Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Keyzer Soze

[FM2013] TÁCTICA KS451 [PATCH 13.3.3]

Publicações recomendadas

Saudações a todos.

Nas ultimas semanas alguns users têm me pedido para disponibilizar a táctica que uso. Tenho feito a todos por PM, mas para facilitar o processo optei por criar agora este post de modo a que a táctica fique disponível a todos que quiserem experimentar.

A TÁCTICA

A táctica é um 451 (433) idealizado por mim e assenta nos princípios base que eu mais gosto no futebol: controlo de bola, passe e movimentação constante dos jogadores.

Não é nenhuma táctica infalível, e não esperem com ela ganharem ao Barcelona com o Estrela da Amadora, ou ganhar a Champions com o Braga na primeira época.

É uma táctica que penso pode resultar com qualquer equipa, grande ou pequena. O importante é que escolham bem os jogadores a utilizar em cada posição.

benficatacticsteam.png

A táctica apresenta uma defesa em linha constituída por 4 jogadores (2 centrais e 2 laterais). Os 2 laterais têm instrução para subirem bastante no terreno para o apoio ao ataque. Mas adiante falarei das características que eles devem ter, assim como quais os movimentos preferidos que devem ser treinados.

O meio campo é constituído por 3 jogadores. Um trinco que se limita a defender, uns construtor de jogo que é um grande pensador e organizador da equipa, e um médio de ataque que irá funcionar como um segundo avançado.

O Ataque, é composto por um avançado interior, um avançado e um construtor de jogo. O avançado terá muitas vezes a tendência de recuar no terreno para abrir espaços para o avançado interior e para o médio ofensivo, por isso não esperem que seja um goleador com 80 golos no final da época.

O construtor de jogo (que joga no lado direito), irá compensar um pouco as constantes subidas do médio ofensivo do meio campo, ajudando a equilibrar.

Como vêm, a táctica tem por base uma lógica, uma ideia de jogo.

INSTRUÇÕES À EQUIPA

Em relação às Instruções da Equipa, a aposta é no passe curto e por isso resolvi diminuir um pouco a largura da equipa. A pressão que utilizo é alta e por isso faz sentido accionar a opção do contra-ataque. Desta maneira quando recupero a bola, a equipa entra de imediato em modo de ataque.

A opção defesa em linha, está accionada por neste momento possuo defesas rápidos (velocidade de pelo menos 12). No entanto, se tiveres defesas lentos, convém desligar esta opção.

INSTRUÇÕES INDIVIDUAIS

Foram alteradas, relativamente às instruções por defeito, algumas das instruções individuais. Vou em seguida explicar quais, e mais importante, o motivo dessas alterações:

Guarda-Redes: sem alterações

Laterais: Alterada o modo de marcação. Agora marcam ao homem e com marcação apertada. O motivo desta alteração era o espaço excessivo que eram dado aos extremos adversários com uma marcação à zona.

Defesas Centrais: Pequena redução da mentalidade e na pressão. O objectivo foi fixar mais os centrais, impedindo que saíssem tanto da sua zona para irem defender/cobrir outros jogadores/espaços.

Trinco: Pequena redução da pressão, para evitar que saia tanto de posição

Médios Centro: Pequena redução da pressão do Criador de Jogo Avançado, e colocado para raro os remates de longe do Médio Centro.

Avançados interiores: A principal alteração é a colocação do jogo largo para normal em vez do cortar para dentro que vem por defeito. Isto foi feito apenas porque naquela posição tenho jogadores com bons atributos de decisão. Caso não tenhas, mantém a opção de cortar para dentro.

Avançado: Apenas foram reduzidos os remates de longe.

Para além destas instruções, também foram alteradas todas as instruções para as bolas paradas. Não vou aqui descrever todas essas alterações, no entanto posso dizer que os cantos são marcados ao primeiro poste e como tal o vosso melhor defesa central em termos de jogo aéreo deve ser colocado para atacar o primeiro poste.

QUE JOGADORES ESCOLHER - CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS PREFERIDOS

Eu sou da opinião que o segredo de uma boa táctica são... os jogadores. A escolha dos jogadores certos pode fazer a diferença entre uma táctica/equipa de sucesso, ou uma época para esquecer.

benficatacticsplayer.png

O FM tem uma ajuda enorme na escolha dos jogadores certos para uma determinada posição. Basta ir à táctica, na parte dos jogadores, e podemos ver para cada posição quais os atributos que são mais relevantes. É precisamente este guia que eu utilizo.

