Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Khaddafi

Incêndios

Publicações recomendadas

claro

é deixar arder tudo. casas e isso tudo. vai tudo com o crl

As pessoas que deixem de chegar lume ao monte. Eu se fosse bombeiro e ouvisse a sirene durante a noite, achas que ia? O crl que ia.. Sujeito a voltar dentro de quatro tábuas. Eu tenho familiares bombeiros, um já esteve ás portas da morte por causa de um incêndio, por isso imagina de onde vem a minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

As pessoas que deixem de chegar lume ao monte. Eu se fosse bombeiro e ouvisse a sirene durante a noite, achas que ia? O crl que ia.. Sujeito a voltar dentro de quatro tábuas. Eu tenho familiares bombeiros, um já esteve ás portas da morte por causa de um incêndio, por isso imagina de onde vem a minha opinião.

É esse o espirito, deixar arder tudo.

Que se f*dam as pessoas que tem a casa a arder, os terrenos feitos em cinza e a vida destruída.

Que se f*dam os parques naturais e o território verde por esse país acima, antes estar tudo preto e em cinzas porque assim ao menos não arde.

Que se f*da o próprio ar nós respiramos, já que está já poluido mais um pouco de cheiro a queimado até faz bem aos pulmões.

Mas que m*rda de lógica é essa?

As pessoas que deixem de chegar lume ao monte? Que culpa têm as pessoas de haver um maluco qualquer que decide atear fogo ao terreno? Que culpa têm as pessoas que moram a km's de distância dos fogos e eles acabam por lhes chegar à porta na mesma?

Eu se não tivesse as limitações que tenho estava lá junto dos bombeiros para ajudar a parar com este pesadelo que já dura há anos a mais, todos os anos ardem n hectares de território verde, as nossas paisagens estão cada vez mais degradadas, qualquer dia já nem paisagens temos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu entendo... não há dinheiro

por acaso até há. o problema é que as câmaras e juntas preferem canalizar os cantoneiros para coisas mais visíveis do que a limpeza das matas.

Compartilhar este post

Link para o post

A situação dos Bombeiros em Portugal é complicada em vários aspectos, para além de termos "mato sujo", temos Bombeiros mal equipados, meios aéreos que so trabalham na hora dos telejornais (em muitos casos), e principalmente estratégias de combate aos fogos mal planeadas.

Para terem uma noção do quão grave pode ser uma estratégia mal planeada, dou-vos o exemplo de um incêndio na zona norte em que o comandante de uma corporação de auxilio da zona sul do país, após chegar ao local, pediu para os deixarem atacar uma frente de fogo ao qual o comandante da corporação local deu uma nega pois o incêndio iria incidir sobre duas vertentes com uma inclinação bastante acentuada e com risco de haver efeito chaminé. Passados 15 minutos o incêndio estende-se exactamente como previsto, e caso a infeliz ideia do comandate sulista tem sido aceite, provavelmente estávamos a ver nas notícias mais um caso ou dois de mortes no combate aos fogos.

Ninguém apura culpas nestes casos, nenhum comandante tem tomates para assumir que certas medidas de combate a fogos deram m*rda porque eles assim o quiseram. Existem corporações que fazem kms a pé antes de lá meterem uma viatura, existem outras que parecem que andam a brincar aos fogos. Mais vale arder um pinheiro do que sacrificar uma vida humana.

Editado por Osbourne

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha sincera opinião, os bombeiros não deviam ir para a mata apagar. Andam ali a arriscar a vida porque uns bandalhos quaisquer decidiram chegar lume aquilo. É deixar arder quando não houver mais mata ou quando as pessoas tiverem vergonha, acabam-se os incêndios.

Era mandar o pessoal que recebe o RSI apagar fogos!!!!!1111!!!1!1111

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha sincera opinião, os bombeiros não deviam ir para a mata apagar. Andam ali a arriscar a vida porque uns bandalhos quaisquer decidiram chegar lume aquilo. É deixar arder quando não houver mais mata ou quando as pessoas tiverem vergonha, acabam-se os incêndios.

