Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
skipen

Pena de Morte

Publicações recomendadas

MarceloMacedo, portanto para ti as pessoas que praticam determinados actos ou comportamentos não merecem viver e nem ter a sua dignidade humana respeitada. É isso?

Sim!! Actos terríveis para mim não é um homicídio. Pena de morte para mim era: Breivik matou 77 pessoas porra não é brincadeira! George Hennard matou 23, James Huberty matou 21, o massacre de Colombine... e só menciono os que me lembro fora os outros

Compartilhar este post

Link para o post

Sim!! Actos terríveis para mim não é um homicídio. Pena de morte para mim era: Breivik matou 77 pessoas porra não é brincadeira! George Hennard matou 23, James Huberty matou 21, o massacre de Colombine... e só menciono os que me lembro fora os outros

Agora explica-me qual é a diferença entre o teu raciocínio e o de um assassino em série que mata pessoas porque as julga como responsáveis pela decadência da sua sociedade (Breivik) ou um violador em série que acha que os seres humanos são objectos para serem usados por si.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Agora explica-me qual é a diferença entre o teu raciocínio e o de um assassino em série que mata pessoas porque as julga como responsáveis pela decadência da sua sociedade (Breivik) ou um violador em série que acha que os seres humanos são objectos para serem usados por si.

Eu também sei que a culpa do país estar na ruína é dos governos e não é por isso que ando aos tiros a matar políticos...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também sei que a culpa do país estar na ruína é dos governos e não é por isso que ando aos tiros a matar políticos...

Mas no entanto não te coíbes de aprovar a morte de um individuo caindo no mesmo crime que ele cometeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é muito complicado.

Nem imagino, se um gajo tem uma filha violada por um (censurado) qualquer, e o que lhe dizem? "Ah, o sujeito é doente mental e será devidamente "reabilitado..."

E a filha? É suposto o pai ficar aliviado/satisfeito com isto?

Ou mesmo em caso de homicídio. Um gajo mata outro. E, sei lá, uns 10 anos depois, está livre. Está "reabilitado". Isto é justiça?

Faz demasiada confusão, isto tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é muito complicado.

Nem imagino, se um gajo tem uma filha violada por um (censurado) qualquer, e o que lhe dizem? "Ah, o sujeito é doente mental e será devidamente "reabilitado..."

E a filha? É suposto o pai ficar aliviado/satisfeito com isto?

Ou mesmo em caso de homicídio. Um gajo mata outro. E, sei lá, uns 10 anos depois, está livre. Está "reabilitado". Isto é justiça?

Faz demasiada confusão, isto tudo.

Justiça não é vingança. Punir um crime não é o repetir.

Compartilhar este post

Link para o post

Justiça não é vingança. Punir um crime não é o repetir.

Concordo plenamente contigo. Agora o que é justiça para ti poderá não o ser para mim... Por isso uns são capazes de perdoar todo o mal e mais algum, outros não.

Compartilhar este post

Link para o post

O mal é que vocês confundem as razões do coração com as razões racionais, passo o pleonasmo.

Uma justiça que se baseia nos nossos sentimentos mais primitivos acaba por ser tão má como o próprio crime.

E é só olhar para os países onde se pratica a pena de morte e ver se de facto tem algum efeito na diminuição da criminalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Honestamente, sempre tive dificuldade em separar justiça de vingança. Acho que estão inevitavelmente ligados.

Ao punir um assassino, não se está, de certa forma, a vingar a vítima?

E vocês concordam que um violador/assassino tenha direito a ser reabilitado, após estragar/tirar a vida de outra pessoa? Isso é justo?

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo plenamente contigo. Agora o que é justiça para ti poderá não o ser para mim... Por isso uns são capazes de perdoar todo o mal e mais algum, outros não.

Cada um tem a sua definição de Justiça, é verdade, mas que sociedade seria a tua em que cada um fizesse o que quisesse?

Compartilhar este post

Link para o post

O que apregoas não é Justiça. A Justiça não é definida por vontades, reacções momentâneas, opiniões pessoais e visões individuais.

É racional, igualitária dentro de moldes lógicos e tem como objectivo transformar algo de errado em correcto.