Para além dos atributos correctos, é essencial que os jogadores possuam os movimentos preferidos correctos para complementar a táctica:

Laterais: "Chegar à frente sempre que possível", "Marca adversários em cima", "Gosta de passar para mudar o flanco" e "Passar a bola por um lado e ir buscar pelo outro"

Trinco: "Joga curto e simples", "Marca adversários em cima", "Desarma adversários"

Construtor de Jogo: "Tenta desmarcações muita vezes", "Gere o ritmo de jogo", "Procura o passe em vez do golo", "Gosta de passar para mudar o flanco"

Médio Centro: "Chega à frente sempre que possível", "Tenta desmarcações sempre que possível"

Avançados Interiores: "Explora os espaços", "Jogar no limite do fora de jogo", "Procurar fazer tabelas"

Avançado: "Vem perto buscar jogo", Jogar no limite do fora de jogo", "Explora os espaços"

TREINO DE EQUIPA E INDIVIDUAL

Começando pelo treino de equipa, gosto de fazer uma clara distinção entre a pré-época e o restante da época.

benficatrainingteam1.png

Na pré-época o essencial é melhorar a parte física dos jogadores ao mesmo tempo que aprender a táctica. Assim aplico treino físico com intensidade muito alta durante 3 ou 4 semanas, seguido de duas semanas de treino de coesão de equipa, igualmente com intensidade muito alta, durante duas semanas.

Durante esse período, plano de treino está todo puxado para a esquerda, o que significa que 50% do tempo é passado na preparação do jogo, e o foco dado é apenas na parte táctica. Durante a pré-época não dou descanso nem antes nem após os jogos, e procuro fazer jogos amigáveis de 4 em 4 dias. O ultimo jogo amigável será uma semana antes do primeiro jogo oficial.

A pré época terá uma duração total de 5 ou 6 semanas, e acabará uma semana antes do primeiro jogo oficial.

benficatrainingteam2.png

Após o treino de pré-época, mudo para o treino da época normal, que durará até ao final da época.

Durante este período, aplico treino equilibrado com uma intensidade média. O plano de jogo é reduzido para 30% e o foco dado será nos movimentos atacantes. Será dado descanso à equipa após cada jogo.

OUTRAS QUESTÕES RELEVANTES

Tamanho do Campo: Standard (104x68 metros)

Instruções ao Adversário: Peço ao treinador adjunto para dar essas instruções. Caso o vosso treinador adjunto dê desarme duro em muitos jogadores adversários, retirem manualmente essa instrução.

Instruções aos Jogadores: é uma questão de usar a lógica. Não vou estar aqui a dar todas as hipóteses, mas basicamente é pedir a vitória quando somos favoritos, dar na cabeça quando estamos a perder, felicitar quando ganhamos.

RESULTADOS

Esta táctica foi utilizada em vários saves que fiz, com equipas como o Benfica, Napoli e Tottenham. Em todos os saves obtive sucesso, ganhando o campeonato na primeira época. Os resultados que aqui apresento é do meu save mais logo, e que continuo a jogar, e que já leva 7 época completas. Este save está a ser feito com o Benfica.

82082425.png

pedrodomingosoverviewpr.png

Como podem ver é uma táctica que para além de garantir uma boa percentagem de vitórias, apresenta uma média de golos superior a 3 por jogo em oposição a apenas 0,5 golos sofridos por jogo.

Não vou colocar aqui mais imagens de resultados neste momento, mas caso pretendam alguma imagem especifica deste save é só pedir que eu colocarei.

DOWNLOAD

Depois deste longo testamento, e do qual peço já desculpas, só falta mesmo o link para download. Espero que experimentem, e qualquer dúvida é só passar pelo forum!

TÁCTICA KS451

Um pedido de desculpas final pelo facto das imagens estarem em inglês. Obrigado a todos! :compinchas:

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Bom post amigo! Apesar de não ir usar, aposto que vai ser um sucesso! Como também já ajudei algum pessoal, acho que é de louvar quem os outros ajuda! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Tou a usar uma tática e tenho a equipa com um nível de habituação elevado. Se mudar de tática poderei ter maus resultados?

Não tou a conseguir fazer o download. Dá-me sempre erro.

Compartilhar este post

Link para o post

Tou a usar uma tática e tenho a equipa com um nível de habituação elevado. Se mudar de tática poderei ter maus resultados?

Não tou a conseguir fazer o download. Dá-me sempre erro.

Ainda agora testei o link, e fez o download sem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda agora testei o link, e fez o download sem problemas.

Nao dá no meu. Nem no Chrome nem no IE :angry:

Dá pra colocares noutro site?

Será que tenho de me registar?

Compartilhar este post

Link para o post

Não te precisas registar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não é preciso registar.

Se quiseres, envia-te o teu mail por PM, que eu depois envio-te a táctica.

Mais alguém está a ter problemas em fazer o download.

Compartilhar este post

Link para o post

Ñ percebi mt bem duas coisas..

1 - Durante a época no treino de jogo metes sempre Mov. Atacantes?