Como é que ainda ninguém se tinha lembrado disto antes? Agora só falta informar o ministro do ambiente, finalmente encontrámos a solução para um problema que assola o país há vários anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Há muita coisa mal no meio disto tudo. Para começar a prevenção, a limpeza dos terrenos é um assunto muito complicado. Na parte de proprietários privados fica muito caro a limpeza e em pouco tempo o mato já voltou a crescer mesmo com aplicação de química. As queixas só dão chatices e despesas às câmara municipais, sai em edital que o terreno deve ser limpo mas não passa dai. A câmara pode mandar meios para tratar da limpeza mas depois o proprietário recusa-se a pagar e leva a que o processo vá para tribunal e faz com que as despesas com o processo sejam maiores que o custo da limpeza do terreno. Sei de casos que são as pessoas que vivem nas casas junto a esses terrenos que estão por limpar que fazem a limpeza do mesmo para se protegerem.

No caso do publico, é uma vergonha. Os trabalhadores florestais foram-se reformando e foram ficando os lugares vazios e pouco ou nada fazem agora. Os antigos Regentes Florestais actualmente andam apenas com os madeireiros a marcar pinhal. Trazem roçadoras mas servem apenas para ajudar a ir a alguns lugares para fazerem as marcações. Tenho visto material deles que dava bem jeito actuar em algumas zonas mas acaba por estar em armazém guardado apanhar pó. Faz hoje 1 ano que estive numa ocorrência em que arderam 270ha em 2 horas, toda essa zona era mata nacional. O que me deu vontade de rir foi o engenheiro responsável por essa mata dizer que estava agendada para breve uma acção de limpeza. Tretas! O local é praticamente todo plano permitindo uma máquina operar lá bem visto que já era um pinhal adulto e bem ordenado.

Apanharam o incendiário, um rapaz com dificuldades económicas que recebeu dinheiro de um madeireiro para o fazer.

Outra coisa que está muito mal é o Programa Sapadores Florestais existe desde de 1999 e poucas mudanças para proteger quem enverga a farda têm sido feitas. Andam fardados como Sapadores Florestais mas na câmara não passam de Assistentes Operacionais. Falo no meu caso, tenho perto perto de 800 horas de formação tirada à minha conta mais algumas horas dadas pela antiga DGRF. Isso não impediu que viesse para a rua no fim do contrato visto que não me quiseram por para o quadro, nem aos meus outros 4 colegas. No mês anterior a sairmos entraram 5 pessoas e só 2 com formação. Tudo isto porque se as pessoas forem efectivas a antiga AFN corta no subsidio de 35000€ que atribui às entidades. Conhecíamos a nossa zona de intervenção como ninguém e além das tarefas a fazer e outras coisas importantes. Como foi o nosso caso há muitos iguais pelo país e parecendo que não isto afecta o modo de operar na primeira intervenção. A prova da importância de quem conhece o terreno foi mostrada no incêndio do Caramulo, os bombeiros que se safaram foram salvos por um Sapador que conhecia um caminho alternativo. É muito bonito olhar para uma carta militar e ver os caminhos mas elas não dizem tudo. Infelizmente é um profissão ingrata, muita gente deve pensar que ganham uns 1000 euros e que passam a vida a passear de carrinha a gastar gasóleo. Mas não é assim faça chuva ou sol andam no meio da floresta com roçadouras às costas que pesam 10kg e entre outros trabalhos que exigem bastante do fisico. Ganham o ordenado mínimo e vão com sorte. Os das associações que precisam limpar terrenos para terem dinheiro para receber o ordenado ao fim do mês chegam a trabalhar com as máquinas das 06h da manhã às 12h e depois dai até às 20h fazem vigilância. Com isto tudo a meta para 2012 eram de 500 equipas e neste momento há pouco mais de 260. Houve muita formação dada pelo IEFP mas emprego nada, alguém encheu os bolsos. Os Sapadores são muito importantes na prevenção e na primeira intervenção porque como dizem : "Uma fogueira apaga-se com um balde de agua".

Quanto aos bombeiros que morreram, já ouvi opiniões de que são só voluntários e que é por falta de formação e bla bla bla. Mas esquecem-se é que se eles lá estão alguém os mandou para lá, se já é complicado para quem é da zona imaginem para quem é de fora e não conhece o terreno. E depois quem vai para lá tenta fazer o melhor naquela altura é só floresta mas não quer dizer que aquela frente daqui a 4 ou 5 km vá encontrar uma povoação. Como eu digo, há bons e maus profissionais em todo o lado mas acaba sempre quem está lá na frente no calor a pagar os erros das chefias. Infelizmente o combate aos incêndios não é uma ciência exacta o que leva a que haja muitos erros de casting. Falaram ai no contra fogo que agora se chama fogo de supressão, infelizmente isso acarreta muitos riscos e tem que ser feito por pessoal especializado. Os Gauf normalmente é que fazem e apoiam no estudo do comportamento do incêndio. Felizmente já se vê que a agua não é solução para tudo e utilizam-se cada vez mais máquinas de rasto para abrirem aceiros para parar o incêndio.

