Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Red

[Ajuda] Colocar SSD em Portátil

Publicações recomendadas

Como vai a vida? Esqueçam não quero saber. lol.gif

Tenho um portátil já com um ano e pouco e tenho um disco bastante lento para o meu gosto. Tem 640GB mas é só de 5400rpm. Queria comprar um SSD para disco principal, removia o leitor de DVDs e colocava uma bay com o disco actual para disco de armazenamento.

Basicamente queria gastar no máximo 150/160€. Tendo em conta que uma optibay na Amazon custa à volta de 30€, que disco aconselham?

Mas principalmente como se processa a instalação? Retiro o actual e coloco o novo sem fazer nada na BIOS? (nem sei se isto tem BIOS ou UEFI ou o crl). Igualmente para o disco no lugar do DVD, é preciso alterar alguma coisa? Aqui suponho que não porque irá comportar-se como se fosse um DVD correcto?

Editado por Karel Poborsky

Compartilhar este post

Link para o post

No ebay são ligeiramente mais baratas, mas não faço ideia de que marca é a que andas a ver.

Basicamente é sacar a drive DVD fora, meter o disco na optibay, e neste ponto tens que alguma atenção porque existem discos SSD de 1,8" e de 2.5", tens que comprar um disco igual ao espaço que optibay que comprares tenham, senão ou não cabe ou fica a nadar lá dentro. Metes a optibay no sitio, e quando inicias vais à bios, e alteras no menu de boot a ordem de arranque.

Depois é só instalar tudo no SSD.

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar expliquei mal.

O SSD vai para a slot do portátil. O HDD é que vai para a caddy do DVD. Já estive a ver, até tenho um portátil bem fácil de fazer.

Estou a pensar comprar um Samsung 840 PRO de 128gb + Universal Caddy de 12.7mm e fica em 155,89€, dentro do que pretendia gastar. Tenho de passar na loja para ver têm stock.

Compartilhar este post

Link para o post

Não quero gastar mais Drope. Esse 840 não é PRO, acho que o 840 PRO tenho escrita mais rápida. Para além disso, essa bay não dá para o meu, tem de ser de 12.7mm

Um disco de 640gb/5400rpm é ruim ?

Para mim é. Basta estar a sacar um torrent a 2MB/s, a extrair um .rar de 7gb e para estar a navegar no browser já fica complicado.

Não quero gastar mais Drope. Esse 840 não é PRO, acho que o 840 PRO tenho escrita mais rápida. Para além disso, essa bay não dá para o meu, tem de ser de 12.7mm

In a second thought...

Devem ser diferenças marginais no dia-a-dia. Essa loja envia para casa de borla?

Editado por Karel Poborsky

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim é. Basta estar a sacar um torrent a 2MB/s, a extrair um .rar de 7gb e para estar a navegar no browser já fica complicado.

Só estou a perguntar porque é exactamente igual ao meu e safa-se bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Para os padrões actuais já é bem lento. Se calhar para utilização diária é capaz de safar, para algo mais já não é tão bom assim.

Compartilhar este post

Link para o post

In a second thought...

Devem ser diferenças marginais no dia-a-dia. Essa loja envia para casa de borla?

Era o que ia dizer, as diferenças iam ser marginais e não irias notar sequer. Alem de que em SSD, acho preferivel ficar logo com mais espaço dado este preço ;)

Em relação aos portes, a PCDiga oferece portes de encomendas iguais ou superiores a 200€. Tip: Liga para la, dizes que queres fazer la a primeira compra, e pergunta dos portes a ver se pega, o pessoal da Diga é 5* e talvez te ofereçam, já me aconteceu ;)

De resto fica aqui a tabela deles ;)

http://www.pcdiga.com/nm_quemsomos.php?id=35

Num portátil então as diferenças são bem significativas. Eu comprei um em Janeiro, mas como tinha um SSD foi a primeira coisa que troquei. Era tambem um de 5400rpm, que equipa grande parte dos portateis.

Editado por Drope

Compartilhar este post

Link para o post

Sabes se essa promoção vai continuar mais dias? Queria encomendar na segunda-feira e há o risco de me lixar.

Entretanto estive a reflectir acho que não vou comprar a Bay. Meter o disco em SataI (velocidade da porta do DVD) ou colocar numa caixa externa usb 3.0... compensa mais ser a segunda opção.

Compartilhar este post

Link para o post

Sabes se essa promoção vai continuar mais dias? Queria encomendar na segunda-feira e há o risco de me lixar.

