Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Duke29

Salário e trabalho dos professores subiram até 2011

Publicações recomendadas

Guest Dpitz

Não sei...

Há áreas que ficam fora da discussão, porque só existem no sector público (polícias, militares, magistrados ou embaixadores, por exemplo) e no sector privado (fábricas, comércio ou restauração, por exemplo). Daí que as comparações entre remunerações no público e no privado estejam sempre enviesada, porque se fala de vencimentos médios e metem-se embaixadores, juízes ou militares que ganham 4000/5000/6000 €/mês e metem-se empregados fabris, lojistas ou empregados de mesa que ganham 500/600 €/mês.

Nas que se podem comparar (ensino, saúde, secretariado, informática, economia, etc.) eu arriscaria a dizer que anda ela por ela. 50 % das profissões pagarão melhor no público e 50 % das profissões pagarão melhor no privado.

és capaz de ter razão :)

Compartilhar este post

Link para o post

No meu ramo, Engenharia Civil, o publico é muito mal pago.

No privado com +- 5 anos de experiencia já ganhas bem mais que qualquer engenheiro camarário.

Nessa área sei bem que se ganha muito mais no privado. Engenheiros a ganhar 8000/10000/12000 €/mês, nunca na vida dá para igualar no público.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu trabalho no sector publico e sabes as regalias que tenho, nenhuma, desconto para segurança social como os outros, se for à urgencia pago as taxa moderadoras como todos os outros, se precisar de medicamentos tenho o mesmo desconto que todos têm, se quizer o que quer que seja tem que sair do meu bolso, e no infantario ainda como mais do que os outros porque como trabalho para o estado não consigo fugir ao fisco na declaração de IRS, por isso tenho que pagar uma mensalidade mais alta.

Quanto ao ordenado, vou-te dar o exemplo do que acontece comigo, tanto eu como a minha mulher que é enfermeira trabalhamos na mesma instituição, trabalhamos de 2005 o mesmo numero de horas, tirando uma ou outra situação excecional, e para teres uma ideia da nossa perda de poder de compra eu coloco aqui o nosso rendimento anual bruto:

- 2009 = 49.000€;

- 2010 = 46.000€;

- 2011 = 38.000€;

- 2012 = 32.000€;

Isto sem mudar de trabalho, fazendo a mesma quantidade horas, e tendo muito mais responsabilidades hoje do que tinha em 2009.

O que acontece comigo acontece com quase todos os que trabalham para o estado, em 3 anos perder 17.000€ afeta e muito o poder de compra de um casal, neste momento todas as compras de artigos caros têm que ser ponderadas até à exustão, agora imagina o que é cerca de 670.000 pessoas perderem 8.500€/ano do seu rendimento, isto significa que são menos 5.500M€ a entrar na economia nacional, por isso é que todos os dias vês noticias de despedimentos e fabricas a encerrar, porque os trabalhadores do estado, não têm capacidade para comprar os produtos produzidos cá, e os estranjeiros também não tem capacidade para absorver a nossa produção.

Não são os trabalhadores do estado que são bem pagos, são os trabalhadores privados que são mal pagos.

Confirmo.

Eu hoje em dia trago para casa, no final do mês, menos 50 €, em média, do que trazia em 2008. E menos 200 do que em 2009 (o único ano em que houve aumentos salariais desde a Lei da Reestruturação de Carreiras e Remunerações). E isto porque estou a receber o Subsídio de Natal em duodécimos, senão a talhada seria muito maior, levando o meu vencimento líquido para valores que recebia há mais de 10 anos.

Nessa área sei bem que se ganha muito mais no privado. Engenheiros a ganhar 8000/10000/12000 €/mês, nunca na vida dá para igualar no público.

Engenheiros, advogados, arquitetos, economistas. Toda essa gente ganha mais no privado do que no setor público. Desde que sejam retirados da equação os estagiários e demais "escravos" que só dão jeito para efeitos estatísticos.

Compartilhar este post

Link para o post

tens dúvidas?

Se há, não devia haver. Neste país já nada me espanta sinceramente.

Isto, a minha mãe também é professora e confirma-se isso do salário baixar. Já para não esquecer que não só baixa como estão os escalões e a subida na carreira congelados há anos, logo a minha mãe está uns bons 2/3 escalões abaixo do que devia..

desde 2003(ou 2004) q a progressao da carreira da minha mãe foi "congelada", e consequentemente o salario desde essa altura q nao é aumentada

e n foi a unica btw

É que para além dos salários estarem a baixar, ainda é isto, não podem subir de escalão e ganhar mais.

Compartilhar este post

Link para o post

No privado a "amplitude" salarial é maior do que no público. Isto é, genericamente, o trabalho pouco qualificado é melhor remunerado no público e o trabalho muito qualificado é melhor remunerado no privado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...