2 - Como fazes na preparação de jogo? Eu contra equipas mais fracas meto Mov. Atacantes; contra equipas mais fortes ponho Psicionamento Def.; equipas semelhantes em casa Mov. Atacantes e fora Posicionamento Def. Que te parece?

Compartilhar este post

Link para o post

Ñ percebi mt bem duas coisas..

1 - Durante a época no treino de jogo metes sempre Mov. Atacantes?

2 - Como fazes na preparação de jogo? Eu contra equipas mais fracas meto Mov. Atacantes; contra equipas mais fortes ponho Psicionamento Def.; equipas semelhantes em casa Mov. Atacantes e fora Posicionamento Def. Que te parece?

Durante a época:

- Treino é sempre Equilibrado com intensidade média.

- Preparação de jogo é sempre em Movimentos Atacantes com uma intensidade 30%. Sempre, sejam quais forem os adversários.

Treino e Preparação de jogo são duas coisas diferentes.

Eu opto por fazer assim, porque da experiencia que tenho com a táctica é como resulta melhor. No entanto, se quiseres fazer dessa maneira, força. Deve correr bem também.

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Durante a época:

- Treino é sempre Equilibrado com intensidade média.

- Preparação de jogo é sempre em Movimentos Atacantes com uma intensidade 30%. Sempre, sejam quais forem os adversários.

Treino e Preparação de jogo são duas coisas diferentes.

Eu opto por fazer assim, porque da experiencia que tenho com a táctica é como resulta melhor. No entanto, se quiseres fazer dessa maneira, força. Deve correr bem também.

A parte de Treino Geral eu percebi, tb faço assim, Equilibrado - Médio; Treino para Jogo eu tenho, Trabalho emequipa e descansar no dia a seguir ao jogo ( salvo erro tu aqui metes toda a época Movimentos atacantes, certo?)

Já agora como fazes para a preperação de jogo, tens algo em especifico????

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi a tua pergunta.

Acabei, no post anterior de explicar como faço o treino e a preparação de jogo.

O que é isso de Treino para Jogo que tu falas agora? :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi a tua pergunta.

Acabei, no post anterior de explicar como faço o treino e a preparação de jogo.

O que é isso de Treino para Jogo que tu falas agora? confuso.gif

Vai Lá a cima ao teu scren e tens tres cenas distintas para configurar

1 Canto superior esquerdo - General Training ( Pré época - FISICO / MUITO ALTO; Época EQUILIBRADO/MÉDIO)

2 Canto Superior Direito - Match Training ( Pré época - TACTICO APENAS sem descanso antes ou depois dos jogos; Época MOV. ATACANTES com descanso a seguir ao jogo, eu aqui tenho TRABALHO EM EQUIPA)

3 Nos quadrados antes do dia do jogo tens - Match Preparation ( Fazes algo de especifico aqui?)

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, já percebi.

Mas olha, não sei se sabes mas o Match Training (canto superior) direito é a mesma coisa que o Match preparation (quadrado antes dos jogos).

A diferença é que no Match Training tu defines para todos os jogos, e no Match Preparation podes ir jogo a jogo mudar.

Por exemplo se tu no Match Training tens Movimento atacante, mas depois antes de um determinado jogo vais colocar no Match Preparation Posicionamento defensivo, no fundo estás a anular para esse jogo o treino em movimento atacante.

Como disse anteriormente, deixo movimentos atacantes para todos os jogos, e por isso não altero nada no match preparation.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei.

Acho que está uma táctica muito bem conseguida, bem estruturada, boa posse de bola, bom número de remates e criação de oportunidades. Interessante o pormenor de ter um avançado interior e do lado oposto um construtor de jogo avançado sem jogo largo. A única coisa a apontar é que podias tirar os remates de longe aos jogadores. Usas instruções de banco para retirar os remates de longe?

Utilizando esta táctica com equipas mais fortes, é capaz de funcionar bem alterá-la para um estilo fluido ou até muito fluido

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, já percebi.

Mas olha, não sei se sabes mas o Match Training (canto superior) direito é a mesma coisa que o Match preparation (quadrado antes dos jogos).

A diferença é que no Match Training tu defines para todos os jogos, e no Match Preparation podes ir jogo a jogo mudar.

Por exemplo se tu no Match Training tens Movimento atacante, mas depois antes de um determinado jogo vais colocar no Match Preparation Posicionamento defensivo, no fundo estás a anular para esse jogo o treino em movimento atacante.

Como disse anteriormente, deixo movimentos atacantes para todos os jogos, e por isso não altero nada no match preparation.

Ok Ok! Já Percebi :-) Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo feedback.

Não uso qualquer tipo de instruções de banco. Sobre os remates de longe, toda a equipa tem os remates de longe em raro, com excepção dos dois laterais e do trinco.

