JonasThern Publicado 4 Outubro 2013 O Marco Silva pode ser uma aposta arriscada, vejam o que se está a passar lá em cima com o PF. Eu defendi a continuidade do JJ, mas a partir do jogo com o Marítimo em que vi uma equipa a entrar em campo desmotivada e sem nenhuma alegria, que senti que os jogadores já não estavam com o treinador. É um grande treinador, não tenho dúvidas nenhumas, mas já perdeu a sua chama, ele próprio já não tem a motivação dos primeiros anos de Benfica. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 4 Outubro 2013 (editado) Vou tentar esclarecer algumas situações que, no meu entender, nos trouxeram até aqui: Luís Filipe Ferreira Vieira: Luís Filipe Vieira recuperou, ou pelo menos é que se diz, as finanças do Benfica, porém o nosso passivo é cada vez maior e os empréstimos obrigacionistas sucedem-se. É feito um empréstimo para cobrir outro e assim sucessivamente, mas um dia a banca vai fechar a torneira e não vai haver mais dinheiro para ninguém. Há coisas que, ao início nos escapam, todavia ao fim de alguns anos começam a fazer sentido. Luís Filipe Vieira colocou dinheiro no Benfica, contudo quem coloca assim tanto dinheiro numa empresa tem que ter algum interesse, neste caso o Presidente do Benfica quer retirar o dinheiro que investiu com dividendos. Além disso, a sua fortuna tem crescido astronomicamente e isso não é obra do acaso, ser Presidente do Benfica ajudou-o a isso, não sejamos ingénuos. Temo que quando Luís Filipe Vieira sair do Benfica estejamos tão mal ou piores que o Sporting. Esta direção tem tido carta branca para fazer tudo o que quer e isso é culpa dos sócios que continuam a votar neste projeto, neste ciclo. Os 83% deram total liberdade para que Vieira e os restantes dirigentes do Benfica possam fazer de tudo, supostamente, em nome do clube. Quem fala contra Vieira fala contra o Benfica, é isto que muitos dizem quando se apresentam argumentos contra esta direção. Por sua vez, capitalizando em situações passadas vai-se acenando com o cenário do regresso de um João Vale e Azevedo, o que causa muito medo e não há maior estímulo de coerção que o medo. O problema é que Luís Filipe Vieira pode ser pior que o homem que se encontra preso, neste momento, na Carregueira. As promessas que foram feitas nunca foram cumpridas e ainda assim as re-eleições continuam a acontecer com percentagens avolumadíssimas. Qualquer outro candidato que se apresente é descredibilizado por esta direção, pelos meios de comunicação social e até pelos próprios adeptos. Interrogo-me se estes últimos não têm sentido crítico. Depois do que se passou na última Assembleia Geral, aqueles que ainda não tinham aberto os olhos para o problema chamado Vieira, deviam-no ter feito. O Benfica deixou de ser um clube democrático, para se tornar numa ditadura ou numa monarquia. As sucessivas declarações nos jornais e televisões quando tudo corre bem e as fugas a esses mesmos meios quando as coisas correm mal, são outro traço distintivo desta direção. E por este tipo de reação se percebe que estes senhores não têm capacidade de liderança ou gestão, uma vez que deviam fazer ao contrário, quando tudo está bem, devem-se deixar as coisas fluir, mas quando tudo está mal é preciso vir fazer a defesa da equipa. E para isso não é preciso andar sempre a criticar os árbitros, por vezes o silêncio é de ouro. Portanto, outro dos grandes problemas desta direção é falar demais e trabalhar de menos. Ao invés de andarem a papaguear nos jornais e TVs, muitas vezes em programas de debate desportivo, deviam estar a planear o futuro do clube, mas quem é que eu quero enganar? Eles não querem saber do Benfica, eles só estão ali para se servir dele. No CMPT somos uma franja muito pequena de benfiquistas, noutros locais ainda se vive uma certa adulação vieirista. Creio que hoje em dia não é difícil aceder aos dados que permitem demonstrar que o Benfica não está bem. Há ainda uma questão que as grandes organizações se devem centrar, mas que no Benfica não existe, a estratégia. Para onde se quer ir realmente? O que vamos fazer para chegar lá? Como o faremos? No caso do futebol, há um notório mau planeamento. Luís Filipe