Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Manny

[Hardware] Caixas Registadoras - Novo sistema de facturação 2013

Publicações recomendadas

Abri o tópico para falar sobre caixas registadoras para o novo sistema de facturação que entrou em vigor no passado dia 1 de Janeiro de 2013.

Deste diploma destaca-se, desde já, o seguinte:

Obrigatoriedade de comunicação dos elementos das faturas à AT

• A partir de 1 de janeiro de 2013, todas as pessoas, singulares ou coletivas, que pratiquem operações sujeitas a IVA em território português, vão ser obrigadas a comunicar à AT, por transmissão eletrónica de dados, os elementos das faturas emitidas.

Esta comunicação, a ser feita até ao dia 8 do mês seguinte ao da emissão da fatura (não sendo possível alterar a via de comunicação no decurso do ano civil), poderá ser efetuada por uma das seguintes vias:

- por transmissão eletrónica de dados em tempo real, integrada em programa de faturação eletrónica;

- por transmissão eletrónica de dados, mediante remessa de ficheiro normalizado estruturado com base no ficheiro SAF-T (PT), contendo os elementos das faturas;

- por inserção direta no Portal das Finanças;

Procuro comprar duas registadoras para facturação até 100 mil euros anuais com preço máximo de 700/800€ cada. Tenho visto o preço de muitos modelos de marcas como Sm4s, Olivetti, Sharp, NTS inflacionar na passada semana de forma assustadora (100% a 200%) e muitas empresas a vender somente modelos acima dos mil euros o que é um valor exorbitante para certas PME's,

Alguém neste forum já comprou ou está a fazer renting de uma caixa registadora nova ou conhece alguém ? Se sim, podia-me indicar marca, modelo e respectivo link se houver?

Editado por Manny

Compartilhar este post

Link para o post

Não acredito que consigas arranjar por esse preço, sinceramente. No restaurante fui obrigado a meter em Julho, tendo em conta que tenho facturação acima de 160.000€ e custou-me 1600€. Agora para um negócio novo, cuja projecção é abaixo dos 100.000 ainda me custou 1200€.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje recebi um email da www.sharepoint.pt e enviaram-me quatro modelos acima dos 1000€. Mas eu não procuro registadoras com "Touch" daí a diferença de preço.

Já vi umas NTS 5111 a 239€, 360€ e tem coisa de 20 minutos vi a vender a 439€, todas s/IVA. ehhe

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma questão.

Não dá para utilizar o software de facturação certificado pelas finanças?

Compartilhar este post

Link para o post

Também andou perto dos 1200€ por aqui também para um café com projecção abaixo dos 100.000€ .

Compartilhar este post

Link para o post

Só uma questão.

Não dá para utilizar o software de facturação certificado pelas finanças?

É obrigado usar software de facturação, porque deixou de existir talões de venda e a venda-a-dinheiro, os únicos documentos de venda válidos são facturas e as facturas simplificadas.

A registadora ou equipamento tem que vir com software ou compras à parte http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/consultaProgCertificadosM24.action.

Está no primeiro post 3 tipos de comunicação: Em tempo real, SAF -T e inserção directa.

As caixas (pequeno retalhista) que procuro é para enviar os dados via SAF -T mensalmente.

Onde eu trabalho estamos obrigados a fazer em tempo real, devido à elevada facturação e também por causa de emissão de guias de transporte que têm que ser avisadas à AT em tempo real.

Compartilhar este post

Link para o post

Esta medida é basicamente para tentar terminar com a economia paralela, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

supostamente é para terminar. eu acredito que consiga reduzir um pouco mas nao uma coisa mt relevante, porque ira sempre haver quem nao peça factura e quem nao passa por isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só peço fatura quando preciso. lol

Quanto a preços não sei nada, mas pessoal que eu conheço e tem negócios anda-se a 'queixar' que o preço é um bocado puxado.

Editado por Gaberlunzie

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, nao deve terminar, mas que vai reduzir vai, mas em muitas micro empresas já fecharam as portas por nao conseguir ter mais esta despesa..

Compartilhar este post

Link para o post
As caixas (pequeno retalhista) que procuro é para enviar os dados via SAF -T mensalmente.

