Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Não costumo ver os jogos em momentos-chave :biggrin: ... a não ser que já tenha tudo como eu quero e a equipa bem embalada no campeonato. Sim, realmente, aparece como momento-chave os últimos segundos do jogo e que tem de mal ????

Nao parece que essa parte do ultimo minuto seja bug!! è mais uma diversao que puseram no jogo, para veres os pessoal a bater palmas ou sair com a mao na cintura mt desolado! Nao é coisa que me faça diferença....mas tal como acontece na realidade seja qual for o resultado mesmo sem instrucçoes do treinador á sempre uma equipa que tem mais pressa que a outra, seja para chegar ao empate, seja para ganhar o jogo....o que faz com que os jogadores dessa equipa façam os tais passes disparatados!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não costumo ver os jogos em momentos-chave :biggrin: ... a não ser que já tenha tudo como eu quero e a equipa bem embalada no campeonato. Sim, realmente, aparece como momento-chave os últimos segundos do jogo e que tem de mal ????

Porque raio é que um pontapé sem nexo para fora é um momento-chave? É óbvio que é uma coisa sem importância, mas não deixa de ser estúpido.

Compartilhar este post

Link para o post

E já que estou numa de me queixar... acho completamente ridículo terem tirado a instrução direta de rematar - ou não - de longe. Estou farto de tentar combinações que façam com que os meus jogadores deixem de rematar à baliza a 30 metros, mas nenhuma resulta. Será que isso é uma coisa assim tão complexa que tenha que ser "dita" por código?

Compartilhar este post

Link para o post

Experimenta assim. :mrgreen:

if ( position > 30 )

passar();

else {

x = rand() % 2 + 1;

if (x==1)

passar();

else

chutar();

}

Compartilhar este post

Link para o post

Porque raio é que um pontapé sem nexo para fora é um momento-chave? É óbvio que é uma coisa sem importância, mas não deixa de ser estúpido.

A parte do pontapé sem nexo não percebo, acho que se vês os jogos em momentos-chave é lógico que um dos momentos-chave será os segundos finais do jogo, tal como são os segundos iniciais.

E já que estou numa de me queixar... acho completamente ridículo terem tirado a instrução direta de rematar - ou não - de longe. Estou farto de tentar combinações que façam com que os meus jogadores deixem de rematar à baliza a 30 metros, mas nenhuma resulta. Será que isso é uma coisa assim tão complexa que tenha que ser "dita" por código?

E quem disse que a instrução foi retirada ?

Não achas que se vês os jogos em momentos-chave é capaz de ser insuficiente para avaliar o desempenho da tua equipa, bem como insuficiente para perceberes as alterações tácticas a fazer para evitar os remates de longe ?

Compartilhar este post

Link para o post

Experimenta assim. :mrgreen:

if ( position > 30 )

passar();

else {

x = rand() % 2 + 1;

if (x==1)

passar();

else

chutar();

}

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei de onde retiraste que vejo os jogos em momentos-chave. E muito menos em que é que isso seria impeditivo de perceber que em todos os ataques em que a bola chega ao avançado ele remata, esteja onde estiver, mesmo que tenha ativada a opção de "Rematar menos" e que a equipa tenha como ordem levar a bola até à área...

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso tb já reparei isso, e mesmo quando tem apoio, e o teu PL as vezes não chuta logo quando podia ir a correr até à baliza?

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso tb já reparei isso, e mesmo quando tem apoio, e o teu PL as vezes não chuta logo quando podia ir a correr até à baliza?

Já foi reconhecido pela SI que há um problema que afecta a decisão dos jogadores em frente à baliza... foi reconhecido e cá continuamos à espera da resolução

Compartilhar este post

Link para o post

Já fico mais descançado, já deve estar quase a sair o novo patch não? Ou ainda vão esperar que fecho o mercado na Russia?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei de onde retiraste que vejo os jogos em momentos-chave. E muito menos em que é que isso seria impeditivo de perceber que em todos os ataques em que a bola chega ao avançado ele remata, esteja onde estiver, mesmo que tenha ativada a opção de "Rematar menos" e que a equipa tenha como ordem levar a bola até à área...

Pois, foi uma associação equivocada da minha parte mas como falaste em momentos-chave e depois em remates. Agora, obviamente que quem vê apenas os momentos-chave (refiro-me em termos gerais) É impeditivo de constatar que em TODOS os ataques isso acontece porque vendo os jogos dessa forma não se vêem nem todos os ataques, nem todos os remates.

