesmo modo, a sua compostura em lances de 1 contra 1 é fundamental.

O médio defensivo tem um duplo papel. Neste caso ele é o tampão à frente dos centais, porém é ele a construir o jogo ofensivo por parte da equipa. Funciona como um pêndulo, permitindo aos outros médios inserirem-se. Boa qualidade de passe e posicionamento são atributos chave.

Os 2 médios apesar de aparentemente serem 2 jogadores que se inserem na área adversária tem papeis diferentes. O do lado direito não é tão ofensivo como o do lado esquerdo. Isto acontece devido aos jogadores que se encontram nas alas. Apenas o Extremo direito funciona mais aberto, apesar de preferencialmente vir para o meio. Na esquerda o extremo é o construtor de jogo ofensivo. Esta foi a posição criada para o Totti que não tem a capacidade de ir à linha do fundo. Nesse sentido este vem buscar jogo dentro e quem entram nas suas costas serão o lateral ou o médio interior esquerdo que deverá ter bom movimento sem bola e resistência, pois procura a profundidade. De referir que nos 2 médios interiores convem treinar "chegar ao ultimo terço sempre que possível". No ponta de lança não tenho muito a dizer, quanto mais matador melhor, mas com bom primeiro toque e sem bola.

asromatcticasvistageral.png

Partindo do mesmo estilo de jogo, pressão alta, equipa curta, comprimento largo, jogar pelas alas, decidi fazer uma alteração. Esta passa por jogar com 2 extremos que são avançados interiores e com o pé trocado. É outra variação e nota-se a diferença de uma para outra.

asromatcticasvistageral.png

Outro situação, que é uma das mais importantes, vocês têm de saber jogar. Este é o modelo base. Depois consoante o jogo for pedindo, vocês sobem inda mais linhas, mais pressão maior mentalidade ofensiva, etc, assim como se virem à rasca baixam linhas, baixam pressão, não usam a largura do campo, mas também não fecham demasiado, colocam contra ataque. etc etc. Isso são situações que cada treinador tem de ser autónomo e não esperar que mete-se a tatica e ganha-se.

Em 1º lugar devemos pensar no nosso modelo de jogo que queremos. 2º ver como tirar partido dos melhores atributos dos nosso jogadores.

Resultados

Após 3 épocas na Roma resolvi partilhar a tática. No inicio da minha carreira o presidente disse que seria ideal praticar um futebol ofensivo e apostar nos miudos de modo a valorizá-los e evitar gastar dinheiro em transferências. Ora assim sendo, não podia estar em melhor clube, visto que são 2 objetivos que gosto e que fazem parte da minha filosofia.

Na 1ª época apenas consegui o 4º lugar. Esta tática não foi implementada desde o inicio, ou pelo menos da melhor forma. Digámos que para construir este modelo de jogo tive a 1 de transição. Porém os resultados a nível de evolução dos jogadores foram excelentes. De realçar que no campeonato jogava com os supostos titulares e que na taça e jogos menos importantes os miúdos. Prefiro perder, mas ter o plantel satisfeito e ver trabalho a ser reconhecido. Fiquei-me então com os míudos pelas meias finais.

Na 2ª época, aqui já com esta tática implementada, os resultados melhoraram. Desfiz-me do que pude que não interessava, e procurei apostar em alguns míudos mais. No campeonato e apesar da rotação, a equipa perdeu o folgor nas ultims 5 jornadas e a Juve que já tinha sido campeã na 1ª época ficou à minha frente por 2 pontos. Foram 80 meus, contra 82 deles.

De realçar que no campeonato apenas jogava com a equipa supostamente titular, e que na taça e Liga Europa só com os miudos. Tive algumas situações com os miudos que me deram muito gozo. Estar a perder 1-4 aos 60 minutos nos quartos de final da taça e vencer por 5-4. Do mesmo modo só com os miúdos cheguei aos quartos de final da liga europa. Parecendo que não, eles evoluem imenso com os minutos que lhes dou, para mais em competições importantes.