Para este tipo de aplicação é viável usar soluções gratuitas como o Projecto Colibri?

Compartilhar este post

Link para o post

Para este tipo de aplicação é viável usar soluções gratuitas como o Projecto Colibri?

Para caixas registadoras não, para PC's sim. Se eles tiverem uma versão com as novas parametrizações, tabelas adequadas e a possibilidade de exportação do SAFT não vejo porque não. Não sei é se já existe uma versão certificada para as novas regras, podes pesquisar em http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/consultaProgCertificadosM24.action ou se calhar no site do projecto.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, nao deve terminar, mas que vai reduzir vai, mas em muitas micro empresas já fecharam as portas por nao conseguir ter mais esta despesa..

Sejamos sinceros, nunca na vida haveria a necessidade de um empresário arriscar-se a ser apanhado pelas finanças se os impostos fossem mais baixos. Por meras centenas de euros não vale o risco. Com os impostos e IVA como estão, quem não faz isso não sobrevive. Eu vejo bem o que me custa e não o posso fazer porque são os funcionários, em grande parte do tempo, a funcionar com o software e não arrisco a denúncias.

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje recebi um email da www.sharepoint.pt e enviaram-me quatro modelos acima dos 1000€. Mas eu não procuro registadoras com "Touch" daí a diferença de preço.

Já vi umas NTS 5111 a 239€, 360€ e tem coisa de 20 minutos vi a vender a 439€, todas s/IVA. ehhe

Pensava que só as "touch" é que dariam agora. Essas NTS de que falas também servem com a nova legislação? Pergunto isto porque o dono do meu café habitual não sabe qual comprar, porque também não tem 1000€ para dar agora por uma máquina :|

Editado por Makneeac

Compartilhar este post

Link para o post
Artigo 2.º

Utilização de programas de faturação

1 - Os sujeitos passivos de imposto sobre o rendimento das pessoas singulares (IRS) ou de imposto sobre o

rendimento das pessoas coletivas (IRC), para emissão de faturas ou documentos equivalentes e talões de venda, nos

termos dos artigos 36.º e 40.º do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA), estão obrigados a utilizar,

exclusivamente, programas informáticos de faturação que tenham sido objeto de prévia certificação pela Autoridade

Tributária e Aduaneira (AT).

2 - Excluem-se do disposto no número anterior os sujeitos passivos que reúnam algum dos seguintes requisitos:

a) Utilizem software produzido internamente ou por empresa integrada no mesmo grupo económico, do qual sejam

detentores dos respetivos direitos de autor;

b) Tenham tido, no período de tributação anterior, um volume de negócios inferior ou igual a (euro) 100 000;

c) Tenham emitido, no período de tributação anterior, um número de faturas, documentos equivalentes ou talões de

venda inferior a 1 000 unidades;

d) Efetuem transmissões de bens através de aparelhos de distribuição automática ou prestações de serviços em que

seja habitual a emissão de talão, bilhete de ingresso ou de transporte, senha ou outro documento pré-impresso e ao

portador comprovativo do pagamento.

Fonte: Portaria n.º 22-A/2012, de 24 de Janeiro

Outras leituras:

Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho

Portaria n.º 1192/2009, de 8 de Outubro.

Artigo 123.º n.º 9 do Código do IRC

------------------

A lei vale para todos. Sobre as pastilhas irão passar-te uma factura simplificada (ex-talão de venda) que não serve para efeitos fiscais. Se fizeres uma compra e precisares da factura para efeitos fiscais convem pedires "factura" antes do pagamento. Parquímetros estão excluídos, ler alínea d) que está em negrito.

14202654_hDdWj.jpeg

Editado por Manny

Compartilhar este post

Link para o post

Um computador random com um software não fica mais económico? Ou não serve? Pressupondo que a pessoa não precisa de comprar o computador.

Editado por Rei_Patricio

Compartilhar este post

Link para o post

Um computador random com um software não fica mais económico? Ou não serve? Pressupondo que a pessoa não precisa de comprar o computador.

O gasto desta alteração irá variar consoante a via de comunicação escolhida.

Mas não fica mais económico, a não ser que uses um software do tipo projecto colibri que o Luís falou uns posts acima (não sei se está certificado pelas finanças). Agora não serve é para comerciantes que nunca usaram um computador ou um POS touchscreen porque estão habituados a caixas registadoras clássicas.

