Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Tenho utilizado essa tática a algum tempo.

Fiz 1 temporada e meia bem pelo Chelsea, chegando a Champions depois de pegar o time em 11º ao final do turno.

Na 2º temporada fui campeão e caí na Champions pelo critério de gols fora de casa.

Mas na 3º temporada meu time estava muito irregular.

Passei em 1º na Champions num grupo com Barcelona e Juventus (3v, 3e)

Só que na liga o time não engrenou. Por duas vezes tomei empate de times pequenos após abrir 2x0, num tomei a virada em 5 minutos e depois busquei o empate.

Havia reforçado muito bem o elenco, tendo opções em todas as áreas, mas nas laterais, por exemplo, ninguém conseguiu se firmar e tirar boas notas.

Depois de 1 vitória e 6 empates perdi para o Arsenal pela Capital One e fui demitido.

Essa é minha tática:

http://postimg.org/image/egjq2kphr/

Instruções:

http://postimg.org/image/6295blurz/

Cheguei a selecionar jogar a partir da defesa.

Tenho costume de usar nas pontas jogadores com pé contrário, e antes tinha Hulk e Vitinho, que abriam pro meio e faziam muitos gols.

Não sei se perdi força do avançado centralizado pelos pontas terem dificuldade em cruzar, mas agora já era, Chelsea já foi.

Fui contratado pela Lazio, sequer conferi meu elenco, mas vi que tem bons pontas.

Gostaria de dicas de onde pode haver erros nessa minha tática.

Nunca consegui ter posse de bola, mas meu time sempre dominava o jogo, com muito mais chances de gol.

Nas últimas partidas sempre tive menos, inclusive num jogo com 1 a mais desde os 11 minutos.

Por vezes não é uma questão da táctica ter erros de base, simplesmente pode ser necessário alterações pontuais consoante o comportamento dos adversários. É um detalhe que escapa ao pessoal, pois continuam a achar que apesar da táctica resultar bem numa época, vai resultar sempre bem nas épocas seguintes. Basicamente é uma questão de ter atenção particular aos jogos em que as coisas estão correr menos bem e tentar detectar o que está a correr menos bem, mas isto só o próprio pode perceber porque as causas podem ser várias e distintas. De qualquer modo, por essas imagens e em termos de globais pode adequar-se melhor um pouco mais de fluidez dadas as funções dos jogadores que definiste e se usas defesas com a mesma tarefa, não seria mau pensado utilizares a armadilha do fora de jogo.

Pessoal preciso da vossa ajuda.

Quero criar uma táctica de contra-ataque para equipas pequenas e mal cotadas (Paris FC, AD Carregado, por exemplo) mas não tenho conseguido entender-me muito bem com o ME :mrgreen:

Já exprimentei duas situações:

No Carregado criei um 4-3-3 (ou 4-5-1) com um PD (alterava entre PD e MD) com ''Fluído'', ''Contra-ataque'' e com as instruções: ''Passe Directo'', ''Passar para o Espaço'', ''Jogar apartir da Defesa'', ''Recuar Linha Defensiva'', ''Defesa em Linha'', ''Marcação Apertada''.

Até deu alguns resultados e ia em 1º com 11 pontos em 5 jogos (3v 2e) mas nunca senti que tivesse o jogo realmente controlado. Fazia menos remates que o adversário, ia à baliza adversária um ou duas vezes e só marcava de bola parada ou num erro adversário. Ou seja, ganhava por demérito do outro. Nunca senti que a equipa estivesse verdadeiramente ligada.

No Paris FC tentei colocar dois médios mais defesivos (PD e MD) com um 10 (CJA) para ganhar coesão defensiva mas sinto as mesmas dificuldades que no Carregado e tenho resultados piores.

Alguma ajudinha? :mrgreen:

Não tenho SS pq não estou no computador onde jogo

Logo à partida nunca irás controlar os jogos, porque jogar em contra-ataque não o pretende fazer. O contra-ataque é o assumir de menos favoritismo, baixar linhas, ter a equipa compacta a defender e aproveitar rapidamente os espaços quando a equipa recupera a bola, portanto, também não é suposto que tenhas mais remates, bem pelo contrário.

De qualquer modo, quando puderes coloca SS.