No entanto, e pelo menos na minha equipa, é muito raro eles rematarem de longe. Eu deixei nestes jogadores os remates de longe no valor médio, para não limitar demasiado a sua acção no campo.

Em jogadores com pouca liberdade criativa e baixa mentalidade, não convém (na minha opinião) restringir em demasia as suas funções (remates de longe, cruzamentos, passes a rasgar, etc). Quanto menor a liberdade criativa, menos o jogador vai fugir das suas instruções... e se tu limitas a LC... e ao mesmo tempo limitas as instruções... às duas por três tens um jogador que não sabe o que ha-de fazer no campo.

Por esse motivo, só limitei os remates de longe nos jogadores mais criativos... ou seja... do meio campo para a frente.

Sobre o teu ultimo comentário, de alterar o estilo para fluido ou muito fluido, nunca experimentei, mas penso que só mudar o estilo (sem fazer mais nada) iria estragar táctica.

No entanto, se a acompanhar essa mudança de estilo, se colocassem os laterais com função de ataque e talvez o avançado (e mesmo um dos extremos) com a função de apoiar... talvez resultasse! :)

Editado por Keyzer Soze

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelo feedback.

Não uso qualquer tipo de instruções de banco. Sobre os remates de longe, toda a equipa tem os remates de longe em raro, com excepção dos dois laterais e do trinco.

No entanto, e pelo menos na minha equipa, é muito raro eles rematarem de longe. Eu deixei nestes jogadores os remates de longe no valor médio, para não limitar demasiado a sua acção no campo.

Em jogadores com pouca liberdade criativa e baixa mentalidade, não convém (na minha opinião) restringir em demasia as suas funções (remates de longe, cruzamentos, passes a rasgar, etc). Quanto menor a liberdade criativa, menos o jogador vai fugir das suas instruções... e se tu limitas a LC... e ao mesmo tempo limitas as instruções... às duas por três tens um jogador que não sabe o que ha-de fazer no campo.

Por esse motivo, só limitei os remates de longe nos jogadores mais criativos... ou seja... do meio campo para a frente.

Sobre o teu ultimo comentário, de alterar o estilo para fluido ou muito fluido, nunca experimentei, mas penso que só mudar o estilo (sem fazer mais nada) iria estragar táctica.

No entanto, se a acompanhar essa mudança de estilo, se colocassem os laterais com função de ataque e talvez o avançado (e mesmo um dos extremos) com a função de apoiar... talvez resultasse! :)

Sim, mas não tens a LC baixa, está normal e apenas limitas uma instrução.

Deixa cá experimentar tirar os remates de longe e por este pessoal em modo fluido :-)

Ah... e isto

fcportovolympiakosanlis.png

É só uma opinião, mas acho que na frente afunila muito, os 3 avançados estão praticamente uns em cima dos outros

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz a experiência :-) o jogo desta SS ficou 4-0

Alterações

Mudei a filosofia para fluido;

Linha defensiva subiu até ao máximo

Construtor de jogo (MCE)

jogador alvo: avançado recuado c/ passe para o pé

Perder Tempo reduzido (estava em 8, passou para 4)

Retirado remates de longe

Estatísticas do jogo

Remates: 24 contra 3

Remates à baliza: 8 contra 1

62% posse de bola

85% passes conseguidos

Compartilhar este post

Link para o post

É uma outra táctica, que de certeza funcionara muito bem.

Uma vez vi um post do wwfan (do site da SIGAMES, é o bacano que criou o TC e ajudou a desenvolver o motor de jogo) e ele disse algo que faz sentido:

A filosofia é algo que deve ser a primeira coisa a definir, e é própria de cada treinador. Ao fim a cabo é a espinha dorsal da táctica.

Eu gosto de jogar sempre com uma filosofia equlibrada, mas concordo que todas as outras filosofias também são boas, e talvez até melhores :)

Compartilhar este post

Link para o post

É uma outra táctica, que de certeza funcionara muito bem.

Uma vez vi um post do wwfan (do site da SIGAMES, é o bacano que criou o TC e ajudou a desenvolver o motor de jogo) e ele disse algo que faz sentido:

A filosofia é algo que deve ser a primeira coisa a definir, e é própria de cada treinador. Ao fim a cabo é a espinha dorsal da táctica.

Eu gosto de jogar sempre com uma filosofia equlibrada, mas concordo que todas as outras filosofias também são boas, e talvez até melhores :)

Claro que sim, o importante é que haja coerência nas instruções. A filosofia é ao jeito de cada um :-)

Se quiseres vê isso dos avançados, comigo ficam colados uns aos outros mas pode ser que contigo não aconteça. Os movimentos preferidos podem ter influência nestes posicionamentos.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...