De qualquer modo, e mesmo sabendo-se do problema que há com os jogadores em frente à baliza, não sei porque é que se acha que o facto dos jogadores terem como instrução Rematar Menos e Levar a Bola até à Área faz com que não haja remates de longe. É que se se acha isto, então a capacidade da equipa criar espaços na frente não conta para nada, a fluidez definida que afecta a liberdade criativa dos jogadores não conta para nada. Convém não olhar para as instruções isoladamente e perceber o seu papel face a toda estrutura e à própria função e tarefa dos jogadores.

Já fico mais descançado, já deve estar quase a sair o novo patch não? Ou ainda vão esperar que fecho o mercado na Russia?

cá por mim esperamos até espernear e arrancar cabelos :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Tou aqui com uma duvida que penso que voces me podem responder, eu tou num save com o hadjuk split e uma coisa que tenho feito muito é dar uns toquezitos nas instruções durante os jogos, por exemplo agora joguei com uma equipa com 3 defesas e 5 medios e retirei o jogar mais fechado, contra o dinamo zagreb que jogava com um 4-1-2-1-2 com 4 gajos no meio campo pus jogar mais fechado e e explorar os flancos etc...

O que quero dizer com isto é que á uns tempos diziam que tinhamos de ser dinamicos e tal mas acho isto demais não? O suposto é um gajo ter uma tactica e jogar com ela e só mexer nas coisas em situções pontuais não?

O que me dizem?

Compartilhar este post

Link para o post

Tou aqui com uma duvida que penso que voces me podem responder, eu tou num save com o hadjuk split e uma coisa que tenho feito muito é dar uns toquezitos nas instruções durante os jogos, por exemplo agora joguei com uma equipa com 3 defesas e 5 medios e retirei o jogar mais fechado, contra o dinamo zagreb que jogava com um 4-1-2-1-2 com 4 gajos no meio campo pus jogar mais fechado e e explorar os flancos etc...

O que quero dizer com isto é que á uns tempos diziam que tinhamos de ser dinamicos e tal mas acho isto demais não? O suposto é um gajo ter uma tactica e jogar com ela e só mexer nas coisas em situções pontuais não?

O que me dizem?

Não necessariamente, as coisas não são taxativas e dependem do tipo de treinador que tu sentires que és. Há treinadores que optam por definir um modelo e tentarem ser fiéis ao modelo independentemente do adversário; outros preferem ter um modelo mais maleável face ao adversário, ainda que tenham uma base. Depois, claro, também depende se conhecer a realidade da equipa que se treina e do campeonato onde se compete: treinas a equipa mais forte ou das mais fortes do campeonato ? é um campeonato muito competitivo ? pouco ? os adversários são heterogeneos ao ponto de ser necessário fazer muitas adaptações ao modelo ? No FM parecem-me ser as questões de base; no futebol podem alargar-se a outras que o FM não contempla, como por exemplo questões culturais específicas do país onde se treina.

Compartilhar este post

Link para o post

De qualquer modo, e mesmo sabendo-se do problema que há com os jogadores em frente à baliza, não sei porque é que se acha que o facto dos jogadores terem como instrução Rematar Menos e Levar a Bola até à Área faz com que não haja remates de longe. É que se se acha isto, então a capacidade da equipa criar espaços na frente não conta para nada, a fluidez definida que afecta a liberdade criativa dos jogadores não conta para nada. Convém não olhar para as instruções isoladamente e perceber o seu papel face a toda estrutura e à própria função e tarefa dos jogadores.

Ok, mas isso parece-me a combinação mais "óbvia" para evitar os remates disparatados do meio da rua. Se mesmo assim não funciona, não sei o que posso fazer...

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, mas isso parece-me a combinação mais "óbvia" para evitar os remates disparatados do meio da rua. Se mesmo assim não funciona, não sei o que posso fazer...

Parece mas não chega. Que adianta dizeres nas instruções aos jogadores "Rematar Menos" e nas instruções à equipa "Levar a Bola até à Área" se depois verificar-se que a equipa não está a conseguir entrar nos corredores exteriores e interiores e, eventualmente, ainda sobrecarrega mais esses espaços ? Obviamente vão optar pelo remate de longe, tenham ou não mais liberdade criativa( LC): se têm mais LC é uma decisão do jogador para tentar encontrar uma solução alternativa; se têm menos LC é uma decisão motivada por não saberem o que fazer à bola e optam também pelo remate de longe (sendo que a alternativa seria perder a posse de bola).