Preciso q me tirem um duvida pessoal :p numa defesa a 4 o central q deve cobrir e o q fica d lado do lateral que ataca ou q apoia? Isto num 4-2-3-1. Digo isto pq tenh o MC do lado direito joga a defender e o central a bloqear e o lateral atacar. Se tenh o medio a defender o medio vai fechar o lado direito certo? E meto o DC do lado esqerdo a cobrir, e o MC e o DE apoiar. Fiz isto no Bayern e no SLB e resultou bem no 4-2-3-1. Agora num 4-5-1 com o MDC a estar no meio acredito q a melhor solução seja meter o DC q fica a cobrir no lado do lateral que ataca certo? Isto faz sentido ou nem por isso mister's kkkkk

o DC que bloqueia vai fazer mais pressão e vai fazê-la mais à frente, isto quer dizer que vai reduzir o espaço entre si e o lateral atacante. Se o DC tiver a tarefa de cobrir, vai resguardar-se mais e abrir espaço entre ele o lateral.

Compartilhar este post

Link para o post

Por vezes não é uma questão da táctica ter erros de base, simplesmente pode ser necessário alterações pontuais consoante o comportamento dos adversários. É um detalhe que escapa ao pessoal, pois continuam a achar que apesar da táctica resultar bem numa época, vai resultar sempre bem nas épocas seguintes. Basicamente é uma questão de ter atenção particular aos jogos em que as coisas estão correr menos bem e tentar detectar o que está a correr menos bem, mas isto só o próprio pode perceber porque as causas podem ser várias e distintas. De qualquer modo, por essas imagens e em termos de globais pode adequar-se melhor um pouco mais de fluidez dadas as funções dos jogadores que definiste e se usas defesas com a mesma tarefa, não seria mau pensado utilizares a armadilha do fora de jogo.

Quais atributos levo em conta nos defensores para utilizar linha de impedimento.

e tenho uma duvida que foge do tópico, mas é simples...Fui contratado pela Lazio e tenho 5 jogadores no plantel que pertencem a mim e a outro clube. Como funciona isso???

Onde joga, quem pode negociar??

Compartilhar este post

Link para o post

Logo à partida nunca irás controlar os jogos, porque jogar em contra-ataque não o pretende fazer. O contra-ataque é o assumir de menos favoritismo, baixar linhas, ter a equipa compacta a defender e aproveitar rapidamente os espaços quando a equipa recupera a bola, portanto, também não é suposto que tenhas mais remates, bem pelo contrário.

o DC que bloqueia vai fazer mais pressão e vai fazê-la mais à frente, isto quer dizer que vai reduzir o espaço entre si e o lateral atacante. Se o DC tiver a tarefa de cobrir, vai resguardar-se mais e abrir espaço entre ele o lateral.

Ent e mlhr DC - bloqear e LATERAL- atacar e o DC - cobrir e o LATERAL - apoiar ou bloqear e atacar e cobrir e apoiar?

Edit. Ate pq no 4-2-3-1 o dc q tva a bloqear subia e apoia o mc a defender no meio campo pq o mc tava apoiar o ataqe. Agora a mnh duvida e qand esta um mdc no meio no 4-5-1 mister

Editado por crmessi

Compartilhar este post

Link para o post

A questão não é controlar o jogo através da posse de bola, é controlar o jogo defensivamente e ai noto muita insegurança apesar de baixar as linhas. E se não aumentar para ''atacante'' ou ''sobrecarregar'' não consigo ter um único remate.

Ou seja, parto a equipa, fico com 5 elementos defensivos mas não consigo sair rapidamente para o ataque e criar situações. É uma táctica estéril, é isso que quero melhorar

Compartilhar este post

Link para o post

Quais atributos levo em conta nos defensores para utilizar linha de impedimento.

e tenho uma duvida que foge do tópico, mas é simples...Fui contratado pela Lazio e tenho 5 jogadores no plantel que pertencem a mim e a outro clube. Como funciona isso???

Onde joga, quem pode negociar??

atributos mentais: compostura, concentração, trabalho de equipa, índice de trabalho e antecipação também.

O passe do jogador está em co-propriedade pelos dois clubes, o que significa que podes comprar os 50% que o outro clube detém e também se um terceiro quiser comprar o jogador tem que negociar contigo e com o outro clube.

Ent e mlhr DC - bloqear e LATERAL- atacar e o DC - cobrir e o LATERAL - apoiar ou bloqear e atacar e cobrir e apoiar?

Edit. Ate pq no 4-2-3-1 o dc q tva a bloqear subia e apoia o mc a defender no meio campo pq o mc tava apoiar o ataqe. Agora a mnh duvida e qand esta um mdc no meio no 4-5-1 mister

a mim parece-me a melhor opção, precisamente para evitar que haja demasiado espaço entre o central e o lateral

A questão não é controlar o jogo através da posse de bola, é controlar o jogo defensivamente e ai noto muita insegurança apesar de baixar as linhas. E se não aumentar para ''atacante'' ou ''sobrecarregar'' não consigo ter um único remate.

