Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
elielsantos

Suiá Missú: moradores peitam o exército em Posto da Mata

Publicações recomendadas

O Vale do Araguaia vive momento histórico: o povo resolveu dizer não aos desmandos do indigenismo picareta do CIMI e Survival International.

exercito.png

Na localidade do Posto da Mata, próximo a São Felix do Araguaia, moradores e produtores protagonizaram uma cena histórica: peitaram o exercito brasileiro, cujos soldados estavam "armados até os dentes".

A atitude dos moradores do Posto da Mata surtiu efeito. Por todo o Vale do Araguaia a população se mobiliza contra as forças da picaretagem indigenista. A cidade de Água Boa, importante centro comercial de Mato Grosso e do Vale do Araguaia entrou na luta. Rodovias estão sendo fechadas (Saiba mais AQUI).

Suiá Missú entra para a história ao transformar o Vale do Araguaia no cenário nacional da luta contra as forças do atraso, das trevas. É no Vale do Araguaia que os picaretas do CIMI e Survival International encontrarão sua maior resistência, pois o povo daqui está acostumado com a luta contra os poderosos.

Noticia de ultima hora: Depois de Ribeirão Cascalheira, Porto Alegre do Norte e Água Boa, produtores rurais e lideranças de Nova Xavantina e Barra do Garças estão se organizando para bloquear a BR-158 e BR-070, mais propriamente na ponte sobre o Rio das Mortes, Garças e Araguaia.

O objetivo do bloqueio é dar apoio ao protesto dos produtores rurais da Gleba Suiá Missú do Posto da Mata, município de Alto Boa Vista. Mais Aqui

Povo peitando exército brasileiro em Posto da Mata: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2012/12/imagens-mostram-conflito-em-mt-entre-posseiros-e-homens-do-exercito.html

Exército chegando em povoado de Estrela:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

E eu a pensar que vinha aqui ver mamas... :confuso:/>

:lol: :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente que decepção :-(

Compartilhar este post

Link para o post

li a notícia 3 vezes e não percebi nada lol

A situação é simples: querem tirar de uma região do vale do Araguaia 7000 pessoas de uma região e colocar nela uma etnia que nunca morou por ali. Ali é area de floresta e a etnia xavante nunca morou em região de floresta amazônica, somente em cerrado. O povos e revoltou e peitou não somente o exercito, mas a tropa de elite da polica brasileira: Policia Federal e Policia Rodoviaria Federal.

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo pelo que percebi vão forçar uma comunidade de agricultores a sair para um grupo de Indigenas ir para lá, certo? Ou percebi tudo mal?

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo. Vão tirar os agricultores de lá para ir uma comunidade de Indíos. Cá eu acho que devem 'devolver' a terra aos Indíos, mas também não sei nada do que se passa, portanto...

Compartilhar este post

Link para o post

porra não percebi nada também :lol:

Isto?

riazia.gif

aí tens :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É isso mesmo. Vão tirar os agricultores de lá para ir uma comunidade de Indíos. Cá eu acho que devem 'devolver' a terra aos Indíos, mas também não sei nada do que se passa, portanto...

Bem, seria de direito devolver a terra se uma vez fora tomada dos indios, o que não é a questão. O problema é que o governo federal implantou um assentamentod e reforma agrária na area de direoto indigena e para compensar, criou esta reserva. O problema é que a reserva é em area que já foi floresta amazônica. os indios da etnia em questão nunca habitaram florestas. eles vivem no cerrado, tipo de vegetação baixa, média. Portanto, esta balbúdia toda é por causa de um erro do governo, que tenta compensar explorando o lado mais fraco da questão: os trabalhadores rurais, que não tem ongs internacionais para interceder por eles.

Compartilhar este post

Link para o post
Suiá Missú entra para a história ao transformar o Vale do Araguaia no cenário nacional da luta contra as forças do atraso, das trevas.

You-shall-not-pass.jpeg

Compartilhar este post

Link para o post

mas o que é a 'picaretagem indigenista'?

São as falsificaçôes antropológicas da Funai e estas ongs citadas.

e a 'etnia xavante'?
É um grupo étnico que habita parte do centro oeste brasileiro, notamente a regi

ao do cerrado( mata baixa, com arvores de tronco retorcido e casca grossa).

Então deixa ver se percebi ou se estou mesmo confuso: o governo quer tirar a população (indígena, pelo que percebi) de uma área (presumo que para construção?) e mover essa mesma população para uma outra zona que eles não gostam?

Ou querem somente trocar uma população por outra sem nenhuma razão aparente? Fds que confusão :lol:/>/>

Na verdade houve uma confusãoc riada pelo próprio governo. A terra originária dos xavantes foi ocupada pela reforma agrária do governo e pra não criar uma confusão maior, resolveram tirar à força um grupo menor de pessoas para colocar os indios.

Qunato à solidariedade, o povod e todo o Vale do Araguaia se uniu aos manifestantes, inclusive os próprios xavantes de outras aldeias, para impedir esta agressão da justiça e estado brasileiro aos trabalhadores rurais de Suiá Missu. 200 indios xavantess e dirigem á região do conflito, pintados e armados para a guerra, em defesa dos trabalhadores agredidos pela justiça e estado brasileiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...