Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

No meu caso, jogo com um MCO e um PL, com funções de Avançado Sombra e Falso 9, respetivamente. A ideia é que eles troquem de posição para baralhar marcações, etc.

Ainda estou a testar, pelo que não sei se funciona muito bem...

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, quero pedir-te desculpa. Pois tu sempre disseste: "Os movimento preferidos são muito importantes", e eu nunca liguei. A verdade é que depois de ter visto o post do Passonov, a dizer que meteu os medios dele a treinar marcação cerrada, fiz o mesmo aos meus e é bem verdade o que ele disse. Nota-se uma grande diferença, já não parecem cones!

Será que se metermos os laterais a treinar marcação cerrada, deixam de ser ultrapassados tão facilmente?

Obrigado Michael por não desistires de "nós" :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Quando estamos a jogar com um jogador na posição de 10 que função aconselham ?

E que funções combinam melhor com 2 avançados?

depende do que pretendes dos jogadores, não existe "a melhor função"

quanto aos dois avançados ou optas por muita mobilidade para baralhar as marcações do adversário e, consoante a fluidez definida, proporcionar a entrada dos médios; ou optas por um avançado mais posicional e outro mais móvel.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, quero pedir-te desculpa. Pois tu sempre disseste: "Os movimento preferidos são muito importantes", e eu nunca liguei. A verdade é que depois de ter visto o post do Passonov, a dizer que meteu os medios dele a treinar marcação cerrada, fiz o mesmo aos meus e é bem verdade o que ele disse. Nota-se uma grande diferença, já não parecem cones!

Será que se metermos os laterais a treinar marcação cerrada, deixam de ser ultrapassados tão facilmente?

Eu os laterais ainda nao treinei marcaçao cerrada, preferi trabalhar a parte atacante! Mas os meus centrais pus todos a treinar marcaçao cerrada e noto algumas melhorias, mas concretamente naqueles lances em que o avançado pega na bola e parece o messi dentro da nossa area a fintar o ppl todo....agora os meus centrais encostam mais rapidamente nos avançados pressionando mais!

Mas tenho os avançados a treinar para bater as defesas em linha e a alternar os flancos e o meu avançado agora fatura mt mais! De facto os movimentos preferidos dao um jeitasso! Ja consigo jogar com extremos e os rapazes fazem tb o que um Avançado Interior faz, ja csg fazer o meu CJA que joga atras do avançado no meu 4-2-3-1 a vir buscar jogo!

O jogo esta mt mais real e tal como uma equipa leva tempo a criar mecanismos, tb no FM se temos uma ideia de jogo e queremos ve la em campo, leva tb o seu tempo!

Tive uma 1a epoca mt tremida com o meu Vitoria...começei mt mal, mas aos poucos a equipa e os jogadores foram se adaptando ao que ia pedindo e terminei mt bem o campeonato, nao alcancei a UEFA pq nos ultimos 3 jogos apanhei o Braga e o Benfica fora! No inicio da 2a epoca nota se que os jogadores que transitaram e ja teem os movimentos que eu quero ja dao mt mais andamento aquilo que eu quero! So ainda fiz amigaveis mais parece m que tenho a equipa mt mais consistente!!

Epah e isto assim tem mt mais piada...pores a tua ideia de jogo e ganhares tem mt mais piada, do que criares uma tactica so para resultados! Mas isto é a minha opiniao!

Compartilhar este post

Link para o post

embrace the dark side of the force... er... of ppm's :lolada:

Eu os laterais ainda nao treinei marcaçao cerrada, preferi trabalhar a parte atacante! Mas os meus centrais pus todos a treinar marcaçao cerrada e noto algumas melhorias, mas concretamente naqueles lances em que o avançado pega na bola e parece o messi dentro da nossa area a fintar o ppl todo....agora os meus centrais encostam mais rapidamente nos avançados pressionando mais!

Mas tenho os avançados a treinar para bater as defesas em linha e a alternar os flancos e o meu avançado agora fatura mt mais! De facto os movimentos preferidos dao um jeitasso! Ja consigo jogar com extremos e os rapazes fazem tb o que um Avançado Interior faz, ja csg fazer o meu CJA que joga atras do avançado no meu 4-2-3-1 a vir buscar jogo!

O jogo esta mt mais real e tal como uma equipa leva tempo a criar mecanismos, tb no FM se temos uma ideia de jogo e queremos ve la em campo, leva tb o seu tempo!