Vieira, o homem que se assumiu como o controlador do futebol profissional juntamente com Jorge Jesus devia pensar nisso. Os jogadores devem-se contratar para as posições carenciadas, não para adquirir dinheiro através de comissões, as renovações de contrato devem ser feitas com base no mérito e vontade do jogador, não por birras, em que se recompensa pessoas que não dignificam o clube. Podemos colocar aqui a questão das renovações de Jorge Jesus, o que fez o treinador do Benfica para ganhar 4M€/ano? Falemos de títulos, porque dos vencedores é que reza a história, não daqueles que perdem uma final da Liga Europa, dois campeonatos seguidos onde havia vantagem pontual e uma Taça de Portugal. Jesus venceu uma Liga Zon Sagres e três Taças da Liga. Isto faz dele merecer deste ordenado? Na minha opinião, não. Aliás, depois do desaire do ano passado, Jesus devia ter saído. Mas, a sua saída devia estar precavida desde o meio da época, porque é assim que os grandes clubes trabalham. Devia de haver alguém debaixo de olho para que, se as coisas corressem mal, a situação se pudesse resolver rapidamente. A não saída de Jesus a época passada ou até mesmo na outra trouxe-nos, desportivamente, à situação em que nos encontramos hoje. A mesma falta de estratégia é responsável para não existência de uma equipa fantasma, com 2/3 opções por posição caso um elemento da equipa principal saia. Isto não é assim uma coisa tão complicada de se fazer. As equipas de scouting trabalham no clube e os psicólogos, que para mim neste processo de recrutamento e seleção são bastante importantes, também estão lá. Em suma, desportivamente não estamos bem e financeiramente creio que ainda estamos pior. Jorge Fernando Pinheiro de Jesus: Sem dúvida, o homem da época 2009/2010, mas mesmo aí as coisas podiam ter ficado resolvidas mais cedo, porém o que interessa são as vitórias e ele nesse ano conseguiu-as. O Benfica jogou bom futebol, ganhou jogos e potenciou vários jogadores que, mais tarde, vieram a dar lucro ao Benfica. Tiro-lhe o meu chapéu por isso. Todavia, já havia algumas coisas que saltavam à vista, o medo que existia quando se enfrentava equipas de maior poderio, medo esse que levava a que fossem feitas invenções e a falta de um plano táctico alternativo. Depois de uma boa época seria esperado que a segunda época fosse, igualmente, positiva, mas houve algo que se negligenciou, o poderia e vontade de vencer do Futebol Clube do Porto. As coisas não correram da melhor forma e acabamos bastante distanciados dos dragões. Logo nesta situação, devia-se ter feito uma avaliação do que se passou de modo a evitar os mesmos erros no futuro. A 3.ª e 4.ª épocas foram, em tudo, semelhantes. A equipa esteve sempre em bom plano e foi bastante regular, contudo isso só aconteceu até aos momentos decisivos. Aí, claudicou-se de uma forma inesquecível. Contudo, antes de se iniciar essa claudicação há coisas que aconteceram e devem ser analisadas, os festejos prematuros, a euforia exagerada, etc. Estas coisas podem ser mínimas aos olhos do observador mais distraído ou aos olhos desta e daquela pessoa que ignora que estímulos destes motivam ainda mais os adversários. Além dos festejo e euforias, começou-se também a falar demais cedo demais. Jesus que durante essas épocas se pautou por um discurso objetivo e pragmático, começou a ser exuberante, a transpirar confiança em excesso, a deslumbrar-se nas conferências de imprensa e flash interviews. Isto, foi um erro colossal, foi um enorme descontrolo emocional que serviu para municiar os nossos adversários de uma maior motivação. Lá está, o silêncio é de ouro. Nessas épocas, a gestão do plantel parecia mais equilibrada, mas, lá está, só até determinada fase. A partir de um momento mais decisivo a equipa começava a ser explorada ao máximo, não se poupando ninguém mesmo que os resultados já estivessem garantidos, parecia que era preciso provar algo a alguém. Será que Jesus precisava de provar algo a si mesmo ou algo a alguém de fora? Quando se está a ganhar por uma margem confortável ou por uma margem que nos permita o controlo do jogo e se nos encontramos numa fase decisiva, porque não devemos poupar os