Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Tópico da Programação

Publicações recomendadas

Quando comecei segui mais ou menos isto:

https://docs.microsoft.com/en-us/aspnet/mvc/overview/getting-started/introduction/getting-started

Achei bastante util.

Paralelamente comprei um curso do Mosh Hamedani que do pouco que vi achei muito bom e assim que tenha tempo vou ver as aulas para aprender novos conceitos. Como tive que aprender à pressão não deu bem para adotar algumas boas praticas que já vi no curso dele.

Comprei o curso dele de MVC por 10 euros na udemy, por isso é só aproveitar uma promoção.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, qual é o melhor site para aprender C#.NET?

Não sabes java? Se souberes faz tutoriais aleatórios e tas fixe. Podes fazer um de mvc, por exemplo, não sei kek queres aprender ao certo.

Se não sabes java nem c#, fico preocupado com o que andam a aprender.

Basicamente tens C# (OO, bastante semelhante a java de syntax) para o chamado codebehind/backend, e asp (que é, vá, uma extensão de html) para o frontend (podes usar JS e css também, por exemplo). Eu fiz duas formaçoes presenciais de .net, e sinceramente não aprendi grande coisa (pós laboral também é f*da). Aprendi mais com cenas random na net, tutoriais e ir inventando, mas eu tive muita formação na faculdade em java.

Convém é que vás entendendo o que tás a fazer e não sigas só o tutorial.

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar ele não anda em engenharia informática, tal como eu não andei. No meu curso só dei php e comecei por procedimental e só depois passei para OOP. 50% do tempo em cada.

Seja como for, achei C# bem acessivel e percebo porque é que ensinam na universidade. É bastante rigido, obriga-te a ganhar disciplina e a aprender a programar com regras. Infelizmente não aprendi assim, aprendi a martelar código com PHP e qualquer m*rda servia para apresentar o resultado final.

Ando a mexer em android (java) e acho bastante parecido (na sua generalidade) a C#, portanto concordo que sabendo uma acho q ha facilidades em adaptar-se à outra.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei vb.net, apenas queria aprender mais da sintaxe de C#.

Editado por footboy23

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar ele não anda em engenharia informática, tal como eu não andei. No meu curso só dei php e comecei por procedimental e só depois passei para OOP. 50% do tempo em cada.

Seja como for, achei C# bem acessivel e percebo porque é que ensinam na universidade. É bastante rigido, obriga-te a ganhar disciplina e a aprender a programar com regras. Infelizmente não aprendi assim, aprendi a martelar código com PHP e qualquer m*rda servia para apresentar o resultado final.

Ando a mexer em android (java) e acho bastante parecido (na sua generalidade) a C#, portanto concordo que sabendo uma acho q ha facilidades em adaptar-se à outra.

Entendo que em alguns cursos possa fazer sentido aprenderes matlab ou assim, mas para aprenderes php mais vale java ou c# imo. Dá-te melhores bases, na minha opinião, e mais flexibilidade.

Pelo menos os gajos que moravam comigo de biomédica, aprendiam PHP e C ou C++, para depois irem para o mercado de trabalho aprender c#, java e assim, porque a maior parte acaba a trabalhar em informática.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu concordo a 100% contigo. Sofri na pele o facto de não sair preparado da universidade. Só comentei o facto de ser assim que as universidades ensinam.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, help urgente. Preciso de resolver isto da maneira mais eficiente possível até sábado.

https://www.pdf-archive.com/2018/05/22/jackolantern/

EDIT: esqueci-me de dizer, em java, e não posso usar recursividade.

Pá para já tenho aqui uma matriz com o input, mas depois tipo estava a pensar criar um objecto que tivesse lá dentro a posição (x, y), o valor (0, #lanterna, *), se já foi processado e o valor da lanterna com que passámos lá a última vez.

Tou bué à toa com isto.

