Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Duke29

Salário e trabalho dos professores subiram até 2011

Publicações recomendadas

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Salário e trabalho dos professores subiram até 2011Por Redação
A- A A+

Os salários dos professores em Portugal aumentaram entre 2005 e 2011 e o mesmo aconteceu com as horas de trabalho, de acordo com um relatório da OCDE.

De acordo com o documento «Education at a Glance 2013», da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico, os salários dos professores aumentaram 12 por cento, quatro vezes mais do que a subida média de três por cento nos países da OCDE.

Há dois anos, os salários dos professores eram cerca de 19 por cento mais altos do que os de muitos trabalhadores com formação superior noutros setores.

O mesmo documento indica, no entanto, que não foram apenas os salários a aumentar durante este período. Entre 2005 e 2011 também as horas de trabalho foram alargadas.

E depois vêm reclamar que são mal pagos, querem é só ter as regalias e depois quem sofre são os alunos. Estes trabalhadores públicos estão mesmo mal habituados, para mim era cortar já com todos os benefícios que estes tipos têm. Se eu trabalho para uma empresa privada e a empresa está mal, o patrão corta-me nos prémios e salários, então por que é que estes podem ser tratados de maneira diferente? É que ainda por cima, tiveram um aumento de salário muito superior ao que aconteceu no resto da União Europeia! Deviam era ter vergonha na cara. Editado por Duke29

Compartilhar este post

Link para o post

Leste só o título, não foi?

Concordo totalmente que os professores são mal pagos, e é o tipo de profissão que não me vejo mesmo a fazer, a quantidade absurda de trabalho por que se passa (principalmente nos últimos anos, com turmas maiores e mais alunos por professor) dentro e fora dos horários de trabalho é algo que não me cabe na cabeça.

E acrescento que a atitude que se tem visto perante os professores por usarem os seus direitos é a perfeita imagem labrega deste país.

Editado por bdani

Compartilhar este post

Link para o post

Não é por terem visto os salários aumentar 12% que passam a ser bem pagos.

Compartilhar este post

Link para o post

E acrescento que a atitude que se tem visto perante os professores por usarem os seus direitos é a perfeita imagem labrega deste país.

Sempre foi assim.

Desde sempre houve uma cambada de burros contra os professores.

No entanto não sabem que para terem regalias mais de metade do seu salário é descontado, e que chegam a casa e o trabalho não ficou no seu posto. Basicamente é profissão de noites, fins de semana e feriados.

Compartilhar este post

Link para o post

E depois vêm reclamar que são mal pagos, querem é só ter as regalias e depois quem sofre são os alunos. Estes trabalhadores públicos estão mesmo mal habituados, para mim era cortar já com todos os benefícios que estes tipos têm. Se eu trabalho para uma empresa privada e a empresa está mal, o patrão corta-me nos prémios e salários, então por que é que estes podem ser tratados de maneira diferente? É que ainda por cima, tiveram um aumento de salário muito superior ao que aconteceu no resto da União Europeia! Deviam era ter vergonha na cara.

Epá, enfim...

Compartilhar este post

Link para o post

Leste só o título, não foi?

Concordo totalmente que os professores são mal pagos, e é o tipo de profissão que não me vejo mesmo a fazer, a quantidade absurda de trabalho por que se passa (principalmente nos últimos anos, com turmas maiores e mais alunos por professor) dentro e fora dos horários de trabalho é algo que não me cabe na cabeça.

Não concordo que sejam mal pagos, se fores a ver pela conjuntura actual do país, uma pessoa receber 1200€ por mês mais os benefícios que têm direito só por serem trabalhadores do sector público, conseguem fazer uma boa vidinha. Um trabalhador do privado para conseguir receber assim tem que trabalhar 10 ou mais horas por dia, eu para receber os meus 650€ tenho que trabalhar das 7 às 19 e ainda fazer fins-de-semana, por isso por mim acho que eles reclamam demais para as condições que têm. Isso das turmas grandes é problema das escola que se organizam mal, lembro-me que na minha antiga escola as turmas andavam todas à volta dos 25/30 alunos, e metade das salas da escola ficavam vazias. Se reclamam tanto de isso, o estado que force as escolas a contratar mais professores e a abrir mais turmas, pois condições para haver mais turmas há na maioria das escolas.

Editado por Duke29

Compartilhar este post

Link para o post

O salário da minha Mãe, que é professora, tem diminuído e o trabalho tem aumentado.

Das duas uma, ou a notícia é ridícula e foi "encomendada", ou então há professores que são especiais.

Compartilhar este post

Link para o post

Noticia claramente em boa altura, encomendada para os idiotas comerem

E depois vêm reclamar que são mal pagos, querem é só ter as regalias e depois quem sofre são os alunos. Estes trabalhadores públicos estão mesmo mal habituados, para mim era cortar já com todos os benefícios que estes tipos têm. Se eu trabalho para uma empresa privada e a empresa está mal, o patrão corta-me nos prémios e salários, então por que é que estes podem ser tratados de maneira diferente? É que ainda por cima, tiveram um aumento de salário muito superior ao que aconteceu no resto da União Europeia! Deviam era ter vergonha na cara.