Por fim na 3ª época foi o auge. Fui campeão facilmente. Tive o tempo tudo praticamente em 1º lugar e aqui joguei um pouco de forma diferente. Apesar de não gastar dinheiro em compras praticamente, eu preciso de dinheiro, porque as despesas de ordenados são grandes. Então decidi no campeonato fazer um mix de equipa principal e miudos quando fosse preciso. Na UCL usar a equipa supostamente mais forte e na taça os míudos. Ora na taça correu mal, pois fui logo eliminado, mas no campeonato foi muito fácil. Na UCL perdi nos oitavos de final com o grande Man City que em 3 anos de save ganhou as ultimas duas vezes. Perdi por golos o que me deixa orgulhoso.

É importante apostar nos miúdos, isto porque vou na 4ª época e tenho neste momento com 34 jogadores (alguns vão rodar), 17 jogadores formados no clube na equipa principal com qualidade para jogar e com mais possíveis para entrar, sem ter usado um único regen.

serieavistageralfases.png

Resultados

asromajogosprograma.png

asromajogosprograma2.png

asromajogosprograma3.png

Treinos

No que diz respeitos aos treinos creio que me adaptei bem a eles. Sinceramente acho que não têm grande ciência. Todos os jogadores evoluem bem. Outro aspeto importante são as adaptações. Eu prefiro ter um plantel polivalente e como é o caso do meu modelo de jogo, na esquerda do ataque na opção 1, não tenho um extremo puro. Então treinei o Totti lá (apesar de ele poder jogar lá) e ao mesmo tempo treinei o seu substituto para quando ele já não podesse jogar como agora, o Pjanic e com resultados tão bons ou superiores. Posso deixar SS de alguns jogadores se vocês quiserem, mas tenho jogadores de potencial enorme e de 1996 na equipa principal. São estas coisas que me dão gosto no jogo e não apenas os titulos. Do mesmo modo, treinei o Destro a MAE, para que pudessem jogar por vezes ele e o Osvaldo simultâneamente. Como são 2 jogadores que podem jogar na linha, quando isso acontece coloco a opção de trocarem entre si, para confundir os defesas.

Download

http://www.4shared.com/file/r2reKtuo/Zemanlandia_10.html

http://www.4shared.com/file/4SSIOWBF/Zemanlandia_3punte.html

Alguma questão é só fazer. Bons jogos.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece-me bem, vou experimentar.

Também tenho andado a trabalhar num 4-3-3 mas à imagem do Barcelona.

Compartilhar este post

Link para o post

Desconhecia. Mas quantos mais fizerem melhor. Parece-me mais equilibrado o meu e com diferenças de movimentações. Ele faz mais golos parece-me.

Parece-me bem, vou experimentar.

Também tenho andado a trabalhar num 4-3-3 mas à imagem do Barcelona.

Todos os FM's alguém o faz, foi por isso que só o farei se tiver uma época lá. Se não vou fazendo consoante o local que tiver. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Na segunda versão...

Jogar com extremos mesmo sem ser com pés trocados e mudar apenas o "estilo de jogo" (ir à linha cruzar) resultaria?

Compartilhar este post

Link para o post

Na segunda versão...

Jogar com extremos mesmo sem ser com pés trocados e mudar apenas o "estilo de jogo" (ir à linha cruzar) resultaria?

Pode resultar, se bem que não é esse o objetivo com que foi criada.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas e se manter tudo excepto os pes trocados?

O facto de jogar com o pé trocado e cortar para dentro é uma ajuda. Mas muitas vezes coloquei um destro na direita e um canhoto na esquerda. Depende das alternativas e rendiam igual. Simplesmente não jogam colados à linha.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande tópico Derrossi. Epa tenta conseguir manter esse save, envia para algum colega teu e eles que continuem um ou 2 dias , para depois passarem novamente para ti. Estás a fazer um trabalho fantástico :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Grande tópico Derrossi. Epa tenta conseguir manter esse save, envia para algum colega teu e eles que continuem um ou 2 dias , para depois passarem novamente para ti. Estás a fazer um trabalho fantástico :prayer:/>

Já o fiz Fábio, mas não dá. Ainda tentei começar noutro lado, mas no fim do dia tive de voltar. E cá estou eu outra vez na Roma :D

Compartilhar este post

Link para o post

desculpem a minha ignorância mas alguem me explica como faço para sacar a tactica é que vou para uma pagina onde me pedem para fazer login !

obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

desculpem a minha ignorância mas alguem me explica como faço para sacar a tactica é que vou para uma pagina onde me pedem para fazer login !

obrigado

Crias conta no site de forma gratuita e sacas sem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente, parabéns. :) Não vou experimentar a tática, porque como disseste não era sequer esse o teu objetivo, nem eu gosto de jogar com táticas feitas por outros, mas realmente deu gosto ler as tuas ideias.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente, parabéns. :)/> Não vou experimentar a tática, porque como disseste não era sequer esse o teu objetivo, nem eu gosto de jogar com táticas feitas por outros, mas realmente deu gosto ler as tuas ideias.