A vingança que apregoas como Justiça, de Justiça não tem nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim é incompreensível a pena de morte. É como se alguém tivesse mais poder ou moral para matar quem matou alguém ou cometeu um crime. E mais engraçado é que muitas vezes são mortos sem provas, de certa forma "à pressa" sem um conjunto de provas irrefutáveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Honestamente, sempre tive dificuldade em separar justiça de vingança. Acho que estão inevitavelmente ligados.

E vocês concordam que um violador/assassino tenha direito a ser reabilitado, após estragar/tirar a vida de outra pessoa? Isso é justo?

A Justiça não vinga as vítimas, Somos nós humanos que dá-mos significado às coisas. O que a Justiça faz quando prende um individuo é impedir que esse individuo volte a fazer o mesmo. O objectivo é sempre manter a segurança das pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

São duas coisas completamente diferentes.

A Justiça serve para repor a normalidade, a verdade e corrigir um erro enquanto a vingança apenas paga um erro com outro.

A vingança é destrutiva enquanto a Justiça é construtiva.

Eu acredito que a reabilitação é parte essencial da Justiça. No entanto para mim alguns crimes ou os motivos da sua realização podem impedir a reabilitação de um individuo.

Por exemplo, o Breivik é um individuo que nunca pode ser reintegrado na sua sociedade.

Mesmo que se arrependa de tudo e que tenha total certeza de que nunca mais faria o mesmo, o seu crime foi de tal ordem que a sociedade simplesmente o rejeita e impede a sua aceitação na mesma.

O mesmo para indivíduos que possuem distúrbios mentais muito graves ou outros desvios psíquicos\cerebrais que infelizmente não tem cura ou seu tratamento não garante uma boa certeza de que não volta a cometer o mesmo crime violento.

Nestes casos acho que a sua manutenção e acompanhamento em hospitais e instalações próprias é a melhor solução.

Editado por SAS_Robben

Compartilhar este post

Link para o post

Só faltava mesmo o argumento do "ah e tal é doente mental". Se for alegada insanidade mental (e o perep que me ajude aqui na parte legal se por cá vier) há-de ser visto por uma perícia médico-legal. É muito difícil perante uma boa equipa psicoforense alguém que seja um simulador passar por doente mental. Se for comprovada a insanidade o seu lugar não é na forca e, acredito, nem sequer na prisão. É fundamental separar na reclusão os presos de delito comum dos presos com doença mental. Por muito que os primeiros "apenas" assaltem um gajo no metro e os segundos possam ser responsáveis por uma atrocidade em massa. São pessoas doentes que precisam de tratamento, não há discussão possível.

Dizer que ninguém que é contra a pena de morte apresentou um único argumento válido é só passar um atestado de estupidez a todos os participantes na discussão.

edit: claro que a primeira parte do meu post não é para ti SAS, que postaste entretanto, e sim para o que o Zacker escreveu na pagina anterior.

Editado por Red Prince

Compartilhar este post

Link para o post

O que apregoas não é Justiça. A Justiça não é definida por vontades, reacções momentâneas, opiniões pessoais e visões individuais.

É racional, igualitária dentro de moldes lógicos e tem como objectivo transformar algo de errado em correcto.

A vingança que apregoas como Justiça, de Justiça não tem nada.

Não, não, eu sei bem o que é justiça mas para mim o que é justo não é para ti, porque se assim fosse teria que ser universal e aplicada igualmente em todos os estados. Acho essa tal de justiça mais justa noutros países que senão o nosso.

É verdade que com a pena de morte os erros não voltam atrás, mas e então quando são "reabilitados" e depois têm recaídas? Quem é que paga?

Compartilhar este post

Link para o post

Só faltava mesmo o argumento do "ah e tal é doente mental". Se for alegada insanidade mental (e o perep que me ajude aqui na parte legal se por cá vier) há-de ser visto por uma perícia médico-legal. É muito difícil perante uma boa equipa psicoforense alguém que seja um simulador passar por doente mental. Se for comprovada a insanidade o seu lugar não é na forca e, acredito, nem sequer na prisão. É fundamental separar na reclusão os presos de delito comum dos presos com doença mental. Por muito que os primeiros "apenas" assaltem um gajo no metro e os segundos possam ser responsáveis por uma atrocidade em massa. São pessoas doentes que precisam de tratamento, não há discussão possível.

Dizer que ninguém que é contra a pena de morte apresentou um único argumento válido é só passar um atestado de estupidez a todos os participantes na discussão.