Tive uma 1a epoca mt tremida com o meu Vitoria...começei mt mal, mas aos poucos a equipa e os jogadores foram se adaptando ao que ia pedindo e terminei mt bem o campeonato, nao alcancei a UEFA pq nos ultimos 3 jogos apanhei o Braga e o Benfica fora! No inicio da 2a epoca nota se que os jogadores que transitaram e ja teem os movimentos que eu quero ja dao mt mais andamento aquilo que eu quero! So ainda fiz amigaveis mais parece m que tenho a equipa mt mais consistente!!

Epah e isto assim tem mt mais piada...pores a tua ideia de jogo e ganhares tem mt mais piada, do que criares uma tactica so para resultados! Mas isto é a minha opiniao!

e mai nada :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Como diz o ditado: "Se não consegues combatê-los, junta-te a eles", embora o Michael tenha contrariado o resultado e com razão! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom depois de feitos os ajustes por sugestão do Michael (a quem agradeço as lições tácticas de FM que deste aqui :mrgreen: ) a equipa respondeu razoavelmente: vou em 6º lugar com 3v 1e derrotas e consegui alguns resultados interessantes como a vitória por 1-0 sobre a Roma e o empate com a Juve a 2.

No entanto a equipa não consegue criar muitas oportunidades. São raras as vezes que consigo colocar o Muriel (Pl fixo) na cara do guarda-redes adversários. Ele está muito distante (mesmo jogando com um cj avançado e com o movimento preferido de chegar à frente), aliás sinto que as linhas da equipa estão muito distantes apesar de jogar em muito fluido :|.

Alguma sugestão para alterar isto?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom depois de feitos os ajustes por sugestão do Michael (a quem agradeço as lições tácticas de FM que deste aqui :mrgreen: ) a equipa respondeu razoavelmente: vou em 6º lugar com 3v 1e derrotas e consegui alguns resultados interessantes como a vitória por 1-0 sobre a Roma e o empate com a Juve a 2.

No entanto a equipa não consegue criar muitas oportunidades. São raras as vezes que consigo colocar o Muriel (Pl fixo) na cara do guarda-redes adversários. Ele está muito distante (mesmo jogando com um cj avançado e com o movimento preferido de chegar à frente), aliás sinto que as linhas da equipa estão muito distantes apesar de jogar em muito fluido :|.

Acho que devias retirar a opçao levar a bola ate á area! Tens uma mentalidade atacante com futebol directo ou seja, tas a pedir ao homens para chegarem rapido á baliza, mas depois com a opçao de levar a bola ate á area tas a dizer para serem pacientes e manter a posse de bola!! Talvez por isso a distancia entre os teus jogadores...ou seja pedes para a bola chegar rapido ao avançado e dps dizes para manter a posse de bola e ter paciencia e ai pode estar o problema pq os teus avançados vao parar o jogo e como jogas em transiçao rapida, qd eles param o jogo o resto da equipa ainda esta mt longe!!

Tirando esta o opçao corres o risco de perder mais bola pq os avançados vao arriscar mais....mas tb t vao aumentar as oportunidades de golo mesmo que nao sejam flagrantes!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que devias retirar a opçao levar a bola ate á area! Tens uma mentalidade atacante com futebol directo ou seja, tas a pedir ao homens para chegarem rapido á baliza, mas depois com a opçao de levar a bola ate á area tas a dizer para serem pacientes e manter a posse de bola!! Talvez por isso a distancia entre os teus jogadores...ou seja pedes para a bola chegar rapido ao avançado e dps dizes para manter a posse de bola e ter paciencia e ai pode estar o problema pq os teus avançados vao parar o jogo e como jogas em transiçao rapida, qd eles param o jogo o resto da equipa ainda esta mt longe!!

Tirando esta o opçao corres o risco de perder mais bola pq os avançados vao arriscar mais....mas tb t vao aumentar as oportunidades de golo mesmo que nao sejam flagrantes!

Vou exprimentar isso no jogo contra o Redbull agora.

Já agora se baixar a intensidade para ''fluído'' consigo juntar mais a linhas com ''levar a bola até à area''?

E uma última questão :mrgreen:

Quero que o meu médio-defensivo baixe para os centrais no meu processo ofensivo e nas transições defensivas. No entanto ele acaba por ir sempre pressionar à frente dos meus médios :| e isso causa-me problemas defensivos Ele não tem ''pressionar mais'' nem nada que se pareça e já está a treinar ''vir buscar jogo atrás''

Compartilhar este post

Link para o post

Vou exprimentar isso no jogo contra o Redbull agora.