Ou seja, parto a equipa, fico com 5 elementos defensivos mas não consigo sair rapidamente para o ataque e criar situações. É uma táctica estéril, é isso que quero melhorar

só partes a equipa se houver pouca fluidez.

quando puderes colocar SS

Compartilhar este post

Link para o post

atributos mentais: compostura, concentração, trabalho de equipa, índice de trabalho e antecipação também.

O passe do jogador está em co-propriedade pelos dois clubes, o que significa que podes comprar os 50% que o outro clube detém e também se um terceiro quiser comprar o jogador tem que negociar contigo e com o outro clube.

a mim parece-me a melhor opção, precisamente para evitar que haja demasiado espaço entre o central e o lateral

só partes a equipa se houver pouca fluidez.

quando puderes colocar SS

So uma ultima qestao mister. No fm13 havia o pressionar mais ou pressionar menos. Esta opção agora no fm14 e a marcao apertada ou importunar adversário?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma ajudinha aqui por favor..

Sempre quis criar um 4-1-2-2-1 assimetrico mas nunca consegui colocar uma a funcionar como deve ser..

PO4vbZw.pnggirlq3u.png5ceUqEZ.pngGAycV11.pngg1FMl4p.pngvqfEhJA.pngKAh9I8V.png49Pne6T.png93nCvZc.pngWt9Eut5.pngPzVJvoH.pngUhRSQ7k.png

Compartilhar este post

Link para o post

So uma ultima qestao mister. No fm13 havia o pressionar mais ou pressionar menos. Esta opção agora no fm14 e a marcao apertada ou importunar adversário?

Penso que agora seja o importunar adversários e fechar espaços

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Nas instruções à equipa corresponde a importunar adversários e fechar espaços

Uma ajudinha aqui por favor..

Sempre quis criar um 4-1-2-2-1 assimetrico mas nunca consegui colocar uma a funcionar como deve ser..

PO4vbZw.pnggirlq3u.png5ceUqEZ.pngGAycV11.pngg1FMl4p.pngvqfEhJA.pngKAh9I8V.png49Pne6T.png93nCvZc.pngWt9Eut5.pngPzVJvoH.pngUhRSQ7k.png

uiii, diminui lá o tamalho das imagens, só se consegue ver metade

Compartilhar este post

Link para o post

Abre num novo separador :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Quero criar uma táctica de contra-ataque para equipas pequenas e mal cotadas (Paris FC, AD Carregado, por exemplo) mas não tenho conseguido entender-me muito bem com o ME :mrgreen:

No Carregado criei um 4-3-3 (ou 4-5-1) com um PD (alterava entre PD e MD) com ''Fluído'', ''Contra-ataque'' e com as instruções: ''Passe Directo'', ''Passar para o Espaço'', ''Jogar apartir da Defesa'', ''Recuar Linha Defensiva'', ''Defesa em Linha'', ''Marcação Apertada''.

Até deu alguns resultados e ia em 1º com 11 pontos em 5 jogos (3v 2e) mas nunca senti que tivesse o jogo realmente controlado. Fazia menos remates que o adversário, ia à baliza adversária um ou duas vezes e só marcava de bola parada ou num erro adversário. Ou seja, ganhava por demérito do outro. Nunca senti que a equipa estivesse verdadeiramente ligada.

No Paris FC tentei colocar dois médios mais defesivos (PD e MD) com um 10 (CJA) para ganhar coesão defensiva mas sinto as mesmas dificuldades que no Carregado e tenho resultados piores.

A filosofia que estou a usar no clube que treino atualmente (Frigg, do 3º escalão da Noruega) é mesmo essa. Tenho a linha defensiva recuada ao máximo e três avançados (PLE - AI, PLC - F9 e PLD - AI). Tenho também o passe longo mas o meu MDC é CJR. É o melhor jogador da equipa e o que eu queria era que ele fosse realmente uma espécie de Pirlo, a lançar a bola para os contra-ataques. Tenho SEMPRE menos posse de bola, como seria de esperar, mas até consigo rematar e os meus avançados laterais são quem faz mais golos, porque aparecem muitas vezes isolados vindos da ponta para o meio. Para além disso, em termos defensivos, a equipa é sólida. Falta-me mesmo é qualidade no ataque, por isso estou perto da linha de despromoção, embora tenha a 3ª melhor defesa do campeonato. A maior parte dos jogos perdi por 1-0 :( Mas noto claramente que com um pouco mais de qualidade nos da frente, para aproveitar as poucas - mas boas - oportunidades que crio, poderia ter muito melhores resultados.