Outro aparte, nos Gerês os pastores precisam de fazer todos os anos a renovação das pastagens para o gado. Os incêndios que normalmente vemos por lá resultam disso e nada é feito. Os pastores não são burros e eu vou dar um exemplo para terem uma noção, com fogo controlado é possível limpar 80ha (equivalente a 80 campos de futebol mais ou menos) com 150€ de combustível. Infelizmente não há muitos técnicos credenciados para o fazerem mas sem duvida que é uma mais valia que devia ser mais bem aproveitada.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a cheirar a fumo por todos os lados, estive desde o meio dia com o fogo a menos de 150 metros de casa em duas frentes mas já está mais controlado para os meus lados isto. Agora está complicado é para o lado de lá do monte, em Cristelo. Não fossem os 3 aviões anfíbios e o facto de o Rio Minho ser aqui ao lado e bem que tinha ficado sem casa.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a cheirar a fumo por todos os lados, estive desde o meio dia com o fogo a menos de 150 metros de casa em duas frentes mas já está mais controlado para os meus lados isto. Agora está complicado é para o lado de lá do monte, em Cristelo. Não fossem os 3 aviões anfíbios e o facto de o Rio Minho ser aqui ao lado e bem que tinha ficado sem casa.

porra :\

Compartilhar este post

Link para o post

Era mandar o pessoal que recebe o RSI apagar fogos!!!!!1111!!!1!1111

E era. Ou em vez de ficar em casa a ver wrestling ir limpar mato.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois ainda há quem diga "deixa que arda" :lol:

Ainda bem que não aconteceu nada Perdigas :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Mais vale arder um pinheiro do que sacrificar uma vida humana.

Também não curto mesmo nada o Hugo Almeida.

Ps. Só para aligeirar a coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não curto mesmo nada o Hugo Almeida.

Ps. Só para aligeirar a coisa.

O Paulo Sérgio não gostou :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não a titulo pessoal mas com amigos, sei bem o que é isso Perdigas.. Força ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não a titulo pessoal mas com amigos, sei bem o que é isso Perdigas.. Força ;)

Vim-me embora para o Porto ao fim da tarde com o incêndio controlado, já se passava na estrada para o monte e tudo. Entretanto vim ao site da protecção civil e vejo que neste momento há quatro frentes activas, lol. Devem ter nascido por obra e graça do espírito santo..

Compartilhar este post

Link para o post

Vim-me embora para o Porto ao fim da tarde com o incêndio controlado, já se passava na estrada para o monte e tudo. Entretanto vim ao site da protecção civil e vejo que neste momento há quatro frentes activas, lol. Devem ter nascido por obra e graça do espírito santo..

Com a noite as temperaturas aumentam....

Agora a sério, pode não ser 'criminoso', mas com a noite aumentam os ventos e 'perde-se' o apoio aereo

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém me explique o que é o contra-fogo.

O termo que utilizam agora é fogo de supressão, que se divide em duas formas, fogo táctico ou contra fogo. O fogo táctico serve para eliminar o combustível. Com isso por exemplo podem criar uma faixa de segurança que chamam de "faixa negra". Acho que já viste que por exemplo arder uma grande parte e no meio do queimado ficarem as chamadas "ilhas". Se acharem que essas ilhas podem dar problemas e resultar em reacendimentos e propagação para zonas fora da queimado eles podem queimar essa parte. O contra fogo actua directamente no incêndio, eles metem fogo e criam uma nova frente que vai de encontro à outra. Podes fazer isso de maneira quando as duas se encontrarem o incêndio se extinguir ou simplesmente mudar de direcção.

Isto é uma técnica só utilizada por pessoal credenciado e é muito complicada porque está dependente de vários factores.

Editado por Green

Compartilhar este post

Link para o post

já os metem a limpar mato e a vijiar as matas

Compartilhar este post

Link para o post

Tb acho. E o mesmo dos que passam o dia a criar clones.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...