Editado por claudiojp

Compartilhar este post

Link para o post

q engraçado

a posição do jack é aleatória? o mesmo para os postes de eletricidade e para a casa dele?

que tal fazer as seguintes classes: interceção, o poste de eletricidade, rua, o jack, a casa dele (q está numa intercepção)

as intercepções teriam uma lista ou array de no maximo 4 ruas, suponho. terias de ter cuidado a associar estas ruas, porque as das extermidades teria três ruas associadas, as das pontas teriam 2 ruas associadas, as do meio teriam 4.

as ruas teriam duas intercepções associadas. sempre q o jack estivesse numa intercepção e quisesse passar uma das ruas da intercepção, ia parar à outra intercepção.

um poste estaria numa intercepção e as ruas associadas a essa intercepção estariam iluminadas.

a casa estaria numa interceção. se o jack chegasse a essa intercepção, chegaria a casa

isto cheira-me a um algoritmo de busca. talvez um A*, ou um dijkstra, idk.

Se ele estiver numa zona escura, procuras pela zona iluminada mais proxima e fazes o jack ir para lá usando as lanternas (suponho q as lanternas tenham muitas utilizações) e largas a lanterna quando chegas à zona iluminada. depois exploras a zona iluminada, a ver se achas a casa. se não, voltas para a zona escura procurar outra zona iluminada.

se por acaso encontrares a casa na zona escura entras

já deste aqueles algoritmos marotos de busca em árvores certo? nodes e essas coisas

acho q uma matriz não seria muito bom para o caso, tbh

edit: a* ou dijkstra não

eu tentaria a implementar o depth first search

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post

q engraçado

a posição do jack é aleatória? o mesmo para os postes de eletricidade e para a casa dele?

Não. O jack começa sempre na posição (0,0) e a casa está sempre na última posição da matriz (altura-1,largura-1).

Os postes de electricidade e as lanternas é que são aleatórias no "tabuleiro".

que tal fazer as seguintes classes: interceção, o poste de eletricidade, rua, o jack, a casa dele (q está numa intercepção)

as intercepções teriam uma lista ou array de no maximo 4 ruas, suponho. terias de ter cuidado a associar estas ruas, porque as das extermidades teria três ruas associadas, as das pontas teriam 2 ruas associadas, as do meio teriam 4.

as ruas teriam duas intercepções associadas. sempre q o jack estivesse numa intercepção e quisesse passar uma das ruas da intercepção, ia parar à outra intercepção.

um poste estaria numa intercepção e as ruas associadas a essa intercepção estariam iluminadas.

a casa estaria numa interceção. se o jack chegasse a essa intercepção, chegaria a casa

A cena disto, é que é para fazer com o mínimo de coisas possíveis. É uma cadeira que privilegia a rapidez de execução do nosso algoritmo, com o mínimo de complexidade possível. Ou seja, já fui à aula e isto é para fazer com o mínimo de classes possíveis.

isto cheira-me a um algoritmo de busca. talvez um A*, ou um dijkstra, idk.

Se ele estiver numa zona escura, procuras pela zona iluminada mais proxima e fazes o jack ir para lá usando as lanternas (suponho q as lanternas tenham muitas utilizações) e largas a lanterna quando chegas à zona iluminada. depois exploras a zona iluminada, a ver se achas a casa. se não, voltas para a zona escura procurar outra zona iluminada.

se por acaso encontrares a casa na zona escura entras

já deste aqueles algoritmos marotos de busca em árvores certo? nodes e essas coisas

acho q uma matriz não seria muito bom para o caso, tbh

edit: a* ou dijkstra não

eu tentaria a implementar o depth first search

Já dei os algoritmos sim, mas não é para usar nenhum deles neste problema em especifico porque tecnicamente não quero construir um grafo. (Palavras do stor)

Isto é assim:

É feito com exploração. Sempre que estou num sitio tenho de verificar para que lados posso ir, ou seja, para cada um dos quatro lados verifico:

• Se está dentro do tabuleiro (matriz)

E depois:

• Se tem um poste de iluminação
  • Se eu estou num poste de iluminação
  • Se tenho lanterna

Se a primeira se verificar em conjunto com qualquer uma das segundas, posso mover-me para essa casa de certeza, seja porque estou em cima dum candeeiro e está iluminada, seja porque tem lá um candeeiro, o que quer dizer que me ilumina o caminho, seja porque tenho uma lanterna que posso gastar.