Software para venda a retalho por exemplo da primavera, sage, phc ou outro são caros, existem várias versões (standard, premium), muitos extras que custam mais dinheiro, + postos + dinheiro.

Editado por Manny

Compartilhar este post

Link para o post

Não antes pelo contrario é para estimular a economia paralela!

Se o IVA tivesse um valor baixo, não valia apena estar a fugir, porque isso significava na melhor das hipoteses a poupança de uns centimos, assim com o IVA a atingir o valor obsceno que neste momento tem, vale bem apena tentar fugir ao maximo, só a titulo de exemplo, existem sites de vendas para tudo e mais alguma coisa, consegues comprar praticamente o artigo que quiseres a entregar em tua casa e com origem em Espanha (não falando sequer em sitio com IVA ainda mais baixo), a um preço bastante mais baixo do que comprado cá numa loja de comercio tradicional ou numa grande superficie.

Se o Governo se tivesse dado ao trabalho de verificar a receita fiscal que todos os anos perde para os nossos vizinhos devido ao desnivel do IVA, pensava melhor e acabava por baixar o mesmo para um valor mais semelhante, porque a ultima estimativa que vi, feita pela associação comercial do porto, todos os anos perdemos pelo menos 7 mil milhões de €, exclusivamente em impostos, nem sequer estavam a meter o que se poupava com RSI e subsideos de desemprego, isto porque as familias que habitam proximo da fronteira, optam por ir ao outro lado abastecer e fazer compras. Com esse valor não tinha sido preciso cortar subsido de ferias e natal, não era preciso vender a EDP e a ANA ao preço da uva mijona, etc, etc, etc.

Bem mas já chega.

Compartilhar este post

Link para o post
(...)

Mas não fica mais económico, a não ser que uses um software do tipo projecto colibri que o Luís falou uns posts acima (não sei se está certificado pelas finanças). (...)

O Projecto Colibri está certificado pelas finanças há algum tempo, desde que passou a ser obrigatória a exportação do SAFT-PT.

O Projecto Colibri é um software de Gestão Comercial certificado pelo Ministério das Finanças.

O Projecto Colibri optou pela certificação do software junto da DGCI de acordo com a Portaria n.º 363/2010, de 23 de Junho, que regulamenta a certificação do software de gestão. O Projecto Colibri passou a ser CERTIFICADO a partir da sua VERSÃO 6, a 12 de Outubro de 2010, ao qual foi atribuído o CERTIFICADO Nº38. (Poderá consultar em: http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/Out/consultaProgCertificadosM24.action?&pagina=2)

NOVAS REGRAS SOBRE UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS INFORMÁTICOS DE FATURAÇÃO

QUAIS AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES?

De acordo com o artigo 2º da Portaria n.º 363/2010, de 23 de junho, com a redação dada pela Portaria n.º 22-A/2012, de 24 de janeiro, todos os sujeitos passivos de IRS ou IRC, com as exceções constantes do n.º 2 do artigo 2º, passam a estar obrigados a utilizar, exclusivamente, um programa de faturação certificado.

Esta obrigatoriedade de utilização de programa certificado vigora a partir de 1 de abril de 2012 para sujeitos passivos com volume de negócios superior a € 125 000 e a partir de 1 de janeiro de 2013, para os sujeitos passivos com volume de negócios superior a € 100 000.

Ler documento na íntegra: NOVAS REGRAS SOBRE UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS INFORMÁTICOS DE FATURAÇÃO versão pdf

1) As regras de certificação introduzidas são as seguintes:

a) Impossibilidade de REMOVER ou EDITAR registos de documentos que representem VENDAS FINAIS a clientes (ex: Facturas, Avisos de Lançamento), ou passíveis de serem transformados em vendas finais (ex: Guias, Encomendas);

b) Assinatura interna de todos os documentos referidos na alínea a), através de algoritmo de segurança com chave ÚNICA e confidencial, referenciando sempre o documento anterior (em caso de migração devem ser criadas NOVAS SERIES de numeração);

c) Apresentação automática de um código de controle de 4 dígitos na IMPRESSÃO dos documentos referidos na alínea a), bem como outras menções legais (devem ser adoptados novos formatos de TEMPLATES de documentos, ou ajustados os existentes).

