Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Khaddafi

Incêndios

Publicações recomendadas

Sei que por lei têm que estar limpas a x metros de casas.

E deveria haver uma fiscalização multando quem não cumprisse essa lei. Mas segundo o Miguel Macedo isso falhou.

Compartilhar este post

Link para o post

E deveria haver uma fiscalização multando quem não cumprisse essa lei. Mas segundo o Miguel Macedo isso falhou.

Pois, o Sr. Miguel Macedo não se deve ter querido encalacrar com a próxima pergunta que poderia surgir

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Pensava mesmo que eram obrigados a limpar a mata toda, independentemente da área que fosse.

Não sabia era se podiam ser responsabilizados (ou se, no mínimo, o faziam).

Sas, mas tendo terrenos grandes, têm de saber mantê-los e tratá-los minimamente. Percebo que há casos em que isto é complicado de fazer (heranças de terras, por ex.), mas noutros casos.. duvido um pouco. Se bem que se calhar tb era do interesse do estado que houvesse uma maior limpeza dessas matas e que, como tal, fosse porreiro que houvesse alguma ajuda nesse sentido. Mas já agora, estamos a falar de que valores por hectare? se te lembrares.

Compartilhar este post

Link para o post

DaHunter e Samudica, queria eu ver e que nunca aconteça, que algum dos seus familiares sendo bombeiros não morressem num incendio provocado por esses malditos mal paridos... Pena de morte existe em muitos países, e aqui essa lei encaixava as mil maravilhas..

É isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Há leis para isso e supostamente há multas.. E supostamente o estado até pode mandar limpar e depois enviar os custos aos proprietários caso os mesmos não o façam... mas quando o estado não dá o exemplo nos seus milhares de hectares de terras!!!

exacto, quando nem o estado dá o exemplo... :lol:

que tristeza

Compartilhar este post

Link para o post

DaHunter e Samudica, queria eu ver e que nunca aconteça, que algum dos seus familiares sendo bombeiros não morressem num incendio provocado por esses malditos mal paridos... Pena de morte existe em muitos países, e aqui essa lei encaixava as mil maravilhas..

Era atá-los a uma árvore, regar com gasolina, atear fogo, depois apagar para sofrer bem, cortar os ramos meios queimados e bater-lhes onde doesse mais, cortar os restos da pila, meter pelo cu acima, passar sal pelas feridas, atear outro fogo, regar com ácido, cortar às postas e queimar o que faltasse e depois cagar em cima desse molho todo.

!!!!!!!!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que por lei têm que estar limpas a x metros de casas. Agora, no caso de uma propriedade maior, não sei se são obrigados a estar tratadas na sua totalidade.

50 metros se não estou em erro. À pala de não respeitarem essas regras, há 3 anos apanhei um susto do crl com um incêndio que foi travado no muro das traseiras da minha casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não existe forma de travar o fogo no perímetro da propriedade?

Compartilhar este post

Link para o post

Pensava mesmo que eram obrigados a limpar a mata toda, independentemente da área que fosse.

Não sabia era se podiam ser responsabilizados (ou se, no mínimo, o faziam).

Sas, mas tendo terrenos grandes, têm de saber mantê-los e tratá-los minimamente. Percebo que há casos em que isto é complicado de fazer (heranças de terras, por ex.), mas noutros casos.. duvido um pouco. Se bem que se calhar tb era do interesse do estado que houvesse uma maior limpeza dessas matas e que, como tal, fosse porreiro que houvesse alguma ajuda nesse sentido. Mas já agora, estamos a falar de que valores por hectare? se te lembrares.

Nao sei valores concretos mas pode chegar a alguns milhares de euros. Para pessoas que herdam terrenos acaba pot ser uma despesa anual demasiado elevada para grande parte das pessoas.

Alem do mais a responsabilidade das mantas nao sei, nas as bermas de estrada sao da responsabilidade da camara e ao que parece este ano eles nao mandaram limpar os terrenos e nunca chegaram a dizer porque.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é triste portugal em chamas c*brões esses que ateiam fogo. Tem que ser severamente punidos esses que cometem esses crimes.

PS Bombeiros :prayer: :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

O bombeiro do Estoril que morreu na sequência do incêndio do Caramulo, o Bernardo, era da minha faculdade. :| Eu não o conhecia, mas vi pelas reações no Facebook que temos vários amigos em comum. :/

Compartilhar este post

Link para o post

Alem do mais a responsabilidade das mantas nao sei, nas as bermas de estrada sao da responsabilidade da camara e ao que parece este ano eles nao mandaram limpar os terrenos e nunca chegaram a dizer porque.

Outra grande verdade... aqui acontece isso este ano de forma que pode ser muito perigosa

Compartilhar este post

Link para o post

Outra grande verdade... aqui acontece isso este ano de forma que pode ser muito perigosa

Aconteceu um pouco por todo o lado, não se percebe bem. Mas depois vê-se as máquinas paradas nos parques da camara. Não entendo.

Compartilhar este post

Link para o post

Aconteceu um pouco por todo o lado, não se percebe bem. Mas depois vê-se as máquinas paradas nos parques da camara. Não entendo.

Eu entendo... não há dinheiro

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha sincera opinião, os bombeiros não deviam ir para a mata apagar. Andam ali a arriscar a vida porque uns bandalhos quaisquer decidiram chegar lume aquilo. É deixar arder quando não houver mais mata ou quando as pessoas tiverem vergonha, acabam-se os incêndios.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha sincera opinião, os bombeiros não deviam ir para a mata apagar. Andam ali a arriscar a vida porque uns bandalhos quaisquer decidiram chegar lume aquilo. É deixar arder quando não houver mais mata ou quando as pessoas tiverem vergonha, acabam-se os incêndios.

mesmo

cumps

Compartilhar este post

Link para o post

também acho

os fogos são muito benéficos

limpam as matas e tudo, poupam trabalho e não são pagos, e não vejo nenhum sindicato a defender os seus direitos

Compartilhar este post

Link para o post

claro

é deixar arder tudo. casas e isso tudo. vai tudo com o crl

Compartilhar este post

Link para o post

Finalmente uma opinião razoável no meio disto tudo.

Compartilhar este post

Link para o post

Ghelthon

Os bombeiros têm indicação para apagar o fogo todo seja no mato seja em populações, mas eles tentam primeiro e obviamente salvar as casas e os bens e só depois o mato.

A questão de não terem la ido apagar o fogo pode ser devido ao facto de poderem estar a trabalhar em proteger populações noutra zona, ou também por ser uma frente que estrategicamente estaria para eles controlada e que seria mais importante investir noutro lado.

Por outro lado o contra fogo não é facil de fazer porque tem de ser alguem responsável alto la dentro dos bombeiros a tratar disso, e para alem disso tem de haver uma faixa de contenção (tipo estrada ou sitio sem nada que arda) com a largura igual ou x de vezes superior á altura das chamas, o que é muito.

Depois é aquela coisa de que as terras fertilizadas com as cinzas são produtivas e fortes, alias muitos incêndios são ateados para isso mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Btw, o incêndio em Gondomar já está em fase de rescaldo desde as 23h.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é contra-fogo, é completamente diferente. No tal caso que eu digo, podiam perfeitamente ter feito contra-fogo para poupar grande parte do monte, mas a questão é que raramente andaram lá bombeiros sequer, e quando andaram era um mero carro.

Contra-fogo é sempre a última medida e só mesmo em caso de desespero. Até porque se a coisa dá para o torto...

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...