Compartilhar este post

Link para o post

Não necessariamente, as coisas não são taxativas e dependem do tipo de treinador que tu sentires que és. Há treinadores que optam por definir um modelo e tentarem ser fiéis ao modelo independentemente do adversário; outros preferem ter um modelo mais maleável face ao adversário, ainda que tenham uma base. Depois, claro, também depende se conhecer a realidade da equipa que se treina e do campeonato onde se compete: treinas a equipa mais forte ou das mais fortes do campeonato ? é um campeonato muito competitivo ? pouco ? os adversários são heterogeneos ao ponto de ser necessário fazer muitas adaptações ao modelo ? No FM parecem-me ser as questões de base; no futebol podem alargar-se a outras que o FM não contempla, como por exemplo questões culturais específicas do país onde se treina.

Tou numa equipa que luta pelos 3 primeiros, mas num campeonato um pouco mais competitivo penso eu, eu costumo jogar sempre com a mesma base mas isto é daquelas equipa de começa o jogo com aquelas atctica tds manhosas tudo na retranca e ás vezes tenho necessidade de abrir um pouco mais, explorar os flancos ou meio campo dependendo da fraqueza do adversário etc.... Por isso é que fiquei naquela...

Compartilhar este post

Link para o post

Tou numa equipa que luta pelos 3 primeiros, mas num campeonato um pouco mais competitivo penso eu, eu costumo jogar sempre com a mesma base mas isto é daquelas equipa de começa o jogo com aquelas atctica tds manhosas tudo na retranca e ás vezes tenho necessidade de abrir um pouco mais, explorar os flancos ou meio campo dependendo da fraqueza do adversário etc.... Por isso é que fiquei naquela...

É uma questão de encontrares um equilíbrio, não precisa de ser tudo à retranca, nem tudo à maluca para o ataque. Lembra-te que na defesa deve haver uma tarefa de ataque, que no meio-campo as tarefas devem estar bem distribuídas e que no ataque convém haver uma tarefa de apoio ou, em alternativa, um Treq. / F9, é a maneira de garantir uma boa ligação entre os sectores.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma questão de encontrares um equilíbrio, não precisa de ser tudo à retranca, nem tudo à maluca para o ataque. Lembra-te que na defesa deve haver uma tarefa de ataque, que no meio-campo as tarefas devem estar bem distribuídas e que no ataque convém haver uma tarefa de apoio ou, em alternativa, um Treq. / F9, é a maneira de garantir uma boa ligação entre os sectores.

muito isto, tal e qual...

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebeste :D, quem joga á retranca são os outros, nunca reparaste na pré-época quando jogas com equipas pequenas e vais para cima delas elas meten-se tds na retranca com 3 defesas, 5 medios e não sei mais o quê?

É disso que falo, tanto posso jogar contra uma num 4-2-3-1 normal, em que nem preciso de mexer em nada como na jornada a seguir aparece-me uma com 3 defesas, 2 alas, 1 trinco e um rottweiler para protegerem a baliza, fazendo com que tenha que jogar mais aberto, por os 3 da frente a deambular de posições ou baixar as linhas para ver se saiem do buraco etc... era disto que falava :D

Eu jogo sempre num 4-3-3 normalíssimo, para variar, com um ala do lado esquerdo com um AI e um lateral do lado direito a apoiar com um ext a atacar, um AC completo a apoiar, e o meio nem vale a pena dizer pq é sempre o habitual (trinco + cjr apoio +cja atacar) :mrgreen:

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebeste :D, quem joga á retranca são os outros, nunca reparaste na pré-época quando jogas com equipas pequenas e vais para cima delas elas meten-se tds na retranca com 3 defesas, 5 medios e não sei mais o quê?

É disso que falo, tanto posso jogar contra uma num 4-2-3-1 normal, em que nem preciso de mexer em nada como na jornada a seguir aparece-me uma com 3 defesas, 2 alas, 1 trinco e um rottweiler para protegerem a baliza, fazendo com que tenha que jogar mais aberto, por os 3 da frente a deambular de posições ou baixar as linhas para ver se saiem do buraco etc... era disto que falava :D

Eu jogo sempre num 4-3-3 normalíssimo, para variar, com um ala do lado esquerdo com um AI e um lateral do lado direito a apoiar com um ext a atacar, um AC completo a apoiar, e o meio nem vale a pena dizer pq é sempre o habitual (trinco + cjr apoio +cja atacar) :mrgreen:

