Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM 2013] 451, 433 para chorar e pedir por mais

Publicações recomendadas

Bom, como prometido, cá venho partilhar as duas tácticas que estou a usar, uma no Sp. Espinho e outra no FC Porto... isto dos miúdos e graúdos era uma analogia aos pequeninos do Espinho e aos grandes FC Porto. Ok, era uma chalaça.

Primeiro ponto: Não há tácticas mágicas!!! Acabaram neste FM e especialmente com o penúltimo patch

Dito isto, avancemos com a apresentação da táctica dos pequeninos.

Recuperei alguns conceitos que utilizei em patch anteriores, optando por dois construtores no meio-campo e um trequartista na frente, com uma estratégia de ataque e uma filosofia muito fluida. Porém, tendo em atenção a excelência dos atributos dos jogadores nas equipas da 2ª B (ironia), achei que poderia ter melhores resultados optando por uma LC (liberdade criativa para os mais desatentos) mais rígida.

espinhotcticasequipa.png

Apesar de dois jogadores no meio-campo terem papeis de construtores, optei por não designar nenhum nas instruções. Pareceu-me que desta forma iria poupar o jogador a uma sobrecarga desnecessária, pois a equipa teria tendência para focar o passe nesse jogador e podendo ser alvo de marcação correria o risco de perder a posse. Assim, a ideia é dar movimento aos jogadores (mais mobilidade) na tentativa de desequilibrar o adversário. Também os 3 atacantes fundamentam-se na movimentação.

Resultados:

Como podem ver, o início da época passada foi complicada, mas a partir de finais de Outubro com a equipa mais rodada na táctica os resultados começaram a aparecer.

espinhojogosprograma.png

espinhojogosprograma2.png

Quanto a treinos é fácil: estão na 2ª B, a equipa nem é profissional portanto andam a semana toda no regabofe. Usei treino geral Equilibrado e preparação de jogo Movimento Atacante.

Palestras: não vou ter que dizer nada sobre isto, pois não ?!

Instruções de Banco: A táctica tanto funciona com estratégia Controlar como Atacar, mas deu-me mais rendimento quando optei por Atacar e sem instruções de banco. Quando optei por Controlar, usei estes: Jogar a partir da Defesa, Pressionar mais à Frente, Jogar mais Aberto, Correr para cima da Defesa, Levar a Bola até à Área, Levar a Bola ao ataque, Importunar Adversários.

Download da Táctica

Parte 2: Graúdos

Bom, agora é que a coisa é mais complicada. A táctica que uso no Porto segue o mesmo sistema táctico do Espinho (433) mas com instruções diferentes e papéis dos jogadores também diferentes. Para além disto, consoante os adversários faço pequenas alterações aos papeis dos jogadores e é natural que assim seja, pois contra uma equipa mais fraca posso dar-lhes funções mais ofensivas e contra equipas mais fortes, funções mais posicionais para manter a equipa mais coesa.

Também aqui a estratégia é Atacar e a filosofia muito fluida, mas isto já foi uma evolução em relação à primeira época (usava Fluido). Naturalmente que os jogadores do FC Porto permitem-me dar-lhes mais LC, não quero restringi-los de praticarem o seu futebol.

Dado que faço estas tais alterações vou deixar-vos umas SS para se perceber melhor

Esta é a versão mais recente e que vou usar na nova época, pelo menos durante a pré-época

fcportotcticasequipa2.png

Contra equipas mais fortes ou em jogos fora contra equipas chatas, uso assim (exemplo: final da Liga Europa Man United 0 FC Porto 2... completamente dominados)

fcportotcticasequipa3.png

De resto, uso assim:

fcportotcticasequipa4.png

Em duas épocas ganhei tudo internamente, campeonato, supertaça, taça da liga, taça de portugal... excepto a taça de portugal da última época, perdi 2-1 contra o Rio Ave porque tive que jogar com as reservas porque os estupores dos seleccionadores nacionais levaram-me os gajos para estágio ainda faltava o jogo da taça. Na 1ª época perdi contra o Man City nos 4ºs final da LC e na 2ª época ganhei a Liga Europa... o que também quer dizer que fiquei em 3º lugar no grupo da LC :-)

Resultados:

2ª Época

fcportojogosprograma7.png

fcportojogosprograma8.png

fcportojogosprograma9.png

1ª Época

fcportojogosprograma10.png

fcportojogosprograma11.png

fcportojogosprograma12.png

Nunca senti necessidade de usar instruções de banco, mas lá está tem também a ver com a forma como decorrem os jogos.

Download da táctica

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, esqueci-me de dizer que nas instruções ao adversário faço pressão sempre e levar para pé fraco aos jogadores do meio-campo e ataque. Na táctica do Porto, sigo as instruções do meu assman.