Faço esta verificação para os 4 lados, e quando determino que me posso mover para um deles, faço uma segunda verificação:

• Essa posição é a casa dele?

Se for acabo aqui o algoritmo e retorno o número de passos já dados.

• Já lá estive (já explorei aquela posição da matriz)?

Se sim:

• Quando lá estive, tinha lanterna? E se tinha, o valor da mesma era inferior ao que tenho agora?
    Se sim:
    Adiciono à queue das potenciais posições no próximo passo que der.
    Se não:
    Não adiciono.

Se não:

Adiciono à queue das potenciais posições no próximo passo que der.

Adiciono que dei mais um passo e volto ao início disto, agora com as posições actuais a serem todas aquelas que estão na queue. Repito o processo até achar a casa do jack, que me retorna o total de passos mínimo que ele dá até lá.

Não sei se me fiz entender. Mas a minha questão aqui é mais como implementar toda esta ideia de uma maneira que não seja hiper complexa e cheia de classes auxiliares, até porque depois não me passa no meu amigo mooshak (o site onde submeto o código), e me dá time limit runtime error, em que excedo o tempo limite de execução do programa para a resolução dos testes que eles lá têm.

Compartilhar este post

Link para o post

Complexidade temporal e espacial? Ou só temporal?

Não li o enunciado, mas pela explicação aqui do tópico, e começando com uma solução simples, diria que poderás começar por explorar com base em depth first/breadth first consoante o tamanho da matriz, pois está sempre na ultima posição. Isso deve ser rapido de implementar e dar-te-à uma ideia de como evoluir a solução. OU - Se der para andar na diagonal, privilegia isso porque normalmente tem menor custo vs progressão (teorema de pitagoras).

Vê o manhattan distance, e contempla o custo (deve ter a ver com os candeeiros, não li o enunciado, sorry) para uma solução aceitável (provavelmente não será óptima, mas é genérica e por isso deve funcionar razoavelmente).

Uma nota, o tempo de execução não tem a ver com o número de classes, mas sim com a complexidade temporal, ou seja evita, ter ciclos dentro de ciclos (complexidade n^2 ou até n*m para os amigos).

Assim um bocado em cima do joelho, terás uma matrix de explorados, que tem X,Y e custo até lá, e vai aceder sempre [x][y] para ser direto e não perderes performance. Não inicializes todas as posições da tua matriz de explorados no inicio, inicializa só os objetos consoante lá passes, se tiver null é porque ainda nao foi explorado.

Existem tácticas muito mais avançadas, mas isso terás que pesquisar sobre elas que não sei de cor, estou-te a dizer os mínimos olímpicos.

O que te disse pode não estar 100% correto que já mexi nisso há muitos anos atrás e não é uma área pela qual tenha particular interesse.

Compartilhar este post

Link para o post

é possível eu partilhar uma pasta de uma aplicação android q tenho para o meu pc por wifi?

como fariam isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém entendido em SOAP por aqui? Preciso de umas luzes, estou à rasca :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é a duvida?

Basicamente são serviços que recebem e enviam pedido/resposta em formato XML, tipicamente com um header e body.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post

Usa o stackoverflow internacional (ingles). Não sei nada de VB para te ajudar com isso, mas tipicamente tens um wsdl/asmx/contrato que te diz os metodos do serviço, e em c# até importas essa m*rda para a solução e aquilo gera-te uma interface com os métodos respectivos para usares. Provavelmente tas a meter mal o pedido, ja tentaste no soapui ou assim?

xml é cócó

Então baza da internet.

Compartilhar este post

Link para o post

Usa o stackoverflow internacional (ingles). Não sei nada de VB para te ajudar com isso, mas tipicamente tens um wsdl/asmx/contrato que te diz os metodos do serviço, e em c# até importas essa m*rda para a solução e aquilo gera-te uma interface com os métodos respectivos para usares. Provavelmente tas a meter mal o pedido, ja tentaste no soapui ou assim?

Então baza da internet.

O mundo é bué cenas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

E quase todas usam XML.

E então? Passa a ser bom?

Seja como for, caga nisso, disse em tom de brincadeira porque cada vez que tenho de manipular xml acho uma m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

E então? Passa a ser bom?

