Khaddafi Publicado 1 Setembro 2013 Incêndios: Gondomar, Famalicão e Sever do Vouga são os mais preocupantes Os incêndios em Gondomar, Vila Nova de Famalicão e Sever do Vouga são os que mais preocupam os bombeiros e onde estão concentrados 316 operacionais, num dia que já registou mais de 250 fogos. Em declarações à agência Lusa, o adjunto nacional de operações adiantou que desde as 00:00 de hoje já se registaram 259 incêndios, havendo seis que preocupam mais o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil. "São os incêndios que decorrem no distrito do Porto, nomeadamente o incêndio que tem lugar em Gondomar e que está a empenhar neste momento um significativo número de meios", apontou Miguel Cruz, acrescentando que estão no terreno 157 operacionais e seis meios aéreos pesados, entre três aviões anfíbios franceses e dois aviões anfíbios portugueses juntamente com um helicóptero pesado. Destacou também o incêndio em Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, que lavra desde as 20:48 de sábado e envolve 48 operacionais auxiliados 16 veículos e um helicóptero pesado. Apontou igualmente o fogo que afecta o concelho de Sever do Vouga, distrito de Aveiro, onde está um helicóptero pesado a ajudar 111 operacionais no combate às chamas, para além de outros 35 veículos operacionais. Em relação ao incêndio em Gondomar, apontou que houve algumas situações de ameaça a habitações, mas que foram "prontamente resolvidas", "uma vez que os meios estão a fazer defesas perimétricas em torno dessas mesmas habitações". De acordo com Miguel Cruz, estes três incêndios são os mais preocupantes porque muitos estão "numa zona de interface florestal urbano" e, por isso, a causarem preocupação do ponto de vista da salvaguarda das populações e dos seus bens. Lusa/SOL o tópico podia servir para discussão sobre o estado actual do incêndios em Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Reddish Ruse Publicado 1 Setembro 2013 (editado) isto aqui no norte tá muito mau fui hoje a Aveiro e vi uns 7 incendios... cheguei a casa olhei pela janela e vi logo 3 começou agora um prai a 500 metros de minha casa :estrelas: consigo ver chamas da minha sala o de Gondomar deve ser o que vi quando passei na ponte da arrabida acho que nunca vi tanto fumo na minha vida Editado 1 Setembro 2013 por pedropereir Compartilhar este post Link para o post
Josep Publicado 1 Setembro 2013 Há coisa de 1h30 passei junto do incêndio cá em Gondomar. Aquilo está muito feio. Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 1 Setembro 2013 Hoje por volta do meio dia começou a arder a mata aqui ao lado de casa :-| Compartilhar este post Link para o post
1906 Publicado 1 Setembro 2013 Em Viseu há quase 2 semanas que não pára. Incrível. Compartilhar este post Link para o post
Daniel Ferreira Publicado 1 Setembro 2013 consigo ver chamas da minha sala A quantos metros? Há coisa de 1h30 passei junto do incêndio cá em Gondomar. Aquilo está muito feio. Aqui em Gaia o céu está negro desse incêndio... http://www.tvi24.iol.pt/503/sociedade/gondomar-incendios-bombeiros-incendio-covelo-tvi24/1485219-4071.html Tem aí fotos e é realmente assustador. Compartilhar este post Link para o post
carlos99 Publicado 1 Setembro 2013 Vejam as fotos do Sousense-Moura, incrivel. Compartilhar este post Link para o post
Reddish Ruse Publicado 1 Setembro 2013 A quantos metros? diria 500 metros. talvez mais então foi mesmo esse de Gondomar que vi Vejam as fotos do Sousense-Moura, incrivel. da janela da cozinha vejo 5 "fontes de fumo" (não necessáriamente incendios diferentes" e da do meu quarto vejo mais 1 :estrelas: Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Setembro 2013 (editado) Se houver aqui algum bombeiro, que me esclareça pf: agora os bombeiros têm ordens para deixar arder tudo o que for mato longe de habitações? Editado 1 Setembro 2013 por Dpitz Compartilhar este post Link para o post
4tires Publicado 1 Setembro 2013 Acho que o jogo devia ter sido cancelado, aquele fumo não faz nada bem aos jogadores... Compartilhar este post Link para o post
Khaddafi Publicado 1 Setembro 2013 Se houver aqui algum bombeiro, que me esclareça pf: agora os bombeiros têm ordens para deixar arder tudo o que for mato longe de habitações? acho que isso já não é de agora. e uma coisa que não percebo é porque é que as letras nos veículos estão ao contrário. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 1 Setembro 2013 Aquele tipo que causou o fogo do Caramulo para se vingar de uma multa da GNR... Ai mãe... Que grandessíssima besta. As pessoas fazem com cada estupidez... Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Setembro 2013 e uma coisa que não percebo é porque é que as letras nos veículos estão ao contrário. Tipo isto? Se for, é para os automobilistas poderem ler nos espelhos dos veículos (a imagem fica invertida no espelho e, portanto, lê-se direito). Compartilhar este post Link para o post
Chaplin Publicado 1 Setembro 2013 acho que isso já não é de agora. e uma coisa que não percebo é porque é que as letras nos veículos estão ao contrário. Eu sempre pensei que fosse para os condutores que vão à frente ''identificarem'' as letras ao olhar pelo espelho, mas não sei se será por isto Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 1 Setembro 2013 A malta que invadiu o facebook desse e do outro artista é tão doente como ele. Compartilhar este post Link para o post