Compartilhar este post

Link para o post

É a formação que tenho usado deste o FM 2008. :compinchas:

O resto já é um bocado diferente, mas gostei das tuas abordagens (e das épocas).

Compartilhar este post

Link para o post

Que tática me aconselharias para o meu Estoril na terceira época a lutar por um lugar de acesso á LC ?

Cumprimentos

Editado por JM10PT

Compartilhar este post

Link para o post

Que tática me aconselharias para o meu Estoril na terceira época a lutar por um lugar de acesso á LC ?

Cumprimentos

Destas duas? Depende do teu plantel, é uma questão de experimentares ambas.

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que tenho visto nos vários post's , tu tens conseguido grandes percentagens de posse e tens feito futebol altamente ofensivo , que é o que eu pretendo impor em qualquer equipa , não percebi um aspeto na tua tática , porque usas liberdade criativa muito expressiva ?

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que tenho visto nos vários post's , tu tens conseguido grandes percentagens de posse e tens feito futebol altamente ofensivo , que é o que eu pretendo impor em qualquer equipa , não percebi um aspeto na tua tática , porque usas liberdade criativa muito expressiva ?

1º Já não estou a usar estas tácticas e não faço ideia se estão a funcionar bem

2º Respondendo à tua questão: liberdade criativa tem a ver com o poder de decisão que se atribui aos jogadores e eu defendo que não se deve restringir as opções dos jogadores, pelo contrário, devem estar mais à vontade para explorarem o seu futebol, no caso do FM, os seus atributos.

Mas pela pergunta que fizeste, está cá a parecer-me que achas que liberdade criativa tem a ver com criatividade :-)

Compartilhar este post

Link para o post

1º Já não estou a usar estas tácticas e não faço ideia se estão a funcionar bem

2º Respondendo à tua questão: liberdade criativa tem a ver com o poder de decisão que se atribui aos jogadores e eu defendo que não se deve restringir as opções dos jogadores, pelo contrário, devem estar mais à vontade para explorarem o seu futebol, no caso do FM, os seus atributos.

Mas pela pergunta que fizeste, está cá a parecer-me que achas que liberdade criativa tem a ver com criatividade :-)

Ahah , exato , mas tal como a mentalidade também tem haver com várias outras coisas , acredito que a Liberdade criativa também influencia outras coisas que não apenas a criatividade

Eu tive a fazer alguns testes , e acontece que na tática em que tenho mais posse , é quando ponho os jogadores com mentalidade defensiva , e mesmo assim tenho excelentes resultados e pratico excelente futebol , mas a tática não me convence porque acho irreal uma equipa que seja defensiva jogar um futebol tão apoiado e tão bonito de se ver , pelo que quero impor isso mas com estilo de jogo de ataque , nao de mentalidade defensiva :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ahah , exato , mas tal como a mentalidade também tem haver com várias outras coisas , acredito que a Liberdade criativa também influencia outras coisas que não apenas a criatividade

Eu tive a fazer alguns testes , e acontece que na tática em que tenho mais posse , é quando ponho os jogadores com mentalidade defensiva , e mesmo assim tenho excelentes resultados e pratico excelente futebol , mas a tática não me convence porque acho irreal uma equipa que seja defensiva jogar um futebol tão apoiado e tão bonito de se ver , pelo que quero impor isso mas com estilo de jogo de ataque , nao de mentalidade defensiva :mrgreen:

Não é uma questão de crença :-) ambas influenciam todos os aspectos / comportamento dos jogadores.

Não precisas de ter uma mentalidade defensiva para ter muita posse, aliás deves ter mexido por tua conta em todas as instruções :biggrin: ... o que, convém dizer, é mau de se fazer a não ser que percebas muito bem no que estás a mexer. Podes ganhar uns jogos e parecer que a equipa está a jogar bem, mas de repente vais ficar a pensar "então que se passa? isto estava a correr tão bem e agora nada" :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Não é uma questão de crença :-) ambas influenciam todos os aspectos / comportamento dos jogadores.