Compartilhar este post

Link para o post

Abre num novo separador :compinchas:

Pois, importunar adversários e deambular das posições não me parecem nada boas opções para a estratégia que pretendes.

Compartilhar este post

Link para o post

Julgo que a opção "inversa" do importunar adversários é o fechar espaços e não a marcação apertada.

Compartilhar este post

Link para o post

Penso que agora seja o importunar adversários e fechar espaços

Mt obrigado :DDD e um obrigado especial ao mister kkkk k teve paciência pa rspondr as mnhs questões ahahah

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, importunar adversários e deambular das posições não me parecem nada boas opções para a estratégia que pretendes.

Retirei o importunar e coloquei marcação apertada e retirei também o deambular.

Alterei também o MC para CJR

Compartilhar este post

Link para o post

Julgo que a opção "inversa" do importunar adversários é o fechar espaços e não a marcação apertada.

Kkkkk n tva a prgntr o inverso. Tava a prgntr ao qe correspondia no fm14 :p

Compartilhar este post

Link para o post

É a mesma coisa :) Porque no 13 o pressionar mais era o inverso do pressionar menos, naturalmente. :)

Compartilhar este post

Link para o post

É a mesma coisa :) Porque no 13 o pressionar mais era o inverso do pressionar menos, naturalmente. :)

No fm13 tinhs naqelas coisas a dzr pressao. E depois tinh por defeito ou pressionar mais ou menos. E a marcação apertada. Eram coisas distintas e agora tava a ver qal seria a traducao disto para o fm14. Ate pq axo k fzem o msm uma ou outra. Ontem utilizei a marcação apertada e a equipa reagiu bem. Hj tnh d experimentar cm o impprtunar o adversário em vez da marcação e ver cm isto funciona kkkk bigado na msm ;)

Compartilhar este post

Link para o post

No fm13 tinhs naqelas coisas a dzr pressao. E depois tinh por defeito ou pressionar mais ou menos. E a marcação apertada. Eram coisas distintas e agora tava a ver qal seria a traducao disto para o fm14. Ate pq axo k fzem o msm uma ou outra. Ontem utilizei a marcação apertada e a equipa reagiu bem. Hj tnh d experimentar cm o impprtunar o adversário em vez da marcação e ver cm isto funciona kkkk bigado na msm ;)

já disse, é equivalente nas instruções à equipa a importunar adversários / fechar espaços... marcação apertada é marcação (à zona)

Retirei o importunar e coloquei marcação apertada e retirei também o deambular.

Alterei também o MC para CJR

experimenta um médio-ala (atacar) no flanco esquerdo e um extremo no flanco direito (apoiar), explora os flancos, abre o jogo

Editado por rodma

Compartilhar este post

Link para o post

já disse, é equivalente nas instruções à equipa a importunar adversários / fechar espaços... marcação apertada é marcação (à zona)

experimenta um médio-ala (atacar) no flanco esquerdo e um extremo no flanco direito (apoiar), explora os flancos, abre o jogo

Mas coloco nas instruções da equipa para explorar os flancos?

Compartilhar este post

Link para o post

Kalma mister kkkk a brincar. Sim j percebi. E ja agora. Utilizar os dois n vai haver conflito? Ha equipa nao vai andar ali tda subida k nem uns malucos como no fm13?

Edit. E ja agora. Qand metiamos pressionar mais ou menos isso mexia na barra da linha defensiva no fm13. Sera q no 14 se seleccionar mos importonar os adversarios vai subir a nossa linha defensiva?

Editado por crmessi

Compartilhar este post

Link para o post

Mas coloco nas instruções da equipa para explorar os flancos?

experimenta ou então simplesmente não marcas nada para para explorarem todas as possibilidades

Kalma mister kkkk a brincar. Sim j percebi. E ja agora. Utilizar os dois n vai haver conflito? Ha equipa nao vai andar ali tda subida k nem uns malucos como no fm13?

Edit. E ja agora. Qand metiamos pressionar mais ou menos isso mexia na barra da linha defensiva no fm13. Sera q no 14 se seleccionar mos importonar os adversarios vai subir a nossa linha defensiva?

são duas coisas diferentes, não podem entrar em conflito uma com a outra.