Desculpa perguntar mas não foi para a minha intervenção pois não?

É que concordo plenamente contigo.

edit: claro que a primeira parte do meu post não é para ti SAS, que postaste entretanto, e sim para o que o Zacker escreveu na pagina anterior.

É que como falei de tal podia ser :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não, eu sei bem o que é justiça mas para mim o que é justo não é para ti, porque se assim fosse teria que ser universal e aplicada igualmente em todos os estados. Acho essa tal de justiça mais justa noutros países que senão o nosso.

É verdade que com a pena de morte os erros não voltam atrás, mas e então quando são "reabilitados" e depois têm recaídas? Quem é que paga?

A mesma pergunta pode ser feita a ti, com a pena de morte o que é que ganhaste? Impediste mais atrocidades? Fizeste disso um mundo melhor? Diminuíste a criminalidade?

Compartilhar este post

Link para o post

1º: A partir de que ponto é que se é "doente mental" ou como queiram? Um indivíduo "normal", num belo dia, pega numa faca e mata uma pessoa. É um doente? Mas matar não é algo que está na nossa natureza, que nós aprendemos a controlar (seres racionais)?

Ou seja, se a pessoa se deixa levar... é doente, e como tal, vai ser reabilitada? Ou punida?

Um violador também é doente? Alguém que não controla os seus impulsos, sei lá, ""naturais"" (reitero as aspas), é doente?

2º - Isto mesmo - Existe sequer a punição? Ouve-se muito dizer "Estou descansado, porque sei que o indivíduo X está a pagar pelo que fez". Ou está a ser "reabilitado" pelo que fez?

É que eu até acho que percebo o que querem dizer, mas isso levanta tantas duvídas...

Compartilhar este post

Link para o post

em parte concordo contigo... ontem estava a ver um documentário onde 2 gajos assaltaram uma família de 4 violaram a filha 3 vezes e mataram os pais à queima roupa. Os filhos alvejados também sobreviveram. Por ironia o filho viria a ser o mais jovem senador dos EUA. Durante anos a sua vida não foi normal até ao dia em que estava de visita a uma cadeia onde estava um dos autores dos crimes, já que o outro tinha sido condenado à pena de morte e executado. Ele queria confrontar o homem que destruiu a sua infância. Entrou na sala e disse tudo e mais alguma coisa, na esperança que ele reagisse violentamente, para assim usar como desculpa a auto-defesa e descarregar a sua fúria. O homem em lágrimas pede desculpa. O senador, cujo pai era pastor na igreja onde viviam abre a boca para dizer: Eu perdoo-te...

Que grande lição sim senhor. Foi condenado a perpétua sem condicional. Mas lá está, a minha ligação ao mundo religioso é zero e a dele vem de família.

Compartilhar este post

Link para o post

A privação da liberdade não é punição suficiente, Zacker? É que eu não me imagino a viver sem puder fazer o que me apetece.

Editado por Koper

Compartilhar este post

Link para o post

A privação da liberdade não é punição suficiente, Zacker? É que eu não me imagino a viver sem puder fazer o que me apetece.

Mas então é uma punição, ou uma reabilitação?

E, a meu ver, claro que é. Mas isso é temporário. Passados uns anos, tá cá fora. Já a vítima... enfim, que assunto : |

Editado por Zacker

Compartilhar este post

Link para o post

Passado uns anos, como se isso fosse um vou ali e já venho.

Quando um gajo adoece e fica dois ou três dias de cama, sem conseguir sair de casa, já começa a dar em maluco, imagino uns 10 ou 15 anos, bolas! :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

A mesma pergunta pode ser feita a ti, com a pena de morte o que é que ganhaste? Impediste mais atrocidades? Fizeste disso um mundo melhor? Diminuíste a criminalidade?

Para estes tipos que mencionei anteriormente se eu fosse vitima ou familiar, iria-me sentir muito melhor se ele não cá estivesse. Lamento mas monstros, com monstros se derrotam... Se me faz descer tão baixo quanto eles por querer alguém morto? Talvez....

Passado uns anos, como se isso fosse um vou ali e já venho.

Quando um gajo adoece e fica dois ou três dias de cama, sem conseguir sair de casa, já começa a dar em maluco, imagino uns 10 ou 15 anos, bolas! :estrelas:

ele tinha 16, hoje tem 33 se não me engano.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...