Obrigado verY. Exatamente não tens de usar, nem é esse o meu objetivo. Este passa por partilhar o que fizemos para o pessoal dar uma vista de olhos e procurar abrir novas ideias e não seguir sempre as mesmas tradicionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente, parabéns. :)/> Não vou experimentar a tática, porque como disseste não era sequer esse o teu objetivo, nem eu gosto de jogar com táticas feitas por outros, mas realmente deu gosto ler as tuas ideias.

Isto.

Parabéns de Rossi, excelente leitura :wink:

Depois vai postando aqui (ou no tópico das reações) o que vais fazendo na Roma.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto.

Parabéns de Rossi, excelente leitura :wink:/>

Depois vai postando aqui (ou no tópico das reações) o que vais fazendo na Roma.

Obrigado.

Isto aqui se calhar já vai ser um pouco diferente, visto que tive de começar de novo. Vamos ver, o principal vai ser igual.

Compartilhar este post

Link para o post

Já o fiz Fábio, mas não dá. Ainda tentei começar noutro lado, mas no fim do dia tive de voltar. E cá estou eu outra vez na Roma :D/>

É pena :-| Mas cá estarei para acompanhar essas novidades :)

Compartilhar este post

Link para o post

Benvenuto allo circo di Roma ...Ora per gli altre squadre della Serie A di vinto Roma senza massima forza .

Grazie Mister Zeman per creare una squadra vera Zemaniana .Spazi aperti ,e soprattuto una squadra molto generosa .

1-2 gol- regali era fanstastico :) :)

Compartilhar este post

Link para o post

Como já outros o disseram, não a vou experimentar porque não faz parte dos meus princípios de jogo usar tácticas não minhas, mas dou muito valor ao que fizeste, por mais do que um motivo. Primeiro fazes uma coisa que eu também faço que é apostar na prata da casa e em jogadores jovens, que á primeira vista até podem não ser super estrelas, mas que com tempo de jogo e confiança se tornam em jogadores extremamente úteis. E depois optas por criar uma tactica real, ou seja, procuras um modelo de jogo já existente e ja posto em pratica na equipa em questão, e passa-lo para o jogo, demonstrando uma excelente inteligência táctica, baseada em paciência e perseverança ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Como já outros o disseram, não a vou experimentar porque não faz parte dos meus princípios de jogo usar tácticas não minhas, mas dou muito valor ao que fizeste, por mais do que um motivo. Primeiro fazes uma coisa que eu também faço que é apostar na prata da casa e em jogadores jovens, que á primeira vista até podem não ser super estrelas, mas que com tempo de jogo e confiança se tornam em jogadores extremamente úteis. E depois optas por criar uma tactica real, ou seja, procuras um modelo de jogo já existente e ja posto em pratica na equipa em questão, e passa-lo para o jogo, demonstrando uma excelente inteligência táctica, baseada em paciência e perseverança ;)/>/>

Obrigado pelas palavras, é mesmo isso.

Como é que pões a equipa curta e comprimento largo?

Tens de pensar por fases. Se queres a equipa alta, tens de fazer fora de jogo se não morres. Depois eu coloco jogar pelos flancos e largura no 1º do largo. Depois o comprimento é usado com as mentalidades e a pressão. Procura meter a mentalidade mais ou menos geral entre a equipa, para ela pressionar como um bloco, depois a pressão altero conforme a posição do jogador.

Editado por de16rossi

Compartilhar este post

Link para o post

Boas sabes dizer se agora com o novo update a tua táctica mudou algo tipo se continua a dar bem ou ficou ineficaz ?

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas palavras, é mesmo isso.

Tens de pensar por fazes. Se queres a equipa alta, tens de fazer fora de jogo se não morres. Depois eu coloco jogar pelos flancos e largura no 1º do largo. Depois o comprimento é usado com as mentalidades e a pressão. Procura meter a mentalidade mais ou menos geral entre a equipa, para ela pressionar como um bloco, depois a pressão altero conforme a posição do jogador.