Não precisas de ter uma mentalidade defensiva para ter muita posse, aliás deves ter mexido por tua conta em todas as instruções :biggrin: ... o que, convém dizer, é mau de se fazer a não ser que percebas muito bem no que estás a mexer. Podes ganhar uns jogos e parecer que a equipa está a jogar bem, mas de repente vais ficar a pensar "então que se passa? isto estava a correr tão bem e agora nada" :-)

Exato , eu e as minhas mexidas :mrgreen: a equipa estava a jogar muito bem , estava no AGOVV da Holanda e consegui por isso a funcionar na perfeiçao , empatei inclusive com o AZ e ganhava para o campeonato bastantes jogos , só que acho irreal uma equipa que joga a defender tenha tanta posse e tantos remates á baliza

Ahah , por acaso aconteceu isso , eu foco muito o meu jogo pelo meio usando um 4-3-3 , ora bem , apareceu uma equipa , candidata ao titulo que usou uma tática mesmo esquesita , eram 4 defesas , 3 MC em Linha , 2 MO e um PL , bem , eles ganharam-me o meio e foi sempre a dar , apesar de ainda ter tentado abrir a equipa e focar jogo nas alas , levei 4 :cadeirada: depois a moral baixou e com isso o rendimento da equipa mas penso que iria baixar em qualquer que fosse a tática e equipa

De qualquer maneira , agora vou tentar implementar o mesmo só que com um futebol mais ofensivo , espero ter resultados :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Exato , eu e as minhas mexidas :mrgreen: a equipa estava a jogar muito bem , estava no AGOVV da Holanda e consegui por isso a funcionar na perfeiçao , empatei inclusive com o AZ e ganhava para o campeonato bastantes jogos , só que acho irreal uma equipa que joga a defender tenha tanta posse e tantos remates á baliza

Ahah , por acaso aconteceu isso , eu foco muito o meu jogo pelo meio usando um 4-3-3 , ora bem , apareceu uma equipa , candidata ao titulo que usou uma tática mesmo esquesita , eram 4 defesas , 3 MC em Linha , 2 MO e um PL , bem , eles ganharam-me o meio e foi sempre a dar , apesar de ainda ter tentado abrir a equipa e focar jogo nas alas , levei 4 :cadeirada: depois a moral baixou e com isso o rendimento da equipa mas penso que iria baixar em qualquer que fosse a tática e equipa

De qualquer maneira , agora vou tentar implementar o mesmo só que com um futebol mais ofensivo , espero ter resultados :biggrin:

Não deves mexer nas instruções, o Criador de Tácticas define as instruções com coerência e lógica e se vais mexer deixam de ter essa lógica.

Compartilhar este post

Link para o post

Não deves mexer nas instruções, o Criador de Tácticas define as instruções com coerência e lógica e se vais mexer deixam de ter essa lógica.

Tens razão , mas a verdade é que quando fiz melhores épocas e pratiquei melhor futebol foi quando mexi nas instruçoes , experimenta isso num save novo

Compartilhar este post

Link para o post

Tens razão , mas a verdade é que quando fiz melhores épocas e pratiquei melhor futebol foi quando mexi nas instruçoes , experimenta isso num save novo

A alterar devem ser coisas muito pontuais, eu limito-me a retirar remates de longe e cruzamentos. Depois durante os jogos é ir fazendo pequenos acertos na Temporização e Perder Tempo consoante o que preciso que a equipa faça em função do posicionamento do adversário. Nem é preciso mais nada.

Compartilhar este post

Link para o post

A alterar devem ser coisas muito pontuais, eu limito-me a retirar remates de longe e cruzamentos. Depois durante os jogos é ir fazendo pequenos acertos na Temporização e Perder Tempo consoante o que preciso que a equipa faça em função do posicionamento do adversário. Nem é preciso mais nada.

Boas! estou com o Porto e estou com dificuldades em mete-lo a jogar futebol.

Como é que metes nas instruções de treino?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas! estou com o Porto e estou com dificuldades em mete-lo a jogar futebol.

Como é que metes nas instruções de treino?

Não te enganaste no download da táctica ? :-) Olha que são duas, a do Espinho não vai funcionar com o Porto e a do Porto não vai funcionar em equipas de divisões inferiores.

De qualquer modo, no treino uso Coesão da Equipa e Movimento Atacante na preparação de jogo excepto quando o observador dá alguma outra indicação.

Compartilhar este post

Link para o post

Experimentei a tática no SLB e gostei muito, parabéns rapaz. A nível interno passeia-se bem :D

em jogos europeus e jogos grandes tenho tido bastantes dificuldades. Alguma sugestão?

Editado por =jOaO lUiS=

Compartilhar este post

Link para o post

Experimentei a tática no SLB e gostei muito, parabéns rapaz. A nível interno passeia-se bem :D

em jogos europeus e jogos grandes tenho tido bastantes dificuldades. Alguma sugestão?

Se reparares coloquei uma SS com as alterações que faço (fazia, porque entretanto desenvolvi outra táctica) contra equipas fortes nos jogos europeus :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Péssimo, derrotas atrás de derrotas.

Provável, depende da equipa em que experimentas, mas tal como foi dito a táctica para equipas inferiores não funciona com equipas mais fortes e vice-versa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...