SAS_Robben Publicado 1 Setembro 2013 A malta que invadiu o facebook desse e do outro artista é tão doente como ele. Sabes que isto de deixar as autoridades e a justiça trabalhar é muito overrated. Linchamento publico é muito mais divertido. Só que desta vez levar tochas era um pouco awkward Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Setembro 2013 acho que isso já não é de agora. Anyway, é pena que assim seja. Passei a última semana em Ermelo (devem ter lido/visto algo sobre o incêndio em Mondim de Basto - tenho lá casa) e aquilo foi terrível, porque a aldeia ficou cercada de fogo por todos os lados. Mas num deles, que era só mato e tinha uma estrada e um rio até à aldeia, eles deixaram arder o monte inteirinho, praticamente de uma ponta à outra. Apenas de vez em quando iam os aviões e os helis largar alguma água, mas foi sempre manifestamente insuficiente. Eu não estou a dizer que acho que eles deviam andar lá a arriscar-se para salvar o mato, mas de facto ardeu muita floresta nesse incêndio e, do meu prisma, muita dessa perda poderia ter sido evitada. Razão tinha um senhor que falou uma vez num Telejornal: a culpa foi de quem passou os comandos para a Protecção Civil, porque quando eram os Comandantes dos Bombeiros a chefiar as coisas corriam melhor. Compartilhar este post Link para o post
4tires Publicado 1 Setembro 2013 (editado) acho que isso já não é de agora. e uma coisa que não percebo é porque é que as letras nos veículos estão ao contrário. Isso é para as pessoas nos carros verem pelo espelho do carro, todos os veículos de emergência têm as letras ao contrário. Devido aos recursos escassos as ordens devem ser para proteger habitações e apagar frentes activas em pontos estratégicos, às vezes não faz mal o fogo consumir mato por exemplo em direcção a um rio. Se quiserem podem ver este jogo, onde têm de apagar incêndios florestais, o autor deste jogo já fez uma versão mais avançada para o governo ter "simulações" - http://www.kongregate.com/games/jasonredhawk/fire-jumpers Anyway, é pena que assim seja. Passei a última semana em Ermelo (devem ter lido/visto algo sobre o incêndio em Mondim de Basto - tenho lá casa) e aquilo foi terrível, porque a aldeia ficou cercada de fogo por todos os lados. Mas num deles, que era só mato e tinha uma estrada e um rio até à aldeia, eles deixaram arder o monte inteirinho, praticamente de uma ponta à outra. Apenas de vez em quando iam os aviões e os helis largar alguma água, mas foi sempre manifestamente insuficiente. Eu não estou a dizer que acho que eles deviam andar lá a arriscar-se para salvar o mato, mas de facto ardeu muita floresta nesse incêndio e, do meu prisma, muita dessa perda poderia ter sido evitada. Razão tinha um senhor que falou uma vez num Telejornal: a culpa foi de quem passou os comandos para a Protecção Civil, porque quando eram os Comandantes dos Bombeiros a chefiar as coisas corriam melhor. Às vezes é bom o mato arder porque fertiliza as terras, e aquilo cresce outra vez, senão me engano até que muitas vezes para prevenir estes fogos grandes os bombeiros ateiam fogos controlados para queimarem área florestal, o que depois ajuda à contenção do fogo. Editado 1 Setembro 2013 por 4tires Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Setembro 2013 Às vezes é bom o mato arder porque fertiliza as terras, e aquilo cresce outra vez, senão me engano até que muitas vezes para prevenir estes fogos grandes os bombeiros ateiam fogos controlados para queimarem área florestal, o que depois ajuda à contenção do fogo. Isso é contra-fogo, é completamente diferente. No tal caso que eu digo, podiam perfeitamente ter feito contra-fogo para poupar grande parte do monte, mas a questão é que raramente andaram lá bombeiros sequer, e quando andaram era um mero carro. Compartilhar este post Link para o post
4tires Publicado 1 Setembro 2013 Isso é contra-fogo, é completamente diferente. No tal caso que eu digo, podiam perfeitamente ter feito contra-fogo para poupar grande parte do monte, mas a questão é que raramente andaram lá bombeiros sequer, e quando andaram era um mero carro. Pois, deve ser a falta de bombeiros e recursos. Compartilhar este post Link para o post
Leonino Publicado 1 Setembro 2013 Incêndio em Gondomar...pqp. Mais fotos, aqui. Compartilhar este post Link para o post
Wembanyama Publicado 1 Setembro 2013 Aqui no Vale do Ave, só hoje houve para aí 10 incêndios. Compartilhar este post Link para o post
4tires Publicado 1 Setembro 2013 (editado) Afinal o jogo não foi cancelado: Citação do jornal "Correio da Manhã" online Fogo ameaça jogo da Taça de PortugalIncêndio que decorria no distrito de Gondomar chegou aos muros do estádio do Sousense, na localidade de Jacindo. O fogo que está a lavrar na zona de Foz de Sousa, Gondomar, ameçou o jogo Sousense-Moura, da 1ª eliminatória da Taça de Portugal, que teve início às 16h00. As chamas chegaram aos muros do estádio 1º de Dezembro, em Jancido, localidade situada a cerca de 8 km de Gondomar. "Havia casas junto ao estádio que também estiveram em perigo, devido às chamas", contou ao CM José Rodrigues, colaborador do União Desportiva Sousense. Apesar da ameaça e do fumo, o jogo decorreu atá ao final, enquanto os bombeiros combatiam as chamas. "Ao intervalo, ainda foi ponderado não começar a segunda parte", contou a mesma fonte. No final, a equipa da casa venceu o encontro por 2-1. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/fogo-ameaca-jogo-da-taca-de-portugal Editado 1 Setembro 2013 por 4tires Compartilhar este post Link para o post