Entretanto estive a reflectir acho que não vou comprar a Bay. Meter o disco em SataI (velocidade da porta do DVD) ou colocar numa caixa externa usb 3.0... compensa mais ser a segunda opção.

Não sei. Mas já tem esta promoção pelo menos faz 2/3 semanas ;) Mas faz a encomenda hoje pelo site, e amanha de manha liga para eles a pedir para enviar somente na sexta e dá o toque em relação aos portes ;) Não deverão levantar qualquer problema em relação a isso ;)

E sim, é uma boa solução usares o outro para disco externo ;)

EDIT: Pede para falar com o João Mascarenhas, um gajo 5* (Leiria)

Editado por Drope

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Drope. Agora vou reportar o teu post por abuso de bonecos ;)

hahaha.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Drope. Agora vou reportar o teu post por abuso de bonecos ;)

hahaha.

:lolada: Só me apercebi agora da quantidade deles..Shame on me :-|

Compartilhar este post

Link para o post

Como vai a vida? Esqueçam não quero saber. lol.gif

Tenho um portátil já com um ano e pouco e tenho um disco bastante lento para o meu gosto. Tem 640GB mas é só de 5400rpm. Queria comprar um SSD para disco principal, removia o leitor de DVDs e colocava uma bay com o disco actual para disco de armazenamento.

Basicamente queria gastar no máximo 150/160€. Tendo em conta que uma optibay na Amazon custa à volta de 30€, que disco aconselham?

Mas principalmente como se processa a instalação? Retiro o actual e coloco o novo sem fazer nada na BIOS? (nem sei se isto tem BIOS ou UEFI ou o crl). Igualmente para o disco no lugar do DVD, é preciso alterar alguma coisa? Aqui suponho que não porque irá comportar-se como se fosse um DVD correcto?

Não tens de fazer rigorosamente nada, só tens de estar muito atento à interface da caddy que comprares, existe IDE e SATA, tens de ver qual é a interface usada pelo teu DVD. De resto, é um processo muito simples.

Não se comporta como se fosse um DVD mas sim como um segundo disco rígido, em todos os sentidos. O computador não sabe que tens um DVD porque está ligado àquela interface, sabe que tens um DVD porque efetivamente tens uma drive de um lá ligada.

Ah, e recomendo colocar o SSD no local onde tens agora o teu disco de 640GB, porque a interface IDE/SATA onde ligas o DVD é normalmente mais lenta.

Em matéria de recomendações, depende das tuas ambições. Eu fiquei satisfeito com um SSD SATA2 de 60GB, primeiro porque só queria colocar lá o SO, Visual Studio e Office, e 2º porque era SATA2, que é a versão SATA mais atual que o meu portátil suporta.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Encomendei ontem as 17h e entretanto já chegou. Bem rápidos.

@Drope, não liguei para lá, mandei vir sem me chorar pelos portes. Eram só 4€... às vezes devo gastar mais do que isso em gasóleo. icon_mrgreen.gif Parece ser uma loja muito fixe.

Compartilhar este post

Link para o post

Encomendei ontem as 17h e entretanto já chegou. Bem rápidos.

@Drope, não liguei para lá, mandei vir sem me chorar pelos portes. Eram só 4€... às vezes devo gastar mais do que isso em gasóleo. icon_mrgreen.gif Parece ser uma loja muito fixe.

Boa compra. E sim, a PcDiga funciona bastante bem. Na minha opinião, é a melhor loja de informática do país, tem sempre uma boa relação de oferta e preço, alem de serem 5* . Agora é montar isso e ficas com um portátil "novo" :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje não devo ter tempo, só devo tratar disso amanhã, ainda tenho de fazer backup de algumas coisas. Mas espero melhorar a performance disto em 3x pelo menos.

Se os gajos forem sempre assim são muito competentes. Eu não contava com isto hoje em casa ainda hoje, costumam sempre esperar por fornecedores e essas coisas. Mas ainda bem. Podiam eram abrir filial no Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Se fizeres sempre uma encomenda até as 17H segue logo por correio nesse dia. Tendo o stock em site, no dia seguinte tens sempre o material ;) Em relação à loja em si, o seu principal mercado é mesmo a loja de Leiria, que foi a primeira deles, e as vendas são feitas maioritariamente pelo site. Abriram loja em Lx, mas o sucesso não é tanto por assim dizer, sobretudo porque o armazem deles é sempre em Leiria. Pessoalmente prefiro comprar algo pelo site, e esperar que esteja cá no dia seguinte em vez de ir a Lx :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

In a second thought...