2) Cabe a cada empresa a devida análise atempada do seu enquadramento legal em matéria de certificação e optar por um dos seguintes cenários:

a) Migrar para a versão 6 ou posterior do Projecto Colibri, ficando assim sujeita ás regras descritas no ponto 1;

b) Continuar a usar uma versão anterior NÃO certificada. (situação legal apenas no caso da empresa não estar sujeita ao uso de software certificado).

O Projecto Colibri declina toda a responsabilidade pelo uso da versão 6 de forma ilegal a partir de 1 de Janeiro de 2011, nomeadamente o uso de licenças provisórias ou internacionais.

Legislação (Portal das Finanças):

• NOVAS REGRAS SOBRE UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS INFORMÁTICOS DE FATURAÇÃO versão pdf
  • Portaria n.º 363/2010, de 23/06, sobre certificação de programas de facturação versão pdf
  • Especificações e regras técnicas a cumprir pelos programas para os quais é pedida a certificação versão pdf
  • Portaria n.º 1192/2009, de 08/10, com a nova estrutura de SAF-T_PT em vigor desde 01-01-2010 versão pdf

fonte: http://www.projectocolibri.com/software/certificacao

O que eu não sei é se já se adequa a esta nova legislação/necessidade dos comerciantes da indústria da restauração e afins. É que tenho um amigo que me fez a pergunta, se conhecia alguma solução «em conta» para essa finalidade, e só me ocorreu o Colibri...

Compartilhar este post

Link para o post

Boas. Parece que muita gente procura programas de facturação.

Ora bem, é o seguinte. Eu como trabalho numa loja de informática consigo arranjar disso as paletes xD

Portanto quem precisar pode contactar-me que terei todo o gosto em fornecer uns programas.

Compartilhar este post

Link para o post

O Projecto Colibri está certificado pelas finanças há algum tempo, desde que passou a ser obrigatória a exportação do SAFT-PT.

O que eu não sei é se já se adequa a esta nova legislação/necessidade dos comerciantes da indústria da restauração e afins. É que tenho um amigo que me fez a pergunta, se conhecia alguma solução «em conta» para essa finalidade, e só me ocorreu o Colibri...

Visto que é um software de gestão comercial simples e tem suas limitações, não é viável para restauração e outros sectores que funcionam de forma eficiente com POS touchscreen (rápido e simples). Este colibri só serve para quem precisa somente de emitir documentos de venda e não tem pressa. O colibri não deve aceitar um leitor de código de barras que é fundamental para certos sectores. (penso eu, não li a totalidade da informação sobre a versão RCP 8.)

Editado por Manny

Compartilhar este post

Link para o post

a minha cunhada tem uma sapataria, e eu tinha lhe sugerido adquirir um programa desses em vez de estar a comprar uma registadora, uma vez que é um negocio que não tem um volume de vendas muito grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Os preços estão super inflacionados por cá, arranjou-se uma prova de compra e com isso dá para para adiar esta troca de equipamento por 2/3 meses.

Volto a lembrar alguns pontos importantes para quem pretende adquirir a caixa registadora clássica (como é o meu caso):

•  
  • Um dos limites para a utilização de caixa registadora é o valor atingido nas vendas de 2012 (menos de 100.000,00), também deve ser considerado o número de talões emitidos (agora facturas).
  • A caixa registadora poderá utilizar facturas/recibos, com a designação de factura simplificada para os clientes que não informem o seu NIF. A factura simplificada informará em vez do nr. a descrição consumidor final. Para quem entregue esse nr. restará passar uma factura manual (livro). Este processo "obriga" a que o vosso técnico de contas faça um mapa recapitulativo das facturas para enviar à AT (SafT).
  • Quem facture mais de 100.000,00 terá de usar sistema informático com programa certificado.

Compartilhar este post

Link para o post

Manny, tens conhecimento de alguma registadora abaixo de 1000€ para um café? É que tudo o que vejo com o WinRest é a partir de 1200€ (já contando com o IVA). Obrigado desde já ;)

Editado por Makneeac

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...