Já agora se baixar a intensidade para ''fluído'' consigo juntar mais a linhas com ''levar a bola até à area''?

E uma última questão :mrgreen:

Quero que o meu médio-defensivo baixe para os centrais no meu processo ofensivo e nas transições defensivas. No entanto ele acaba por ir sempre pressionar à frente dos meus médios :| e isso causa-me problemas defensivos Ele não tem ''pressionar mais'' nem nada que se pareça e já está a treinar ''vir buscar jogo atrás''

Parece m que tas ai fazer confusao com a intensidade e a estrategia e fluidez que queres! 1a coisa jogares com mt fluido nao te vai fazer que a equipa jogue com mais ou menos intensidade, vai fazer com que os teus jogadores participem em mais acçoes no campo! Se escolhes mt fluido, vais ter os jogadores a participar em todas as fases do jogo...se jogares num estilo rigido, os teus defesas defendem os medios organizam e os avançados atacam...isto uma explicaçao mt simplista! O ter mais ou menos intensidade ja parte de ti! Tu ja jogas numa estrategia atacante, que por si ja pede mais intensidade e tu ainda lhe poes mais intensidade nas escolhas estrategicas para a equipa....exprimenta a opçao menos intensidade, ou entao deixa por defeito e nao escolhas nenhuma! Mas se queres um futebol directo, pede se mais intensidade!

Qd ao medio defensivo, troca para pivo defensivo e ve como corre!

Compartilhar este post

Link para o post

Se te referes à criação de oportunidades que aparecem nas estatísticas esquece... estão com bug :-) mais vale veres os passes-chave nas estatísticas, basicamente são assistências para golo com a diferença que não resultam em golo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo muita malta a tentar criar uma tática da realidade tipo a do dortmund, a do bayern etc, mas uma coisa que reparei é que eles quando metem a tática para download quase nunca referem os movimentos preferidos dos jogadores.

A pregunta é: Será que é quase impossivel criar uma tática da realidade, como todos dizem, porque é realmente muito dificil, ou simplesmente porque essas pessoas querem criar a tática mas não ligam aos movimentos preferidos que tanta diferença fazem? :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vejo muita malta a tentar criar uma tática da realidade tipo a do dortmund, a do bayern etc, mas uma coisa que reparei é que eles quando metem a tática para download quase nunca referem os movimentos preferidos dos jogadores.

A pregunta é: Será que é quase impossivel criar uma tática da realidade, como todos dizem, porque é realmente muito dificil, ou simplesmente porque essas pessoas querem criar a tática mas não ligam aos movimentos preferidos que tanta diferença fazem? :confuso:

Muito pessoal não liga ou nem se apercebe dos movimentos preferidos, escapa-lhes que são uma peça fundamental de um puzzle (jogador). Criar uma táctica da realidade, a meu ver, só se torna complicado por dois aspectos: a) a interpretação que cada um faz daquilo que observa: por exemplo, se pensares na quantidade de tácticas tão díspares que andam pela net baseadas no Barcelona do Guardiola, dá para perceber as várias interpretações que as pessoas fazem, umas optam por uma estratégia de contra-ataque, outras por normal, outras por controlar e outras ainda por atacar. Cada um tem a sua interpretação, ou mais ou menos correcta, daquilo que observa; b) há determinados aspectos que dificultam bastante reproduzir fielmente a realidade, principalmente porque o FM ainda não permite aplicar princípios de jogo no processo defensivo, como por exemplo, os mais recentes vocábulos wolfpack pressing ou gegenpressing caracterizados tanto por Barcelona e Dortmund, ou a já famosa regra dos 6 segundos. Não é, portanto, uma questão de ser difícil, é mesmo por falta de recursos do FM, principalmente no que respeita ao processo defensivo da equipa. Repara que podes estipular a linha defensiva mais alta ou mais baixa mas isto é aplicado de uma forma global, não podes dizer aos jogadores "façam circulação de bola no meio-campo adversário, mas assim que a perderem baixem imediatamente", ou podes dizer ao jogador x para pressionar o adversário y ou marcá-lo à zona ou ao homem, mas não podes dizer para essa pressão ser feita à bola.

Bem vistas as coisas, após tantos anos de FM (e CM) é um bocado difícil de perceber como é que a SI mantém as coisas tão insípidas e superficiais a nível táctico.

Compartilhar este post

Link para o post

MichaelAndrews, pela primeira vez desde que jogo CM/FM, decidi deixar de jogar com tácticas feitas por outros e tentar jogar o jogo na sua planitude, ou seja, ser eu a fazer as minhas próprias tácticas.