melhores jogadores? Ou os jogadores que manifestam maior fadiga física e/ou mental? Isto devia ser alvo de análise. Esse uso e abuso da capacidade física e mental dos jogadores, levou a que eles ficassem desgastados e que, nas fases decisivas, claudicassem e cometessem erros. A gestão devia ter sido feita com pinças, especialmente porque nesses planteis a quantidade de jogadores por cada posição não era abundante. Assim, em duas épocas perderam-se 4 competições onde, pelo menos, 3 delas poderíamos ter vencido. Jesus tem outro grave problema, a mensagem que passa aos jogadores. Não aparenta ser uma pessoa tranquila, não aparenta ser uma pessoa controlada emocionalmente, não é capaz de passar tranquilidade a partir do Benfica. Podemos estar a vencer por 3-0 aos '89 minutos que ele insiste em esbracejar continuamente, em dar novas indicações, em fazer novas correções. Por vezes, cai num exagero enorme. Todavia, quando as coisas correm mal parece que fica sem ideias, fica impávido e sereno a olhar para o que se passa, cruza os braços. Noto aqui uma grande incongruência. Nos maus momentos é que os treinadores devem dar o passo em frente e dar confiança à sua equipa, nos maus momentos é que se veem os líderes, estas coisas para os jogadores contam. Não é fácil estar a jogar bem aos '89 minutos e estar a ouvir uma pessoa a berrar connosco como não é fácil estar empatado ou a partir aos '80 e ver o treinador de braços cruzados, somente, a olhar para o jogo. A passividade nesses maus momentos revolta-me e revolta é mesmo a palavra certa, porque nos maus momentos é que os rapazes precisam de uma mensagem de apoio e de suporte, de confiança e motivação. O treinador não serve só para dar a táctica, serve também para motivar. Deixo também aqui uma nota sobre a relação interpessoal entre Jorge Jesus e os jogadores, porque me parece relevante observar que o treinador, por vezes, chega a roçar o limite da má educação a dar indicações aos jogadores. O futebol não é um desporto de meninas e muitas vezes têm que se soltar umas asneiras, mas há um limite que não se deve ultrapassar, sob pena de perder a atenção e a confiança dos jogadores. Tudo o que passou entre a 3.ª e 4.ª época está-se a refletir na 5.ª época. Esta intranquilidade é sentida pelos jogadores, este desnorte é sentido pelo plantel, esta falta de qualidades relacionais é sentida pelo grupo de trabalho. Desengane-se aquele que acha que o treinador só serve para dar a táctica e para dar o treino, a vertente relacional é também uma das componentes do jogo e uma das mais importantes, além das vitórias, nas más fases. Os jogadores veem um treinador derrotado, um treinador sem ideias, um treinador perdido e essa mensagem é passada para o campo por esse mesmo treinador, quando grita descontroladamente quando as coisas correm bem e que fica de braços cruzados quando as coisas correm mal. Nesta situações o treinador não deve ser uma ilha, nestas situações o treinador deve de ouvir a equipa e em conjunto devem chegar a uma solução. Ninguém quer ouvir um líder derrotado quando este não tem em conta a palavra dos seus homens. As equipas com sucesso, além de serem fantásticas táctica e tecnicamente, também demonstram boas qualidades ao nível relacional. Claro que não é possível agradar a gregos e a troianos, mas é possível ouvir todo o grupo e escutar o que este tem a dizer. Sim, deve-se escutar e não ouvir, porque são coisas muito diferentes. Uma última nota, noutros clubes quando se contrata alguém para trabalhar com os treinadores e/ou jogadores é tudo feito no máximo sigilo. Lá está, o silêncio é de ouro. No Benfica tudo tem que ser notícia desde a contratação de um consultor específico para o treinador, até à promoção de um baby-sitter. Estas coisas são para ser trabalhadas internamente, porque quando saem para a comunicação social, são empoladas e podem causar desconfiança no próprio seio do grupo de trabalho e levantar questões que até podem ser pertinentes. Veja-se, por exemplo no FCP, Mariano González foi seguido durante algum tempo por um psicólogo e a sua forma subiu, nunca ninguém soube disse até ao momento em que o próprio jogador referiu que essa ação foi determinante para a sua subida de forma. No Benfica houve todo o gosto em anunciar a entrada do Professor Manuel Sérgio e de António Carraça, homem que já tinha saído do clube e que possuía más relações com jogadores da equipa B e respetivos familiares. Para que é que se foi criar um clima de conflito de interesses? Mais uma coisa à Benfica. Resumindo, Jorge Jesus elevou-nos até um certo patamar com a vitória do campeonato em 2009/2010 mas levou-nos ao inferno na 2.