Não concordo que sejam mal pagos, se fores a ver pela conjuntura actual do país, uma pessoa receber 1200€ por mês mais os benefícios que têm direito só por serem trabalhadores do sector público, conseguem fazer uma boa vidinha. Um trabalhador do privado para conseguir receber assim tem que trabalhar 10 ou mais horas por dia, por isso por mim acho que eles reclamam demais para as condições que têm. Isso das turmas grandes é problema das escola que se organizam mal, lembro-me que na minha antiga escola as turmas andavam todas à volta dos 25/30 alunos, e metade das salas da escola ficavam vazias. Se reclamam tanto de isso, o estado que force as escolas a contratar mais professores e a abrir mais turmas, pois condições para haver mais turmas há na maioria das escolas.

como tu, que comentários ridículos é melhor estares calado que barbaridade minha nossa, não percebes nada do que se passa

Editado por Matias Fernandez

Compartilhar este post

Link para o post

Noticia claramente em boa altura, encomendada para os idiotas comerem

como tu, que comentários ridículos é melhor estares calado que barbaridade minha nossa, não percebes nada do que se passa

Então se sabes tão bem o que se passa explica para um inculto como eu, pois o que se tem visto nestes últimos tempos são pessoas que só conseguem olhar para o próprio umbigo sem olharem para o estado geral do país.

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo que sejam mal pagos, se fores a ver pela conjuntura actual do país, uma pessoa receber 1200€ por mês mais os benefícios que têm direito só por serem trabalhadores do sector público, conseguem fazer uma boa vidinha. Um trabalhador do privado para conseguir receber assim tem que trabalhar 10 ou mais horas por dia, eu para receber os meus 650€ tenho que trabalhar das 7 às 19 e ainda fazer fins-de-semana, por isso por mim acho que eles reclamam demais para as condições que têm. Isso das turmas grandes é problema das escola que se organizam mal, lembro-me que na minha antiga escola as turmas andavam todas à volta dos 25/30 alunos, e metade das salas da escola ficavam vazias. Se reclamam tanto de isso, o estado que force as escolas a contratar mais professores e a abrir mais turmas, pois condições para haver mais turmas há na maioria das escolas.

É, uma pessoa com formação com ensino superior deve é ganhar o mesmo que o Zé que trabalha ali na fábrica ao lado!!!!

São mais que os outros queres ver... Era toda a gente no país receber no máximo o que recebe o presidente da república!

Compartilhar este post

Link para o post

É, uma pessoa com formação com ensino superior deve é ganhar o mesmo que o Zé que trabalha ali na fábrica ao lado!!!!

São mais que os outros queres ver... Era toda a gente no país receber no máximo o que recebe o presidente da república!

Sou formado em Química e para além de trabalhar estou a tirar o mestrado em Engenharia Química. Então, seguindo a tua linha de pensamento o meu salário está correto pois trabalho numa fábrica?! O problema é que em Portugal não há condições para pagar mais do isto e o pessoal, tanto do sector público como do privado, têm que entender isto. Tivemos demasiados anos de má gestão, tanto no público como no privado, e enquanto dava para viver bem ninguém se queixava, o problema é que a bolha rebentou e agora é altura de apertar o cinto, não interessa em que sector seja, ou todos puxam pró mesmo lado ou de certeza que nunca vamos sair deste buraco.

Compartilhar este post

Link para o post

Vá, agora fala a sério.

Sou formado em Química e para além de trabalhar estou a tirar o mestrado em Engenharia Química. Então, seguindo a tua linha de pensamento o meu salário está correto pois trabalho numa fábrica?! O problema é que em Portugal não há condições para pagar mais do isto e o pessoal, tanto do sector público como do privado, têm que entender isto. Tivemos demasiados anos de má gestão, tanto no público como no privado, e enquanto dava para viver bem ninguém se queixava, o problema é que a bolha rebentou e agora é altura de apertar o cinto, não interessa em que sector seja, ou todos puxam pró mesmo lado ou de certeza que nunca vamos sair deste buraco.

O problema não são os salários das pessoas, mas isso tu talvez percebas um dia.

-------------------------------------

E quanto à notícia:

«Education at a Glance 2013», da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico

Nem é preciso dizer mais nada.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

O salário da minha Mãe, que é professora, tem diminuído e o trabalho tem aumentado.

Das duas uma, ou a notícia é ridícula e foi "encomendada", ou então há professores que são especiais.

tens dúvidas?

Compartilhar este post

Link para o post

És ressabiado porque o teu patrão te paga mal, e porque os outros ganham bem. Em vez de quereres que os outros passem a ganhar tão mal como tu, devias pensar em que tu é que devias ganhar tão bem como eles.

E em Portugal há condições para pagar mais que isso. Não tivéssemos nós exemplos de empresas bem geridas (por portugueses), mas o resto do tecido empresarial português é composto por labregos.