Fiquei curioso ao ler como controlas o comprimento da equipa, saquei a tática e depois fui ver as instruções individuais dos teus alas/extremos e dos medios para tentar perceber como o fazias, reparei que quase nem mexes nas instruções pré definidas para as posições, será mesmo assim, deixar a predefinição para controlar por exemplo a não descida dos alas/extremos para um jogo mais posicional junto dos medios?

Podes explicar melhor como o fazes, ou terei interpretado mal a tua explicação.

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei curioso ao ler como controlas o comprimento da equipa, saquei a tática e depois fui ver as instruções individuais dos teus alas/extremos e dos medios para tentar perceber como o fazias, reparei que quase nem mexes nas instruções pré definidas para as posições, será mesmo assim, deixar a predefinição para controlar por exemplo a não descida dos alas/extremos para um jogo mais posicional junto dos medios?

Podes explicar melhor como o fazes, ou terei interpretado mal a tua explicação.

Obrigado

Exatamente como referi em cima. Se quero que a equipa funcione como um bloco não pode haver disparidade de mentalidade e pressão. Tens de pensar que o campo é dividido em x partes e cada vez que tocas na mentalidade ela corresponde a uma zona do campo. Não tem lógica tu dares uma instrução defensiva ao central e depois meteres defesa altissima. Para mim isso não tem lógica. Como viste, não precisei de mexer em muitas posições na mentalidade, porque o máximo atacante na tatica base é o 1º traço. Depois o resto dos jogadores estão no normal anterior ou 2 normais anteriores. Apenas dou uma diferença de mentalidade de 2 traços e na verdade 1 era o ideal. Depois a pressão é por zonas. Reparei que não posso dar pressão alta nos laterais porque se desposicionam, mas no 1º tracinho do "todo o campo" eles ja funcionam melhor e o bloco alto funciona, roubando muitas vezes a bola. Com mentalidade e pressão nos . controlámos o comprimento, pelo que se quero a equipa junta tenho de manter mentalidades equiparadas. A largura é na barra, quanto mais largo, mais qualidade de passe tens de ter na tua equipa. Eu penso assim o jogo para o FM, depois se estou certo ou errado é outra história.

:compinchas:

Vou agora experimentar com o novo update, mas só depois da 2ª época digo algo.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente como referi em cima. Se quero que a equipa funcione como um bloco não pode haver disparidade de mentalidade e pressão. Tens de pensar que o campo é dividido em x partes e cada vez que tocas na mentalidade ela corresponde a uma zona do campo. Não tem lógica tu dares uma instrução defensiva ao central e depois meteres defesa altissima. Para mim isso não tem lógica. Como viste, não precisei de mexer em muitas posições na mentalidade, porque o máximo atacante na tatica base é o 1º traço. Depois o resto dos jogadores estão no normal anterior ou 2 normais anteriores. Apenas dou uma diferença de mentalidade de 2 traços e na verdade 1 era o ideal. Depois a pressão é por zonas. Reparei que não posso dar pressão alta nos laterais porque se desposicionam, mas no 1º tracinho do "todo o campo" eles ja funcionam melhor e o bloco alto funciona, roubando muitas vezes a bola. Com mentalidade e pressão nos . controlámos o comprimento, pelo que se quero a equipa junta tenho de manter mentalidades equiparadas. A largura é na barra, quanto mais largo, mais qualidade de passe tens de ter na tua equipa. Eu penso assim o jogo para o FM, depois se estou certo ou errado é outra história.

:compinchas:/>

Vou agora experimentar com o novo update, mas só depois da 2ª época digo algo.

Gostei da tua explicação, faz o bichinho do jogo corroer e voltar a roer, digo isto porque a minha tática preferida "o desenho no terreno de jogo é o 343" 3 centrais, 4 medios em linha um 10 e dois pontas mas para equilibrar isto no FM é outra coisa completamente diferente.

Que mentalidade e pressao colocarias aos 3 centrais e aos 4 medios?

Quanto ao pormaior de dizeres que a mentalidade corresponde a uma zona do campo que por sua vez é dividido em x partes, hum, interessante mas dificil de comprovar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...