Isso noto que começam com um 442 e depois ao enfardarem mudam para uma coisa esquisita com 3 centrais. Não me preocupa nada, até porque na Liga Portuguesa não são esquemas utilizados, portanto só me interessa que a minha equipa se torne fluida no seu jogo e se familiarize com os princípios de jogo definidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois mas nessas ligas isso não acontece agora nestas o mais raro é entrarem com um 4-4-2 :mrgreen: , talvez por isso é que sou obrigado a fazer mudanças, mas primeiro é sempre como o capone diz, vejo uns 15/20 min em modo completo e se vir que não tou a jogar como quero, ou que estão a conseguir anular o meu ataque é que começo a pensar em alterar uma ou outra coisa, se eles metessem essas tacticas já depois de tarem a enfardar andava eu muito contente :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Pois mas nessas ligas isso não acontece agora nestas o mais raro é entrarem com um 4-4-2 :mrgreen: , talvez por isso é que sou obrigado a fazer mudanças, mas primeiro é sempre como o capone diz, vejo uns 15/20 min em modo completo e se vir que não tou a jogar como quero, ou que estão a conseguir anular o meu ataque é que começo a pensar em alterar uma ou outra coisa, se eles metessem essas tacticas já depois de tarem a enfardar andava eu muito contente :mrgreen:

isso mesmo...e atençao aos minutos finais tambem muitas vezes o adversario muda para 442 ou 424 e vai com tudo para cima...

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho utilizado essa tática a algum tempo.

Fiz 1 temporada e meia bem pelo Chelsea, chegando a Champions depois de pegar o time em 11º ao final do turno.

Na 2º temporada fui campeão e caí na Champions pelo critério de gols fora de casa.

Mas na 3º temporada meu time estava muito irregular.

Passei em 1º na Champions num grupo com Barcelona e Juventus (3v, 3e)

Só que na liga o time não engrenou. Por duas vezes tomei empate de times pequenos após abrir 2x0, num tomei a virada em 5 minutos e depois busquei o empate.

Havia reforçado muito bem o elenco, tendo opções em todas as áreas, mas nas laterais, por exemplo, ninguém conseguiu se firmar e tirar boas notas.

Depois de 1 vitória e 6 empates perdi para o Arsenal pela Capital One e fui demitido.

Essa é minha tática:

http://postimg.org/image/egjq2kphr/

Instruções:

http://postimg.org/image/6295blurz/

Cheguei a selecionar jogar a partir da defesa.

Tenho costume de usar nas pontas jogadores com pé contrário, e antes tinha Hulk e Vitinho, que abriam pro meio e faziam muitos gols.

Não sei se perdi força do avançado centralizado pelos pontas terem dificuldade em cruzar, mas agora já era, Chelsea já foi.

Fui contratado pela Lazio, sequer conferi meu elenco, mas vi que tem bons pontas.

Gostaria de dicas de onde pode haver erros nessa minha tática.

Nunca consegui ter posse de bola, mas meu time sempre dominava o jogo, com muito mais chances de gol.

Nas últimas partidas sempre tive menos, inclusive num jogo com 1 a mais desde os 11 minutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal preciso da vossa ajuda.

Quero criar uma táctica de contra-ataque para equipas pequenas e mal cotadas (Paris FC, AD Carregado, por exemplo) mas não tenho conseguido entender-me muito bem com o ME :mrgreen:

Já exprimentei duas situações:

No Carregado criei um 4-3-3 (ou 4-5-1) com um PD (alterava entre PD e MD) com ''Fluído'', ''Contra-ataque'' e com as instruções: ''Passe Directo'', ''Passar para o Espaço'', ''Jogar apartir da Defesa'', ''Recuar Linha Defensiva'', ''Defesa em Linha'', ''Marcação Apertada''.

Até deu alguns resultados e ia em 1º com 11 pontos em 5 jogos (3v 2e) mas nunca senti que tivesse o jogo realmente controlado. Fazia menos remates que o adversário, ia à baliza adversária um ou duas vezes e só marcava de bola parada ou num erro adversário. Ou seja, ganhava por demérito do outro. Nunca senti que a equipa estivesse verdadeiramente ligada.

No Paris FC tentei colocar dois médios mais defesivos (PD e MD) com um 10 (CJA) para ganhar coesão defensiva mas sinto as mesmas dificuldades que no Carregado e tenho resultados piores.

Alguma ajudinha? :mrgreen:

Não tenho SS pq não estou no computador onde jogo

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso q me tirem um duvida pessoal :p numa defesa a 4 o central q deve cobrir e o q fica d lado do lateral que ataca ou q apoia? Isto num 4-2-3-1. Digo isto pq tenh o MC do lado direito joga a defender e o central a bloqear e o lateral atacar. Se tenh o medio a defender o medio vai fechar o lado direito certo? E meto o DC do lado esqerdo a cobrir, e o MC e o DE apoiar. Fiz isto no Bayern e no SLB e resultou bem no 4-2-3-1. Agora num 4-5-1 com o MDC a estar no meio acredito q a melhor solução seja meter o DC q fica a cobrir no lado do lateral que ataca certo? Isto faz sentido ou nem por isso mister's kkkkk

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...