Compartilhar este post

Link para o post

Se tudo o resto já mostrava que estás a mandar postas de pescada, esta demonstra que és apenas profundamente ignorante relativamente ao que se passa no nosso país.

Já agora, seria giro de dizer que os professores, como os restantes funcionários públicos, tiveram os salários e progressões na carreira congeladas durante a maior parte dos últimos 10 anos... Ou houve um erro na recolha dos dados, ou houve uma selecção dos dados para se tirar a conclusão que se quisesse, ou é o jornalista a tirar uma conclusão abusiva.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, explica-nos lá quais são as regalias tão grandes que os professores usufruem.

O que é que faz um operario fabril? Produz o que quer que a fabrica esteja a produzir.

O que é que faz um quimico? Produz compostos quimicos.

Se calhar quando entraste para a universidade tinhas uma prespectiva do mundo totalmente erra, e não fazias ideia das reais saidas profissionais, porque já quando eu entrei para a universidade Engenharia Quimica era dos cursos que menor saida profissional oferecia em Portugal, porque a industria quimica é praticamente nula e sem ser a investigação que está limitada a muito poucos, não sobram muitas saidas.

Compartilhar este post

Link para o post

Então, explica-nos lá quais são as regalias tão grandes que os professores usufruem.

Deve ser os subsistemas de saúde para o qual eles dão uma parte do salário todos os meses.

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ser os subsistemas de saúde para o qual eles dão uma parte do salário todos os meses.

E acrescento que essa parte do salário retirada para ADSE é superior à de um seguro de saúde do privado.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto, a minha mãe também é professora e confirma-se isso do salário baixar. Já para não esquecer que não só baixa como estão os escalões e a subida na carreira congelados há anos, logo a minha mãe está uns bons 2/3 escalões abaixo do que devia.

E acrescento que essa parte do salário retirada para ADSE é superior à de um seguro de saúde do privado.

E a ADSE paga cada vez menos.

Se reclamam tanto de isso, o estado que force as escolas a contratar mais professores e a abrir mais turmas, pois condições para haver mais turmas há na maioria das escolas.

Mas é isso que os professores querem, é por isso que se têm manifestado e o governo não tem feito nada.

Editado por Grizzly Bear

Compartilhar este post

Link para o post

Se calhar quando entraste para a universidade tinhas uma prespectiva do mundo totalmente erra, e não fazias ideia das reais saidas profissionais, porque já quando eu entrei para a universidade Engenharia Quimica era dos cursos que menor saida profissional oferecia em Portugal, porque a industria quimica é praticamente nula e sem ser a investigação que está limitada a muito poucos, não sobram muitas saidas.

Numa coisa tens razão, em Portugal as saídas em Química não são muitas, mas actualmente Engenharia Química e Engenharia Mecânica são dos cursos com mais saída devido ao aumento dos critérios de qualidade que se tem verificado por esta Europa fora e que obrigou muita empresa a contratar estes engenheiros a tempo inteiro e não em "part-time" (quem já trabalhou numa fábrica pequena é capaz de entender isto).

Quanto ao comentário do Boo: Eu não tenho problemas que os outros recebam mais do que eu, sei que o meu salário é baixo porque só comecei a trabalhar a alguns meses atrás, e para quem começou a trabalhar agora 650€ não é nada mau e sei que quando acabar o mestrado ou aumenta-me o salário ou vou prá rua, simplesmente porque com a constante diminuição das exportações e das vendas internas, não há capacidade financeira para as empresas pagarem mais. Pode haver por aí uma dúzia de patrões que consigam pagar o que um trabalhador realmente merece sem colocar em causa a estabilidade financeira da empresa, mas os restantes simplesmente não conseguem e nós é que temos que decidir se aceitamos receber pouco, nada ou emigrar (e mesmo esta última solução está cada vez mais complicada).

Compartilhar este post

Link para o post

Também acho que deviam apertar com os professores, os professores do artista que abriu o tópico, por exemplo, deviam ser dos primeiros a ser chamados à atenção. Manifestamente algo de muito errado aconteceu na formação deste indivíduo que, alegadamente estudo há 15 anos mas, tem um discurso desprovido de qualquer raciocínio lógico.

Compartilhar este post

Link para o post

Quem sofrem são os alunos? Se há coisa que não queria ser era professor certamente. Aturar putos que não têm educação nenhuma em casa, trabalhar que nem um cão das (7h às 19h e ainda trazer trabalho para casa), estar todos os anos em risco de ficar longe de casa e da familia, como de que um sorteio se tratasse e ainda correr o risco de certo dia levar um arreal de porrada de um pai ou mãe descontentes (coitados correu-lhes mal o dia) ou até mesmo de alunos mal educados.

O trabalho de um professor infelizmente é cada vez mais desvalorizado.

E quando falas em regalias quais são?

Compartilhar este post

Link para o post

Sinceramente, será que neste tópico não há ninguém que trabalhe/ já trabalhou ou que não tenha um pai a trabalhar no sector público? É que se há não parece...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu. Trabalho no privado e que saiba não tenho um único familiar a trabalhar no sector público.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...