Seja como for, caga nisso, disse em tom de brincadeira porque cada vez que tenho de manipular xml acho uma m*rda.

Claro que é bom, lol, é completamente flexivel. Tas a falar duma tecnologia que representa 100% das páginas web (afaik, pode haver ai alguma cena nova), documentos do office, soap, serializações, exports, etc. Tem literalmente possibilidades infinitas e é um standard nesta altura em termos de ficheiros.

Nem sei bem qual é o teu problema com isso, até já tem integrações com quase tudo para te facilitar a vida. O teu problema deve ser o mesmo que o meu, que é não saberes XQuery (ou parecido), mas ya é f*dido lol, sofro de crl com isso sempre que preciso de usar, mas isso não é problema do XML, é o xquery que n tem uma abstracção razoável para o ano de 2018.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o problema não está no uso dos métodos. O SOAPAction é que não valida... a partir do momento em que importo o wsdl já fica identificado no código?

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que é bom, lol, é completamente flexivel. Tas a falar duma tecnologia que representa 100% das páginas web (afaik, pode haver ai alguma cena nova), documentos do office, soap, serializações, exports, etc. Tem literalmente possibilidades infinitas e é um standard nesta altura em termos de ficheiros.

Nem sei bem qual é o teu problema com isso, até já tem integrações com quase tudo para te facilitar a vida. O teu problema deve ser o mesmo que o meu, que é não saberes XQuery (ou parecido), mas ya é f*dido lol, sofro de crl com isso sempre que preciso de usar, mas isso não é problema do XML, é o xquery que n tem uma abstracção razoável para o ano de 2018.

É ignorância minha, a única vez que precisei de usar foi nas ultimas semanas e acho uma confusão desgraçada.

Ter de fazer isto:

XmlDocument doc = new XmlDocument();

doc.PreserveWhitespace = true;

doc.Load(Server.MapPath(path + documentName + ".xml"));

XmlDocument newDoc = new XmlDocument();

newDoc.LoadXml(System.Text.RegularExpressions.Regex.Replace(

doc.OuterXml, @"(xmlns:?[^=]*=[""][^""]*[""])", "",

System.Text.RegularExpressions.RegexOptions.IgnoreCase |

System.Text.RegularExpressions.RegexOptions.Multiline)

);

XmlNodeList listaNodes = newDoc.SelectNodes("//OrgnlPmtInfAndSts/TxInfAndSts");

DateTime dataDebito = Convert.ToDateTime(newDoc.SelectSingleNode("//OrgnlPmtInfAndSts/TxInfAndSts/OrgnlTxRef/ReqdColltnDt").InnerText);

foreach(XmlNode item in listaNodes) {

string rsn = item.SelectSingleNode("StsRsnInf/Rsn/Cd").InnerText;

string valor = item.SelectSingleNode("OrgnlTxRef/Amt/InstdAmt").InnerText;

valor = valor.Replace(".", ",");

double valorSS = 0.0;

Double.TryParse(valor, out valorSS);

string codigo = item.SelectSingleNode("OrgnlTxRef/MndtRltdInf/MndtId").InnerText;

string iban = item.SelectSingleNode("OrgnlTxRef/DbtrAcct/Id/IBAN").InnerText;

Para ler uns valores parece-me demasiado. Claro que depende de tecnologia para tecnologia e podem ser mariquices de C#.

De resto, nunca tinha usado.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é, é normal até. Tens uma conversao pelo meio e um ciclo for. A inicialização, pá, cada qual tem as suas mariquices :mrgreen:

Se tas a falar dos caminhos, epa pois, é f*dido para quem não sabe, mas é muito poderoso. Caso contrário tinhas ai objetos e fazias ponto nomedoelemento ponto nomedooutroelemento que basicamente vai dar ao mesmo que o caminho.

Por vezes compensa deserializar (converter para objetos), dependendo do que queres fazer, mas normalmente se só vais ler valores, não justifica e tens que ter em conta que deserializar tambem tem um custo na performance e quanto maior o ficheiro xml, maior o custo.

se reparares a filosofia do jquery é muito semelhante, até porque tá a trabalhar sobre xml (html), tens é nomes pomposos tipo each em vez de //.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...