ª, 3.ª e 4.ª épocas, pior que perder é perder quando tivemos o pássaro na mão. A má gestão do plantel, má gestão táctica e até a má gestão emocional trouxeram-nos até aqui. E vão manter-nos por aqui, porque não nos podemos dar ao luxo de pagar 8M€. Nesta situação também não retiro culpas ao plantel, mas como o texto já vai longo deixo somente esta nota. A equipa também tem culpa neste mau início de temporada e os jogadores devem, igualmente, ser responsabilizados pelas exibições e má performance desportiva do Sport Lisboa e Benfica. Editado 4 Outubro 2013 por Vaart Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 4 Outubro 2013 http://www.youtube.com/watch?v=Id47ApLCF0c Pois é... Compartilhar este post Link para o post
Pomadas Publicado 4 Outubro 2013 (editado) Vou tentar esclarecer algumas situações que, no meu entender, nos trouxeram até aqui: Concordo. Realço a parte de que o Vieira e o Jesus até elevaram um pouco o Benfica, mas o ciclo de ambos já acabou há muito. Mais, um treinador que tem prestações com erros e sem vitórias de campeonatos e taças, e que acha que faz um bom trabalho, não pode cobrar tanto de jogadores como Melgarejo: este faz uma época a DE, onde até mostra sinais de evolução, e na época a seguir, onde poderia dar continuidade ao trabalho antes desenvolvido, não, é posto de lado e vendido. Editado 4 Outubro 2013 por Pomadas Compartilhar este post Link para o post
Keef Publicado 4 Outubro 2013 [media][/media] Pois é... são os maiores Compartilhar este post Link para o post
JohnyM Publicado 4 Outubro 2013 Voltou a existir um convocado para a seleção #espinhadorsal #3+1+50 Compartilhar este post Link para o post
totch Publicado 4 Outubro 2013 Vaart, posso partilhar o texto ? Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 4 Outubro 2013 Não, não é. Perdoa-me, estava-me a referir a uma minoria. Eu sei que a maioria, vulgo 83%, prefere outro tipo de presidente. ;) Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 4 Outubro 2013 (editado) Perdoa-me, estava-me a referir a uma minoria. Eu sei que a maioria, vulgo 83%, prefere outro tipo de presidente. ;) Tu para provocador não te falta nadinha, porém aconselho-te a ler o tópico antes de tirares conclusões falsas e mentirosas do que os outros dizem. Aliás, bastava leres o post que escrevi acima. Editado 4 Outubro 2013 por Vaart Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 4 Outubro 2013 Tu para provocador não te falta nadinha, porém aconselho-te a ler o tópico antes de tirares conclusões falsas e mentirosas do que os outros dizem. Tu é que negaste o óbvio, lol. Conclusões falsas? 83% de votantes no LFV é um facto absoluto. Não há nada de falso aqui. Enfim, já vi que os ânimos não estão nos seus melhores dias, e como tal, o meu pedido de desculpas pelas brincadeira. On: Tirar LFV do clube deve ser a prioridade dos sócios. Mexam todos os cordelinhos, impossível não é. Depende de vós, tal como dependeu de nós, no nosso caso. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 4 Outubro 2013 (editado) Tu é que negaste o óbvio, lol.Conclusões falsas? 83% de votantes no LFV é um facto absoluto. Não há nada de falso aqui.Enfim, já vi que os ânimos não estão nos seus melhores dias, e como tal, o meu pedido de desculpas pelas brincadeira.On: Tirar LFV do clube deve ser a prioridade dos sócios. Mexam todos os cordelinhos, impossível não é. Depende de vós, tal como dependeu de nós, no nosso caso. Sim, eu disse que o Bruno de Carvalho não é o Presidente que o Benfica precisa e tu vens falar dos 83%, insinuando que eu me incluo dentro desse grupo quando não faço, nem quero fazer parte dele. O que vale é que tu dizes sempre tudo a brincar. A brincar, a brincar... E quanto a tirar o Luís Filipe Vieira do poder estabelecendo um parâmetro de comparação com o Bruno de Carvalho, as coisas não são, nem de perto, nem de longe as mesmas, por causa dos estatutos do Benfica que impedem uma série de benfiquistas de se candidatarem. O Bruno de Carvalho pode estar a fazer um trabalho muito bom tecnicamente, equilibrando a gestão do Sporting, mas quanto a mim tem um problema bastante grande, fala demais. Problema esse que também é partilhado pelo sr. Luís Filipe Ferreira Vieira. Editado 4 Outubro 2013 por Vaart Compartilhar este post Link para o post