Já notei o mesmo. Tinha um disco de 500gb a 5400 e nunca tive grandes problemas, entretanto mudei para um de 1 tera a 5400 mas noto que é mais lento. Se tiver a sacar algo grande o PC fica lento a escrever e antes não ficava. Não entendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Já notei o mesmo. Tinha um disco de 500gb a 5400 e nunca tive grandes problemas, entretanto mudei para um de 1 tera a 5400 mas noto que é mais lento. Se tiver a sacar algo grande o PC fica lento a escrever e antes não ficava. Não entendo.

Eventualmente porque é um disco que tem pouca cache e isso influencia a velocidade que ele vai ao ter acesso a dados. Os discos rígidos têm todos uma cache integrada que serve mais ou menos de buffer, para guardar os resultados das últimas leituras do disco, e para fazer o prefetch, ou seja vai guardar a informação que ele julga que vai ser necessária, e utilizada futuramente.

Basicamente quanto maior for a cache, menor será o número de acessos, aumentando assim a performance.

Compartilhar este post

Link para o post

OMG ISTO VOA!!!

Que cena mais genial, isto reinicia em segundos. Utópico mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

OMG ISTO VOA!!!

É uma sensação do crl não é?

Compartilhar este post

Link para o post

É brutal mesmo. O problema é depois no trabalho apanhares com uma carcaça que até te saltam os cabelos :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

OMG ISTO VOA!!!

Tens um portátil novo e agora não vais querer outra coisa :)

Tem ainda uns tweaks recomendados para os SDD

Increase System Speed

Disable indexing

Description: Indexing creates and maintains a database of file attributes. This can lead to multiple small writes when creating/deleting/modifying files. Searching for files will still work.

Instructions: Start Menu -> Right-Click Computer -> Manage -> Services and Applications -> Services - > Right-Click Windows Search -> Startup type: Disabled -> OK

Disable defragmentation

Description: Defragmenting a hard disk's used space is only useful on mechanical disks with multi-millisecond latencies. Free-space defragmentation may be useful to SSDs, but this feature is not available in the default Windows Defragmenter.

Instructions: Start Menu -> Right-Click Computer -> Manage -> Services and Applications -> Services - > Right-Click Disk Defragmenter -> Startup type: Disabled -> OK

Disable Write Caching

Description: There is no cache on the SSD, so there are no benefits to write caching. There are conflicting reports on whether this gains speed or not.

Instructions: Start Menu -> Right-Click Computer -> Manage -> Device Manager -> Disk drives -> Right-Click STEC PATA -> Properties -> Policies Tab -> Uncheck Enable write caching -> OK

Configure Superfetch

Description: Frees up RAM by not preloading program files.

Instructions: On second glance, I would recommend leaving this one alone. However, there are some customizations that you can follow in the post below.

Firefox - Use memory cache instead of disk cache

Description: If you use Firefox, there's a way to write cached files to RAM instead of the hard disk. This is not only faster, but will significantly reduce writes to the SSD while using the browser.

Instructions: Open Firefox -> Type about:config into the address bar -> Enter -> double-click browser.cache.disk.enable to set the value to False -> Right-Click anywhere -> New -> Integer -> Preference Name "disk.cache.memory.capacity" -> value memory size in KB. Enter 32768 for 32MB, 65536 for 64MB, 131072 for 128MB, etc. -> restart Firefox

Free up extra drive space

Disable the Page File

Description: Eliminate writing memory to the SSD, free over 2GB of disk space. Warning - If you run out of memory the program you're using will crash.

Instructions: Start Menu -> Right-Click Computer -> Properties -> Advanced System Settings -> Settings (Performance) -> Advanced Tab -> Change -> Uncheck Automatically manage -> No paging file -> Set -> OK -> Restart your computer

Alternatively, if you want to play it safer, you can set a custom size of 200MB min and max.

Disable System Restore

Description: Don't write backup copies of files when installing new programs or making system changes. Can free up between a few hundred MB to a couple GB. Warning - Although unlikely, if a driver installation corrupts your system, there won't be an automatic way to recover.

Instructions: Start Menu -> Right-Click Computer -> Properties -> Advanced System Settings -> System Protection Tab -> Configure -> Turn off system protection -> Delete -> OK

Disable Hibernate

Description: You may free up 1GB of space on the SSD if you have 1GB of memory, 2GB of space if you have 2GB memory. You will lose the hibernation feature which allows the equivalent of quick boots and shutdowns.

Instructions: Start Menu -> Type cmd -> Right-Click the cmd Icon -> Run as Administrator -> Type powercfg -h off -> Type exit

Verifica tambem se o teu SSD tem o ultimo Firmware disponivel ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...