Sou um adepto do futebol em posse, defesa subida onde o nosso adversário nem consegue "respirar", e por isso tentei implementar esta forma de jogar no FM 2014 (versao 14.2.2). Em relação à filosofia escolhi muito fluído visto querer que a minha equipa funcione como um bloco onde toda a gente participa em todas as fases do jogo.

Nas instruções á equipa escolhi as seguintes:

dqt6vm.png

As instruções ao jogadores são estas:

GR: t6yu1f.png

DD: 2nicio6.jpg

DC: 2e5nqcz.png

DC:fvgqww.png

DE:5vd9og.png

MDC: 2my293b.png

MC:sbm3w6.png

MC:33da841.png

EX:2mgsbjn.png

AI:ll8j7.png

AC:2jbw1me.png

Problemas na defesa:

- Maioria dos golos sofridos e ocasiões do adversários são com bolas nas costas da defesa

Problemas no ataque:

- Não crio muitas ocasiões de golo durante o jogo

Como é que poderei minimizar estes problemas?

Compartilhar este post

Link para o post

Boa pergunta, ando à descoberta das mesmas respostas :biggrin:

A questão das oportunidades, ou da falta delas, logo à partida explica-se por a estratégia definida implica que não há necessidade / urgência em chegar ao golo, daí ser um estilo mais pausado e paciente. No teu caso, acho que tens aí boas ideias: tens um MC a chegar mais à frente com um extremo do lado dele que dá mais largura ao jogo, enquanto que o outro médio fica mais recuado para libertar espaço às diagonais do avançado interior que, por sua vez, tem um ala a fazer a sobreposição ( o que também dá largura) e do lado direito um ala mais a apoiar. Em termos de funções e tarefas, parece-me bem, só tenho dúvidas quanto ao AC.

Acho que estás a sobrecarregar imenso a equipa com instruções e não te esqueças que muita fluidez pressupõe mais liberdade de decisão pelos jogadores. Por exemplo, manter posse e passe curto é praticamente uma redundância: a primeira já estipula automaticamente um passe mais curto. A pressão, o desarme e a marcação tirava também isso tudo, porque são instruções que podes usar nas instruções ao adversário.

Compartilhar este post

Link para o post

Mais umas dúvidas:

1) Do avançado eu espero que esteja sempre a tentar movimentos verticais, tipo inzaghi, ou seja, no limite do fora de jogo. Com isto em mente, que função se adaptaria melhor?

2) Em relação às instruções ao adversário, admito que nunca mexi nem sei como mexer, e quando dizes que devia tirar as instruções de marcação e pressão das instruções de equipa, como é que implementava isso nas instruções ao adversário? Punha essas instruções em todos os jogadores?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

MichaelAndrews, pela primeira vez desde que jogo CM/FM, decidi deixar de jogar com tácticas feitas por outros e tentar jogar o jogo na sua planitude, ou seja, ser eu a fazer as minhas próprias tácticas.Sou um adepto do futebol em posse, defesa subida onde o nosso adversário nem consegue "respirar", e por isso tentei implementar esta forma de jogar no FM 2014 (versao 14.2.2). Em relação à filosofia escolhi muito fluído visto querer que a minha equipa funcione como um bloco onde toda a gente participa em todas as fases do jogo. Nas instruções á equipa escolhi as seguintes:dqt6vm.pngAs instruções ao jogadores são estas:

GR: t6yu1f.pngDD: 2nicio6.jpgDC: 2e5nqcz.pngDC:fvgqww.pngDE:5vd9og.pngMDC: 2my293b.pngMC:sbm3w6.pngMC:33da841.pngEX:2mgsbjn.pngAI:ll8j7.pngAC:2jbw1me.png

Problemas na defesa:- Maioria dos golos sofridos e ocasiões do adversários são com bolas nas costas da defesaProblemas no ataque:- Não crio muitas ocasiões de golo durante o jogoComo é que poderei minimizar estes problemas?

Para os problemas defensivos aconselho:

Para adversários em que és favorito ou mais fracos = Recuar Linha Defensiva

Para adversários em que não és favorito ou mais fortes = Pressionar mais alto

Para a falta de oportunidades de golo, eu reparei que metade da tua equipa, principalmente os dois MC e o AC estão com a instrução "Rematar Menos" e isso pode afectar.