totch Publicado 4 Outubro 2013 Vaart, posso partilhar o texto ? Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 4 Outubro 2013 Sim, eu disse que o Bruno de Carvalho não é o Presidente que o Benfica precisa e tu vens falar dos 83%, insinuando que eu me incluo dentro desse grupo quando não faço, nem quero fazer parte dele. O que vale é que tu dizes sempre tudo a brincar. A brincar, a brincar... E quanto a tirar o Luís Filipe Vieira do poder estabelecendo um parâmetro de comparação com o Bruno de Carvalho, as coisas não são, nem de perto, nem de longe as mesmas, por causa dos estatutos do Benfica que impedem uma série de benfiquistas de se candidatarem. "Eu sei que a maioria, vulgo 83%, prefere outro tipo de presidente." Isto é insinuar o quê? Isto é referir um facto que se fez sentir nas vossa últimas eleições. Tenho perfeita consciência que neste núcleo a esmagadora maioria sabe o que a casa gasta e tens as ideias no sítio. E sim, estava a brincar. Apesar de ser verdade, foi na brincadeira. É óbvio que não quis ofender ninguém (e aqui volta-se à conversa de maioria =/= alguém em particular). Compartilhar este post Link para o post
totch Publicado 4 Outubro 2013 Sim, claro que podes. Já está :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 4 Outubro 2013 André Almeida chamado à seleção portuguesa. Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 4 Outubro 2013 "Eu sei que a maioria, vulgo 83%, prefere outro tipo de presidente." Isto é insinuar o quê? Isto é referir um facto que se fez sentir nas vossa últimas eleições. Tenho perfeita consciência que neste núcleo a esmagadora maioria sabe o que a casa gasta e tens as ideias no sítio. E sim, estava a brincar. Apesar de ser verdade, foi na brincadeira. É óbvio que não quis ofender ninguém (e aqui volta-se à conversa de maioria =/= alguém em particular). mas ó zeca nas ultimas eleições eles votaram no LFV vs Bruno de Carvalho pa tares a dizer q é um facto? q p*ta de boneco :lol: e os 17% q nao votaram nele porque raio teriam de querer o Bruno de Carvalho como presidente? André Almeida chamado à seleção portuguesa. esse é o DD? Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 4 Outubro 2013 esse é o DD? Sim. Quer dizer, ele é médio-centro, mas há dois anos que joga a defesa direito. Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 4 Outubro 2013 tava a estranhar pq o Cedric tb foi chamado mas o Joao Pereira ta lesionado e o Miguel Lopes com problemas fisicos Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 4 Outubro 2013 mas ó zeca nas ultimas eleições eles votaram no LFV vs Bruno de Carvalho pa tares a dizer q é um facto? q p*ta de boneco :lol: e os 17% q nao votaram nele porque raio teriam de querer o Bruno de Carvalho como presidente? Que falta de educação tremenda, de facto. Não havia o Bruno de Carvalho (felizmente...), mas haviam presidentes com um perfil diferente do LFV, que possivelmente ajudariam muito mais o Benfica. E a maioria votou em quem todos nós sabemos. Denunciei pelos insultos descarados e sem qualquer tipo de propósito. Compartilhar este post Link para o post
Vaart10 Publicado 4 Outubro 2013 Denunciei pelos insultos descarados e sem qualquer tipo de propósito. O descaramento de dizer isso quando passas a vida a provocar, direta ou indiretamente, em vários tópicos :lol: Compartilhar este post Link para o post
Pomadas Publicado 4 Outubro 2013 Se um gajo atira um tremoço, tem que estar preparado para levar, imediatamente a seguir, com um paralelo no meio do focinho. E calar... Compartilhar este post Link para o post