Importunar os adversários não afecta a linha defensiva.

Compartilhar este post

Link para o post

tens que ter em conta a estrategia que vais usar e tentar "casar" as instruçoes com a tua estrategia ou seja, uma estretagia de contra ataque por defeito assim que um jogador se desmarca na frente sai um passe longo para esse jogador, se vais o passar para o espaço juntamente com o passe directo numa estrategia de contra ataque, o que vai acontecer é que a equipa vai andar a fazer muito chutao para a frente sem nexo nenhum e nao é isso que se quer...

nao acho que seja boa ideia usar marcaçao apertada com defesa recuada ainda para mais em linha pq se a marcaçao é apertada se o pl estiver no espaço entre linhas entao os dc iram subir para o marcar e ai a defesa deixa se estar recuada...em linha acho que seria util para tentar ganhar foras de jogo, o que nao me parece que seja o caso com uma defesa recuada mas...isto seria na teoria, como isto é um jogo, é uma questao de exprimentares e logo ves...

Compartilhar este post

Link para o post

Preciso q me tirem um duvida pessoal :p numa defesa a 4 o central q deve cobrir e o q fica d lado do lateral que ataca ou q apoia? Isto num 4-2-3-1. Digo isto pq tenh o MC do lado direito joga a defender e o central a bloqear e o lateral atacar. Se tenh o medio a defender o medio vai fechar o lado direito certo? E meto o DC do lado esqerdo a cobrir, e o MC e o DE apoiar. Fiz isto no Bayern e no SLB e resultou bem no 4-2-3-1. Agora num 4-5-1 com o MDC a estar no meio acredito q a melhor solução seja meter o DC q fica a cobrir no lado do lateral que ataca certo? Isto faz sentido ou nem por isso mister's kkkkk

o defesa central que cobre normalmente faz a cobertura ao outro central quando sai a pressionar, ou seja um pressiona e o outro fica mais recuado para limpar as bolas caso o adversario consiga passar a primeira linha de pressao feita pelos teus defesas, tendo em conta que usas um lateral a apoiar e outro atacar penso que seria util que o teu central que cobre fica-se do lado do lateral que sobe assim era sempre um que ficava a fazer a dobra, mas mais util que isso sera usar um MC mais defensivo desse lado para que nao fique ai nenhum buraco

por outro lado tens que ter em conta que a tua equipa vai atacar mais pelo flanco do que pelo outro...eu por norma deixo sempre os meus laterais com a mesma funçao, quero a equipa atacar em bloco, nao quero uns mais recuados e outros mais atras nos flancos, opto mais por dar o equilibrio tactico no meio campo e mando subir as alas, é claro que é preciso ver se o adversario esta a conseguir explorar muito os flancos é pq os laterais estao a subir demais, normalmente quando um sobe o outro fica a dar apoio ligeiramente mais recuado no flanco contrario, mas nao uso um apoiar e outro a defender ou atacar, uso os dois automaticos e depois acerto com a fluidez que quero dar a equipa ou nas instruçoes individuais deles

podera nao ser assim, depende da dinamica que das aos jogadores...eu jogo em contra ataque com um bloco alto e a equipa compacta, estilo JJ, defesas na frente e avançados e extremos recuados...embora a ideia de jogo seja o contra ataque, nao é propriamente o contra ataque de jogar com um bloco baixo, mas sim pressionar alto reduzir ao maximo o espaço entre linhas e quando se recupera a bola sair rapido para o ataque

se quiseres em contra ataque tambem consegues controlar o jogo com posse de bola...

Compartilhar este post

Link para o post

é preciso ter em conta sempre a estrategia que estao a usar antes de irem escolher qualquer instruçao que seja para a equipa, por exemplo a defesa alta numa estrategia de controlar nao tem nada a ver com uma defesa alta numa estrategia de ataque, ou seja se escolherem defesa alta e astrategia foi contra ataque a defesa sera media alta, ja se a estrategia for de ataque a defesa encosta-se quase aos medios fazendo uma linha quase no meio campo, o mesmo se aplica para os passes e etc etc etc, o passe curto numa estrategia de controlar é mais curto que o passe curto numa estrategia de ataque por exemplo, um conselho que vos dou é instalarem novamente o fm 13 e verem o que acontecia as instruçoes consuante a estrategia que escolhiam e aos gritos e etc etc, vao ver que nunca era igual a instruçao mudava consuante a estrategia, ou entao analizem os jogos e vejam o que acontece usando uma outra coisa em estrategias diferentes

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...