Tenta isto:

+ Enfrentar defesa

- Levar a bola até à área

- Jogar a partir da defesa

+ Manter as posições

- Desarme agressivo

+ Evitar carrinhos

- Marcação apertada

- Mais intensidade

+ Menos Intensidade

Compartilhar este post

Link para o post

1) Com excepção das funções que baixam mais no campo, Treq. F9, Av. Recuado, é irrelevante. Estás a jogar com muita fluidez, logo com muita liberdade criativa, o que significa que dás mais importância à liberdade de decisão do jogador do que às tuas instruções, portanto considerando isto, o que te interessa é que o jogador tenha esse movimento preferido. É uma questão de o pores a treinar.

2) Está aqui num tópico ao lado como funcionam as instruções, à equipa, aos jogadores e ao adversário (IE, IJ, IA). De uma forma sucinta o que precisas de compreender é que estes conjuntos têm uma hierarquia, as IA sobrepõem-se às IJ e estas sobrepõem-se às IE. Quanto tu usas uma IE Importunar Adversários, estás a dizer a TODOS os teus jogadores para pressionarem TODOS os jogadores adversários... será que é isto que pretendes ?se usares uma IJ para pressionar mais, estás a dizer a UM jogador teu para pressionar UM jogador na zona dele... será que é isto que pretendes ? As IA sobrepõem tudo isto, indicas que o adversário X deve ser pressionado, logo o teu jogador Y que actua naquela posição (contrária, claro) vai pressioná-lo independentemente de teres ou não estabelecido a IE ou a IJ.... por fim, as IA posicionais sobrepõem-se ainda às IA individuais.

Resumindo: IE define uma relação de TODOS para TODOS, IJ define uma relação de UM para UM, IA sobrepõe-se a qualquer uma das anteriores.

percebido ? :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aqui uma pequena duvida...eu como gosto de apostar nas camadas jovens, ouve uma coisa que nunca liguei mt, foi aos tutores! Mas de momento tenho alguns miudos interessantes nas camadas jovens, mas que pouco teem evoluido...alguem sabe me dizer qual é o efeito no tutor num miudo? Vai ajuda lo mt a evoluir, vai ajudar pouco?? Ou tanto faz??

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aqui uma pequena duvida...eu como gosto de apostar nas camadas jovens, ouve uma coisa que nunca liguei mt, foi aos tutores! Mas de momento tenho alguns miudos interessantes nas camadas jovens, mas que pouco teem evoluido...alguem sabe me dizer qual é o efeito no tutor num miudo? Vai ajuda lo mt a evoluir, vai ajudar pouco?? Ou tanto faz??

Eu, pelas vezes que já usei, ajuda muito! Apenas tens de ter em atenção que o jogador que vai toturar, tem de ter mais determinação que o jovem a ser toturado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, pelas vezes que já usei, ajuda muito! Apenas tens de ter em atenção que o jogador que vai toturar, tem de ter mais determinação que o jovem a ser toturado.

Não necessariamente. O que define o quanto um jogador vai trabalhar para evoluir é a personalidade. Claro que as personalidades mais importantes vão requerer determinação, mas é sempre aconselhavel focar-se na personalidade. Vou deixar aqui parte de um texto que está no forum da SI.

"So with this in mind these are the personalities I'll be trying to give my players;

Model Citizen – This would be the best one to have but they are limited and in really short reply. In fact so far in all my saves I have only managed to find two players who have this personality.

Resolute – This is one of my favourite personalities due to high level of professionalism and determination. While I don't class determination as a vital attribute that players must have there is no hard in having players who do have good determination. It will help with on field events and make me stronger tactically.

Perfectionist – Again this shows a player to have high determination, ambition and professionalism but does highlight low temperament.

Spirited – Decent temperament, good pressure and professionalism

Model Professional/Professional/Fairly Professional – Good professionalism and decent temperament

There are other personalities that I could possibly use but for the purpose of pure youth development I find these 5 to be key for how I play and what I want to achieve. Others might prefer to do it a different way and that's fine its just this way works for me".

Link: http://community.sigames.com/showthread.php/380395-Ajax-When-Real-Life-Meets-Football-Manager-FM14

Compartilhar este post

Link para o post

No meu atual save um miudo perdeu uns 3 pontos de determinação por causa do tutor :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Com a vossa ajuda e em especial do Michael diz uma tactica de transições rápidas que no meu Porto funciona uma maravilha. Na Champions em vez de atacar coloco contra atacar ou controlar e já estou quase na final. Época 2021 2022

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, depois de muito pesquisar e ler consegui ter uma equipa bem ofensivamente. Mas não consigo atinar com a defesa. Será que alguém podia dizer alguma dicas para aplicar?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...